Resenha - Se Eu Ficar


Se Eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance / Drama
Páginas: 224
Sinopse: Skoob

Avaliação: 

Olá, tudo bem com você? 

Esse livro foi o lançamento do ano, de tanta divulgação que teve na pré-venda e saber que vai ter filme em breve, só me deixou mais ansiosa para ler, quando chegou da parceria esse kit lindo contendo um balde para pipoca, pipoca e dois lenços para chorar, foi inevitável escolher ele para ler.



A história é narrada em primeira pessoa por Mia uma adolescente que acaba de sofrer um acidente de carro muito grave, porém ela se sente como se nada tivesse acontecido, até se deparar com seu corpo sendo socorrido pelos médicos.

Seu estado de saúde é muito grave e o acidente vai deixar marcas em sua vida para sempre, ela consegue ver tudo o que esta acontecendo porém não consegue saber como voltar ao seu corpo ou morrer de vez.

Página 75
Todo esse lance de coma induzido é papo de médico, não cabe aos médicos, não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por aí neste momento. Só depende de mim.

O livro não tem capítulos, e alterna os momentos de Mia no hospital e com suas lembranças de como conheceu seu namorado, como se apaixonou por tocar Violoncelo e como era o dia a dia com seus pais e o irmão mais novo por quem aprendeu a amar desde que nasceu.

O livro tem poucas páginas, menos de duzentas então fico com receio de contar muitas coisas e acabar estragando toda a surpresa.

Mia namora Adam um vocalista e guitarrista de uma banda de rock chamada "Shooting Star" e Mia sempre se sentiu inferior a Adam, apesar de se amarem verdadeiramente, um dia ela vai a uma festa a fantasia e tenta agradar seu namorado a qualquer custo, e Adam se declara para ela de uma forma muito romântica e fofa de se ver, inclusive esse "trecho" tem no filme e você pode conferir no trailer:)

Página 85
- É de você que eu gosto. Você está, sem dúvida mais sexy e, sabe, essa peruca loira é diferente e tal. Mas a Mia que está aqui,  nesta noite, é a mesma por quem me apaixonei ontem e a mesma que vou amar amanhã. Amo esse seu jeito frágil e ao mesmo tempo durão, resguardado e ao mesmo tempo despojado. Cara, você é a garota mais punk que já conheci, não importa quais bandas você ouve nem o que você veste.

O livro não chega a emocionar , talvez pelo fato de Mia não entender toda a situação, confesso que não chorei em nenhum momento, mas com certeza não queria estar na pele de Mia, acho que o filme vai ser muito mais emotivo.

Mia precisa escolher de deve ficar e encarar seus sofrimentos e sua vida modificada, ou abandonar tudo e morrer, uma escolha difícil e que com certeza pode mudar a vida dela e de outras pessoas.

Página 159
As vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.

O livro tem várias referências de músicas, inclusive música clássica e a edição do livro está linda com notas musicais no começo e no fim das páginas.



Gostei muito da leitura, porém o final deixou um pouco a desejar e também ficou aberto para ficar ansioso pelo próximo volume.

Página 174
Todo relacionamento tem suas dificuldades. Assim como a música, ás vezes se tem harmonia e outras cacofonia.

Para quem ainda não sabe o próximo volume será lançado em Outubro e será narrado na visão de Adam confira abaixo a capa do segundo volume: 


Confira abaixo o trailer do filme :


No final do livro temos uma entrevista com os atores feita pela autora e tem algumas curiosidades muito legais como saber que a atriz aprendeu a tocar violoncelo para melhor compor a personagem.

Levem os lenços pois com certeza o filme irá emocionar a todos!

Beijos

Até mais...




34 comentários :

  1. Nossa, amei! Eu tinha visto algumas propagandas com a capa desse livro e agora vi sua resenha e o trailer e com certeza vou ler e assistir! E também acho que o filme vai ser bem emocionante. Obrigada pela indicação!

    xx, Julie

    feitasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Realmente o livro não me emocionou tanto quanto o filme pretende emocionar.
    Parece que no cinema eles acrescentaram uma carga extra de romance e as lágrimas serão garantidas. PS: Uma estrelinha só pela cena do Adam dizendo que ama ela de qualquer jeito, né? *----* que amor!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dressa tudo bem , tenho grandes expectativas com o livro e o filme amei o trailer, eu li uma resenha dizendo que o livro não era tudo isso. Sua resenha sempre muito bem detalhada tive uma ideia mais legal sobre o livro, a única coisa que não curtir foi que ele ñ é dividido em capítulos, eu tenho toc preciso de capítulos e índice para marcar minha leitura kkkk
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Oi Dressa..
    Parece que todas as pessoas que já leram dizem que vão se emocionar mais no filme mesmo. Que a história é muito boa, mas não chegaram a chorar com a leitura.
    Esse livro está fazendo tanto sucesso, que fico curiosa para saber o motivo de tanta fama. Espero poder adquiri-lo em breve.
    Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho também muita curiosidade em ler o livro.Gostei muito da história!
    Pretendo assistir o filme,mas se der,vou ler o livro antes.

    ResponderExcluir
  6. Eu acabei de ler esse livro hoje mesmo e só posso dizer uma coisa sobre ele: OMG *---* Fiquei completamente apaixonada pela história e pelos personagens. Estou muito ansiosa para ver como eles adaptaram o filme, e louca para saber a continuação no ponto de vista do Adam.
    Adorei sua resenha,
    beijos,
    Ana,
    http://www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, Linda resenha, eu peguei este livro para ler ontem, justamente por causa do filme, quero ler antes de ver o filme né..
    Também acho que não irei chorar, depois te conto!
    O kit é lindo!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei conhecendo esse livro pelo face do Skoob e na hora q li sua resenha tive certeza q tinha q ler o livro.
    O trailler me deixou curiosa pelo filme.

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa :)

    Confesso que estou bastante empolgado para ler esse livro, mesmo que o final tenha desagradado não você, mas muita gente. Vou ler antes de assistir ao filme nos cinemas, por isso, tenho que correr. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!
    Eu li esse livro, a edição da Rocco, e não gostei muito.
    Também não me emocionei e achei "fraquinho"... E concordo com você quanto ao final. :/
    Porém, achei essa edição da NC linda! A editora tem caprichado na diagramação de seus livros. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não li a resenha! Já vi spoiler depois no trailer do filme. TO DOIDA POR ESSE LIVRO. Acho que vai ser um dos primeiros que eu vou comprar na Bienal. Preciso. ÇOCORRO

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie! Nossa to louca para ler e assistir a esse filme! Não vejo a hora!!!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-o-destruidor-de-coracoes.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa.
    Eu também não me emocionei com Mia e sua situação, e nem consegui me envolver totalmente com ela, faltou mais carisma nessa protagonista.
    Assisti o trailer depois de fazer a leitura, e com certeza a emoção ali não vai faltar, acredito que esse possa ser um dos raros casos onde a adaptação supera a história do livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Um dos lançamentos mais aguardados por todos rsrsrs e claro por mim também
    Ainda não adquiri meu exemplar, mas estou doida para fazê-lo!
    Pretendo ler primeiro o livro para depois assistir a adaptação. E uma pena que o livro não te emocionou tanto. Pela sinopse ele parece ser tão emocionante e envolvente!
    Será que a adaptação será melhor?!

    ResponderExcluir
  15. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaa *-* Tudo bem, anjinho? Esperooooo que sim, hahahaha! ♥ Aliás, eu estou bem, obrigada, hahahaha! Nossa, veio um balde de pipoca e pipoca? Que chiquesa, hahahahaha! Eu li Se Eu Ficar... Vamos ver se sua opinião baterá com a minha, hahahahaha! Rá, ele também não me emocionou muito. Claaaaro que fiquei triste ao saber que Mia ficou órfã. Poxa, é muito triste, muito triste mesmo. Mas poxa vida, achei alguns fatos meio corridos, tipo se a autora quisesse nos pegar de surpresa em algo, mas não conseguiu :3 Awn, essas notas no final das páginas são tão fofas, hahahaha! ♥ Hum, espero que o segundo livro seja melhor... Porque tipo, vai ser contado pelo Adam, aushuhas! E aaaaah, eu adoooooooorei essas entrevistas com os autores, haha! Super criativo, né? Hahahaha! <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  16. OMG preciso desse livro .
    http://atraficantedelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Quando começou todo o bafafá por esse livro eu também imaginei que ele fosse daqueles emocionantes que fazem você chorar horrores, mas pelas resenhas que eu vi até agora ninguém se emocionou. Não gostei da capa do segundo volume, muito blush pra pouca bochecha ahaha dessa vez eu to mais ansiosa pra ver o filme do que ler o livro. beijo

    ResponderExcluir
  18. Oiee
    Então já posso guardar os lencinhos,achei que a história seria mais emotiva se bem que com meu temperamento tenho certeza que vou me emocionar no livro e muito mais com o filme.Essas notas músicas nas páginas estão lindas♪♫.Estou curiosa com o próximo livro narrado pelo Adam,a capa está maravilhosa mas me pergunto se não vai ter imagens do filme como a primeira.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Andressa ^^
    Bom, estou ansiosa para a leitura deste livro... Todos estão falando muito bem e fiquei surpresa quando eu vi nos cinemas o filme também. A história parece ser bem interessante, mas fiquei decepcionada pelo fato de não ter se emocionado sendo uma história um pouco triste, então fiquei com um pé atrás. Mas parece ser muito bom!
    Alias a diagramação do livro está perfeito! Essas notas nas páginas estão completamente lindas <3
    Mas, não gostei muito da capa do Segundo Volume, o primeiro está muito mais bacana... mas enfim haha.
    Amei a resenha, e já está na minha listinha <3
    Beijos e sucesso...

    ResponderExcluir
  20. ei Dressa,
    quero muito ler esse livro, mas tenho medo de me decepcionar, porque com tanta divulgação, a expectativa está alta também. Pela sua resenha e outras que já li, também tenho a impressão de que o filme será mais emocionante, e talvez nos faça chorar mais. Bom, como eu ando bem emotiva ultimamente, acho que serei das que chorarão com o livro, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Realmente, Andressa! O trabalho de divulgação para esse livro foi muito intenso. Confesso que dramas não fazem muito o meu estilo, mas o que me chamou a atenção nesse é que esse conflito que a protagonista passa é bem interessante. Quero muito ler/assistir. O único problema que achei foi essa não-padronização das capas. A Novo Conceito é mestra em fazer essas burradas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Estou muito ansiosa para ler este livro, porque a divulgação dele foi tudo de bom e repercutiu muito.
    Mas as vezes acho isso meio ruim, porque vamos com tanta expectativa no livro e quando lemos, percebemos que não é lá essa maravilha toda. Percebi isso na sua resenha.
    E agora vou tentar não ficar com tanta expectativa pra quando ler o livro não me decepcionar.
    Mas o trailer deixa a gente com mt vontade de assistir e parece que vai ser uma arraso.

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  23. Oi Andressa!
    Parabéns pelo seu cuidado em não revelar muito do livro. Eu gostei dele através do trailer e por isso estou cheia de expectativa em sua leitura e também no filme.
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oiee... só tenho uma coisa a falar sobre esse livro, eu preciso dele...!!!

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Estou ansiosíssima pelo livro e pelo filme. Só estou esperando $$ chegar e lerei um e assistirei o outro, rs. Assim que li a primeira resenha sobre este livro, me apaixonei! E agora fico cada vez mais querendo-o.
    Inclusive, vou comprar também a versão em inglês no Book Depository! *-*
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olha eu particularmente gostei bastante da sua resenha. Me chamou bastante atenção, até porque quando eu recebi o livro, não fiquei tão interessada em ler, mas agora depois de tudo que vc colocou sobre ele, acho que vou começar a ler assim que terminar essa correria da BIENAL DO LIVRO (risos)
    Eu vou ler dois da NOVO CONCEITO, inclusive ele que já tá na minha lista, até porque o filme sai em Outubro né? Entào dá tempo pra mim ler.
    Enfim...Parabens pela resenha linda. Saudade de passar aqui
    E desculpa pela minha ausencia
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu estou querendo muito ler este livro e ainda mais agora que vai ter o filme, mas ainda não tive tempo :(

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Estou muito ansiosa pelo filme, certeza que vou me emocionar. Só de ver os trailers já fico com os olhos lacrimejando haha e que lindas essas notas musicas nas páginas!! Uma pena essa capa do segundo livro, não gostei :/

    ResponderExcluir
  29. Novo Conceito sempre faz otimo livro este e muito lindo
    garota da capa e carie da carie a estranho não curti muiiiito
    o filme mais e linda e esta linda nesta capa

    ResponderExcluir
  30. Oi Dre!
    Ótima resenha =)
    Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas provavelmente vou assistir ao filme :)

    ResponderExcluir
  31. Oi
    Eu estou louca pra ler esse livro! Eu amo tudo nele, capa, premissa, personagens... Foi amor à primeira vista! Eu preciso dele! Acho que vou chorar ao lê-lo e ao assistir ao filme, juro que choro com esse trailer, que já perdi a conta de quantas vezes assisti, na hora que começa a tocar Say Something eu desabo!
    Beijos

    Ps.: Preciso desse kit!

    ResponderExcluir
  32. Oii
    Comprei esse livro em um evento da Novo Conceito que teve perto da minha cidade. Eu fiquei super curiosa, pois tinha visto o trailer antes e parece muuuuuuito bom. Ainda estou resolvendo se vou esperar o filme para ler o livro depois ou o contrário hehe.
    Achei a diagramação do livro linda também, com as notas musicais nas laterais das páginas.
    Espero que eu goste quando for ler (tenho certeza que vou chorar ehheh)
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Esse livro com certeza vai fazer sucesso ou já esta fazendo né, tem uma história muito boa, daquelas de pedir mais, muito bom o livro

    ResponderExcluir
  34. De tanto falarem, comprei o livro e li.. mas tive uma grande decepção.
    Sei lá imaginava algo diferente. Não gostei nada do final e nem tenho vontade de assistir o filme. Uma pena! Queria que a capa fosse a original sem os personagens do filme. :(

    ResponderExcluir