[Resenha] Uma Carta de Amor


Título: Uma Carta de Amor
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 277
Editora: Arqueiro
Sinopse: Skoob

Classificação:

"Num mundo em que eu raramente compreendo, existem ventos do destino que sopram quando menos esperamos. Às vezes, sopram com a fúria de um tufão, às vezes mal tocam nossa face. Mas eles não podem ser negados, trazendo, como muitas vezes fazem um futuro impossível de ignorar (...)".

Uma Carta de Amor é um livro indecifrável. Em certos momentos, imaginamos que já sabemos como a história irá se desenrolar. Em outros, descobrimos que estávamos totalmente enganados e somos inundados por uma torrente de acontecimentos, sentimentos e emoções que jamais havíamos se quer cogitado.

Neste livro, Nicholas Sparks  usa de seu dom incomparável para romances, para contar a história de dois personagens que o ''destino'' tratou de unir. Esses, cujos corações encontravam-se dilacerados pela dor da perda e outro, pela decepção. Estamos falando de Thereza Osborne e Garrett. 

Thereza vive em Boston e é colunista de um jornal, divorciada, mãe de um garoto de 12 anos e tem um coração fragilizado em decorrência da infidelidade do ex-marido. Embora não sinta mais nada por este, acabou se ''fechando'' para novos amores.

Garrett, por sua vez, vive em uma Cidade litorânea da Carolina do Norte. É viúvo há 3 anos, porém, nunca conseguiu superar a perca de sua esposa. Assim, por viver preso ao seu passado, não se dá a oportunidade de se relacionar novamente. Sua vida gira em torno de seu trabalho como professor de mergulho e também, cuida das responsabilidades de sua loja, no mesmo segmento. Ele utiliza desses artifícios, como uma válvula de escape, para continuar vivendo.

Esse cenário muda, porém, quando Thereza decide passar suas férias em Cape Cod. Durante sua caminhada de volta para casa pela praia, ela encontra inesperadamente uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. De súbito e por curiosidade, resolve abrir a garrafa e verifica seu conteúdo. Para sua surpresa, depara-se com uma linda carta de amor, destinada a Catharine e assinada por Garrett.  Emocionada com as palavras ali escritas, ela leva consigo a garrafa e a carta para casa. De volta à Boston,  ela mostra a carta para sua melhor amiga, que a incentiva a procurar por esse autor misterioso. Será que ele realmente existe? Será que um amor tão puro e verdadeiro pode ser real? São essas as perguntas que pairam na mente de Thereza e dá a ela, cada vez mais impulso para querer conhecer Garrett. Para sua grande surpresa, após algumas horas de pesquisa, elas conseguem finalmente localizar o endereço de Garrett. 

A partir daí, o que o ''destino'' reserva para Thereza e Garrett, é realmente surpreendente e inesperado. 

Uma Carta de Amor é um livro que sem dúvida explora bem o que é mencionado na contra-capa: ''..fala da fragilidade das relações e, ao mesmo tempo, de seu imenso poder. É um história sobre esperança, superação, desejo e as escolhas que mais importam na vida". A história de Thereza e Garrett nos faz refletir melhor o modo como lidamos com nossas escolhas, mostra-nos que muitas vezes deixamos escapar pelos dedos oportunidades únicas de encontrarmos a felicidade ou um amor; mostra que muitas vezes, somos muito exigentes com nós mesmos nos que diz respeito a ''se permitir'', à experimentar o novo, isso seja por conta do passado ou por conta de sentimentos que deixamos enraizar em nossos corações. O pior, é que quando nos damos conta, pode ser tarde demais.

Eu não apreciei muito o final do livro, acho que poderia ser diferente, mas minha classificação é de 5 xícaras de chocolate quente, pela lição de vida que o livro nos passa. Leitura mais que recomendada. Para refletir a vida, o amor... Sermos livres para amar, sermos a amados e viver o quanto ainda nos é permitido.

Se você já leu, conta para gente o que achou. 

Beijos,

Onde Comprar:





24 comentários :

  1. Nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks,acho que é porque sempre penso que é um romance muito meloso,mas a sua resenha me fez ter interesse em ler esse livro .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabriela!

      Sou louca pelos livros do Nicholas Sparks! Quando puder, dê uma chance a ele... há romance, mas eu tenho notado que ele está mudando seu estilo aos poucos... Antes era muito óbvio o que ocorria nos finais dos livros.. hoje a gente acaba se surpreendendo. Recomendo!

      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  2. Li esse livro há pouco tempo, e adorei. Porém, eu não posso ler livros do Nicholas muito seguidos senão eu acabo cansando da narrativa dele.

    Resenha ótima!!

    Beijos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiii
    Que resenha linda haha ai, mais um livro do Nicholas, gente, quero muito esse, a sinopse me atraiu demais...
    Adorei o título e estou super ansiosa pela leitura, só esperando uma oportunidade kkk

    Linda resenha
    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-todo-dia-david-levithan.html
    Cooomente ;)))

    ResponderExcluir
  4. Gosto de alguns livros do autor,mas esse não me atraiu muito.
    Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, pois adoro os livros do Nicholas Sparks. Acho que vou chorar, pois sempre choro com os livros do autor.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho interesse em ler nenhum livro do Nicholas Sparks, e com esse livro não é diferente.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo me ver lendo Nicholas Sparks, simplesmente acho todos os livros dele muito parecidos e até hoje nenhum chamou a minha atenção. Quem gosta dos livros dele é minha esposa, acho que ela vai gostar desse.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura

    ResponderExcluir
  8. Nicholas Sparks sempre arrasa! Esse livro não é diferente! Parece ser incrível, adoro esse tipo de história que todos dizem ser clichê ♥ haha
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do Nicholas mas gostei do quote usado na resenha e preciso ler pra tirar essa cisma de ante mão que quem não o leu tem.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. O que me desanima para ler os livros do Sparks são seus finais. Eu amo romances e o cara sabe escrever para o gênero, mas sempre fica no mais do mesmo. Li várias resenhas positivas desse livro e por isso pretendo comprá-lo para conferir a história.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O Nicholas sabe como nos emocionar né. Apesar de achar que os finais de alguns livros dele deixou a desejar a mensagem que esses livros nos passam conseguem superar isso.
    Eu amo a escrita dele, e o modo como ele nos passa os sentimentos dos personagens, com toda certeza irei ler esse livro, sou apaixonada pelos romances desse autor maravilhoso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro
    Nicholas é perfeito com as obras dele,não decepciona, mais não garanto não chorara rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks, já até assisti alguns filmes baseados em suas obras, mas nunca li. Eu não gosto de livros muito românticos e algumas resenhas acabam me levando a achar que os livros dele sempre tomam o mesmo rumo.

    ResponderExcluir
  14. Por mais que o livro pareça bom, eu não consigo ter vontade de ler. Não gosto dos livros do Nicholas Sparks, já desisti de todos os livros do autor. Não acho que vou gostar desse :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li esse livro, mas já li outros dois títulos do Nicholas Sparks. O que acho legal é que, mesmo com a mesma fórmula, mesmos personagens, mesmas situações, ele consegue transformar cada trama em única. E as reflexões que as personagens nos passam são bem interessantes também. Enfim, mais um livro do autor que lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Só li um livro do autor até hoje, infelizmente.
    Mas estou pensando em ler outro em breve =) E este parece ser tão bacana... só tenho visto elogios para ele. Então, já estou colocando ele na minha listinha.

    ResponderExcluir
  17. Aah, Nicholas Sparks é Nicholas Sparks, e quem já leu pelo menos um livro dele sabe do que eu estou falando. Já li três do autor, e só desgostei um pouco de um, A Última Música (provavelmente por ter sido feito para ter a Miley Cyrus como personagem principal). Mas gostei muito da resenha desse, me interessei.

    ResponderExcluir
  18. Eu até hoje li um único livro do Nicholas, eu li Um homem de sorte, eu gostei do livro, mas nao me prendeu do jeito que outros livros me prendem, acho que o estilo que ele escreve não é pra mim, minha irmã adora, ja leu todos os livros dele que tem aqui em casa, esse Uma carta de amor eu nao tenho, mas ela ja me perguntou quando eu vou comprar o livro...hahahaha

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li este livro, mas gostei muito da premissa e espero ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nicolas Sparks <3
    Eu não li ao livro, mas assisti o filme. E que final é aquele?!
    Triste demais. Eu sinceramente não consegui acreditar...
    Ele está na minha lista de leituras =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  21. Não cheguei a ver o filme e também não li nenhum livro do autor, mas gostei bastante da resenha.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li o livro, mas quero demais! Tenho certeza de que irei me emocionar com ele! Está na lista de desejados!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Eu vou confessar que tenho os dois pés atrás com o tio Nicholas.
    Eu tenho a impressão que todos os livros dele seguem a mesma fórmula, e veja bem, eu não li nenhum livro dele. Estou me baseando nos filmes baseados nos livros e nas milhares de resenhas que já vi por aí. Por isso mesmo estou participando da promoção do blog pra ganhar os livros dele e ver se estou errada. Mas essa impressão faz com que eu não tenha vontade de gastar meu rico dinheirinho com um livro desse autor...

    ResponderExcluir