Resenha - Aristóteles e Dantes Descobrem os Segredos do Universo


Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura Juvenil 
Páginas: 390
Sinopse: Skoob

Classificação:

Olá, tudo bem com você ?

O que falar de um livro que me pegou de surpresa e que sua narrativa envolvente com protagonistas inteligentes e doces?

Acho que por mais que eu diga que o livro é bom, tudo que eu escrever aqui hoje ainda será pouco para definir o que senti lendo esse livro, com certeza se tornou um dos meus queridos, aquele que vou guardar com carinho e com certeza recomendar para todos lerem.

Aristóteles é um garoto de 15 anos, passando pelos conflitos da adolêscencia e puberdade, ele é um garato doce, instrospectivo, não tem amigos, não gosta de assistir televisão e se sente muito sozinho.

Página 120
Quando o granizo e a chuva cessaram, o dia, até então quente, ficou fresco. O mundo todo parecia silencioso e calmo, e eu queria ter essa mesma sensação.

Dante é um garoto da mesma idade que conhece Aristóteles na aula de natação, Dante é totalmente diferente, sabe conversar, não gosta de ficar calado, não tem papas na língua e ama seus pais incondicionalmente.

A amizade dos dois vai crescendo e se tornando muito forte no decorrer do tempo, o livro é narrado em primeira pessoa por Ari como prefere ser chamado.

Ari tem uma mãe muito amorosa que adora tentar adivinhar o que Ari pensa e tenta fazer com que o seu filho fale mais sobre tudo que sente.

Já o pai de Ari é calado, ele fez parte da guerra e talvez os traumas do passado tenham feito seu pai se tornar uma pessoa mais fechada.

Página 150
-Então você e meu pai são os únicos que podem guardar as coisas para si? Ele guarda uma guerra inteira em silêncio. Eu também posso guardar os meus problemas.

A mãe de Ari tenta sempre ficar ao seu lado e tentar fazer com que seu filho se distraia e possa aproveitar a fase da adolênscencia mais tranquilamente, mas Ari é diferente e gosta de coisas diferentes, eu diria que é um personagem muito especial e querido.

Página 155
-Você pode assistir TV - ela disse
- Apodrece o cérebro - falei - Tenho um livro.

Ari tem um tabu dentro de casa que se trata de seu irmão, ele esta preso desde quando Ari era pequeno e desde então nunca mais se fala dentro de casa do irmão dele, é como se fosse um assunto proibido, e isso acaba de certa forma deixando os pensamentos de Ari bem conturbados e até desperta sentimentos confusos dentro de si mesmo.

Página 202
Estar preso é saber que vai ficar lá por muito tempo.
É essa a situação do meu irmão. Preso. 

Dante sempre conversa com Ari mas também não consegue entender o que se passa dentro de Ari, pois ele sempre é muito calado, instropesctivo e os dois acabam sempre fazendo o que muitos meninos fazem, simplesmente riem de tudo e de nada e ficam horas fazendo isso apenas sorrindo.

Página 228
Um monte de gente no mundo mataria para ter o que eu tenho. Então por que eu não era mais agradecido? Porque era um ingrato, só isso.

Ari e Dante acabam se vendo apenas no verão pois o pai de Dante trabalha em outro lugar e então os dois amigos começam a falar por carta, Dante manda duas cartas por semana, Ari manda uma no mês e quase não conta o que faz.

Os dois passam por todas as situações típicas da adolêsncencia como beber, beijar, namorar, descoberta da sexualidade e inclusive o uso de drogas.

Mas o mais importante disso tudo é o amor que construímos durante toda uma vida, o quanto o diágolo é importante  e o quanto o amor dos pais são verdadeiro idependente das escolhas que os filhos façam.

Página 349
- Ainda dói muito?
- Muito, Ari. Mesmo depois de tantos anos.
-Sempre vai doer?
-Sempre.
-Como você aguenta?
-Não sei. Cada um tem seu fardo. Todos têm. Seu pai tem que aguentar a guerra e o que o Vietnã fez com ele. Você tem que aguentar as dores e se tornar homem. E como deve doer, não é, Ari? 
O livro é um primor, tudo na medida certa e com um final inusitado e esperado de alguma forma, mas que me surpreendeu muito e me fez amar demais esse livro.

Com certeza todos os elogios ou descrições que colocar aqui ainda não serão suficientes para descrever os sentimentos que esse livro despertou em mim.

Página 350
-Hijo de mi corazón, vou contar um segredo. É você que me ajuda a aguentar.Você me ajuda a aguentar todas as perdas. Você, Ari.
Os dois personagens são americanos mas com familias mexicanas então tem muitos traços do México entre eles, e a abertura do livro se passa nos anos 80 com a música Labamba acordando Ari, então como esse é o quarto livro da maratona #eusoudoidera escolhi essa música para colocar aqui na resenha.



A edição do livro está perfeita, os diálogos são curtos, capitulos pequenos, capa está linda e com certeza esse livro é um dos meus preferidos do ano.

Meu conselho é simplesmente que você leia esse livro e sinta tudo que eu senti lendo ;)

Beijos 

Até mais...



28 comentários :

  1. Olá, Andressa
    Desde o lançamento quero ler esse livro. Deve ser uma história muito bonita de amizade entre dois adolescentes. O título do livro é super legal.
    Adorei a escolha da música.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh!! eu quero MUITO esse livro! <3 *apaixonada*

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, a sinopse do livro é muito bacana também.
    Quero muito me surpreender com esse final também.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha, terei que ler esse livro. Gostei tb da música que vc escolheu haahah. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ouvi falar sobre esses livros em um canal e achei a trama dele bem interessante! Quero muito lê-lo, pois parece ser um livro sensacional!
    Aliás, sua resenha ficou maravilhosa! Parabéns!

    Beijos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a capa, mas ainda não tinha parado pra conhecer a história. Parece ser bem legal, me deixou curiosa.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  7. Dressa!! Estava esperando ansiosamente por essa resenha!! Só leio elogios para o livro e a vontade de ler já cresceu por aqui!! Ver a sua empolgação com a história só me deixou mais e mais curiosa!! Rssss

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olha, já gostei viu, a musica também amo, gosto muito da dica dos seus livros, e esse vai pra minha list ade quero ler, valeu a dica, beijos.

    http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha! Sério mesmo, pois pela capa e sinopse eu não dava nada pelo livro, mas a sua resenha me fez querer este livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Vou seguir seu conselho e ler o livro assim que puder.
    Gostei de seu entusiasmo na resenha . O que despertou o desejo de saber com detalhes sobre essa história.
    A capa também é bem original!

    ResponderExcluir
  11. Já havia gostado do livro só pela capa e o titulo, mas agora que você deu 5 de classificação e com essa sua falta de palavras gostaria mais lê-lo ainda.... beijosss

    ResponderExcluir
  12. Vamos começar pela capa que convenhamos é linda demais eu amei. Quando li a sinopse coisa que nunca faço já me apeguei a história, e agora depois da sua resenha com certeza tenho motivos de sobra para ler!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Nossa Dressa, que empolgação! rs
    Já estava com vontade de ler o livro, agora essa vontade aumentou ainda mais.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está na minha lista dos mais desejados.... e sempre vai ganhado mais terreno... agora que me falta é somente ganha-lo ou sobrar um dinheirinho pra poder comprar.

    ResponderExcluir
  15. Muita gente se surpreendeu com esse livro, assim como você. De início ele não me chamou atenção, mas com tantas resenhas positivas, como não ficar curiosa?
    Quero muito ler! :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Dressa, tudo bom?
    Eu gostei bastante da leitura desse livro, mas me incomodei um pouco com a deprê do Ari. Dante é um super fofo e carismático. Um livro dinâmico que nos ensina muita coisa sobre a vida.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa.
    Vi várias resenhas positivas sobre esse livro. Gostei da temática sobre amizade entre Ari e Dante e também as suas relações com os pais. A história parece ser muito bonita. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  18. Quero ler esse livro, já li várias resenhas falando bem do livro, porém ainda não encontrei na única livraria que fica a aprox. 70km da minha cidade e nem em lojas online :(

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha deixa com mta vontade de ler o livro! Antes de ler a resen eu imaginava que se tratatava de uma historia completamente diferente! Haha engraçado como julgamos o livro pelo nome ou pela capa! Bjinho

    ResponderExcluir
  20. É a segunda resenha que leio falando muito bem desse livro. Confesso que ele não tinha chamado muito minha atenção, acho que por causa do nome comprido, mas agora está na minha lista dos desejados! Parece ser uma história muito comovente, com personagens que cativam e encantam a gente.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, a resenha foi escrita com tanto amor e admiração pelo livro que não tem como não ter vontade de lê-lo.

    Dica de leitura anotada. =)

    Gosto de livros que falem de amizade, cumplicidade. O fato de Ari ser introspectivo me parece vir de família, seu pai. Bom... me pareceu ser um livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  22. Tenho visto muitos blogueiros falando sobre esse livro e o quanto ele é maravilhoso, mas não adianta...nenhuma resenha consegue despertar aquela necessidade alucinada de ler este livro, sabe? De sair correndo pra livraria e adquirir o meu exemplar dessa história. Acho que pelas resenhas e sinopse, eu tenho a impressão que será apenas um livro morno pra mim. Mesmo vocês blogueiros dizendo que é um primor.
    Mas curti a escolha de La Bamba. Deu pra remexer o esqueleto aqui.
    =)

    ResponderExcluir
  23. Vc me deixou curiosa pra conhecer o ari agora qro mto ler esse livro vc descreveu com tanta paixão ..

    ResponderExcluir
  24. vi algumas resenhas desse livro que me atraiu muito, ja até adc na minha lista de desejados, espero poder ler logo esse livro, achei a capa bem legal tbm *-*

    ResponderExcluir
  25. Li a resenha, me deu vontade de ler logo o livro.kkk Fiquei bem curiosa para saber o final !

    ResponderExcluir
  26. Resenhas realmente é algo que contribui muito para uma pessoa se interessar por um livro, a forma como você demonstra o interesse pelo livro chama atenção de outras pessoas e as faz ficar interessada. Eu me interessei bastante por este livro. A capa é magnifica, e a sinopse é bem chamativa.

    ResponderExcluir
  27. Essa capa é tão perfeita *-----------*
    Mas não sei se leria o livro, pois não é um gênero que eu curta muito, mas talvez se eu tiver a oportunidade eu acabe lendo ^-^

    ResponderExcluir
  28. Oie querida amiga, tudo bem?
    Estou passando aqui para conferir sua resenha, porque eu por várias vezes passei na frente desse livro na livraria, olhei e não me chamou atenção. Então vim aqui para ler a sua resenha para ter mais certeza do que se trata e sinceramente gostei bastante da história.
    Eu estava super em dúvida em comprar o livro e agora nem tenho do que reclamar. Acho que vou me arriscar em tê-lo na minha listinha, até porque fiquei admirada com tudo que você disse e espero gostar tanto como você gostou. Parabens pela sua resenha. Só por sua causa que acabei me decidindo em comprar o livro.

    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir