Olá, tudo bem com você?
Sei que quem ama ler, não tem muito costume de doar livros, mas mesmo assim as vezes resolvemos fazer uma limpeza na estante e resolvemos doar alguns livros que não vamos mais ler, então pensando nisso resolvi trazer para o blog alguns lugares que aceitam essas doações e ajudar a quem não tem o costume de ler e nem guardar livros a ter uma alternativa de onde poder doar.
Infelizmente pela internet não achei todos os lugares de doação no Brasil mas mesmo assim trago outras alternativas bem bacanas para você encaminhar seu livro para um bom lugar, chega de acumular coisas!
“Um livro abandonado na estante, por mais mágica que seja a sua história, é um livro morto. Ele precisa de leitores para que a sua história continue viva.”
Aqui em São Paulo tem um projeto muito interessante que se chama: "SOS Livro Bicicloteca".
O Instituto Mobilidade Verde realizou uma parceria com a Cooper Glicério depois de constatar que todos os meses os catadores que trabalham na coleta seletiva de materiais para serem reciclados, recolhem 1 tonelada de livros por mês, os livros são retirados de escritórios e residências. Os livros eram triturados e vendidos como papel para serem reciclados pela indústria.
Agora o Instituto Mobilidade Verde paga para os catadores desse material o mesmo valor do Kg do papel para o livro não ser destruído e utiliza esses livros para doação em dois projetos Bicicloteca que funciona através de uma bicicleta que percorre bairros de São Paulo onde não há bibliotecas e pouco acesso a cultura para ter uma aproximação maior com os livros, e também são doados os livros para o projeto BiblioTáxi onde colocam alguns livros para serem doados aos passageiros que utilizam táxi na cidade de São Paulo.
Quem quiser fazer doação de livros para esse projeto em específico segue os dados de contato abaixo:
São Paulo/ SP
Bicicloteca dos Motoboys
Rua dos Pinheiros, 1220 – Pinheiros – SP
Central de Atendimento
(11) 3097-8941
(11) 2537-7126
(11) 2537-7128
Rua dos Pinheiros, 1220 – Pinheiros – SP
Central de Atendimento
(11) 3097-8941
(11) 2537-7126
(11) 2537-7128
Movimento Estadual da População em Situação de Rua
Rua José Bonifácio, 395
Cep: 01003-000 – Centro – São Paulo – SP
Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – – Centro – SP
Para quem não é de São Paulo achei um site que mostra endereços de outros lugares do Brasil que aceitam doação de livros Clique Aqui e confira a listagem dos endereços.
Também existe um projeto muito legal que é doar livros para o Natal mas enquanto essa data não chega existem alguns restaurantes cadastrados nesse projeto que aceitam seu livro como doação e ainda concede um desconto Clique Aqui e confira os lugares!
O importante é duas coisas:
* Não deixar livro parado e criando teias de aranha dentro de casa;
* Não jogar fora em qualquer lugar;
Para quem mora em prédio ou tem alguns amigos que gostam de ler vale até fazer uma mini feira do livro em seu condomínio ou entre amigos e trocar livros entre si ou até mesmo fazer a doação.
Quem não tiver muitos conhecidos no bairro onde mora pode utilizar a rede social Skoob e fazer trocas por lá, eu mesma sempre utilizo essa rede social para trocar meus livros por outros que desejo e sempre deu certo nunca fui enganada ou ludibriada como algumas pessoas pensam que podem ocorrer, normalmente coloco referências com quem já troquei e isso ajuda na confiança.
Outra ideia muito legal é o projeto do Felipe Brandão da editora Planeta que quase todos os meses ele faz, o projeto se chama "Esqueça um Livro", você deixa um livro em algum lugar movimentado para a pessoa que achar ler o livro, a ideia é sempre ler o livro e depois deixar em outro lugar para outros leitores terem acesso, dia 24/05 vai ocorrer um evento desses aqui em São Paulo mas a ideia é rolar no Brasil todo simultaneamente quem quiser saber mais informações desse projeto basta Clicar Aqui.
Quem sabe deixar alguns livros para outras pessoas lerem não faz o seu livro rodar entre mais pessoas e fazer mais pessoas se encantarem com o mundo mágico dos livros?
Espero poder ter ajudado, e quem mora em outro estado e souber de lugares que aceitam doações compartilhem com a gente aqui nos comentários para nos ajudarmos.
Beijos
Até mais...
Muito legal isso
ResponderExcluirEu tenho poucos livros aí não tem o que doar rsrsr
Quem sabe um dia minha estante tenha tantos livros que vou ter que doar
Quem sabe rsrsrs
Eu não tenho costume de doar livros, mas quando eu tenho algum livro que tenho certeza que nunca vou reler, ou tenho repetido, eu dou pra alguém. Eu costumo trocar livros no skoob, e também nunca fui enganada, nem recebi livro ruins...
ResponderExcluirEu gosto muito desse projeto "Esqueça um livro", e uma vez eu já deixei um livro no shopping, mas foi só uma vez, não tenho tanto livro pra deixar todo mês :P
Beijos!
Oi Dre, tudo bem?
ResponderExcluirHá uns dois anos minha vez e eu fizemos uma doação a uma biblioteca de uma comunidade aqui do Rio. Era ótimo, eles vão até em casa buscar as doações. Na época eu não tinha blog. Mas agora que eu tenho, os livros que quero doar, acabo colocando nas promoções.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Não tenho tantos livros assim para doar.
ResponderExcluirCompro sempre livros que desejei muito e outros que ganhei de pessoas especiais.
O que faço com frequência é emprestá-los.
Oi Dessa, tudo bem???
ResponderExcluirMenina apesar de ser tão apegada aos meus bebês eu tenho uns livros aqui não vou ler e pretendo doar sim.... eu gostei dos projetos e achei super interessante, vou dar uma olhada melhor e fazer a minha parte, não custa nada.... Xero!!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Eu pentelho todos os blogs que sigo pra fazer esse tipo de post. Devia ser link fixo no layout, sei lá.
ResponderExcluir:)
Achei muito interessante isso,mas tenho poucos livros e os que tenho sou muito apaixonada. Mas é uma ótima iniciativa pra quem quer doar livros.
ResponderExcluirBeijos :*
Oi, Andressa
ResponderExcluirGosto muito de doar para a Biblioteca da minha cidade. Em alguns hospitais, existem projetos de doação de livros para os pacientes. Alguns voluntários passam nos leitos deixando livros para os pacientes e depois das leituras são recolhidos e passados para outros. No hospital em que eu trabalho esse projeto chama-se Biblioteca Viva e é muito interessante, pois é a única distração para os paciente, que às vezes ficam acamados durante muito tempo.
Oi Monica
ExcluirQue lindo esse projeto vou procurar saber mais sobre isso e quem sabe fazer um post !
Obrigada pela dica e parabéns pela sua atitude :)
Beijos
Oi Dressa,
ResponderExcluirfaço parte dos apegados aos livros, rs. Mas não são todos. Já dei muitos livros meus, geralmente para amigos, e eu também pego muito livro em bibliotecas, então nunca fui muito entesouradora, rs.
Mas gostei das dicas. Vou procurar saber de programas de doação de livro em BH, porque tenho uns juvenis já bem antigos, que sei que não vou ler nunca mais, rs
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Dressa, tudo bom?
ResponderExcluirFaço parte daqueles que gostam de circular os livros. Como sempre frequentei bibliotecas, eu sei da importância das doações de livros. Aqui em Brasília é possível fazer doações em bibliotecas públicas e nas bibliotecas das escolas. Tem um bairro também onde é possível deixar os livros nas paradas de ônibus para outras pessoas pegarem. Nesse projeto tem uma estante em cada parada.
Adorei o post!
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Não costumo doar livros, normalmente os que não gostei ou não quero mais acabo trocando, sempre dou sorte porque sempre tem alguém que quer, seja amigas, conhecidas ou parentes.
ResponderExcluirMas muito bom seu post.
Muito bacana esse projeto, eu por enquanto nao to pensando em doar meus livros nao, emprestar eu empresto, e espero que tenham o mairo cuidado com os livros... rsrs
ResponderExcluirmas é um ótimo projeto pra incentivar a leitura. :D
Acho essa postagem super válida.
ResponderExcluirJá vi gente que joga no lixo quando ficam mais velhos =O Um absurdo, doa para a biblioteca, escolas... sei lá gente, tanto lugar precisando de doações de livros.
Acho ótimos esses projetos, pena que na minha cidade eu não conheço nenhum :(
ResponderExcluirSei apenas de um parecido com o Esqueça um Livro, mas que é nos aeroportos de algumas cidade como Campinas e Belém e também funciona muito bem!
Essa é uma ótima iniciativa Dressa. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirEu ainda não estou nesse clima de desapego.. mas acredito que em breve já estarei. tudo é uma questão de falta de espaço e preparo psicológico para me separar de meus queridos <3
Beeijos, Dreeh.
Blog Mais que Livros
Bem legal esse post! As histórias devem continuar sendo passadas para os outros, certo? hihi ♥
ResponderExcluirVou procurar por algum lugar para doar aqui no Rio, quem sabe eu não faço isso também?
Beijos
Essa semana meu pai fez uma limpeza e pegou um monte de livros que já lemos e doou. Na hora que ele separou uma caixa de livros o meu coração doeu, mas depois pensei em como outras pessoas iam ficar felizes lendo as histórias que me fizeram feliz. E eu também sei que não iria reler aqueles livros, por isso, concordo que se não é um livro que você ame e vá reler então doe.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Ótima ideia.
ResponderExcluirNormalmente eu não tenho livros para doar, mas quando tiver já sei onde doar.
Acho muito legal essa iniciativa de doação de livros. Afinal, se não os queremos mais, não custa nada dar rotatividade a eles, né?!?!
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Quando eu quero doar um livro, eu levo ele pro trabalho.
ResponderExcluirLá, temos um local (uma janela em um corredor de grande movimento), onde colocamos os livros nessa janela e qualquer pessoa pode passar e pegar.
Simples, né?
Eu já peguei váriooooos e doei alguns...hehehe