Girias, Termos e Expressões Literárias

Olá , tudo bem com vocês ?

Hoje venho trazer o significado de algumas gírias literárias que estou vendo em muitos blogs mas que as vezes fico na dúvida de usar ou não usar, então achei melhor explicar o que cada uma delas significa para depois usa-las nos futuros posts, pois apesar de termos muitos blogs seguindo outros blog também temos apenas leitores querendo saber das novidades literárias então achei que esse post pode nos ajudar a entender melhor o que esta rolando em termos de "Gírias" no mundo dos livros.


Vamos as gírias mais usadas no mundo literário :


Ressaca Literária: É se apegar ao livro e ficar alguns dias pensando nos personagens e história , não conseguir se delisgar totalmente do livro mesmo começando a ler outro. E também existe outro tipo de ressaca na onde você não consegue ler o livro de jeito nenhum, começa mas a leitura não flui e você acaba entrando também em um tipo de ressaca literária de não querer ler por um tempo.


Bookaholic:  Pessoas viciadas em livros, assim como qualquer outro vicio quem é Bookhalic é totalmente viciado em livros.


Chick-Lit:  De acordo com o nosso bom e velho Wikipedia , Check-Lit são livros com romances leves e de categoria feminina, normalmente são livros com romances bem simples que fazem nós mulheres suspirar ou se identificar com o que está escrito, mas já vi alguns homens gostarem desse gênero também.


Book Tour: É um rodízio de livros, normalmente usado para blogs, onde um autor disponibiliza um exemplar para ser lido por determinada quantidade de blog , a idéia é muito boa pois se usa apenas um livro e praticamente todos os blogs que querem participar lêem o livro e faz a resenha no blog e envia para o próximo da lista.


Sick-Lit - *Em inglês, sick significa doença, e lit é uma abreviação para literatura, ou seja, pode ser traduzido para "literatura-enferma". O enredo trata de personagens com doenças terminais, com depressão ou tendência suicida.


(* Fonte: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/05/sem-roteiro-o-genero-sick-lit.html

Skoob - Rede social onde o tema central é livros, nele você pode adicionar os livros que já leu, os que deseja ler ou até mesmo trocar com outros usuários. A rede social tem aderido cada vez mais usuários. Além de ajudar a divulgar todos os livros em lançamento também tem virado febre na divulgação de blogs com o tema sobre livros, que ainda não conhece vale a visita: http://www.skoob.com.br/ . 


Leitura Hot - São os famosos livros que abordam romances com a temática sexual, os livros da trilogia "Cinquenta Tons de Cinza" aumentou o número do leitores que ficaram fãs desse tipo de leitura e o termo de livros hot ficou mais conhecido.


E-book - São livros digitais que podem ser lidos no computador, tablet ou até mesmo celulares, costumam ser mais baratos que os livros físicos mas muita gente ainda não consegue se adaptar em ler no computador como ainda é o meu caso por exemplo.


Fan Fics - São histórias que qualquer um pode escrever, normalmente existem diversos sites que deixam o público participar, acontece muito quando uma série acaba e os fãs dos livros darem asas a sua imaginação e continuarem com a história em sites de " Fan Fics".


Pocket - São livros pequenos conhecido como edição de bolso mas o seu conteúdo não é alterado.


Livros YA* - São livros voltados para o público Young-Adult ou Ya- Lit traduzindo para Jovem Adulto, porque os livros são para jovens entre 18 e 29 anos fase entre a adolescência e adulto a temática do livro é mais adulta.

As características da Ya-Lit são bem específicas.
Os personagens principais são adolescentes como seus leitores e os temas abordados incluem: IdentidadeSexualidadeDepressãoSuicídio,Abuso de DrogasRelacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status socialBullying e muitos outros, normalmente retratados de forma conflituosa, por exemplo: Divórcio dos pais, falta de popularidade na escola etc. Costuma ser presente o senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado), localizar-se em tempo-espaço contemporâneo e possuir na escrita diálogos valorizados, estilo de escrita claro, e utilização de gírias com frequência. Pode ser escrito em terceira pessoa ou primeira pessoa.
*(http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_Young_Adults)


Bom por enquanto é isso pessoal, assim que aparecerem mais termos ou gírias no mundo literário volto aqui para atualiza-los .


Beijos 



 




16 comentários :

  1. Adorei o post, esses são termos utilizados e que as vezes o significado fica bem confuso em nossas cabeças.
    Gostei mesmo, bastante interessante;

    ResponderExcluir
  2. Ficou super legal Andressa! Já percebi que muita gente confunde alguns termos, principalmente os gêneros. Adorei a postagem, explicações curtas e diretas ao ponto!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, flor como assim eu ainda não conhecia teu blog? Super babei nele. Lindão querida!
    Ahhhh e adorei de montão esse post. Acho que vc acertou em cheio no assunto. Nós, blogueiros literários, já fomos apresentados a estes termos, mas tem muitos leitores dos blogs que apenas acompanham nosso trabalho, e acredito eu, que ficam boiando neles neh? Então teu post, veio como uma luz pra clarear.
    Eu, inclusive, não conhecia direitinho o significado de sick-lit, achava que e a o mesmo que chick-lit e olha que num tem nada ver heim! #vergonhadupla Mas agora já sei! #Feliz!
    Outro dos termos que achei perfeito foi o último, a definição de Young-Adult, que até hoje a sua foi a mais bem explicada que li. =)
    Enfim, post super, blog mara e que já ganhou uma nova leitora.
    Bjokas flor.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru

    Que bom que gostou!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gilciany que legal seu blog meu ....

    Muito feliz que chegou aqui e eu conheci o seu também ....

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto..
    Confesso que tinha alguns termos que não sabia bem qual era o significado... Agora me sinto instruída rsrsrs.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bem legal esse post e explicativo pra quem está começando a ler.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. São tantos termos, no começo do blog eu estranhava, mas hoje já me acostumei. Ótimo post.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Hum...essa postagem ficou muito boa! Realmente existem alguns termos que vemos e ficamos perdidinhas,né? Gostei da matéria de serviço para o blogueiros.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. Para quem está começando, sempre fica uma dúvida ou outra sobre alguns termos... Bem esclarecedor! :)

    Beijos,
    Samanta.

    http://diversaoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, adorei seu post sabia?!
    Muitas vezes agente só escuta alguns termos e sai falando tb, hehe
    Tem alguns que são fáceis e outros nem tanto, adorei mesmo seu post..
    Eu sou uma Bookaholic ^^

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse post, conhecia algumas expressões e foi ótimo saber o significado de algumas que eu via por aí e não entendia.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andressa *o* Que tudo um trechinho do que eu coloquei no meu blog ali! Fico muito feliz que você tenha o utilizado!
    Bom, o post está bem legal, super informativo! Tem algo que eu nunca me aventurei a ler é fan-fic, tenho um receio de ler rs
    Gostei muito, até descobri algumas coisinhas que não sabia :D
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, gente !!!

    Que bom que gostaram fico muito feliz !!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei, tinha algumas gírias que eu não sabia :)

    ResponderExcluir