Resenha - Diário de Santee Universos Paralelos

Autor: Roque Fernando
Editora: Editora Beca
Categoria: Literatura Brasileira

Sinopse:
O dia amanhece. Edward Santee segue em direção à Universidade onde trabalha. O professor percebe que algo está em desacordo com a normalidade de seu dia-a-dia. Para a maioria de nós, esta é uma rotina comum em nossas manhãs, mas isto não se aplica quando falamos de Edward Santee. Acordar foi apenas o princípio de seus problemas. Enfrentando o medo e o desespero, Santee tem que aceitar uma dura realidade - ele está sozinho. As pessoas não o reconhecem mais, nem mesmo sua esposa e seus filhos. Nesta nova ordem, cenário caótico para o cientista, Edward Santee descobre que alguém ocupa seu lugar. Como num pesadelo terrível, a vida de Santee foi sequestrada - sua identidade, sua família, sua vontade de viver, tudo deixou de existir inesperadamente. De cidadão respeitado, Santee passou a ser um fugitivo. Não havia mais sentido em viver; a insanidade parecia ser maior que a razão. Santee estaria louco, ou seria apenas um sonho tão intenso a ponto de se parecer com a realidade? Este é apenas o início da trajetória de Edward Santee, um homem preso a uma realidade alternativa que busca resgatar sua vida. 


  Recebemos o livro Diário de Santee como uma cortesia do autor Roque Fernando e gostaria de agradecer publicamente pois ficamos muitos felizes quando parcerias assim acontecem.

Ao ler o livro eu fiquei completamente curiosa em saber o que viria nas páginas seguintes, pois o autor escreve de uma maneira peculiar e cativante onde nos distraímos completamente, esse é aquele tipo de livro que de fato me fez viajar na história e me sentir de uma certa forma maluca pois assim que considero o livro com uma história maluca que o autor conseguiu me prender do começo ao fim.

A história conta a vida de Edward Santee que dá aulas de física em uma faculdade,é casado e tem três filhos, a família decide viajar por um mês para curtir a natureza e retomar a convivência familiar dando mais valor as pequena coisas.
Ao voltar das férias Edward nota que ao sair de casa seu cachorro não o reconhece e encara ele como um mero desconhecido, ao ir para a faculdade e retomar sua rotina se depara que o prédio onde trabalha não é mais a faculdade que estava acostumado a ir todos os dias,  tudo vira de ponta cabeça, tanto eu que estava lendo como o personagem  Edward não entendem o que pode estar acontecendo.

Edward volta para casa na tentativa de verificar o que aconteceu para ninguém reconhece-lo mais, porém acaba tendo um ataque de fúria ao ver sua mulher e seus filhos se divertindo com  outro homem , como se tivessem roubado seu lugar e sem pensar em mais nada parte para cima dele.

Edward foge ao saber que quase matou o homem que estava no seu lugar e fica pelas ruas da cidade como um mendigo veja um trecho de como o personagem e eu sentimos a mesma coisa:

Página 22 
Pedi a Deus para me tirar daquele inferno. Minha mente buscava uma explicação. Afinal, o que estava acontecendo comigo? Num estalar de dedos, num piscar de olhos, numa distração, fui lançado num tipo de armadilha, num pesadelo insano.Acordar parecia ser impossível.

Edward acaba sendo preso e na cadeia conhece a psicologa Vanessa onde se apega a ela como sua salvação para tira-lo daquele mundo, Vanessa cria um carinho muito grande por Edward e ajuda ele com sessões de regressão de memória para ajuda-lo a lembrar de fatos importantes de sua vida.

Na cadeia Edward sofre muito, tentam convidar ele para trabalhar no exército mas Edward recusa e tenta seguir cumprindo sua pena, até sofre uma surra que o faz perder os movimentos das pernas.

Página 45
- Que situação: ficar em pé, algo tão comum para a maioria de nós, para mim era uma prova. Não paramos sequer um minuto para perceber o quanto ser dono de nossas próprias pernas é literalmente maravilhoso. 

 Aos poucos Edward volta a movimentar as pernas e marca com Vanessa de fugir do presidio, Vanessa ajuda ele na fuga e deixa um carro com um endereço de sua irmã Samantha, para Edward sair do presídio e ter algum lugar para ficar.

Chegando no prédio de Samantha, Edward tenta ajudar ao máximo para não se sentir um estorvo na vida dela e acaba fazendo alguns relatórios sobre algumas pessoas procuradas pela policia pois Samantha é investigadora policial.

Diante disso Edward sai para espairecer um pouco e encontra um indio chamado Burak onde o mesmo explica o que ele está passando e dá algumas dicas do que ele precisa fazer para continuar em busca de sua vida real.

Então Edward ajuda Samantha na busca pelo assasinato de Nicholas Ruffos que é o foco de Samantha e aí começa de vez toda a loucura da história, Nicholas Ruffos pelo que todos sabem está morto porém o mesmo se comunica através de cartas relatando tudo que aconteceu com sua vida, e vai dando dicas para Samantha e Edward irem localizando os possíveis suspeitos de seu sumiço.

Então a dupla chega ao principal suspeito como assasino de Nicholas e ao se depararem com a morte entram no universo do índio Burak e percebem que toda a história mudou, Edward se encontra no exato momento que sua psicologa deixa ele fugir com o carro de sua irmã e ao que parece somente Edward e Samantha se dão conta que estão revivendo tudo novamente mas com acontecimentos mudados pelo próprio Nicholas Ruffos que resolveu mudar a sua história e inocentar os acusados de sua morte.

Então Edward encontra uma saída para voltar para sua família e ai o livro termina :  

 Página 169 
- As vezes me sinto um tolo fazendo tais perguntas
- Tolo é aquele que não conhece seus próprios medos,que ignora o inimigo. Confie em si mesmo e conseguirá o que tanto busca.

Como disse a história em si é muito maluca mas o autor escreve tão bem que não temos vontade de parar de ler o livro, pena que não tem um final vamos precisar aguardar o segundo volume para saber o que vai acontecer .

Beijos 

Até mais .

7 comentários :

  1. Olá,passa la no blog tem uma Tag bem legal pra ti ;))
    http://melanciapink.blogspot.com.br/2013/05/tag11-coisas.html
    Beijo ;**

    ResponderExcluir
  2. Bom, um livro que parece ser misturado com ação, suspense e te prende, adorei!
    Beijos <3
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem dinâmico, daqueles que se piscar perdemos detalhes importantes. Gosto de livro assim, dica anotada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, tudo bem??

    não sei porque todos os livros em que o título tem "diário" me chamam a atenção. huahuahua esse não foi diferente. Achei bem interessante e pela resenha parece ser daqueles livros que vc quer devorar de uma só vez. Adorei a dica!!
    Depois de muuuuuuuuuuuuito tempo, divulguei a promoção do Extraordinário lá no blog, tá bom? =D

    beijos
    Kel

    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Juliana

    Adorei a tag mas já fizemos uma igualzinha :

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/2013/04/tag-11-coisas.html

    Beijos e obrigada pela indicação assim mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Meninas ( Lú Miranda, Cida e Kel Araújo)

    Realmente o livro prende muito a gente do começo ao fim e estou louca aqui esperando o segundo volume!!!

    Obrigada por comentarem e fico feliz que tenha agradado vocês também !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei! É a primeira vez que vejo algo sobre esse livro, achei o enredo bem diferente e cativante :D

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir