Resenha - 1Q84 - Livro 3


Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara 
Categoria: Literatura Japonesa / Ficção
Sinopse: Skoob

Bom!

Olá, tudo bem com você?

Esse é o tão aguardado ultimo livro da trilogia japonesa 1Q84 que quase me infartou com o final do segundo volume.

Para quem ainda não conhece essa série e quiser ler as resenhas que fiz dos dois primeiros volumes da série confira aqui,  Volume 1  e  Volume 2 . 

Esse terceiro livro é bem dificil de fazer a resenha porque não foi tudo que eu esperava que fosse, e muitas perguntas que ficaram em aberto continuaram sem respostas nesse último livro.

E como o segundo volume tem um final um tanto quanto enigmático eu fico com muito medo de dar algum spoiler, mas vou tentar resumir da melhor maneira possível.

Os capítulos continuam se alternando entre Tengo e Aomame e aparece mais um personagem chamado Ushikawa que é o investigador contratado pelo grupo religioso para investigar a morte do líder deles, então o livro agora altera entre os três personagens.

Aomome é a principal suspeita da morte do lider religioso pois foi a última pessoa a estar com o lider religioso no quarto do hotel, a maneira que Ushikawa tenta chegar até ela é através de Tengo, por intuição ele acha que os dois se conhecem e então começa a seguir Tengo.

Tengo se muda para outra cidade pois seu pai esta em coma e ele resolve ficar um tempo por lá, tornando a investigação de Ushikawa muito mais demorada.

Página 203
As coisas simples são as que menos se notam. Não é a toa que dizem que o que está mais perto é o que menos se vê.

O livro "Crisálida de Ar" que foi reescrito por Tengo cada vez mais se assemelha ao mundo em que todos os personagens do livro estão vivendo, antes apenas Tengo e Aomame conseguiam visualizar as duas luas no céu porém o investigador também começa a ver as duas luas no céu.

Eu confesso que eu esperava bem mais do livro, porém como é uma história de ficção e um pouco confusa pois é muito diferente de todos os generos que eu ja tenha lido eu achei que o último livro deixou muito a desejar.

Infelizmente minha resenha não vai ser muito boa porque como eu disse não quero dar spoiler e se falar muito o que acontece nesse volume já vai ser spoiler devido a forma que acabou o segundo volume da série.

Página 427
Em determinado momento, o tempo flui insinuante e insuportavelmente devagar; em outro, ele passa rápido, pulando de uma só vez várias etapas.

Apesar de gostar muito da maneira que o autor escreve, depois desse último volume não é mais a minha série favorita e não recomendo a leitura dessa série com grandes expectativas.

Eu gostei muito do segundo volume porque o livro me despertou muitas emoções mas a história no contexto final não teve nenhum nexo.

Beijos

Até mais...



33 comentários :

  1. Eu não me interessei pela leitura, foi bom o alerta.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose

      Infelizmente o autor criou uma situação muito louca e no último livro me decepcionei mas enfim faz parte né.

      Beijos

      Excluir
  2. Oie,
    Tinham me recomendado esta série, mas pela maneira como é a história no 3º volume, todo o meu entusiasmo e vontade de ler não é a mesma.
    Beijocas. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa

      Realmente os dois primeiros livros são bons e eu recomendei também a leitura mas no último volume não teve o mesmo gosto nem ação que eu esperava, uma pena!

      Beijos

      Excluir
  3. Olá Lindona, venho lhe convidar para participar do 1° Sorteio no meu blog de um lindo anel em prata. Conto com você princesa!
    Beijos e muito sucesso.
    Acesse: http://www.estiilocarol.com.br/2013/12/1-sorteio-do-blog-anel-de-prata.html


    *Te segui viu flor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee

      Obrigada pelo convite e ja estou participando.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Dressa!
    Não gosto quando a história toma um rumo diferente do que imaginávamos para a narrativa. Uma pena, mas fiquei curiosa com essa série porque é diferente do que costumo ler.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line

      Realmente a série é bem diferente mas no ultimo livro ele só enrola e isso me desanimou muito uma pena mas se quiser ler quem sabe tenha uma outra opinião, mas recomendo pegar na biblioteca kkkk

      Beijos

      Excluir
  5. Não conhecia essa série.
    É ruim quando uma história termina sem nexo, odeio!
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline

      è horrivel não ter as respostas no livro final e ainda fica em dúvida do porque tudo aconteceu mas enfim pelo menos já estão avisados kkk

      Beijos

      Excluir
  6. Li o primeiro livro, mas me decepcionei extramemente com ele e fiquei muito confusa, então nem li o segundo. Estava meio em dúvida se eu terminava a trilogia, agora que o último foi lançado, mas acho que se for para continuar confuso nem vou D:
    xx
    Flávia - http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia

      Eu gostei muito do dois primeiros volumes o autor escreve bem e alternando os capitulos me deixou muito curiosa mas infelizmente não entendi nada no terceiro volume.

      Beijos

      Excluir
  7. Só conheci esse livro por sua causa (numa TAG que você fez, acho). Como não sei do que se trata, não tenho como opinar (ainda não li as outras resenhas, mas vou). Mas também não gosto quando não tem "um final". Não seria uma opção de compra, mas se o livro, ou melhor, os livros pararem nas minhas mãos, acho que darei uma chance a eles...
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati

      Eu até recomendo a leitura porque a história é muito diferente mas o final dica com várias perguntas em aberto e isso é muito chato mas enfim !

      Beijos

      Excluir
  8. É, acabei de ler as resenhas dos outros livros e, sinceramente, acho que quero eles sim - não tem problema o terceiro ser meio decepcionante... Preciso lê-los!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati

      Realmente os dois primeiros volumes são bem diferentes e muito bom, vale a pena assim mesmo , mas muitas dúvidas ainda fica em aberto no último volume.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi, eu não conhecia este livro, mas gostei muito da resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana

      Os dois primeiros livros são bons mas infelizmente o ultimo deixou muito a desejar mas enfim faz parte, que bom que gostou da resenha tentei não dar spoiler de nenhum dos volumes ;)

      Beijos

      Excluir
  10. Oi Andressa :)
    Sério? Que pena que o livro não teve um grande desfecho.
    Geralmente, numa trilogia, o segundo livro é "franquinho" para o terceiro (e desfecho) ser surpreendente.
    Acho que o autor(a) acabou esquecendo detalhes da obra que ele criou. Não deve ter anotado essas "lacunas" para serem fechadas no último livro. Ou, quem sabe, saía outro livro futuramente respondendo as questões, né?
    Só pelo fato de o(a) autor(a) ser japonês(a), eu necessito ler essa trilogia. Rsrsrsr...
    Parabéns pela resenha, Andressa. Entendemos que você não queria soltar spoilers do segundo livro e agradeço por esse cuidado. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno

      Que legal que você gosta de livros com autor japonês kkk eu acho que o autor se perdeu no final do ultimo livro e por isso não surpreendeu tanto mas enfim de qualquer forma valeu a pena conhecer mais esse genero diferente de leitura.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Andressa

    É uma série que eu posso dizer que não tenho interesse em ler. Muitos amigos ja me indicaram esta série mas eu acho que não irei gostar.

    Beijos
    www.meupequenomundodeblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo

      Realmente é uma série diferente de tudo que já li e acho que não agrada todo mundo e como eu não gostei do desfecho também não recomendo kkkk

      Beijos

      Excluir
  12. Oi Andressa!

    Não me interesso muito por esta série. Talvez pelo assunto ou - vão me desculpar - pela capa rsrs
    Hoje mesmo fui comprar um livro pro meu primo, que é jornalista, com meus pais. Meu pai ainda viu esse livro... Eu já comecei a dar um monte de desculpas, dizendo que ouvi dizer que o livro não era tão bom assim e tal. Lembrei do seu blog =P

    Beijos!
    www.cometaseestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela

      Então os dois primeiros livros são muito bons e a narrativa do autor me prendeu do começo ao fim mas infelizmente isso não aconteceu no último volume que pensei que iria sentir a mesma coisa uma pena mas realmente não recomendo essa leitura para todos pois é uma história bem diferente.

      Beijos

      Excluir
  13. Muito triste, quando nos decepcionamos com um livro não é? Só conheci essa série porque você comentou comigo, e sinceramente odeio quando minhas expectativas não são alcançadas, fico imaginando você que estava tão empolgada pra ler o livro.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty

      Realmente muito triste quando o último livro decepciona essa foi a primeira vez que aconteceu comigo mas enfim faz parte kkkk deu vontade de fazer igual no livro A Culpa é das Estrelas que vai atrás do autor para saber o final do livro sabe kkk

      Beijos

      Excluir
  14. Acabei de ler hoje o 3º livro da série. Ainda que eu tenha achado que o terceiro livro tenha perdido um pouco o ritmo, por conta de algumas descrições desnecessárias, não achei uma perda de tempo a leitura. Muitas questões vão reverberar sobre vários pontos da história, mas isso é normal e acredito que temos que parar com esse ideia de alcançar todas as respostas. Isso é uma exigência até tola. Não se pode esquecer que há muita coisa do não dito nas entrelinhas, pois nos deparamos com um mundo que não faz sentido. Entretanto, nosso mundo também não faz sentido e temos que lidar constantemente com os absurdos da vida. Júlio Cortázar em nenhum momento parava em seus contos para explicar, por exemplo, o porquê de um casal de irmãos abandonar a própria casa por conta de barulhos. Essa é a literatura fantástica. Mas o mais fantástico é perceber nosso mundo está permeado por situações que às vezes desafiam a nossa lógica. Se o narrador acompanha os dois personagens principais e se esses personagens tampouco conhecem tudo o que acontece com eles, nada mais normal que a gente não obtenha todas as respostas. Aomame e Tengo agem muitas vezes pelo instinto, pois não encontram uma lógica. Eles simplesmente acreditam. É essa crença que vai modificando os dois personagens ao longo dos três livros e permite um reencontro já programado desde sempre, mas impossível de acontecer naquele outro mundo. No final das contas, com uma ou duas luas, a realidade é sempre a mesma. Em Kafka não encontramos justificativas plausíveis para acreditar que alguém acorde em um certo dia como uma barata. Mas aceitamos. A trilogia 1Q84 é sim muito boa. A narrativa é extremamente bem construída. O que temos é uma viagem de autoconhecimento, mudança, um túnel como aquele percorrido pela menina de A viagem de Chihiro. Retorna-se ao mundo "real", mas já não é possível ser mais o mesmo. As mudanças são reais e duradouras. Todos nós percorremos essa trajetória por vezes absurda que é a vida e, em algum momento, temos que encontrar o caminho de volta que nos dê pelo menos alguma segurança. Mas nunca teremos o caminho inicial. O tigre não olha para o mesmo lado. Tudo agora é diferente.
    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário. Acabei de ler os 3 de uma vez e foi o que senti.

      Excluir
  15. Eu gostei dos dois primeiros volumes, e acabei de comprar o terceiro. Li algumas resenhas no Skoob e procurei por outras na internet, acabei parando neste blog ^^
    Para mim, já havia ficado claro no segundo volume que 1Q84 era uma história de amor, e que os demais elementos surreais do livro ficariam em segundo plano. Mas lendo as resenhas vi que muitas pontas ficaram soltas, o que me deixa um tanto decepcionada antes de ler o livro. Não vou deixar de lê-lo, ainda mais porque quero saber mesmo o que acontece com o casal. E afinal de contas, é um livro do Murakami, meu escritor favorito. ^^

    ResponderExcluir
  16. Tatiane, leia, sim, o terceiro livro porque vale a pena. Mais do que uma história de amor, é uma história de autodescobrimento. Compare Aomame e Tengo do começo do primeiro livro com aquilo que eles se tornam no terceiro livre. Há uma mudança significativa, ambos evoluem, deixam mágoas de lado, coisas que os prendiam ao chão e que os limitavam. Aomame recupera sua fé, mas não uma fé alienada e sim uma fé muito mais ampla nela mesma e na vida. Tengo consegue superar seu mal estar com a memória da mãe e do pai e entende o que realmente importa para vida dele. Ambos crescem na caminhada. Não tenho dúvida de que 1Q84 é um dos melhores livros que já li. Adoro realismo fantástico.
    Anderson

    ResponderExcluir
  17. Terminei recentemente a série e só posso classifica-la como um fiasco. Sério, poderia ter lido tantas coisas melhores.... Como assim não responder NADA de todas as perguntas que fizeram?!?!?!?! Achei patético.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito:

    http://numadeletra.com/1q84-livro-3-de-haruki-murakami-51750

    ResponderExcluir
  19. É como vc disse, eu tinha gostado do livro 1, adorei o livro 2, mas o livro 3.. como uma história tão interessante acabou daquela maneira... não curti. Fiquei super frustrada ^^'

    ResponderExcluir