Resenha - Eva


Eva 
Autora: Anna Carey 
Editora: Galera Record
Gênero: Literatura Estrangeira / Distopia
Páginas: 288
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Às vezes parece que tudo o que eu preciso saber eu não sei. E todas as coisas que sei estão completamente erradas.

Olá, tudo bem com você? 

Já não bastasse todos os livros que ainda tenho para ler, quando fui visitar a biblioteca de São Paulo clique aqui para conferir o post sobre a biblioteca se ainda não conhece, não resisti e acabei pegando esse livro para empréstimo, como se trata de uma distopia fiquei super curiosa pela leitura. 

Essa é mais uma distopia de tirar o fôlego, ano de 2025 uma praga matou praticamente todos os adultos e ficaram apenas as crianças.

Meninas e meninos são criados separadamente, Eva perdeu sua mãe para a "praga" e desde os cinco anos é criada na escola para meninas, onde aprende a ler e escrever e também a não confiar em homens, Eva nunca saiu da escola desde então.

Eva está para se formar no último ano escolar, e na noite de festa de sua formatura Eva ganha uma medalha de conquista por ser a melhor aluna, enquanto Eva e todos as outras garotas se  distrai com essa comemoração , Arden resolve pular os muros da escola e fugir para a floresta.

Eva percebe algo estranho e resolve seguir Arden até os muros da escola e perguntar o motivo pelo qual Arden está fugindo. 

Página 19
- Por que acha que estão tão preocupadas com a nossa altura, nosso peso, ou o que estamos comendo e bebendo?
Eu vi garotas que se formaram antes de nós. E não vou acabar em uma cama de hospital, parindo uma ninhada todo ano pelos próximos vinte anos da minha vida.

Eva como sempre foi uma aluna muito aplicada, sempre acreditou em tudo que foi ensinado na escola e não acredita no que Arden diz sobre as meninas formadas irem para outra ala apenas para gerar novas crianças.

Então Eva foge seu quarto a noite e vai espiar a ala das meninas já formadas e percebe que todas estão grávidas.

Com o susto que leva ela não pensa em salvar suas amigas que vão se formar junto com ela e acaba decidindo de última hora fugir da escola também.

Uma das professoras ajuda Eva a fugir e pede para ela chegar em Califia um lugar que abriga pessoas foragidas.

Eva acaba se perdendo na imensa floresta e também é quase atacada por um urso,  depois do susto Eva encontra novamente  Arden e para a surpresa de ambas elas encontram um menino chamado Caleb que apesar de estar bem sujo , usar dreadlocks, é muito bonito e ele salva Eva de um perigo, então os três se juntam e vão para o abrigo de Caleb que é feito apenas de meninos.

Antes de Eva ir para esse acampamento de meninos, por ela ser muito inocente e ter estudado uma matéria em sua escola chamada "Perigos de meninos e homens" ela acaba fazendo uma pergunta engraçada para Caleb e logo  a amizade entre os dois surge.

Página 62
- Você quer ter relações sexuais comigo - falei com naturalidade o garoto riu uma gargalhada alta e rouca.
- Eu quero ter relações sexuais com você ?
Isso mesmo falei, e lhe digo agora não vou deixar isso acontecer nem mesmo...
- Se eu fosse o último homem da Terra ?
- Precisamente - assenti
- Bem, isso é bom - disse o garoto - porque, de qualquer forma, eu não quero ter relações sexuais com você mesmo. Você não faz o meu tipo.

Depois disso eles começam a fugir pois os guardas estão procurando avidamente por Eva, o rei que comanda a cidade a quer viva e do seu lado, a medalha que ela ganhou na formatura significava que ela teria que ser a pessoa a ter filhos diretamente do Rei. 

A leitura flui muito rápido, os capítulos são curtos e narrados em primeira pessoa o que facilita todo o entendimento da história, a edição do livro esta simples, páginas amareladas e não notei nenhum erro de digitação ou tradução.

Todos os meninos são tatuados e nenhum deles aprendem a ler e escrever, o trabalho deles é todo braçal, aprendem a contruir casas, cortar lenha e no abrigo de Caleb tem algumas crianças que querem que Eva leia algum livro para eles e por serem inocentes não entendem o significado de algumas coisas, como o que signfica amar. 

Página 120
O que você quis dizer com ela o amava?
O que é isso?
Você pode amar qualquer um - interrompi, olhando para o grupo. - O amor é só... procurei as palavras certas - gostar muito de alguém. Sentir que aquela pessoa tem importância para você, como se o seu mundo fosse ser mais triste sem ela.

Eva acaba se envolvendo com Caleb e apesar de sua inocência achei ela muito apressada pois logo que rola o primeiro beijo do casal parece que Eva já da a entender que quer casar com Caleb e ela acaba ficando bastante frustada com isso.

Como todos estão a procura de Eva ela sempre acaba fugindo para lugares diferentes até que o caminho dela com Caleb se separam e ela é raptada por um homem totalmente do mal que deseja vender ela e Arden para o marcado negro e como toda distopia boa e que se preze as emoções são de tirar o fôlego.

O livro contém partes engraçadas consegui me divertir lendo essa distopia mas se prepare para passar nervoso pois tem momentos da leitura que dá vontade de matar a protagonista Eva e como se trata de uma trilogia teremos que aguardar mais tensão e raiva para os próximos livros, por isso não dei nota máxima.

Mas quem gosta de distopia e quiser se aventurar mesmo sabendo que o próximo livro ainda não foi lançado no Brasil tem todo o meu apoio, pois a leitura se torna extremamente agradavél e eletrizante.

Beijos

Até mais...






26 comentários :

  1. Não conhecia o livro. Gostei de saber que é uma distopia pq eu amo livros assim rs Parece ser beeem diferente de outros livros que já li e fiquei bastante interessada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Tenho muita vontade de ler essa trilogia, mas acho que vou esperar, porque passo muita raiva quando não tem a continuação kkk Acho essa capa linda e a história também parece ser muito boa!
    Beijos!
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto a capa desse livro, ele em promoção até. Mas não sabia que se tratava de uma distopia. Tô besta. rs Eu adorei o enredo desse livro, muita coisa cara. Achei bem interessante mesmo. Pena que os demais ainda não foram lançados. Acho que esperarei, porque eu só por ler a resenha, quero ler saber o final. Imagine lendo o livro. rs

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler este livro, mas parei de ler no meio. Não que a história seja ruim, mas foi a falta de tempo mesmo. Espero poder continuar a ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dre,

    não sabia que esse livro era uma distopia. A julgar pelo titulo eu diria que era algo relacionado a drama e tudo o mais. Gostei da sua resenha, o livro parece ser bem interessante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Desconhecia totalmente esse livro e gostei bastante!
    Eva parece ser uma personagem surpreendente e engraçada!
    Uma pena a continuação ainda não ter sido lançada no Brasil pois fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa... saudades de você também viu.... demais.

    Amei a sua resenha principalmente por se tratar de distopia e por não saber que esse livro existia... achei a premissa da história bem interessante viu.... Achei bem inteligente da autora abordar esse assunto de que as mulheres continuam servindo só para gerar crianças e os homens apenas para serviços braçais.... muito legal... fiquei completamente apaixonada.... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido algo sobre esse livro,mas não tinha prestado atenção.
    Mas UAU!!!!!
    Lendo agora a resenha,fiquei interessada.
    Gosto de livros cheios de aventura. Só o que me desanimou um pouco,foi saber que o segundo ainda não foi lançado por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Amo distopias! Não imaginava que Eva tivesse um enredo mais elaborado, já tô amando. E essa alusão do nome "Eva" das histórias bíblicas, cai perfeitamente à temática da distopia! Já gostei de Caleb, sempre gostei desse nome, e o que já percebi da personalidade dele, me agradou. Vou adicionar à minha lista, e espero ler em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Andressa!
    A premissa é interessante, mas para uma distopia, achei um tanto fraca, porque afinal a maioria das distopias envolvem um governo dominador e no caso, está mais voltado ara a procriação do Rei...Fiquei em dúida se leria ou não.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto o livro, mas nunca tinha parado pra ler resenhas. Não imaginava que fosse assim e gostei da premissa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, tudo bem?
    Nossa, há quanto tempo não passava aqui no seu blog, peço desculpas, mas aconteceram vários imprevistos, sem esperar a vida da gente vira 360º graus. Mas como adoro seu blog, já estou de volta.
    Nossa, não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio e fiquei totalmente nervosa com a sequência dos acontecimentos no seu texto!!!!!! A história parece ser de tirar o fôlego!!!!!!
    Já coloquei na lista, pois adoro distopias. Sua resenha me passou toda a emoção do livro, ficou ótima!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Pois é, esse livro está nos meus desejados, mas me recuso a lê-lo sem antes ter todos os outros livros aqui no BR! hahaa
    Gosto da capa, acho bonita..
    Gostei de saber q o livro tem partes engraçadas ^^

    ResponderExcluir
  14. Adoro distopias e estava bastante interessada em ler Eva. Mas depois de ler a sua resenha, desanimei um pouco. Acho que esperava algo diferente. Não sei se é porque é o primeiro volume, sendo mais introdutório e, por isso, não tendo tanta ação... Não sei! Não fiquei muito animada! Infelizmente!

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Já tinha visto esse livro circulando por ai, mas nunca li uma resenha sobre ele.
    E achei super legal. Não costumo ler distopias, mas fiquei muito interessada nesse livro. Apesar de não ler muito do gênero, adoro os enredos que os autores dão.
    É um tema bem diferente do geral, e estou bastante curiosa.
    O ruim é ter que esperar as continuações né, não tenho muita paciência ahah
    Beijos

    Entrelinhas e Livros
    Facebook

    ResponderExcluir
  16. Achei a historia meio louca demais..
    Mas como e uma distopia vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  17. Oie. Parece ser um livro surpreendente. Mas no momento tenho outro livro para ler. ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi Dressa!
    Eu já tinha visto o livro mas nem sabia que se tratava de uma distopia. Achei bem interessante, sempre os adultos se ferram e sobram as crianças né? rs A Eva me parece ser bem chatinha por conta de sua inocencia mas deve ser uma história bem legal.

    ResponderExcluir
  19. O livro já tinha me conquistado por ser uma distopias e, depois que li esse quote da relação sexual que me fez rir bastante, percebi que diversão também não vai faltar. E as pitadas de tensão também. Afinal, toda distopia deve ter, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Oiii
    Desde que li a sinopse deste livro fiquei com vontade de ler. Apesar de não ter dado nota máxima, gostei muito de alguns pontos da história que você colocou. Espero poder ler em breve.
    Mas já tem tanto série para começar..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Dressa começando por dizer que acho o máximo quando vc pega livros da biblioteca,sinto muito falta desse contato! Sobre o livro eu tenho ele mais ainda não li, a Aline me convenceu depois de ver um vídeo dela! Quer dizer então que Eva vai dar uma de chatinha adoroooo! Nossa como eu amo distopias espero que em breve lancem os outros né!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Não conhecia o livro e a julgar pela capa nunca pensaria que é uma distopia.
    Fiquei interessada, já que é um gênero que adoro.
    A única coisa ruim é que o próximo ainda não foi lançado aqui :c
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  23. Uma distopia???? Eu também me surpreendi, mas adoro o gênero. A autora aborda um assunto de certa forma bem polêmica, talvez para as feministas. A unica coisa que me desanimou foi o fato de ter um próximo livro, e quando gosto do livro quero o outro logo.

    ResponderExcluir
  24. Mas que livro em, amei ele só de ver a sinopse, na sua resenha vc diz que é tem um pouco de humor, ha não vejo a hora de poder conferir, amo distopias.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia essa distopia mas achei incrível,ainda bem que li sua resenha pois a julgar pela capa eu nunca ia pensar isso.Estranho pensar num mundo onde só houvesse crianças e a uma determinada idade elas fossem meio que obrigadas a continuar a procriação da espécie.Deve ser uma leitura incrível.

    ResponderExcluir
  26. Oi Dressa, tudo bom?
    Eu sou louca para ler esse livro, mas comprei há alguns meses e até agora nada. Eu até fiz a Dani comprar também. Fiquei curiosa para saber como a sociedade funciona e como foi a separação entre meninos e meninas. Achei a premissa original, apesar das distopias seguirem uma fórmula parecida.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir