Resenha - Um Cântico de Silêncio


Um Cântico de Silêncio

Autor: Samuel Cardeal 
Editora: Letras e Versos
Gênero: Literatura Brasileira / Drama
Páginas: 222
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você?

Esse livro chegou até mim através de um book tour realizado pelo blog Meu Mundinho Ficticio, e o autor do livro é colunista também do mesmo blog.

O livro é narrado em terceira pessoa e as letras são muito pequenas, confesso que isso me incomodou um pouco na leitura, o fato de ser em terceira pessoa não me incomoda mas em alguns momentos o autor teve que dar explicações para quem lia e isso acho que incomoda a leitura pois faz sair da história e perder um pouco a concentração.

O protagonista da história se chama Renato, ele é viciado em bebidas alcólicas, negro, professor universitário e desde que perdeu sua mulher e seu filho em um acidente de carro, ele se jogou ao vício da bebida, bebe tanto que é encontrado quase sem vida em um dia de chuva, mas consegue ser levado a tempo para o hospital da cidade.

Esse hospital ao qual Renato é levado é ministrado por freiras e padres, lá mora crianças abandonadas e conhecemos a Lúcia uma garotinha magrinha que tem apenas 10 anos e apesar de ser muda ela é muito esperta e sabe ler e escrever muito bem.

Lúcia sofre maus tratos dentro do orfanato, onde a freira Pietra lhe faz de empregada, então Lúcia acaba tendo medo de dormir e ter pesadelos e então resolve sair pelos corredores dos hospitais até encontrar Renato.

O caminho dos dois se encontram e apesar dos problemas pessoais que os dois enfrentam, inclusive até uma repulsa da parte de Renato perante a menina , aos poucos o relacionamento dos dois vão melhorando e Renato tenta adotar a menina Lúcia.

Porém exatamente quando Lúcia se sente feliz em ser adotada e sair do orfanato, seu pai biólogico aparece e começa toda a ação do livro.

O começo do livro é um pouco cansativo mas depois que começa a ação a história evolui e dá para se ler facilmente.

Impossível não ficar com raiva dos personagens maldosos da história como a freira Pietra e o pai biológico, encontrei alguns erros de digitação, e achei muitos termos de difícil compreensão, mas não chegou a atrapalhar a leitura.

Gostei da história , aborda o vício da maneira como ele é e principalmente o amor que pode mudar as pessoas sempre para o bem.

Página 101
Deus tem um plano para cada um de nós, mas apesar de não conhecermos esse plano, devemos seguir nosso coração para a fazer a vontade do senhor. O Pai age de formas misteriosas mas no fim, Ele sempre nos direciona para o melhor caminho. Não se preocupe com o futuro, siga seu coração que ele te levará pelos melhores caminhos.


Uma coisa que achei interessante no livro é abordar a linguagem dos sinais, como a protagonista é muda ela aprende libra e isso é mostrado no livro, nunca tinha visto essa linguagem abordada em algum livro e achei muito interessante.

Beijos

Até mais....



17 comentários :

  1. Bom dia Andressa! Não conhecia o livro e gostei d história dele. Parece que a história demora um pouco pra engrenar, mas depois fica muito boa, né? O fato de ter letras pequenas me incomoda um pouco na hora da leitura, pois costumo ler a noite e já não enxergo muito bem... rsrs Fiquei muito curiosa em como a língua de sinais é abordada no livro. Estudo libras há mais de um ano e também nunca tinha visto um livro que abordasse esse assunto.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Sério isso? Livro cansativo, com letras minúsculas e somente legal...tô fora! Já tenho uma lista enorme de livros maravilhosos pra ler que ainda estou atrasada, pra quê vou colocar um livro desse na minha lista de futuras leituras? Nem pensar!

    ResponderExcluir
  3. Livro com letras pequenas também não gosto... pelo tamanho da resenha (comparada as outras que li aqui) a forma nada empolgante que vc descreveu o livro, não me animei a lê-lo apesar de gosta de livros em que a superação é abordada, o tema adoção também gosto mas não me animei a ler o livro.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente essa coisa de parar para explicar no meio da leitura é desgastante, mas se a história for boa vale a pena, pela resenha que li sua aqui sei lá, achei que é muito drama, drama é legal mas parece que esse tem em demasia. Bom só lendo p saber, beijinhos

    http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Livros com letrinhas pequeninas,também me atrapalham.Cansa demais!
    Se fosse um presente ou algo assim eu leria o livro,
    mas tenho outros livros que dou prioridade.

    ResponderExcluir
  6. Até fiquei com vontade de ler pq parece ser uma historia bonita, com o Renato querendo adotar a pequena Lucia...tive vontade de ler sim
    Mas ando meio receosa com autores nacionais depois de ler alguns libros bem ruins..haha
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter uns errinhos de digitação e de ter um inicio um pouco cansativo,. a história parece ser bem interessante, principalmente pelo tema abordado.
    Fiquei bem curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. Achei algumas partes do livro interessante, como a linguagem de sinais e a forma como é retratado o alcoolismo e os "cuidados" com crianças de orfanatos. Mas, letra pequena, início lento e explicações da parte do autor para que o leitor entenda o que está acontecendo é um pouco desmotivador.
    Não fiquei com muita vontade de ler o livro =/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dressa, tudo bom?
    Estou nesse booktour e fiquei curiosa com a história. Achei bem bacana porque fala de assuntos importantes como o perigo do alcoolismo e a adoção. Apesar dos aspectos negativos que você citou, acredito que o livro possa surpreender.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ter uma história bem tocante e bonita. Gostei da resenha :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei Dressa,
    Obrigada por ser a primeira leitura do meu primeiro booktour, rs
    Eu também gostei muito do livro abordar a questão da linguagem dos sinais. Sobre a letra, não posso opinar, rs. Não vi o livro físico ainda, tenho que pegar o meu com o Samuel, rs, mas tem um tempão que não nos vemos pessoalmente, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha ouvido falar desse lançamento, mas não sabia do que se tratava, emfim é uma ótima resenha, beijos Andressa!!!

    ResponderExcluir
  13. Sempre tento ler alguns livros com linguagem complicada, com alguns termos não muito usuais, mas prefiro aqueles livros em que a leitura flui de uma tal forma que você nem vê o tempo passar. São esses livros que me ganham, mas quem sabe um dia eu tente ler este livro, tem um enredo bem interessante ...

    bj

    ResponderExcluir

  14. Até hoje eu nunca comprei nada que tenha me desapontado, então fico com receio de comprar alguns livros. Este é um deles, a história me pareceu interessante, mas nem tanto, fico na dúvida.

    ResponderExcluir
  15. Achei o enredo do livro bem interessante, mas sei lá, não sei se leria :l

    ResponderExcluir
  16. To correndo desses livros que começam cansativos, mas achei bem interessante tbm esse lance de abordar linguagem de sinais, tbm nao tinha visto um livro falando disso.

    ResponderExcluir