[Resenha] A menina que roubava livros


Autor: Markus Zusak
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Drama
Sinopse: Skoob

Bom!

Olá, tudo bem com vocês ?

Pela primeira vez nesse ano estou relendo um livro, isso é difícil acontecer com tantos livros novos para ler, mas resolvi dar mais uma oportunidade para ler e relembrar a história, já que da primeira vez eu não tinha gostado muito.

Para quem não sabe "A menina que roubava livros" virou filme e já tem data de estréia aqui no Brasil para dia 31/01/2014 e na minha opinião, o filme tem tudo para ser melhor que o livro, já que o livro não me conquistou tanto.

O livro conta a história de Liesel Meminger, a protagonista de A menina que roubava livros e ela começa roubando o primeiro livro no enterro de seu irmão mais novo onde um coveiro deixa o livro cair e ela guarda o livro chamado " O Manual do Coveiro" como uma lembrança de seu irmão.

Liesel tem apenas 10 anos de idade e sua mãe a abandona deixando ela viver com um casal onde a partir de agora serão os seus novos pais: Hans Hubermann e Rosa Hubermann. O pai Hans trata Liesel muito bem e logo se torna amigo e cúmplice, já a mãe Rosa tem fama de ser durona mas apesar de tudo ama muito Liesel, apenas não sabe expressar muito bem os sentimentos.

Liesel ainda não sabe ler, mas está indo à escola e treinando com o seu pai, e aos poucos ela aprende a ler e a entrar nesse mundo mágico onde faz ela esquecer dos acontecimentos da Segunda Guerra mundial no período de 1939 a 1943.

Liesel conhece na famosa Rua Himel, o seu amigo Rudy Steiner onde o mesmo além de amigo se torna um ajudante quando ela começa a roubar os livros.

Rosa, a mãe de Liesel lava e passa roupas para fora, porém, com a guerra vários clientes acabam cancelando esse serviço e Rosa pede para Liesel começar a ir buscar e levar as roupas para que seus clientes fiquem com pena de ver uma criança fazendo o serviço e evitem cancelar os serviços pois essa é a única renda da família.

Dentre esses clientes existe a mulher do prefeito, onde ela tem uma biblioteca na casa dela e nem preciso falar onde alguns dos roubos acontecem.

O livro na minha opinião é cheio de autos e baixos, a narrativa do autor se tornou muitas vezes cansativa, eu amei a história de Liesel, porém, o autor ficava falando sobre outros assuntos e contado o que veríamos  na história e achei isso muito ruim.

Às vezes, a leitura fluia muito bem e já em outra, ia devagar quase parando, mas no fim achei a história muito boa.

Rudy, amigo de Liesel tem situações bem legais e engraçadas onde ele é fã de Jesse Owens, um medalhista olímpico na categoria de corrida e ele é negro, então Rudy se suja todo de carvão para ficar parecido com o ídolo e começa a correr na rua.

Página 56
- Filho, você não pode sair por aí se pintando de preto, escutou?
- Por que não, papai?
- Porque eles o levam embora.
- Por quê?
- Porque você não deve querer ser como os negros, nem como os judeus, nem como qualquer um que.. que não seja nós.
- Quem são os judeus?
- Conhece aquele meu freguês mais antigo, o Sr. Kaufmann?  Da loja onde compramos seus sapatos?
- Sim.
- Bom, ele é judeu.
- Eu não sabia. A gente tem de pagar para ser judeu? Precisa de uma licença?
- Não, Rudy.
- É como ser alemão ou católico.
-Ah. O Jesse Owens é católico?
- E eu sei lá!
- Eu só queria ser como o Jesse Owens, papai.
- Eu sei, meu filho, mas você tem um lindo cabelo louro e olhos azuis grandes e seguros. Deveria ficar feliz com isso, está claro?

Os pais de Liesel começam então a sofrer com a guerra que cada vez mais se aproxima da Rua Himel e eles acabam tendo que esconder um judeu dentro de casa, o Max Vandenburg que também adora ler e vira muito amigo de Liesel. Porém, ela precisa manter isso em segredo, inclusive de Rudy, pois todos podem sofrer consequências desastrosas caso alguém desconfie.

Se o livro tivesse apenas as partes do diálogo eu daria todas as xícaras para o livro, mas como ele se tornou muito cansativo e muito cheio de altos e baixos, fica apenas com três xícaras de chocolate quente, mas confesso que gostei mais do livro agora do que quando li pela primeira vez ainda bem mais nova.

Página 258
- Alguma coisa boa para comer na sua casa, hoje? - perguntou Rudy.
-Duvido
-Eu também. É uma pena a gente não poder comer livros.

O filme vai estrear em Janeiro/2014 aqui no Brasil e tenho certeza que vai agradar a muitos, como não gostei muito da narração do autor vou ficar ansiosa para a estréia do filme, vamos assistir ao trailer?





Beijos, 

Até mais!




27 comentários :

  1. Sou suspeita a falar porque adoro o assunto Segunda Guerra Mundial, mas é um dos meus livros preferidos!

    http://0kay0kay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee

      Muita gente adorou o livro, eu amei os protagonista, a história também, mas a narrativa achei cansativa mas estou ansiosa para o filme!!

      Excluir
  2. Concordo com você. A leitura é meio maçante, acho que irei gostar mais do filme, provavelmente não será cansativo como o livro. Mas gostei da história, valeu a pena a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa

      Compartilho da mesma opinião que você :) Gostei da historia apesar de ser cansativa e acredito que o filme sera melhor!!

      Excluir
  3. Nossa, ainda não consegui ler esse livro :( (inacreditável, né?!)!!! Sempre quis muito lê-lo... É uma pena que você não tenha gostado tanto dele!!! Também quero demais ver o filme - geralmente, prefiro os livros aos filmes, mas... Preciso dos dois! :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati
      Vale a pena a leitura e acho que o filme vai ser melhor pois a narrativa do autor se torna cansativa mas a história vale a pena!

      Excluir
    2. Comecei a ler o livro agora... Apesar de ainda estar no início, estou gostando! Achei a forma como ele foi feito diferente... Quando terminar, conto o que achei...
      Beijos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Então, eu tentei ler "o caçador de pipas" e realmente não gostei, esse autor pode ser um gênio para algumas pessoas, mas para mim gosto de algo simples, se "o caçador de pipas" tem uma leitura chata, tenho certeza que "a menina que roubava livros" deve ser no mesmo estilo, então eu entendo perfeitamente quando você disse que não havia gostado do livro, a única coisa que não entendo é porque você resolveu reler.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      Eu gostei do caçador de pipas e pretendo reler também mas esse eu reli porque li quando era muito nova e como vai ter filme queria lembrar os detalhes.

      Excluir
    2. Eu achei o trailer bem interessante, mas eu não pararia para tentar ler mais um livro desse autor, minha experiência com o caçador de pipas foi terrível!

      Excluir
    3. Gente, não é o mesmo autor!
      Pelo amor de Deus!!!
      Isso é um blog de livros ou o que?

      Excluir
  6. Nossa Andressa, é a primeira pessoa que conheço e que diz que não gostou de A menina que roubava livros.
    Mas como dizem que gosto não se discute...
    Espero que o filme seja tão bom quanto o livro, que não decepcione os fãs de carteirinha, porque senão, será uma decepção total e um horror para as críticas.
    Beijos
    Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee
      O livro é legal não é ruim mas creio que o filme sera melhor:)

      Beijos

      Excluir
  7. Esse é um dos livros mais tocantes que já li.Acompanhar os passos da garota que vive em meio a segunda guerra, escondendo-se dos nazistas e principalmente, roubando livros que os alemães madaram queimar. É comovente vê-la entrando na biblioteca escondida e lá lendo os livros do prefeito. Quem conta a história é a Morte, que segue seus passos, para ver como ela se sai nesse mundo caótico e cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela

      Achei legal sua visão e não tinha percebido que a narrativa seria a visão da morte.

      Beijos

      Excluir
  8. Oiie! :)
    Amei a resenha, começei a ler esse livro ano passado, mas como era emprestado, tive que devolver antes de terminar :c Mas pela parte que eu li, percebi ser um livro intenso e emocionante! Ainda vou terminar de lê-lo, e estou ansiosa para ver o filme!
    Beijoocas :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bárbara

      Eu gostei muito da história e como vai virar filme vale a pena para relembrar.

      Excluir
  9. Li esse livro várias anos atrás e queria muito reler, eu amei demais e estou ansiosa para o filme
    xx
    Flávia - http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou começando a lelo agora e ja estou adorando! <3


    xx

    ResponderExcluir
  11. Essa trama é muito boa!
    Estou bem curiosa com a adaptação!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Como vai, tudo bem? Estou entrando nos blogs para visitar e conhecer. O seu está lindo e muito organizado. Já me tornei sua seguidora e gostaria de convidar vc a conhecer meu blog também e me seguir de volta. Muito obrigada, beijos!!!
    http://artesanatominhapaixaoevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa..eu abandonei esse livro no primeiro capítulo e ainda estou tentando descobrir esse amor que todos tem por ele.
    Um dia eu volto com a leitura...rs
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu li este livro e concordo com a sua opinião: não me tocou muito também, mas acho que vou seguir seu conselho e reler. Lindo Blog!

    ResponderExcluir
  15. Eu amo esse livro! É um dos meus preferidos, ainda mais porque se passa na segunda guerra mundial. Estou muito ansiosa pra ver o filme ano que vem, espero que esteja a altura! (:

    ResponderExcluir
  16. Nao esquesa q liesel p
    erdeu tudo no bombardeio

    ResponderExcluir
  17. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir