Resenha - Divergente


Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Categoria: Literatura Estrangeira / Distopia
Sinopse: Skoob
Páginas: 504

Classificação:
Ótimo!


Olá, tudo bem com você?

Resolvi ler esse livro depois de ter assistido ao filme com minhas amigas blogueiras Patty do blog Coração de Tinta e Dani do blog Livros a Janela da Imaginação.

Saí do cinema louca para ler o livro e preciso confessar que foi a primeira vez que o filme fez eu gostar mais do livro.

A leitura flui de maneira muito rápida e se eu tivesse lido o livro primeiro antes de assistir o filme acho que não teria gostado tanto pois não iria conseguir imaginar exatamente tais situações.

O livro se passa em Chicago porém é um livro que trata de uma distopia o cenário é futurístico e o mundo dentro de Chicago se divide em facções onde cada uma tem um propósito de deixar bem claro sua virtude.


A protagonista da história tem 16 anos e se chama Beatrice, ela nasceu na facção da  Abnegação porém nunca se sentiu 100% dessa facção pois ela não consegue pensar nos outros o tempo todo, e dentro dessa facção o importante é sempre o outro nunca si próprio.

Quem completa 16 anos vira adulto e é obrigado a fazer um teste de aptidão para saber de qual facção suas virtudes são mais evidentes, porém Beatrice ao fazer esse teste se depara com um resultado inconclusivo, e por questões de segurança a pessoa que aplica o seu teste pede para ela falar que sua facção saiu como Abnegação.

Beatrice sem entender direito esse resultado fica cheia de dúvidas, mas por ter um relacionamento muito fechado dentro de casa ela se cala.

Após sair o seu teste de aptidão mesmo que seja feito um estudo que lhe oriente de qual facção você se daria melhor existe uma cerimônia de iniciação onde cada pessoa é livre para escolher a facção que deseja pertencer, mas caso escolha uma em que não nasceu nunca mais poderá voltar e nem ter contato com os familiares.

Beatrice acaba escolhendo a facção da Audácia deixando seus pais desapontados, o irmão de Beatrice escolhe a facção Erudição, e os pais acabam ficando sem os dois filhos.

A partir daí começa toda a ação do livro, o livro tem 500 páginas e pode ser lido facilmente em dois dias dependendo do seu tempo disponível.

Beatrice começa a fazer um teste para passar a fazer parte da facção, e como a facção que ela escolheu a Audácia é de quem protege a cidade os testes são feitos entre lutas, demonstração de coragem e nada de covardia, muito menos medo.

Nessa facção Beatrice escolhe ser chamada por outro nome Tris e acaba conhecendo Quatro um personagem lindo e charmoso que no filme é interpretado pelo ator Theo James, o que melhorou em muito a  minha imaginação ao ler falando sobre ele kkk


Quatro se revela bem rude e bem fechado vamos dizer assim, mas ele esconde um segredo para manter tal comportamento, quem viu o filme ou já leu o livro sabe do que estou falando, depois de muitas lutas e trapaças Tris consegue passar em todos os testes e se torna membro da Audácia, porém nem tudo são flores.

A facção ao qual ela pertenceu a Abnegação está sofrendo muitas ameaças da facção Erudição e por ser comandada por pessoas muito inteligentes acabam descobrindo um sistema para fazer com que todos os membros da Audácia se tornem robôs controlados por um sistema de computador.

Tris então descobre que por ser divergente sua mente não pode ser controlada por esse sistema e ao saber que todos estão agindo como robôs para matar todos os membros de sua antiga facção ela entra em ação para tentar salvar sua família.

O livro tem romance mas nada que seja meloso, a autora traz um mundo totalmente diferente e que é impossível não ficar sem fôlego tanto lendo como assistindo ao filme.

Amei o livro e amei o filme.

Recomendo muito que todos leiam o livro e também assistam ao filme pois essa história é muito boa.

Meu único medo é o final da trilogia que muitas pessoas falam ser muito ruim tanto a narrativa quanto a explicação de toda a história, mas enfim só lendo para saber.

Leitura muito recomendada e por favor se já viram o filme e já leram o livro me avisem o que achou pois quero muito saber!

E apenas uma curiosidade , a Tris e o irmão dela desse filme são os protagonistas do Filme A Culpa é das Estrelas outro livro querido do meu coração.

Então quem já gostou dos dois personagens nesse filme tende a gostar ainda mais no lançamento de A Culpa é das Estrelas.

 Beijos

Até mais...





  


30 comentários :

  1. Eu adorei o filme de divergente, mas como sempre mudam detalhes da historia q eu nao entendo pq mudaram... pelo filme eu nao senti raiva do Peter como eu senti no livro. E tem coisas q seriam importante para compor detalhes de Insurgente que n colocaram no filme :/ mas nada q va ter grnades mudanças. Sou apaixonada pelo livro e ainda nao li Convergente... acho q estou atrasando por conta do final ( que acabaram postando na net o spoiler ¬¬ )

    ResponderExcluir
  2. Ainda nem vi o filme nem li o livro, mas acho que tbm vou ver o filme primeiro, pois pelo que ouvi o filme é perfeito, então o livro deve ser melhor ainda

    ResponderExcluir
  3. Minha filha assistiu o filme Divergente e falou tão bem que fiquei curiosa em ler o livro.
    Só que estou na dúvida se assisto o filme primeiro ou leio o livro...

    ResponderExcluir
  4. Oi Dressa foi muito show ver o filme com vcs, não podia ter companhia melhor, eu vou ler os livros esse mês, mas a dona Raquel está minha lista falando de convergente kkkkk
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Ai, ainda não consegui ler nenhum dos livros dessa trilogia - e sou louca para ler... Acho que vou esperar ler os livros para depois ver o filme (pelo menos o primeiro livro).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dressa, tudo bom?
    A única coisa que me impede de ler esse livro é o preço dos exemplares. Ainda estou procurando uma promoção, mas assisti ao filme e a ansiedade só aumenta. Gosto muito de distopias e essa história é muito boa. Doida para saber mais sobre a Tris e o Quatro <3
    beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de livro não me chama atenção alguma. Talvez porque de alguma forma vivemos numa distopia constante só usamos outros termos pra nos referir a ela, sei lá. Mas se tivesse que ser de uma facção de Divergente certo que seria Franqueza. Talvez num outro momento dê uma chance para esses livros, só para abstrair a cabeça.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Sou Divergente de carteirinha, quando li pela primeira vez o livro assim que o terminei eu comecei ele novamente! Não queria larga-lo.
    Muita gente tem falado que o filme foi ruim e blabla. Achei algumas pontas soltas tbm no filme mas mesmo assim amei.
    Todas nós sabemos né livro>filme, mas eu gostei e muito, acho que por conhecer tão bem a história algumas coisas nao me encomodaram. E 500 paginas nao cabem dentro de 2 horas infelizmente =/

    Adorei o blog, e já estou seguindo se quiser conhecer agente sera muito bem vinda.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li e nem vi o filme
    Acho que vou que nem vc, ver o filme pra depois ler
    Pra poder similar mais as cenas

    ResponderExcluir
  10. Que medo da cara do quatro nessa foto O.o moh cara de assassino! huahuahuahuahua
    Mas então, eu gostei de Divergente. AMEI Insurgente, sério, esse livro vai te deixar :OOOOOOO Vários Os pra enfatizar o jeito que sua boca vai ficar. Maaaaas, Convergente me decepcionou tanto que conseguiu, ainda que um pouquinho estragar a série para mim. Não gostei da Shay como Tris. Ela tá mais para Hazel mesmo! Mas em compensação ao Ansel... depois que vc ler Insurgente vc me fala

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andressa
    Adorei a série Divergente, é minha distopia preferida. Amo o Tobias, é meu personagem preferido.
    Pretendo ver o filme em breve.

    ResponderExcluir
  12. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  13. Eu realmente gostei de Divergente! A Tris foi uma protagonista que eu gostei muito (isso dificilmente acontece hahaha). E depois de Jogos Vorazes, essa é a distopia que eu mais gostei! Agora estou louca pra ler Insurgente <3 Mas também tenho medo do final da trilogia, ainda mais que eu já peguei spoiler :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei tanto do livro como do filme Divergente, e por incrível que pareça o segundo livro Insurgente ainda é melhor que o primeiro só tenho medo, como a colega ali de cima disse, do final da trilogia, pois também peguei spoiler "/
    <4

    ResponderExcluir
  16. Ainda estou lendo o livro e foi por isso que não vi o filme, mas vou ver em DVD mesmo :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu não curto livros nesse estilo, já tentei ler mas acabei abandonando por não me agradar. Esse eu não o li, mas sei que ele está, digamos "na moda", mas essa eu não aderi.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Adoro as distopias, mas ainda não li o livro e nem vi o filme.
    achei interessante vc dizer que gostou mais do filme que do livro. Geralmente é o cotrario, mas acho que vou seguir a sua sugestão de ver primeiro o filme e depois ler o livro. as vezes gosto assim pq ai os personagens tem um rosto pra mim.
    Adorei a resenha e fiquei super ansiosa pelo livro e pelo filme. Quero muito descobrir mais sobre Triss e Quatro.

    Bjok

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não li o livro e nem assisti o filme,mas tenho muita vontade . Quero ler o livro primeiro e depois ver o filme,mas no momento a grana não tá ajudando pra eu poder comprar o exemplar,então estou apenas esperando .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Li essa resenha com o maior gosto ♥
    Faz anos que tento ler esse livro mas sempre aparece outro e eu compro... :'(
    Nunca li uma resenha negativa, pq será? haha
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li/assisti "Divergente", mas estou de olho nessa trilogia desde o lançamento desse livro. Me amarro em distopias, e se elas forem nesse estilo mais ágil e cheio de aventura, gosto mais ainda. A Veronica me pareceu muito feliz ao criar esse universo "Divergente", pois só leio resenhas positivas em relação a esse livro. Enfim, essa trilogia já está na minha lista de desejados. Só espero que leia/assista muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Menina, eu vi o filme e amei, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas pretendo fazer isso em breve, e como você acho que o fato de ter visto o filme primeiro irá ajudar muito na leitura, adorei a sua resenha.
    Beijão *-*

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li =(
    Mas já vi o filme e me apaixonei... agora quero ler a série =)
    É tudo muito envolvente, e os personagens são mega cativantes. E no livro parece ser ainda melhor, hehe.

    ResponderExcluir
  24. Ameeeei amei Divergente! Li todos os livros antes de assistir filme e devo dizer que não gostei das escolhas pros atores :(
    Toda vez que vejo a Shailene só imagino ela como a Hazel, não como Tris. O Quatro até que ficou bom, mas o Peter deixou a desejar :/

    ResponderExcluir
  25. Eu li o livro primeiro antes de ver o filme, terminei de ler o livro 1 dia antes da estreia do filme e fui ver na estreia mesmo, eu achei que faltou trabalhar mais os personagens secundarios no filme, teve varios personagens que eu nem sei quem sao... O_o
    eu sempre acho o livro melhor que o filme, acho que a maioria das pessoas acham, mas o filme não é ruim, o filme é muito bom, meu irmao nao leu o livro e adorou o filme, tem um amigo meu tbm que nao leu e gostou muito do filme, eu ja li a trilogia toda e gostei muito, apesar de ter ficado bem triste no último livro... :(

    ResponderExcluir
  26. Esqueci de deixar um comentario sobre essa foto do Quatro, ta parecendo um ser sobrenatural... hahahaha
    ficou muito estranho... hahahahahaa

    ResponderExcluir
  27. Assino em baixo Dressa, leia o livro e assista ao filme. Essa é a combinação perfeita para se apaixonar perdidamente por Divergente <3 Um complementa o outro.
    Também estou temendo as continuações.. espero não me decepcionar tanto quanto a maioria...

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  28. Esse foi um dos melhores livros de distopia que eu já li na minha vida. Simplesmente não conseguia parar de ler e terminei a leitura em apenas 24h. Super recomendo toda a série!!!

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Amei o livro o filme ficou vago mas o livro e emocionante uns dos melhores q li nos ultimos tempo me apaixonei pelo 4, qro um desse pra mim :'( kkkkkk

    ResponderExcluir