Resenha - A Montanha e o Rio - Da Chen

Autor: Da Chen
Editora: Nova Fronteira
Categoria: Romance

Sinopse:

No auge da Revolução Cultural chinesa, Ding Long, um jovem e poderoso general, gera dois filhos. Um deles, legítimo. O outro, nascido de uma jovem camponesa que se atira do alto de uma montanha pouco depois do parto. Tan cresce em Beijing, cercado de luxo, carinho e conforto, ao passo que Shento é criado nas montanhas por um velho curandeiro e sua esposa, até que a morte do casal o leva a um orfanato onde passa a viver sozinho, assustado e faminto. Separados pela distância e pelas condições de vida, Tan e Shento são dois estranhos, que crescem ignorando a existência um do outro. A montanha e o rio narra a saga desses dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando se mesclam aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX. 


Avaliação:





Olá, sei que esse livro não é novo mas como li e gostei muito resolvi fazer a resenha dele pois é um livro que vale a pena ler .

 Resumo:

Os personagens principais desse livro são Tan e Shento, irmãos por parte de pai, Tan é o filho legítimo do general Din Long e Shento é filho de um caso extraconjugal com uma camponesa que resolve se matar ao ter o  filho Shento.
Logo no começo tem uma passagem bem forte de como Shento nasce : 

"...transformando-se numa espécie de mito ao saltar do ponto mais alto da montanha, comigo ainda ligado a ela pelo cordão da vida, o emaranhado cordão umbilical. Pulei para fora antes que ela se atirasse no abismo, nascido em pleno ar, pairando acima de tudo...A mão do destino interveio...fiquei subitamente agarrado aos galhos de um arbusto de chá...Num segundo que podia ter durado a vida inteira, rompeu-se o cordão umbilical...soltei um grito assustador...Fiquei balançando, suspenso nas alturas, preso nos galhos daquela planta abençoada. Minha mãe mergulhava em direção ao fundo..."

Shento é salvo por um casal da província da China, seu pai curandeiro famoso o adota como filho e Shento nasce em um outra realidade totalmente diferente da de Tan.

Shento se torna uma criança esforçada que gosta muito de estudar e se torna um aluno mais esperto da sala pois tira sempre 10 em todas as matérias, seus pais com muita dificuldade conseguem comprar tudo que Shento pede, e por ser considerado o melhor aluno de sua classe ele ganha um convite para conhecer o famoso general Ding Long, ao conhece-lo ele adora o exercito e as armas  informa que quando crescer deseja ser um general igual a Ding Long, após algumas visitas, Shento ao passar por um mendigo na rua descobre por ele que Ding Long é o seu pai e fica sabendo de toda a história de sua vida, que Ding Long usou sua mãe inocente a encantando com palavras doces e após conseguir possui-la não quis mais saber da camponesa,  devido a época a mãe de Shento é expulsa da vila podendo se redimir apenas se resolver se casar com um doente mental da vila, a mãe de Shento fica muito abalada com toda essa história e resolve se jogar do precipício ainda com Shento ligado ao seu cordão umbilical, Shento resolve guardar esse segredo a pedido do mendigo e não conta de imediato sua descoberta, sua vida mudaria muito após essa revelação.
Após um tempo esse vilarejo onde Shento mora com sua mãe e seu pai é incendiado pelo exército russo o que faz com que ele caia em um poço ferido e após bastante sofrimento consegue ser salvo por moradores sobreviventes da vila e fica sabendo que toda a vila foi queimada não havendo nenhum sobrevivente, se vê perdido e orfão sem nínguém para ajuda-lo, a partir daí Shento vai para uma prisão/reformatório onde passa por diversos apuros, ao entrar na cela com seu novo parceiro é colocado a prova justamente com o cara mais bravo do presidio que não suporta ficar com alguém no mesmo quarto que ele então resolve matar Shento, Shento tentando se defender pega uma cadeira e cega um dos olhos de seu companheiro o que acaba deixando algumas pessoas com muita raiva, porém consegue afastar o inimigo por um tempo enquanto fica internado na enfermaria, nesse meio tempo Shento conhece Sumi menina orfã também e muito aplicada consegue empatar com ele no quesito melhor aluno/aluna, os dois começa a se aproximar e se envolvem tendo um relacionamento amoroso puro e muito sincero, porém com a volta do inimigo que Shento deixou cego o mesmo arruma uma maneira de se vingar e resolve abusar de Sumi, Shento consegue tentar salvar sua amada, mata o inimigo e seus companheiros e Sumi morta de vergonha com toda essa situação decide se entregar aos braços de Shento e pede para ele fugir pois pode morrer caso permaneça no presidio.
Shento foge com a promessa de resgatar Sumi e casar com ela mais tarde, Shento consegue se esconder no mar, nada até um navio e consegue fugir, porém ao ser descoberto é entregue as autoridades que decidem pela morte dele, na hora de mata-lo eles notam que Shento esta usando um cordão com o sobrenome do General Ding Long presente dado a ele quando era criança quando visitava o general, nessa hora Shento é salvo e enviado a um curso do exercito onde passa por vários testes e permanece no batalhão durante 4 anos.
Enquanto isso Tan é criado com muito dinheiro em escola particular, sua mãe o acompanha em todas as atividades não deixando Tan se relacionar com meninas de classe social diferente, o mesmo se vê apaixonado por sua professora de Inglês que resolve contratar seus serviços para dar aula particular, Tan começa a se envolver com essa professora que na verdade se torna uma revolucionária criando grupos de discussão e leitura na china e Tan apaixonado por ela vai atrás de suas reuniões e da o maior apoio, porém com a ditadura essa professora perde as pessoas que estão ligadas a ela e começa a ser procurada para ser presa, Tan tenta falar com seu pai o general Ding Long para impedir tal ação mas o general informa que não pode se meter nessa briga, Tan revoltado emite uma carta para deixa-la solta falsificando a assinatura do general Ding Long, Tan leva sua amada para fugir de trem, os dois se amam no carro porém é pego por uma armadilha, essa professora morre na viagem e como o governo tem fotos dos dois envolvidos no carro antes dela embarcar no trem Tan é acusado como quem matou a professora, Tan não acreditando no que está acontecendo vê sua família o deixarem levar  preso e não tomam nenhuma atitude, nesse tempo conseguem fazer torturas com ele de fato é de arrepiar, fazem ele confessar o crime mesmo não tendo cometido, e fazem seu pai renunciar o governo com a morte do atual presidente da China onde general entraria no lugar.
Após confessar seu crime, Tan volta para casa de seus pais e estão de mudança para um vilarejo os mesmo não podem mais viver na capital da China.
Então nesse vilarejo Tan se volta para os estudos pois deseja entrar na universidade como seu pai, começa seus estudos no vilarejo onde depois de alguns dias de aula ele vê uma linda menina chamada Sumi, Sumi nota algumas semelhanças com Shento mas acaba achando que o destino quer que ela não fiquei sozinha, agora Sumi está com um filho, e vive prisioneira na vila pois esta prometida para casar com o filho doente mental do cara mais poderoso da Ilha.
Os dois se esforçam entram na faculdade Tan de Direito e Sumi de Letras, os dois se associam aos partidos democráticos, fazem leituras de livros no Sumi resolve escrever sua própria vida o relato dela no presidio/reformatório.
A vidas desses três se cruzam e a história vai nos envolvendo do começo ao fim.
Segue trecho da dúvida que Sumi enfrenta ao saber que Shento continua vivo : 

"Apaixonada por dois irmãos! Eu amaldiçoava o meu próprio destino, as três facas cravadas nele. Quem eu deveria escolher? Shento, com sua crueza da gente das montanhas e sua sede desesperada? Ou Tan, com o coração amoroso que tranquilizava minha mente, sem deixar espaço para a mágoa e a solidão, fazendo com que eu não precisasse mais nada? Um morreria por mim. O outro não viveria sem mim."

O autor diz que demorou cerca de 8 anos para concluir essa história mas é uma história de amor e poder muito forte.
Onde mostra o que realmente vale é o poder ou o amor ?

E ai já leram esse livro ? 

Beijos 

Andressa 



3 comentários :

  1. Não conhecia o livro, mas ele parece ser incrível. O enredo me pareceu maravilhoso.

    Beijo

    M&N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana Correia Nonemacher19 de maio de 2014 00:42

      Eu já o li... é realmente maravilhoso... envolvente... porém triste e surpreendente... Nos leva a rever conceitos e paradigmas...

      Excluir
  2. O livro é incrível e as emoções se intensificam cada vez mais até o final do livro quando os laços se estreitam entre as personagens. Altamente recomendado!

    ResponderExcluir