Resenha - Reconstruindo Amelia


Reconstruindo Amelia
 Autor: Kimberly McCreight
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Policial
Páginas: 352
Sinopse: Skoob

Avaliação:

 Oi gente, tudo bem?

Eu estou muito feliz, pois hoje venho, pela primeira vez aqui no Livros e Chocolate Quente, conversar com vocês sobre livros (que é um assunto que todos nós amamos!).

Eu sou uma fã assumida de romance policial, então, quando surgiu a oportunidade de ler Reconstruindo Amélia, fiquei super animada e passei o livro na frente de todos os outros da minha listinha de leitura, preciso dizer a vocês que não me arrependi.



A história começa quando Kate, uma advogada muito ocupada de Nova York, recebe um telefonema no escritório em meio a uma reunião importantíssima. Aquele não era o melhor momento para pedir licença ao cliente e tratar de assuntos particulares mas, se era a respeito de sua filha Amélia, qualquer coisa podia esperar. As notícias não eram boas; sua filha, que até então era uma aluna exemplar, fora pega plagiando um trabalho escolar e suspensa. Como se não bastasse, ela teria que ir até o Brooklyn buscá-la e a escola não parecia querer esperar mais do que 20 minutos.

Desde o nascimento de Amélia, Kate se cobrava por ter tão pouco tempo para dedicar à filha. Mãe solteira, grande parte do seu dia ela passava no escritório, mas sempre compensava tentando dedicar à filha tempo de qualidade, apesar de curto. 

Só em chegar perto da escola, Kate soube que algo a mais tinha acontecido: carros de polícia e bombeiros para todos os lados. Um corpo ao chão coberto e uma bota de adolescente deixada ao lado. A bota de Amélia. Ela se jogou do telhado, concluiu a polícia.

Contudo, Kate não podia concordar com aquele laudo. Conhecia bem sua filha e sabia que ela nunca tiraria a própria vida e parece que alguém mais pensava assim, pois Kate passou a receber mensagens anônimas com a frase "Amélia não pulou".

Isso foi o suficiente para a reabertura das investigações e, a partir desse momento, nós leitores somos praticamente sugados para o mundo de Amélia.

Todos os arquivos do computador de Amélia, as mensagens do celular, e-mails, posts foram entregues à Kate que passou a analisar cada detalhe da vida da filha, à procura de algo que pudesse explicar o que realmente tinha acontecido. Ao encontrar 22 bilhetes com a mensagem "Eu te odeio" na gaveta do quarto, Kate teve certeza que não se tratava de suicídio.

Somos apresentados aos alunos de Grace Hall, escola de Amélia e, principalmente aos clubes (como as fraternidades que sempre vemos nos filmes). A cada novo capítulo, uma mensagem suspeita transformava toda a investigação.

Achei muito interessante a forma como a história foi abordada. Ao mesmo tempo em que Kate tinha que enfrentar uma faceta da filha que até então não conhecia, seu próprio passado era trazido à tona.




















Os capítulos são alternados entre Amélia e Kate. Os de Amélia sãonarrados em primeira pessoa e recheados das mensagens trocadas em seu celular e dos posts do facebook. Foi ótimo poder ler Amélia em primeira pessoa, pois acompanhamos exatamente o que acontecia com ela e o caminho que ela percorreu até a sua morte.

Os de Kate, por outro lado, exigiram um pouco mais de atenção, pois falavam tanto do passado (época do nascimento de Amélia) em primeira pessoa, quanto do tempo atual, em sua busca pela verdade, narrado em terceira pessoa. Confesso que algumas poucas vezes tive que voltar para olhar a data no início do capítulo, mas nada que me atrapalhasse, pois logo a gente pega o jeito.

Eu simplesmente adorei a narrativa, me envolveu do início ao fim da história e, a cada desdobramento, eu ficava mais curiosa para saber o que de fato aconteceu no telhado da escola. Preciso avisar que Amélia passou por conflitos muito sérios e se você gosta de histórias mais leves pode sentir um pouco. Por outro lado, a forma de escrita da autora não deixou que a leitura ficasse muito pesada.

Eu terminei de ler o livro e já corri para o computador para contar para vocês, então não tenho ainda uma opinião formada sobre o final, mas posso dizer que me surpreendeu.

Se você, assim como eu, adora um romance policial, não vai querer ficar de fora das investigações sobre a morte de Amélia.

Espero que gostem!

Até a próxima,

Mari Sacramento





19 comentários :

  1. Oi Mari, (xará) kkk
    Eu, particularmente, adoro finais que me surpreendam.
    Mesmo que sejam esses finais que a gente não consegue definir se gostou ou não. Talvez esses até mais. kkkk Foi o caso com A Menina que Não Sabia Ler. Gosto de finais impactantes e por ler bastante, sempre buscamos livros que fiquem marcados na nossa memória. Sua resenha tá muito muito boa mesmo. Bem detalhada e argumentada. Vi na página da Arqueiro, parabéns!

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa resenha,sua escrita eh mto boa!!!
    Ja tinha lido sobre este livro e me interessei,agora fiquei ainda com mais vontade de ler! Deve ser interessante essa narrativa alternada entre Amélia e sua mae! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari.
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Achei a narrativa bastante interessante, intercaladas entre Amelia e Kate. Com a narrativa de Amelia por meio das mensagens de celular e post do facebook em primeira pessoa e as de Kate em terceira.
    Fiquei curiosa para saber o que realmente aconteceu.
    Espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  4. Oi,Mari
    Assim como você adoro um romance policial.
    Gostei muito de toda trama do livro.
    Essa investigação realizada pela mãe,para descobrir o que realmente aconteceu com a filha me fisgou.
    Gostei da resenha e pretendo ler o livro!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mari....
    Estou aqui aos suspiros com a sua resenha, porque também gosto de um bom romance policial e esse me parece ser dos bons... confesso que pelo título e capa eu não havia me interessado pela leitura tanto que nem a sinopse eu tinha lido, mas depois de sua resenha tudo mudou na minha mente e tratei de colocar esse livro nos meus desejados no skoob... menina amei a narrativa e a premissa do livro... Foi muito esclarecedora a sua resenha. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meu senhor dos livros que me ajude, ao ler tua resenha sobre este libro aumentou minha vontade de ler, fiquei querendo esse livro tipo pra já ! kkkk
    Gosto de romances policiais, desse suspense que eles geram, geralmente intercalo um romântico bem meloso, com um policial bem elétrico.
    Com toda certeza este livro entrou na minha lista de livros pra comprar o mais rápido possível !!

    bj.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari meus parabéns primeira resenha no LCQ, bom já li várias resenhas suas e continua impecável, esse livro será minha próxima leitura em parceria com a editora!
    Sucesso a todos!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está na minha lista de desejados desde que soube do seu lançamento. Estava doida pra ler uma resenha sobre ele e agora que eu li fiquei desejando ainda mais!! Parece ser uma narrativa envolvente, fiquei curiosa em saber o que a mãe descobrirá sobre Amélia.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo romance policial!!! Não posso ver um romance desse tipo que já entra logo pra minha lista de futuras leituras! Estou louca para ler esse livro, desde que vi o lançamento e pretendo adquiri-lo muito em breve. Tipo...semana que vem quando sair meu pagamento! Hahahahaha
    =)

    ResponderExcluir
  10. A capa não chamou minha atenção e nem a sinopse do livro, faltou algo a mais que fizesse com que eu ficasse interessada.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto o livro, mas nunca cheguei a ler a sinopse, pois a capa não chamou minha atenção, e por isso não cheguei a me interessar pelo, mas depois da sua resenha mudei completamente de ideia, é quero muito ler agora *-----*

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, tudo bom?
    Bem vinda querida! Nossa senhora, se eu já queria ler esse livro antes, depois da sua resenha eu fiquei mais ansiosa.
    Eu amo essas tramas policiais e a sinopse desse livro me conquistou e cara. Fico curiosa para saber de onde vem as mensagens e qual o desfecho dado para a trama. Enfim....ansiosa para ler. AMEI a resenha!
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Também adoro livros policiais e fiquei bastante curioso com esse.
    Adorei sua resenha, já adicionei na infinita listinha xD

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari, não lembro de ter lido algum livro de romance policial, se li foi a bastante tempo. Gostei bastante da sua resenha, bem empolgante, me fez ter vontade de ler esse livro e descobri o mistério da vida e morte da garota.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  15. Adoro romance policial e a dição desse livro parece ser bem legal também, adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Com certeza sou como você e adoro romances policiais. Estou louca pra ler esse livro desde que o vi na listinha de lançamentos. A história realmente parece ser muito boa. Quero muito ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  17. Amo romance policial, foi por causa deles que comecei a gostar de ler *-*
    sou fã da Agatha, pra mim ela é a melhor s2.
    Então desde que eu vi o lançamento desse livro e li a sinopse ja me interessei, fiquei curioso pra saber sobre essa investigação, os misterios, enfim tudo que eu gosto *-*

    ResponderExcluir
  18. Desses últimos lançamentos este livro é um dos que eu quero muito ler. Espero gostar da leitura e me surpreender também.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Tenho que confessar que desde que esse livro foi lançado eu estou interessada em comprar. Só que na saraiva infelizmente só tem DIGITAL e eu não curto. Tenho que esperar sair nas livrarias mesmo para poder comprar o meu exemplar. Se eu nào conseguir pegar agora, vou ver se pego na BIENAL DO LIVRO, pois a minha lista está IMENSA.

    Eu quero muito ler esse livro.
    Espero poder gostar tanto como você gostou, até porque sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler. Parabens amiga =] Sucesso

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir