[Resenha] Jogos Vorazes - Susanne Collins

Editora: Rocco
Autor: Suzanne Collins
ISBN: 9788579800245
Edição: 1
Número de páginas: 400
Acabamento: Brochura 
Editora: Rocco


Jogos Vorazes é um romance de ficção científica para jovens adultos escrito por Suzanne Collins.
Foi originalmente publicado em 14 setembro de 2008 pela editora Scholastic, nos Estados Unidos. Já no Brasil o lançamento foi só em setembro de 2010.
Ele apresenta Katniss Everdeen de dezesseis anos, que vive em um mundo pós-apocalíptico no país de Panem onde costumava ser os Estados Unidos e onde poderosos governantes detém o poder em uma cidade central chamada de Capital.
No livro, os Jogos Vorazes são um evento anual na televisão, onde a Capital escolhe um menino e uma menina de cada distrito para lutar até a morte. Os Jogos Vorazes existem para demonstrar que nem mesmo as crianças estão acima do poder da Capital.

Minhas Impressões

Fiquei sabendo desse livro pela minha amiga Pâmela do blog Sonhe com Livros. A princípio fiquei temeroso de largar O Vampiro Armand da Anne Rice pra ler esse livro que todos estavam falando.
Comprei o livro e comecei a ler na volta pra casa, quando percebi falei: “- Ei! Perai, já li trinta páginas!”.
O livro começa bem tímido em sua história contando sobre o dia-a-dia de Katniss Everdeen. Logo a trama passa a se desenvolver e conhecemos Gale, um “amigo” dela. Katniss é a filha mais velha e tem que prover alimento em sua casa a cada dia, coisa que não é nada fácil no distrito 12.
Então é chegado o dia da Colheita, onde ela prova sua coragem e acaba conhecendo Peeta, o menino da padaria. Levada para a Capital, Katniss recebe um tratamento de princesa, porém esse tratamento exige seu preço. Que preço é esse? Vocês saberão na Arena.
Prepare-se, porque a partir daqui você perderá horas de sono =)!
Abençoada por sua experiência, Katniss se mostra uma exímia sobrevivente, mas mesmo assim desprotegida. A cada tiro de canhão que ela ouve, é um passo mais próximo de casa.
Na Arena, todos os sentimentos vem à tona, até, traição… Sagaz e com ajuda de uma aliada, Katniss bola um plano e consegue por tempo suficiente superar os carreiristas por tempo suficiente para pegar sua arma. Agora sim, ela está completa, ou como diria Cinna: “- Katniss, A Garota Quente”.

 Neste momento eu percebo que não estou respirando. Quando volto a respirar continuo a leitura… 

Com o plano montado Katniss está quase certa de que cumprirá a promessa que fez à sua irmã; voltar sã e salva, mas as regras mudaram! Começa então uma corrida para encontrar Peeta e garantir que ele viva por tempo suficiente. Sentimentos que não deviam existir afloram na arena e a falta de ar em mim vira suspiros.
Mas como eu disse, nada na Arena é simples. Eles estão a dois passos de vencer, mas um inimigo inesperado entra no caminho obrigando Katniss a provar toda sua força, mas novamente, as regras mudaram! Pressionada, ela toma uma atitude desesperada e obriga a Capital a voltar atrás com sua palavra.

 Respiro novamente e continuo a Ler…

Aliviada, Katniss se engana ao achar que tudo acabou. 

“- Katniss… No momento em que você pegou aquelas amoras, o que se passava em sua cabeça? 
  - Não sei, eu simplesmente… não consegui suportar a ideia de… viver sem ele.

Ação, suspense, romance. Tudo isso misturado e um pouco de falta de ar é como eu definiria esse livro.

Recomendo!

Os jogos vorazes nunca acabam!

Resenha por  André Gomes




2 comentários :

  1. Eu vi o filme desse livro no cinema e achei excelente, bons atores, boa história, e além de tudo tem uma ótima crítica social, eu acho que o cinema tava precisando disso, tem tanto filme ruim hj em dia, agora o livro entrou para a minha lista de leitura, e vai ser o próximo que eu vou comprar. abraços, sucesso com o blog.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. o filme e bem identico ao livro muitooo bom mesmo
    a historia muitooo legal apesar de não ter gostado tanto do primeiro livro (pareceu que demorou muito a ocorrer a historia e quando ela pegou inpulso já estava n fina)

    ResponderExcluir