Resenha - A vida do Livreiro A.J. Fikry

A Vida do Livreiro A.J. Fikry
Autor: Gabrielle Zevin
Editora: Paralela
Genêro: Literatua Estrangeira/Romance
Páginas: 186
Sinopse: Skoob

Classificação:


Olá, tudo bem com você? 

Sabe quando você morre de vontade de ler algum livro sobre um tema específico e nunca encontra algo que retrate realmente o que esta procurando ? 

Posso dizer que encontrei lendo esse livro :) A Vida do Livreiro A.J. Fikry é o livro que eu procurava para ler a muito tempo e agora pude encontrar, pois ele fala sobre a paixão e o amor pelos livros. 

A.J. Fikry tem trinta e nove anos, é viuvo e tem uma livraria chamada Island Books que fica em uma ilha chamada Alice Island, é uma cidade pequena onde praticamente todos se conhecem e a livraria é a única da cidade.

A.J. Fikry gosta da rotina  e já tem seu gosto literário definido, não aceita mudanças em seu gosto literário, até se deparar com uma vendedora de livros muito insistente chamada Amelia, que trabalha para a editora de livros Pterodacyl Press, que vai até a livraria de A.J apresentar a nova coleção da estação.

Porém A.J acaba sendo muito mal educado com Amelia deixando a vendedora muito nervosa pois A.J não gosta quase de nenhum genêro e aprecia muito livros de contos o que ela só tem um para vender.

Mas mesmo assim ela insiste para que A.J leia o livro que ela indica pois gostou muito da leitura e recomenda para todos.

A.J depois de jantar e tomar algumas taças de vinho, acorda assustado e percebe que seu livro da coleção pessoal que tinha, foi roubado. 

O livro era uma seleção de poemas de Edgar Allan Poe muito rara e A.J acaba ficando muito triste com esse acontecimento, vai pedir ajuda para o policial Lambiase. 

Os dois não encontram  o livro, mas tornam amigos, porém depois que o livro some a vida de A.J. Fikry muda completamente. 

Página 37
As coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para livros e para a vida.

Na livraria onde A.J trabalha é deixada uma criança de apenas dois anos de idade com um bilhete para A.J cuidar da menina que ela será melhor instruída se for criada em uma livraria.

Então A.J acaba se afeiçoando ao menina Maya e acaba adotando ela, a menina cresce no meio dos livros e a vida continua seguindo seu ritmo, até um dia que Maya fica doente e A.J precisando fazer vigília ao seu lado a noite toda, acaba pegando o livro que a vendedora Amelia tinha lhe indicado para ler e ele facilmente se recusou.

A.J lê o livro e chora no final da leitura, acaba ligando para a vendedora Amelia para lhe agradecer pela indicação do livro que ele gostou muito e a partir daí começa um romance encantador.

Página 69
Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido? 

Mesmo A.J. saindo várias vezes e se encontrando com Amelia o romance demora para acontecer pois ele é bem devagar, mas quando toma a iniciativa até eu fiquei encantada com o que ele propôs para Amelia.

Página 114
"Quando leio um livro, quero que leia ao mesmo tempo. Quero saber o que Amelia acharia dele. Quero que seja minha. Posso prometer livros e conversas e todo meu coração, Amy."
O livro tem cantadas muito boas, principalmente para quem ama livros e nada melhor do que encontrar uma pessoa para dividir a vida e ter o mesmo gosto pela literatura não é mesmo? 

Página 151
Estou de olho em você na prateleira há anos. Li sua sinopse e as citações na contracapa. Mas é o suficiente para eu querer ler mais.

A leitura tem momentos engraçados, momentos de reflexão e momentos de emoção, eu amei a leitura e recomendo muito, pois todos que gostam de ler vão amar essa história.

A vida de A.J acaba lhe pegando de surpresa e ele se depara com uma doença incurável e acaba descobrindo por situações tristes onde estava o seu livro roubado. 

Mas percebe o real valor da vida .

Página 181
"Não somos as coisas que colecionamos, adquirimos, lemos. Somos, enquanto estamos aqui, apenas amor. As coisas que amamos. As pessoas que amamos. E estas, acho que estas realmente continuam."

E o real valor de seus livros.

Página 185
Amo a Island Books de todo coração. Não acredito em Deus. Não tenho religião. Mas ela é o mais próximo para mim de uma igreja. É um lugar sagrado. 

Uma leitura leve, emocionante e que conta que apesar de amar os livros as pessoas que entram na nossa vida através deles são muito mais importante e significantes para nossa vida, e isso posso falar com ganho de causa pois conheci através dos livros amigos maravilhosos ao qual nos falamos todos os dias e que virou minha família. 

A minha dica é simplesmente que você leia e se encante com uma história de amor ao livros, e para quem procura um amor, acho que depois da leitura toda vez que entrar em uma livraria vai tentar procurar um A.J  ou um Lambiase ;)

Beijos 

Até mais...


22 comentários :

  1. Ter uma livraria é meu sonho ^-^
    Na minha opinião o livro é curto,só 186 páginas,mas o conteúdo é o que importa e se a história consegue ser bem desenvolvida nessas cento e oitenta e tantas páginas,está tudo ótimo.
    Que reviravolta a vida de A.J. dá,de um simples Livreiro ,há Pai e depois ao homem apaixonado por Amelia.
    Ps: essa capa é encantadora!

    ResponderExcluir
  2. Como sou apaixonada por livros,com toda certeza vou seguir a sua dica e assim que puder vou me embrenhar nesta história.
    Gostei muito da resenha. O que só aguçou minha vontade de ler. 8)

    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    Estou louco para ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha. Já adicionei a lista de desejados e espero poder ler em breve. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sei exatamente o por que, mas é exatamente como você, eu estava procurando um livro que fala-se tudo que um amante da literatura sente, e principalmente por envolver um amor, que acredito que todas nós queremos viver. Além de que os trechos parecem ser inspiradores, com aquele ''que'' de quero mais. Linda resenha. Obrigada por trazer esse livro.Beijos

    http://mydreamsstayhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dressa, esse livro parece ser fofo e interessante ao mesmo tempo. Quando você falou dele na primeira vez eu já fiquei curiosa. Adorei os quotes que você selecionou para resenha porque lembra do sentimentos que temos sobre os livros.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ótima resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Não conhecia o livro, mas adorei conhecer mais sobre sua história.
    Deve ser um romance lindo e emocionante.
    Quero ler.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainnnn, Andressa! Eu já estava louca para ler esse livro, agora eu to subindo pelas paredes de tanta vontade :X

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  9. Quero ler esse livro, pois parece ser muito tocante. Achei muito legal o tema e estou curiosa para conhecer um pouco mais da vida desse livreiro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Amiga só pela sua linda resenha e sua homenagem singela eu leria o livro sem medo e já coloquei na minha lista!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Parece ser um livro muito gostoso de ler, pela maneira que a resenha descreve.
    Gosto de livros com toda essa mistura de sensações..rs
    Leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Como um livro pode ser tão perfeito em tão poucas páginas? Saraiva que não traz logo o meu!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha,apesar de não ser um livro do meu gênero,me chamou bastante atenção. Vai ser adicionado na minha wishlist com certeza .

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adorei a resenha e me interessei demais pela história!
    Meu sonho eh ter uma livraria, sou completamente apaixonada por livros e quando um livro fala sobre esse assunto sempre me deixa curiosa.
    Espero ler em breve =)

    ResponderExcluir
  15. ei Dressa,
    esse livro parece ser uma gracinha! E amei a citação da cantada, kkk, se me falasse isso, o cara me ganhava na hora.
    Não conhecia o livro, mas agora fiquei muito curiosa para ler.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Dressa <3
    Somos uma família que mora em outros estados.
    Fico muito feliz em conhecer vocês!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro deve ser incrível... todos nós adoradores de livros devemos lê-lo!!

    ResponderExcluir
  18. Tenho certeza que qualquer um que pegar para ler esse livro vai se encantar. Tem como ter uma premissa mais a nossa cara do que essa? E aquela cantada? hahahah achei muito inteligente!

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Eu já tinha visto este livro e por deus a capa dele é maravilhosa e agora com sua resenha deixou o livro mais bonito ainda. Louca para ler? Muito.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro deve ser incrivel *_*
    ja coloquei na minha lista de desejados aqui e espero poder ler logo, eu estou a procura de alguem que eu possa conversar sobre os livros, principalmente os meus preferidos... hahahaha
    a maioria das pessoas que conheço nao gostam de ler... ¬¬

    ResponderExcluir
  21. OiOi Andressa :D
    Esse livro está na minha lista e ler a tua resenha só me deu mais curiosidade para ler, ele é bem fininho, deve ser perfeito para ler nessa época de férias <3

    Beijos!
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Andressa, nunca havia ouvido falar desse livro e foi uma surpresa muito grata tê-lo descoberto hoje!
    A história parece emocionante apenas pela sinopse, com toda a certeza estou morrendo de vontade de o ler.
    Tudo de bom, beijos açucarados <3

    ResponderExcluir