Resenha - Solidão


Solidão
Autor: José Maria Mayrink
Gênero: Ciências Humanas e Sociais / Sociologia
Páginas: 192
Sinopse: Skoob

Avaliação

Olá, tudo bem com você? 

Esse livro me deixou curiosa para ler, pois solidão hoje em dia é muito comum todo mundo sentir, as vezes tem quem gosta e outros não.

José Maria Mayrink traz no livro Solidão relatos de uma série de reportagens que ele fez ao jornal o Estado de São Paulo sobre os casos de solidão. 

Ele relata vários casos, interessantes e acaba encontrando várias pessoas que se sentem sozinhas, seja em apartamentos, casas, presídios, igrejas, mosteiros, hospitais e dentro de si mesmos. 

Dentre esses relatos, ele comenta que um dia teve uma mineira que anunciou no jornal que tinha se mudado para São Paulo para trabalhar e estudar e por deixar a família em sua cidade estava desesperada para ter amigos e com quem conversar, ela deixou um endereço para receber cartas e o jornalista foi até ela para ver qual foi a reação do público ao ver o anúncio desses no jornal.

Surpreendente foi ela receber mais de 370 cartas, desde conselhos, como pedido de amizade ou identificação do mesmo problema. 

Outro caso interessante foi de uma mulher que após 30 anos de casamento resolveu se separar pois estavam vivendo em mundos diferentes, causa da solidão a dois.

Página 65
Na verdade, pegar as malas e partir para buscar uma vida nova foi apenas a tentativa de acabar com uma solidão a dois, que começou a dez anos, quando já viviam em mundos diferentes. 

Ele também entrevistou as freiras que vivem na clausura, onde não tem contato com ninguém e gostam da solidão para refletir e fazer suas orações.

Página 81 
Nossa solidão é essencial para vivermos nossa vida contemplativa, pois precisamos de um ambiente que favoreça. Mas nossa vida não é solitária; é cenobítica também, porque vivemos numa comunidade. Nós rezamos juntas e caminhamos juntas depois das refeições, conversando sobre a alegria do Carmelo. A solidão para mim é alegria.

O livro aborda todos os casos comuns de algumas pessoas se sentirem sozinhos, e o que achei mais interessante foi saber que solidão também é um sentimento muito comum quando se tem depressão, outra coisa que me fez refletir muito foi o caso dos hospitais que ele passou e entrevistou pessoas que tinham lepra e eram proibidas de viver na sociedade sendo obrigados a viverem sozinhos.

Por incrível que pareça o ambiente no hospital era menos solitário do que quem vive bem de saúde e só.

Um livro rico em sentimentos e que retrata todo o tipo de solidão, que faz refletir sobre diversos aspectos e com certeza vou levar algumas lições para a vida.

O livro também aborda os voluntários do CVV onde as pessoas ligam apenas para desabafar e afastar um pouco a solidão que sentem, eu me identifiquei muito com isso pois já fui voluntária do CVV e gostava muito de escutar as pessoas falando que o fato de ter alguém para escutar aliviava seus corações.

O livro tem poucas páginas e cada nova reportagem faz ficar mais interessante a leitura o que ocorreu em apenas algumas horas para ler todo o livro.

Página 112 
Para mim, a solidão não é estar só, sem alguém ao lado, Eu posso muitas vezes estar ao lado de pessoas e me sentir só dentro de mim mesma, e é isto que já senti muitas vezes. Quando eu ficava numa angústia, não havia ninguém que me fizesse sentir feliz. Foi assim que eu já me senti.

A edição do livro está simples, contém fotos de algumas pessoas entrevistadas, a páginas são brancas e com certeza é uma leitura que recomendo pois vai tocar o seu coração, eu graças a Deus nunca me senti triste quando ficava sozinha e quando fico sozinha sempre recorro aos livros e lá nunca me deixam sozinha :)

Página 163
Para o meu pequeno entender, somente o livro literário e cultural, que ´a chave do conhecimento, o que nos leva á verdade das coisas, pode ajudar este desprotegido indivíduo a perambular, como alma penada, pelo asfalto e pelas mansões.

Leitura mais que recomendada, que vale a pena ser lida e refletida !


Beijos

Até mais...






14 comentários :

  1. Eu gostaria de ler o livro.Achei esse assunto bem interessante.
    Minha mãe sofre de depressão e se sente só mesmo com todos reunidos.
    É triste! :-\

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia é tão comum as pessoas estarem cercada de várias outras pessoas e se sentirem sozinhas, né?
    Por isso me interessei bastante por esse livro, com certeza lerei.

    Beijos

    http://julianamoreire.blogspot.coom

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa, esse livro parece ser bem interessante e me interessei bastante.
    A ideia do autor foi algo muito maravilhoso da parte dele, fazer relatos de pessoas que sentem solidão.
    Infelizmente é comum temos várias pessoas ao nosso redor, e nos sentir sozinhas. Mas nada melhor do que recorrer á um livro, como você mesmo disse.
    A depressão, é uma doença realmente lamentável, e com certeza esse livro teve ter várias lições de vida, principalmente para quem está lendo.
    Parabéns pela resenha, e pela leitura.
    Espero que eu leia em breve!
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa!!!
    Por sorte eu nunca sofri por estar no solidão, e acho que isso é muito ruim, no entanto que algumas pessoas ficam até depressivas por isso.
    As vezes até gosto de ficar sozinha, podemos assistir um filme, ler um livro e fzr coisas tranquilas assim.
    Quando a solidão é uma opção é sempre bom e nos faz bem, mas qnd é uma solidão forçada, não acredito que seja algo bom...
    Gostei da sua resenha, e o livro parece ser realmente interessante.

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante esse livro, trata de um assunto bem comum pra gente hoje em dia, afinal a maioria das pessoas já se sentiu sozinha em algum momento. Eu mesma já tive esse problema com solidão mesmo estando cercada de pessoas. Gostaria de ler esse livro pra conhecer o relato das pessoas. beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei do livro, acho que seria uma boa para mim, muitas vezes me sinto sozinha, mesmo tendo gente por perto. Pior é quando você tem amigos e mesmo assim está sozinha pq eles simplesmente não lembram da sua existencia. Gostei, vou ler.

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Que bom que gostou deste livro. Tenho vontade de ler desde que vi o lançamento.
    A capa é demais com esses prédios atrás.. a leitura deve ser muito interessante.
    Espero ler em breve ele.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, nossa, acho que esse livro deve ser bastante interessante, deve ser bastante legal! Acho que talvez entre na minha lista! Bjs *-*

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas adorei o trma abordado, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia este livro, mas gostei muito da sua resenha e acho que vou gostar do livro. É bacana ler algo que te faz refletir um pouco.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oieee
    Adorei o livro,cada vez mais as pessoas estão ficando solitárias mesmo,até eu me sinto sozinha em alguns momentos.Algumas pessoas gostam dessa situação,do silencio de conviverem apenas com elas mesmas já eu fico meio paranoica se passar muito tempo sem o contato com alguém que realmente se importe.
    A capa do livro está linda e a leitura deve ser rápida por causa das poucas páginas♥
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa! Confesso que não sou muito fã de livros com essa pegada mais jornalística, mas, o tema desse é tão interessante, que acabei ficando um pouco curioso pra ler. O legal é que o autor abordou vários tipos de solidão. Uns por opção, outros por necessidades, e outros por obrigação. Muito legal mesmo. Se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Não costumo ler muitos livros com essa pegada meio "jornalística", mas seria um ótimo jeito de conhecê-los mais, ainda mais com essa temática. Acho que a solidão sempre existiu na existência humana, mas não como nessa geração. Ela acontece de diferentes formas, ligando-se aos medos de cada um. Esse livro, por envolver depoimentos reais, se torna ainda mais interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gosteii muito do livro ! E ja vi a resenha em blog literario e ja tinha me chamado atenção sabe como cada um pensa sobre solidão e bem interessante

    ResponderExcluir