[Resenha] A Seleção





Resenha: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 361
Sinopse: Skoob

Avaliação

"...Tudo aquilo me dava a sensação de que nem passava pela cabeça da minha família que eu tinha vontade própria. Isso me chateava, mas eu sabia que não ia poder deixar isso claro no futuro. Vontade era um luxo que não podiamos ter. Éramos movidos à base de necessidades". Pág. 39

A Seleção, de Kiera Cass é um livro que comecei a ler sem muita pretenção de me apaixonar pela história, pois não sabia ao certo o que eu iria encontrar, embora já tivesse lido a sinopse. Mas, digo com todas as palavras: Eu-me-enganei! Depois de terminar o livro número I da série, eu me peguei suspirando e querendo ler logo os próximos volumes! 

A Seleção, se passa em Illéa, um país jovem, vasto e recém conquistado. Neste país, as classes sociais são chamadas de castas e cada casta possui uma classificação em números, sendo da casta 1 até as casta mais baixas, como 8, 9 e assim por diante, de acordo com o que os antepassados contrubuiram durante a guerra. Em ordem crescente, a casta do 1 ao 4 são castas de meios de vida mais elevados, com profissões mais rentáveis, digamos assim. Das castas 5 em diante, a vida já não é tão fácil. 


America Singer, a protagonista faz parte da casta 5.Ela e sua família não chegam a passar fome, mas quase sempre a situação é bem apertada para eles, principalmente no inverno. Sua família vive da arte, ela é música e possui uma paixão/namoro secreto com Aspen. America precisa trabalhar para ajudar nas necessidades básicas da família. Para essa realidade, porém, parece que há uma centelha de esperança quando chega à casa de America uma carta para que ela participe da Seleção, que escolherá entre 35 garotas, a futura esposa do Rei Maxon e a futura princesa de Illéa. 


A princípio, America se recusa firmemente à participar da Seleção, ela gosta da vida que possui, embora quisesse ter um pouco mais de renda para realizar todos os seus sonhos, entre eles, seu casamento com Aspen. Porém, com insistência de sua mãe e de seu namorado secreto, ela decide enfim participar do concurso. Ela sabe que se escolhida, tudo em sua vida irá mudar para melhor em questões financeiras, todos da sua família se tornariam da casta Um. Por outro lado, seu coração está apertado, pois não quer deixar Aspen e a vida que poderiam ter juntos. 


Mas, ela não esperava que seria uma das escolhidas. E vê o seu mundo desabar de uma hora para outra quando é dado o anúncio no jornal semanal e lá aparece o seu nome. Em sua cabeça, ela é a única que está triste por ter sido uma das escolhidas. 



"Não queria ser da realeza. Não queria ser  Um. Não queria nem tentar". (Pág.7)

Mas, tudo começa a mudar a partir do momento em que chega a hora de finalmente ir para a casa de Maxon e durante a despedia. Um turbilhão de emoções toma conta de America e algo inesperado ocorre. Algo que faz com que ela mude de ideia totalmente a respeito de Aspen. 

E agora? Como seria estar entre 35 garotas desconhecidas, em um ambiente totalmente novo e diferente de tudo o que você já conviveu? E mais, se escolhida, como seria se casar com alguém que nunca havia visto na vida pessoalmente, alguém totalmente estranho? E Aspen? Será que já havia esquecido e a enganado o tempo todo?


Essas e outras questões e pensamentos America sentiu na pele. Ficou atordoada e em sua primeira estadia no Palácio e por causa disso, ocorre algo totalmente inesperado, que nos surpreende. America e Maxon acabam se encontrando e a partir de então, trocam confidências e se tornam ''amigos''. 


Coisas mais surpreendentes vão ocorrendo ao virar das páginas, indagações, ansiedades, paixonites, incertezas e a dúvida: Quem será a escolhida?


America é uma forte aliada, mas tudo começa a mudar quando ela percebe que há um novo morador no Palácio e quando se dá conta do que começa a sentir por Maxon e descobre onde é o seu verdadeiro lugar.


Estou completamente apaixonada pelos personagens, pela história e louca para saber o que vai ocorrer em seguida. Claro, tem horas que a vontade que dá é bater em America por sua relutância e teimosia. Mas, talvez sejam essas atitudes dela que nos fazem torcer por sua felicidade. Ela não se passa por outra pessoa, ela é sempre ela mesma. 


Recomendo muito a leitura, a autora escreve de um modo de fácil de entender e por isso é muito simples e rápido de ler.


E vocês, já leram? Conta aqui para nós o que acharam ;)



Próximos livros da Série:




Onde comprar: 

A Seleção - Submarino 
A Seleção + A Elite - Submarino
PS: O lançamento de A Escolha, o terceiro livro da série está previsto para Maio de 2014.

É isso gente, espero que tenham gostado! 

Beijos e até a próxima!









30 comentários :

  1. Oi,Eyka
    Adoro essa série, não vejo a hora de chegar "A Escolha" e saber com quem a América vai ficar. Estou torcendo pelo prìncipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Monica! É uma série realmente maravilhosa! Também torço pelo príncipe, não simpatizei com Aspen... Já o príncipe é tão cavalheiro, não é egoísta... (suspiros) um verdadeiro príncipe.

      Excluir
  2. Eu ficava postergando e enrolando para ler uma resenha sobre esse livro, que está na minha lista de desejados, e fiquei bem ansiosa para ler A Seleção depois de ler as suas palavras Eyka. A Seleção parece ser uma distopia bem diferente, mesmo tendo o bendito triângulo amoroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andréia! Fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela te deixou curiosa para ler os livros! Ele ficou bolando aqui em casa um tempinho, até eu decidir ler. Mas, me arrependi de não ter lido antes. Huahdua. Leia assim que puder!

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Eika, tenho adiado a leitura desse livro até porque sempre aparece um na minha estante que da uma empolgação a mais e ai fico perdida na hora de escolher o próximo hehe Mas a sua resenha me deixou com mais vontade de ler, acho que vou passá-lo na frente na minha meta de leitura;)

    beijão
    Paulinha
    http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Paula!

      Sei bem como é isso, mas a minha dica é: Leia o quanto antes! HUAhdua Sério, não irá se arrepender!

      Beijão!

      Excluir
  4. Esse livro é muito bom, gosto muito dele. Leia A Elite, é uma continuação MARAVILHOSA!
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana!

      Estou loucaaaa para ler A Elite! huaHUDAH não vejo a hora dele chegar!

      Beijão!

      Excluir
  5. Adorei A seleção! A América é uma garota bem decidida e adorei a forma como ela é sincera com o Maxon. Além disso, a relação com a sua família é muito linda! Ela é super atenciosa com o pai e a irmã =)
    Não gosto muito do Aspen, mas acho que se não tivesse esse triângulo amoroso, faltaria algo na história rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pamela!

      Realmente, o jeito de America encanta e nos faz a admirar, principalmente no que tange o amor pela família e sua sinceridade. E as atitudes do príncipe também encantam... por isso acredito que a torcida seja para que eles fiquem juntos. E concordo com você, se não houvesse esse triângulo, faltaria algo.

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Eyka :)
    Essa é uma trilogia distópica que tenho muita vontade de ler. Toda vez que leio alguma resenha dela fico mais empolgada, pois só vi pessoas falando bem sobre.
    Acho esse enredo muito bom, e as capas são maravilhosas...Não vejo a hora de ler logo! hehe =)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna!
      A minha sugestão é que leia o quanto antes! kkk Vai se apaixonar também e querer todos os livros de uma só vez. O que me chamou a atenção foram justamente as capas, sabia? Acho lindas e a do terceiro livro superou todas as outras na minha opinião! #inlove

      Beijos

      Excluir
  7. Eu acho que senti a mesma coisa que você, quando comecei a ler A Seleção eu fui completamente sem pretensões e fiquei apaixonada. No primeiro livro eu virei #TeamMaxon de morrer, tipo, eternamente! Acho America muito decidida inicialmente, mas que no decorre da história vai se tornando confusa com relação ao que decidir (Seleção ou vida normal , ajudar a família ou seguir desejos próprios, Maxon ou Aspen), e ela perde aquela firmeza no decorrer do livro. Estou ansiosa pelo ultimo livro, pois preciso saber com quem ela vai ficar.

    kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tamiris!

      Hahaha somos duas #TeamMaxon, ele é um perfeito cavaleiro, encantador, apaixonante... ai ai ai (suspiros) HUadu nunca me encantei tanto com um personagem.
      Eu também estou louca para saber o final! To roendo as unhas para o lançamento do terceiro livro!

      Beijos!

      Excluir
  8. A capa é realmente muito linda, mas a historia não me interessou tanto, apesar de ser uma trilogia (COISA QUE MAIS AMO NO MUNDO). Talvez tendo o livro em mãos eu acabaria lendo só por curiosidade, e só assim saberia dar minha opinião a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie :)

      A capa realmente é linda, e vai ficando mais linda ainda nos outros números. É uma pena que não tenha a interessado tanto, mas se puder, dê uma chance ao livro... tenho certeza que irá se apaixonar.

      Beijos.

      Excluir
  9. A Seleção é um livro que eu quero ler há um tempo. A história é diferente e me chamou atenção. Não quero criar expectativas sobre o livro, para ão me decepcionar como aconteceu quando li ACEDE, então to deixando a euforia passar e até esquecer um pouco o livro. Quero ler sem compromisso e, principalmente, sem esperar nada da leitura.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andrea :)

      Você está certíssima. É bom ler quando não há muitas expectativas, para não nos decepcionarmos. Isso de ler com expectativas e se decepcionar também já ocorreu comigo várias vezes e realmente é muito chato. Mas, não deixe de ler ;)

      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Eyka, eu li sim o livro e vou te confessar que quando comecei a leitura, não esperava muita coisa do livro. Acabei me surpreendendo e lendo de uma tacada só, tamanha minha curiosidade com o enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. OOi.
    Ahhhhhh esse livro é tudo de bom, pena que só li e não tenho, quero comprar hahah
    Ótima resenha viu?

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-christine-stephen-king.html
    Comenta lá ;))))

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda nem comecei a ler essa série, mas eu também não estou tão ansiosa assim não. Pelas resenhas que eu li não gostei muito da protagonista e eu não gosto de triângulos amorosos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Eyka, tudo bom?
    Também li esse livro recentemente e como você fiquei apaixonada pela narrativa. Me incomodei com o triângulo amoroso, mas sei que ele é necessário para essa história. Só quero ver como a América vai me surpreender no livro A Elite (pelo que me falaram ela está bem chatinha).
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ola Eyka
    que resenha linda :3 meu livro favorito!! <3 sorte sua q leu A seleçao so agora e nao teve q esperar 1 ano para o lançamento de The one.. foi um ano beeem dificil pra mim kkkkkkkkk voce ainda tem q ler Contos da seleçao ( mas so leia depois q tiver lido A elite ) ... detalhe: na elite a america fica ainda mais teimosa :P kkkkkkk
    sou apaixonada pelo Maxon, e vc?

    ResponderExcluir
  15. Já li muitas resenhas positivas sobre a obra e muitas outras, excelente, como a sua. Mesmo assim, não consigo me empolgar muito para ler. Gosto bastante de distopias, mas essa não enche meus olhos. Mas, quem sabe, eu dê uma oportunidade para a leitura em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  16. Essa distopia me lembrou muito a trilogia Jogos Vorazes. Acho que por esse motivo eu não leria, por parecer muito com outros livros que eu li. Mas a distopia em si, parece ser muito bem elaborada.

    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Li os dois primeiros livros no ano passado e amei demais!!! Tanto que devo ter lido os dois em 4, 6 dias... Eu devorei os livros!!! :)
    Estou super ansiosa pelo terceiro volume!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Eyka!
    Assim como você não tinha muita pretensão, comecei a ler por ler, mas me enganei terrivelmente, a história me pegou de tal forma que não consigo explicar, simplesmente me apaixonei. Estou ansiosa pelo desfecho da trilogia, não posso acreditar que falta poucos dias kk.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei louca pra ler este livro quando ele lançou, mas após passar um tempo meu interesse diminuiu.
    a) Distopias pra mim tem que ser sobre guerras e tragédias, não um conto de fadas;
    b) O enredo parece aqueles Reality Shows onde um cara procura uma namorada;
    e
    c) É menininha demais para mim.

    Quem sabe em um futuro muito distante eu não mude de ideia?

    ResponderExcluir
  20. Mesmo que seja com um enfoque maior no romance e na escolha de uma mulher para o príncipe, acredito que todos os outros elementos aliados fazem uma história que nos prende, ainda não li nenhum livro da Kiera e tenho muita vontade, só resta esperar que o final seja tão bom quanto os livros anteriores.

    ResponderExcluir
  21. Também li A Seleção e adorei!! Estou louca para continuar a trilogia.

    ResponderExcluir