Resenha - O Teste


O Teste 
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Gênero: Literatura Estrangeira / Distopia
Páginas: 318
Sinopse: Skoob

Classificação:


Olá, tudo bem com você ?

Para quem gosta de dispotias como eu esse livro tem tudo que gostamos na medida certa e que te faz prender atenção até o último momento.

Cia Vale é a protagonista da história, o livro é narrado em primeira pessoa por Cia que tem 16 anos e acaba de concluir seus estudos, onde ela mora na colônia Cinco Lagos, terá a sua  formatura que  também é considerado a passagem de adolescente para adulto e normalmente é quando ocorre a chamada dos alunos mais inteligentes para o Teste.

A Comunidade das Nações Unificadas é que comanda todo o teste e que também chama os escolhidos, Cia sempre sonhou em participar do Teste, ela sempre foi uma ótima aluna e estudava muito justamente para alcançar seu objetivo.

Apesar de sua familia não querer que ela seja selecionada para O Teste, o sonho de Cia acaba se realizando e sem muito tempo a perder prepara uma mala com poucos perteces pessoais para embarcar no famoso e temido Teste.

Chegando no local do Teste Cia é encaminhada para um quarto com outra garota chamada Ryme  moradora de outra colônia, ela também se junta a outros moradores de colônias diferentes e também alguns da mesma colônia que ela.

Colônia seria o bairro que cada um vive, é uma comunidade onde todos lutam para sobreviver sem ajuda de outras colônias.

O primeiro teste a qual Cia passa é de perguntas e respostas de conhecimentos gerais, antes de sair o resultado eles são encaminhados para o quarto e precisam ficar esperando serem anunciados para saber se passaram para a próxima fase ou não.

Isso faz deixar Cia nervosa e muito apreensiva pois o teste tem tempo e ela e seus amigos não conseguem responder todas as perguntas a tempo.

Cia conhece Tomas morador da mesma colônia que ela com quem ela se sente muito atraída, claro uma distopia sem romance não teria a menor graça, mas não espere nada meloso pois Cia é uma personagem forte, destemida e sabe muito bem o quer, finalizar o Teste.

Porém nem tudo é fácil, além da pressão que tem ao fazer cada teste diferente e ficar na expectativa de passar para a próxima fase ou não, algumas supresas desagradáveis acontecem e é nesse momento que a leitura se torna viciante.

Página 93
Então eu a vejo, pendurada numa corda colorida Pendurada no teto. Rosto vermelho inchado. Olhos esbugalhados de horror. Pescoço marcado e sangrando onde ela lutou por instinto ou porque mudou de idéia. Eu grito quando a relidade do que vejo me atinge. Forte.

Cia passa por outros testes de perguntas e respostas, e também por uma espécie de dinâmica de grupo ao qual ela percebe que está havendo um tipo de trapaça para tirarem ela do Teste, nem tudo é como ela pensou, e nem todas as pessoas são confiáveis como imaginou.

O livro é cheio de tensão, e  esse Teste deixa todos com os nervos a flor da pele, a última fase do Teste é um teste prático onde todos os selecionados são jogados em uma cidade devastada pela guerra nuclear a qual existia vida humana mas que hoje é completamente abandonada.

Essa parte lembra muito o livro Jogos Vorazes no primeiro volume, mas a autora conseguiu criar uma história diferente e muito envolvente.

Nessa cidade abandonada Cia e Tomas se encontram para enfrentarem essa fase juntos e acabam encontrando animais modificados geneticamente uma espécie de humano com animais juntos, que querem destruir os humanos a qualquer custo.

Eles precisam correr contras esses perigos e também para chegar na linha de chegada que é onde o teste prático termina.

Página 250 
Os melhores líderes cometem erros e aprendem com eles. Os melhores líderes nunca cometem esses erros novamente. A única maneira pela qual você pode aprender é se entender os erros cometidos. 

O livro é de tirar o folêgo com toda a certeza, e já se tornou minha distopia queridinha depois de Divergente, a edição , a letra e a capa estão de parabéns adorei o livro, e na orelha do livro ainda vem um marcador para ser destacado o que achei ótima a idéia.

O livro se trata de uma trilogia e o lançamento do segundo volume deve vir ainda esse ano, os direitos do livro já foram comprados pela Paramount e em breve teremos o filme dessa distopia maravilhosa, que mal posso esperar para assistir nas telonas, enquanto isso me contento ao ver a capa do segundo volume da trilogia:



Página 257
Engraçado, mas desistir é a última coisa que eu faria. Não depois de tudo o que testemunhamos e as coisas que fomos forçados a fazer. Desistir seria como admitir que nada importou. E precisa importar. Precisa ser lembrado.

Como esse é o sexto livro lido na maratona de férias #eusoudoidera escolhi uma música de ação pois é isso que representou o livro para mim.




Beijos

Até mais...


19 comentários :

  1. Oi Andressa, não tinha dado bola pro livro, mais isso foi até ler a sua resenha, agora eu desejo este livro, pelo que vi, tem todos os atrativos que adoro num bom livro, vou colocar nos desejados agora!!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amo distopias e fiqueo morrendo de vontade de ler esta,mas vou esperar os tres livros sairem...senao fico tensa de querer saber o resto e nao poder! Kkkk bjinho

    ResponderExcluir
  3. Estou super curiosa pra ler esse livro e sua resenha aumentou ainda mais minha curiosidade. Distopias estão super no auge e esse parece ser realmente um ótimo livro, cheio de ação e aventura.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Oi :)

    Já adicionei O Teste a minha lista de leituras e não vejo a hora de dar início a leitura. Amei a capa do segundo livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dressa eu adorei esse livro, aventura ótima para uma distopia, adorei a música adoro Limp Bizit!
    bjkas

    ResponderExcluir
  6. Eu vou esperar pelo filme como fiz com Divergente porque estou com tantos livros para ler e se eu me jogar mais nesta saga acho que não vou querer parar!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler O Teste por ler ótimos comentários sobre ele.
    São leituras que geralmente não leio, mas gostaria de experimentar!

    ResponderExcluir
  8. Estou com muita vontade de ler esse livro. Eu amo distopias, nunca me canso delas. Mas como tenho muitos livros pra ler ainda, vou esperar todos os volumes serem lançados, assim posso ler tudo de uma vez. Adorei a música!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa.
    Também AMO distopias e quero ler O teste desde o seu lançamento.
    Parece que a narrativa é bem envolvente e cheio de ação. A Cia parece ser uma ótima personagem, bem inteligente e corajosa.
    Adorei a música que você escolheu.

    ResponderExcluir
  10. Sei lá, acho que já li tanta distopia que nenhuma mais consegue se destacar, o livro parece bom eu que já to cheia desse genero, bjocas!!!

    ResponderExcluir
  11. Esse é aquele livro que te engana pela capa né. Não me importei muito com ele, mas agora fiquei super interessada em ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Essa semana esse livro estava gratuito no Amazon, mas creio que seja apenas uma parte para "degustação", fui verificar é ele termina na prova 1. Não é meu tipo de leitura, acho que nunca li nada nesse gênero, mas gostei muito da resenha, da maneira empolgante que foi escrita, talvez eu leia o q eu tenha no kindle para ver se gosto. Nunca li esse gênero então é até injusto falar com certeza que não gosta de alguma coisa sendo que nem tentou ler algo.

    Parabéns pelo blog, estou gostando.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  13. Vou ser sincera...não li sua resenha, pois estou lendo este livro agora. Estou na parte em que a Chi e os outros 3 formandos são informados que eles foram selecionados para O Teste. Parece ser algo bem parecido com Jogos Vorazes até o momento, a diferença é que a personagem esta bem animada por ter sido escolhida para o teste, enquanto em Jogos Vorazes o pessoal já sabia que não era uma boa ser selecionado para os jogos. Vou continuar minha leitura e depois digo o que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Preciso ler esse livro! Ainda mais por ser usa distopia queridinha depois de Divergente,rs, amei Divergente!
    Estou super curiosa mesmo, para saber o que realmente é esse teste. O que acontece nessa cidade abandonada, tudo!
    Esse vai ser um dos poucos livros que vou comprar antes da Bienal, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amo distopias, esta pareceu um pouco com jogos vorazes. Achei bem interessante, mas como é trilogia, vou esperar sair todos, para não ficar sofrendo de curiosidade. kkk

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu também adoro distopia, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quero muito *---------*

    ResponderExcluir
  17. Não é de hoje que eu tenho estado de olho neste livro. Já li diversas resenhas sobre ele e tenho me interessado cada vez mais por ele. Espero em breve ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. As capas dos livros dessa trilogia são lindas, eu acho e nao vejo a hora de poder conhecer Melancia... hahahaha
    a maioria das resenhas que li a respeito foram positivas e isso só aumenta minha vontade de ler logo o livro, adoro esses livros de tirar o fôlego *-*

    ResponderExcluir
  19. Oi Dressa, tudo bom?
    Nossa, esse livro é uma das melhores distopias que eu já li. Como você disse, a leitura é eletrizante, envolvente e super dinâmica. As provas do teste são angustiantes e gostei muito da força de vontade da Cia.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir