[Virando a Página] Revista - Vida Simples de Setembro



Editora: Abril
Revista: Vida Simples
Edição: 09/2013

Ótimo!!

Olá, tudo bem com vocês ? 

Hoje venho falar sobre a matéria de capa da Revista Vida Simples - Setembro/2013,  a matéria de capa fala sobre : " Deixe a vida te levar : Aprenda a domar suas expectativas e a dar um passo de cada vez. Sua rotina se tornará mais leve , e a caminhada mais suave."

Liberte-se das expectativas :
As expectativas em relação ao trabalho, ao amor, aos filhos, ao que vai acontecer amanhã, pode nos aprisionar. Aprender a não se deixar levar tanto por isso traz mais leveza e prazer para a vida.

Liane começa relatando sobre o livro Livre da Cheryl Strayed da editora Objetiva onde temos a história de vida da autora que decidiu enfrentar a pé e sozinha uma trilha selvagem para abandonar uma vida cheia de coisas ruins entre elas a morte prematura da mãe, o divórcio e o vicio em cocaína.

O desejo de enfrentar essa trilha selvagem foi para se libertar dos medos provocados pelas suas expectativas como descreve Liane Alves autora dessa matéria de capa:

Essa trilha trouxe o aprendizado para Cheryl Strayed que foi viver cada dia como se fosse o único, pois nesse ambiente não tem como antecipar o que pode acontecer, a qualquer momento ela poderia esbarrar com qualquer eventualidade e é onde a Liane nos pergunta:

Qual a última vez que treinamos assim com o desconhecido? Com o inesperado? 

Parando para refletir sobre isso cheguei a conclusão que é muito difícil largar o peso que as expectativas geram em nossa cabeça, com decorrer do tempo não temos mais aquela coragem de abandonar os medos e receios para se jogar no novo.

Liane Alves faz perguntas que pede para deixar nossas expectativas de lado um pouco para sentir a sensação de liberdade como por exemplo:

Sabe qual foi a última vez em que você sentiu prazer de soltar as rédeas e deixou de controlar a situação, de manipular  e se preocupar, para que as coisas acontecessem do jeito que têm de acontecer?

Com essa pergunta ela nos propõe um desafio, tentar viver a vida da maneira que ela vier e no decorrer dos acontecimentos decidir se seguiremos com a situação atual ou não, a nossa vida poderia ser muito melhor se não planejasse tanto, aproveitar a vida apenas pelo prazer de viver.

E ela apresenta uma boa razão para abandonar de vez tantas expectativas, elas partem nada menos do que nossa avaliação de uma realidade que ainda nem aconteceu ou seja essa realidade está no futuro,e quem disse que essa realidade criada em nossa mente é a certa?

Em um teste feito por  psicólogos eles convidaram um grupo de pessoas a assistirem um jogo de basquete por 1 minuto e contar quantos passes alguns jogadores faziam e perguntaram para esse grupo se tinham notado algo de estranho no vídeo, pois durante 9 segundos uma aluna vestida de gorila pulava no meio do jogo e  a metade das pessoas não repararam na menina vestida de gorila no meio do jogo, e diante disso Liane relata:

"Não contamos com o imprevisível, mesmo se ele estiver pulando como um gorila diante de nós. Então, como podemos ter tanta certeza de nossa avaliação do que pode acontecer no futuro, se nem vemos o que está acontecendo no presente?"


Olha como essa frase é interessante e pode despertar algo novo, se parar para pensar a gente foca tanto em algo que pode acontecer ou já aconteceu, que não percebe se outra coisa acontecer agora nesse exato momento, e isso pode interferir na felicidade atual se deixarmos de aproveitar o momento ou perceber uma oportunidade onde a expectativa não alcança. Quando projetamos algo para o futuro criamos da nossa mente mas nada diz que o que estamos criando em nossa mente irá acontecer de fato então por isso que vem a frustração em aguardar um resultado do nosso pensamento.

Liane se refere também um blog muito interessante chamado O Pico da Montanha onde encontrei muitas mensagens interessantes do monge Geshô que afirma : "Hoje temos um número de pessoas com depressão, tristezas ou remorso. Esses sentimentos são predominantemente causados pelo passado." e também fala sobre o futuro: " Outro problema é o futuro. O que farei amanhã, dívidas que terei de pagar, problemas a serem resolvidos, tudo isso gera ansiedade. Quando você vive no futuro é ansioso, quando vive no passado é deprimido"

Belas palavras que esclarecem muita coisa e realmente quem pensa no passado se torna depressivo e quem pensa no futuro é ansioso, hoje quando perguntamos qual o nosso defeito 99% das pessoas afirmam ser ansiosas.

Liane dá um exemplo claro disso que é pensar a todo momento no que temos para fazer : 

"Nos preocupamos com o que pode ocorrer por causa dos nossos inúmeros compromissos, excesso de responsabilidades e mil atividades durante o dia. Uma vida frenética."

E aí que a vida nos prega alguma peça ou faz a gente cair, para ter mais coragem de sair da zona de conforto e ir atrás da mudança.

Quais os benefícios de viver mais focado no presente ? Ser feliz !

"No agora a vida ganha cores, cheiros, sons, toques, sabores que proporcionam inúmeras pequenas alegrias." afirma Liane.

O segredo esta em viver cada momento no agora e largar mão de pensar no que virá depois pois só assim seremos livres e iremos curtir o momento.

Que ótimo dá até um alivio pensar em viver dessa forma não é mesmo? 

Ainda reproduzindo o que Liane diz na matéria : 

Ela comenta que o papa Francisco deixou uma frase de ouro: " Um cristão deve conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria".

Ele não fala da esperança derivada da expectativa, a que espera que a vida aconteça de acordo com o que desejamos. Ele fala da esperança que confia em outro poder, numa direção que não é a nossa, e que a aceita com alegria.


É isso minha gente vamos aceitar o que tiver que acontecer sem criar falsas expectativas e aproveitar o momento agora, mas talvez você pense mas como farei isso se não gostar do que estiver acontecendo ? Caso a vida se encarregue de levar a gente para algo que não gostamos é só mudar a direção e aproveitar o momento, simples assim :) 

Só para fechar a autora do livro "Livre" depois de abandonar todas essas falsas expectativas mudou a sua vida para melhor, algo que naquele momento de sofrimento que passou apontava expectativas bem diferentes da que estamos acostumados a ver.


Espero que tenham gostado :)

Beijos 

Até mais ... 



14 comentários :

  1. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Manyélly

    Que bom que gostou daqui, seja bem vindo :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito legal tudo que você escreveu sobre a autora desse livro. Até porque é interessante a gente pegar um livro e ler algo sobre ele. Eu nunca li, mas tinha vontade de ler alguma BIOGRAFIA da JK.Rowling...tinha muito interesse mesmo sabe ?!
    Enfim...Mas eu vou procurar saber mais desse livro, porque achei super interessante e acho que é algo legal para se pensar em como os autores lutam para conseguir o que querem.

    Outra coisa, minhas amigas lindas do Chocolate, meu aniversário é dia 23 de setembro, tá chegando, por acaso vcs não teriam algum livro pra me dar de presente não ??? heheheheheh...Algumas blogueiras já estão me mandando alguns mimos que está me deixando super feliz e eu folgadinha adorando a ideia...se quiserem me dar alguma coisa, ficarei no aguardo =x hahahahaa
    Ou pelo menos se lembrem de mim que ficarei feliz viu ?!!

    Enfim...Depois passa lá no meu canto que tem
    novidade para todos os leitores
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona! tudo bem? Desculpa a demora pra responder seu comentário lá do blog mas a vida andava tão corrida... faculdade acaba com o tempo da gente, né?! mas enfim, voltei com tudo rs E que hora boa voltei! você nem imagina como precisava parar pra analisar essas coisas e sobre o blog que você citou já coloquei nos favoritos haha
    Beijão, Silvia
    http://hangoverat16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia

      Tudo bem ?

      Que bom que conseguiu parar para analisar isso já vale muito :)

      Beijos

      Excluir
  5. Uma coisa é verdade, muitos vivem encima de falsas expectativas que provavelmente a vida pode trazer e isso está acabando com as pessoas. Gostei muito do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira

      Realmente viver em cima das expectativas é bem complicado o melhor é largar delas e viver o agora :)

      Beijos

      Excluir
  6. Olá, achei bem interessante e diferente essa sua postagem.
    Fiquei pensando aqui, como uma matéria as vezes pode mudar
    a nossa vida, ou colocar as nossas cabeças para pensar.
    Causando opiniões diversas, gostei muito
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange

      Que bom que achou interessante e realmente as vezes lemos algo que pode mudar nossa vida :)

      Beijos

      Excluir
  7. Realmente o post ficou bacana e estava mesmo refletindo sobre expectativas antes de vir aqui. A gente sempre espera que as coisas sejam de um jeito e quando não, mesmo que pra outras coisas melhores, acabamos nos decepcionando. Isso é fato.

    Beijos.
    Morte Na Flip, sorteio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyne

      Muito dificil não criar expectativas né ? mas vai depender da maneira como encaramos quando não acontecer do jeito que imaginamos que vai influenciar né ?

      Beijos

      Excluir
  8. Olá! Tudo na paz do nosso grandioso Deus? Espero que esteja! Amei a simplicidade da capa, e o tom de azul! Nunca ouvi falar dessa revista, espero poder lê-la em breve!
    Amei o post e a classificação com xícaras, haha!
    Beijocas! Fique com Deus!

    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeremias

      Quando puder leia a revista é muito boa e traz boas reflexões :)

      Beijos

      Excluir
  9. Aii que tudo de bom! Agora resenha de revista? Ameiiiiiiiiii...parabéns meninas! Olha, realmente muitas pessoas tem medo de largar o medoo e seguir uma nova vida, mas precisamos superar sempre.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir