Resenha - Veneno - Saga Encantadas


Veneno
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas: 224
Sinopse: Skoob
Avaliação:



Oi gente, tudo bem?
Quem disse que contos de fadas são apenas para crianças? Eu, aos 28 anos de idade, ainda gosto de ler histórias de princesas e reinos distantes com os príncipes encantados e seus cavalos brancos. Contos de fadas nunca saem de moda e a prova disso é o sucesso que séries de TV como "Once Upon a Time" andam fazendo.
A verdade é que está cada vez mais comum vermos nas estantes das livrarias algumas adaptações e releituras daqueles contos de fadas que crescemos lendo e vendo os filmes.
Foi exatamente por conta dessa atmosfera dos contos de fadas que a saga Encantadas me chamou a atenção.
Veneno é um novo ponto de vista de uma história que conhecemos bem, a de Branca de Neve, os anões, a madrasta má e seu espelho mágico que insiste em repetir que Branca de Neve é a mais bela do reino.
Em Veneno, a madrasta má, que até então não ficava tão em evidência na história original (exceto pela sua inveja e maldade em amaldiçoar Branca de Neve com a maçã envenenada) é o ponto principal da trama. Lilith é descrita como uma beleza estonteante e conhecida por todo o reino como a Rainha de Gelo.
Sem muita novidade, ela morria de inveja de Branca de Neve, um espírito livre que cavalgava pelos campos, era a mais bonita do reino e o melhor, tinha o amor e admiração de todos.
Aproveitando da ausência do rei (que saiu em guerra), Lilith modificou tudo no castelo, fazendo com que Branca de Neve ficasse sob seus comandos.
Na realidade, o cerne da história é o mesmo que já conhecemos e o enredo segue como "manda o figurino", com direito à maçã envenenada e tudo mais. O que muda é a forma como a história nos é contada; conhecemos algumas fraquezas da rainha e também do que ela é capaz.
Em alguns momentos, vemos nuances de outras histórias, como os sapatinhos de cristal da Cinderella que estavam na posse do Caçador e também a velhinha de João e Maria (sim, aquela da casa de doces) que nada mais é do que a bisavó da Rainha Má. Outro personagem mencionado em Veneno é Aladdin (descrito de uma forma não muito amigável, o que eu não gostei nada, já que Aladdin é a minha história preferida de todas elas).
A Branca de Neve de Veneno também é totalmente diferente daquela que eu conheci na infância, sem mencionar o Príncipe Encantado (que, cá entre nós, me surpreendeu de uma forma nada boa).
No fim, o que eu pude perceber é que a Saga Encantadas quis nos contar as histórias de uma forma mais adulta. Para ser bem sincera, não aconselho a leitura por crianças, a história pode ser a mesma, mas a forma em que é contada, com um toque sensual e personalidades fortes, é bem diferente da versão que ouvimos na infância.
Para mim, o livro ganhou pontos com o capricho em que foi impresso. As folhas do início dos capítulos eram todas desenhadas e no final do livro, na contracapa, temos um lindo marcador para destacar.

Aguardo o que está por vir em Feitiço, o segundo volume da saga Encantadas. (Espero que não falem mal do Aladdin de novo..rsss).


Espero que gostem!

Até a próxima,

Mari Sacramento




19 comentários :

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum dos três livros da saga, mas foi por falta de oportunidade mesmo, porque morro de vontade de lê-los. Também adoro o Alladin, que pena que falam mal dele! Mas, minha história Disney favorita é Mulan, será que ela aparece em algum dos outros dois livros?
    Assim que der, juro juro que vou ler a saga!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari
    Também adoro contos de fadas. Ainda não li Veneno, mas lendo sua resenha fiquei curiosa Gostaria de ler.
    Minha personagem favorita é a Bela.

    ResponderExcluir
  3. Mari, acompanhando seu sucesso agora por aqui também!!! Torço sempre muito por você, mas você já sabe disso né!!

    Como sempre, amei sua resenha. Quem não gosta de histórias de princesas?? No fundo todas nós ainda sonhamos em ser resgatada por um príncipe encantado e viver feliz para sempre, não é mesmo?

    Beijinhos amiga
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoro rettelings e já ouvi falar muito bem desa série. Gostava muito que ela viesse para Portuga <3

    Beijooo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt
    Dê uma visitinha :) Ia adorar ter você por lá

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Eu já até comprei o livro e quando vi que você botou duas xicarazinhas eu resolvi nem ler o resto por que vai que eu me decepcione. Agora só resta esperar para o livro chegar.

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito contos de fadas.
    E sinceramente não sei se leria esse.
    Talvez se surgir uma oportunidade, eu até dê uma conferida na história.Quem sabe eu mude de ideia!?

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Só duas xícaras de café?,achei que o livro fosse melhor.
    Não gosto muito daqueles típicos contos de fadas sempre preferi a versão dos irmãos Grimm então esse livro já conquistou pontos comigo por esse motivo.
    A diagramação está perfeita e adorei as pitadas hot's no enredo.
    beijos☺

    ResponderExcluir
  8. Vou ser bem chama mesmo, mas essa trilogia nunca chamou a minha atenção e eu me sinto um pouco estranha por ser uma das poucas pessoas que não curtiam essa ideia. A maioria das pessoas super gosta e tudo mais, mas pra mim não funciona.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari..
    Eu também gosto muito de contos de fadas e gosto quando são recontados.
    Estou com este livro em casa e queria muito ler, mas murchei com sua avaliação..rs
    A história parece ter sido muito modificada mesmo, pena que não te agradou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já li a saga toda e adorei *-*
    gostei mais do livro 2, o final dele foi muito Phoda... hahahaha
    mas esse veneno tbm é muito bom, bem que podia ter mais livros assim, com outras historias famosas...

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Não sabia que os livros da série tratavam de contos de fadas. Isso me deixou um pouco desanimada, pois não gosto muito. Havia adorado a capa e o título. Vou pensar se lerei ou não pq mesmo não gostando do gênero, sua resenha foi ótima e fiquei um pouco curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari!
    Ótima resenha =)
    Eu desde o inicio não tinha muita vontade de ler essa série, agora menos ainda rsrsrs.
    Ultimamente está bem comum essas novas adaptações de contos de fadas.

    ResponderExcluir
  13. ei Mari, adorei a resenha, e eu também aaaamo o Aladdin, rs. Eu tenho a Saga Encantadas, e quero ler logo. Não tenho problemas com essas adaptações, poque desde de bem mais nova sempre gostei de ver versões dos clássicos com um enfoque mais adulto.
    E desde que você comentou do príncipe, fico me perguntando o que ele pode ter aprontado.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Heey, tudo bem??
    Eu já li esse livro e gostei bastante, eu li o livro rapidinho e achei a edição muito bonita e o marca páginas destacável foi simplesmente fantástico!
    Eu também não recomendo a leitura para crianças, pois tem algumas partes eróticas.. E quanto aquele traste do príncipe da Branca de Neve... Fiquei com muita raiva dele, mas você vai ver no segundo livro como essa história vai ter uma pequena (ou grande) revira-volta!
    Gostei muito do seu blog!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Tô louca pra ler, amo contos de fadas ♥

    ResponderExcluir
  16. Oeeee Mari <3 desejo desesperadamente esse livro ;--; mas n encontrei ele em nenhuma livraria até agr pra satisfazer minha vontade '-' me resta baixar na Internet e ler né x_X amei a resenha!! Achei estranho, só 2 xícaras?? Mas é isso, bjoks

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu tenho 13 anos acha que eu posso Lee esse livro? Bjo

    ResponderExcluir