Resenha - A Máquina de Contar Histórias


A Máquina de Contar Histórias
Autor: Mauricío Gomyde
Gênero: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 191
Sinopse: Skoob

Classificação:


Olá, tudo bem com você? 

Esse é o primeiro livro que leio do Maurício Gomyde e logo que chegou não hesitei em ler rapidamente, o livro tem apenas 191 páginas e li em apenas um dia e realmente o autor escreve muito bem, porém a história em si achei um pouco fraca.

Vinicius Becker é um escritor famoso, escreve por encomenda todos os seus livros como se fosse uma máquina, sempre sonhou em ser escritor e deu toda sua vida para esse sonho ser realizado.

Porém em um dia de festa para ele, que é lançamento do livro, é um dia terrível  para sua filha Valentina que acaba de saber que sua mãe morreu.

Viviana logo depois que teve sua filha mais nova chamada Vida, descobriu estar com leucemia e ficou por quatro anos lutando contra essa doença terrível.

Vinicius Becker apesar de conseguir expressar com maestria todos os sentimentos que se vive em uma família pois é um aclamado autor de romances, nunca viveu as experiências que relata apenas em seus livros, nos momentos que sua família mais precisava dele ele se afastou para escrever seus romances e ficar apenas no mundo da literatura.

Vinicius aos saber que sua esposa morreu, tenta recuperar o passado, onde perdeu momentos com sua esposa e suas filhas, seu maior bem. 

Valentina tem 16 anos e Vida apenas 4 anos, a primeira não vê Vinicius como um pai, pois sempre que ela precisou dele ele estava ausente, já a mais nova encara tudo como uma grande festa.

Juntos eles vão tentar reconstruir a família que se perdeu com a morte de Viviana e tentar recuperar o tempo perdido.

Página 68
- A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença.

A família embarca para um viagem para três destinos diferentes , onde vão se conhecer, reconquistar o amor esquecido e aprender um com o outro não importa a idade.


Página 126
Agradeço pelo toque. Talvez seja algo que eu sempre tenha precisado ouvir e ninguém tenha me dito. O fato é que as pessoas não têm a sua "visão de dentro" . Podem até me achar mesmo parecido com as coisas que eu escrevo, mas ... No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade. 

A história é rápida, direta e com muitas dicas para quem deseja também escrever um livro, fala de aproveitar as pequenas coisas da vida e também mostra o lado do autor que mesmo escrevendo belas coisas nem sempre ele vivenciou tudo aquilo, afinal o poder da escrita te dá vários poderes.

Gosto muito de livros que passam uma mensagem para a vida em forma de história isso me faz sentir mais próxima da realidade, porém achei a história como um todo um pouco fraca, até porque que marido vai saber que a esposa tem câncer a abandona-la no momento que ela mais precisa dele? 

E a esposa amar o marido até mesmo sendo abandonada por ele e entender que a vida que ele leva é importante para sua carreira?

A edição do livro está maravilhosa, os capítulos parecem com siglas de um rádio para tocar uma música e as letras por cima deram um charme ao livro.





Gostei da leitura leve e despretensiosa, apesar da história em si ser um pouco fraca, pretendo ler em breve mais livros do autor, já que sempre ouvi falar muito bem dele, para ter mais uma opinião sobre.

Esse é o segundo livro lido na II Maratona Literária de Férias e como cada livro precisa ter uma música escolhi essa que retrata bem o que senti lendo e também tem referência no livro.


Jota Quest - O Sol




Beijos 

Até mais...





18 comentários :

  1. Eu estou doida para ler esse livro! Eu amei a capa e me interessei pela história.
    Gostei da sua resenha e espero ler o livro em breve =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa :)

    Estou com muita vontade de ler esse livro, mas confesso que fiquei apreensivo, pois você disse na resenha que a história em si é fraca... Vamos ver!

    PS: Tenho colegas que já leram todos os livros do Maurício e disseram que esse é um dos mais fracos. Será? Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dre, tudo bem?

    Tb curto livros que trazem alguma lição. Esses pra mim são os melhores. Não são apenas um passatempo, sabe? Tenho visto esse livro em muitos blogs e achei a premissa interessante. Pena que vc achou a história fraca

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Eu quero muito ler esse livro!
    Toda essa história dramática,aí não sei se sinto raiva ou o que pelo Vinícius,se eu fosse filha dele também não o perdoaria tão facilmente,mas pelo menos ele está tentando reerguer sua família mesmo que seja depois da morte de sua esposa e das milhares de burradas que ele fez.
    Ah ,adorei a música que tu escolheu,boa sorte na maratona!
    beijos♥

    ResponderExcluir
  5. Ei Dressa,
    esse parece ser um livro bem bonitinho mesmo. Também gosto de livros que passam lição de vida.
    Sobre o marido abandonar a esposa doente, isso infelizmente não é tão irreal, só não é humano. Irreal é ela aceitar e continuar amando e justificando, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dressa, tudo bom?
    Gosto de livros que deixam uma lição para o leitor. Sempre me recomendaram esse autor e quero muito conhecer a escrita dele. Mesmo que a história não tenha te empolgado tanto, eu estou MUITO curiosa para lê-lo. Gosto muito da capa escolhida pela NC.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah, o Gomyde, sempre arrasando nos livros!
    Eu já era apaixonada por ele e agora eu não posso perder esse livro. FANTÁSTICO!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha. Esse livro parece ser tocante e encantador. A capa é muito bonita.
    Gostei muito da escolha da música. Pela sua resenha, ela combina com o livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu estava com uma grande expectativa pelo livro e e agora desanimei completamente de lê-lo . Vou esperar um pouco mais para ler .

    ResponderExcluir
  10. Tenho vontade de ler o livro e conhecer o trabalho do autor.
    Tenho lido muito sobre o livro e fiquei curiosa em ler.
    E achei a capa interessante e diferente.

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma história linda de ser lida!!! Mais um para a lista de desejados!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa!

    Amei sua resenha! Apesar de ver que o enredo é um pouco fraco, já constatei isto em outras resenhas, a leitura é bem válida por conta da escrita do autor. Sua resenha me animou para ler o livro e espero gostar. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Mais um livro sobre o mundo literário, isso é maravilhoso. O enredo pode ser fraco, mas pelo menos é aquela história que é gostosa de ler, despretensiosa e parece que passa uma lição legal. Faz tempo que não leio nada nacional. Quem sabe esse não seria um bom passa tempo. Beijos. Amei a resenha!
    http://mydreamsstayhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii..
    Tenho vontade de ler o livro, mas já ouvi mesmo que a história é um pouco fraca.
    Que cruel essa do marido, e ela ainda entender os motivos dele, como assim?
    Acho que mesmo assim quero ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Dressa mesmo pela sua qualificação ainda quero ler esse livro, gostei do enredo a história, gosto de dramas, e a capa do livro é muito linda!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não tive nenhuma experiência com os livros do autor. Mas sei que todos falam tão bem... Ao contrário de você, achei que a premissa da história é ótima e não achei nem um pouco fraca, mas aí vai de gosto né? rs Tudo nele me encanta... a capa, o gráfico, a sinopse e a premissa... Espero lê-lo o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Eu acho essa capa maravilhosa. Participei de tantos sorteios para conseguir esse livro, mas a sorte não está no meu lado. Como você escreveu a história é fraca, mas eu tenho uma vontade enorme de ler este livro.

    ResponderExcluir
  18. Ainda nao li nada do autor, mas vejo muita gente falando bem dos livros e tenho muita vontade de ler, eu gostei da historia desse livro, me interessou e a capa é bem legal tbm, esse livro ja esta nos meus desejados *-*

    ResponderExcluir