Literatura Nacional , Vamos Conhecer ?

Olá, tudo bem com você?

Hoje tenho o prazer de trazer mais uma autora aqui para essa coluna super especial que é a Li Mendi, vou apresentar o livro de lançamento mas ela já escreveu vários e tem um canal no whatpad sensacional com vários outros livros para download.


Nicole está prestes a entrar para uma agência de publicidade famosa e lá enfrentará o conflito entre a auto-imagem e a visão distorcida dos seus colegas a seu respeito. A pressão psicológica que acontece com bullying nas redes sociais será vencida por um grande amor, que surge para fortalecê-la e protegê-la de todos os preconceitos.
Fernando é admirado por seu dinheiro e poder, mas, no fundo, luta contra uma secreta baixa auto-estima. Com medo da própria imagem que forma no olhar do outro, ele se critica e se fecha. Até que um dia seu caminho se choca com o de Nicole e os dois aprendem juntos que o amor não é cego. Ele vê com clareza o que nem todos veem: a verdadeira beleza completa do ser amado.
Com muito bom humor, este livro irá tomá-lo do começo ao fim e envolvê-lo em uma estória que fala de um homem tentando entender o seu passado e de uma garota lutando pelo seu futuro. De repente, os dois se veem um de frente para o outro e descobrem a essência de um amor eterno.

Vamos conhecer um pouco mais da autora Li Mendi ?



Nome: Li Mendi


Idade: 29 anos



Cidade Onde Mora: Rio de Janeiro



Como decidiu que queria ser escritora?

Escrevo livros acho que desde os quatorze. Na época, não havia internet, nem blogs. Todas as estórias ficavam registradas em cadernos, que se perderam nas mudanças. Depois, a praticidade do Word me fez esquecer a letra bonita e comecei a imprimir e encadernar os livros. Os amigos curtiam e o ciclo era pequeno de leitores. Mas, felizmente, a internet lá por 2000, me trouxe um mundo de gente pra conhecer meus romances. O processo solitário agora é dividido com centenas de pessoas.



Até eu terminar a faculdade de jornalismo, havia horas a fio pra gastar teclando. Depois, veio a faculdade de publicidade, a pós-graduação, o trabalho frenético como publicitária e pronto, me peguei com saudade de escrever. Nesse meio tempo, quero dizer, nesse zero tempo, consegui fazer o meu primeiro lançamento impresso: O amor está no quarto ao lado. Este ano, veio "A verdadeira Bela" e estou muito feliz em ser autora da editora Highlands.

Escrever sempre foi meu prazer, minha paixão, realização, tudo. O fascínio pelo mundo da fantasia se deu já nos primeiros anos de vida. Meus sonos eram embalados pelas incríveis aventuras narradas por meu pai, um excelente contador de fábulas

Comecei com um pequeno projeto aqui na net, chamado Cada Casa um Caso. Era um hobby produzi-lo. As pessoas gostaram tanto e comentavam mensagens de incentivos que decidi continuar. Hoje, tenho vários livros disponíveis no meu site abertos e os leitores se reúnem em um grupo do Facebook para discuti-los. Os fóruns são acalorados e muito divertidos. Rio demais com as tiradas, fotos e debates.O processo de planejamento é parecido com o de um livro impresso, onde elaboro um roteiro com variações de clímax e um fluxo de acontecimentos num excell básico, no qual divido em capítulos e partes. Depois, eu começo a escrever em ordem e vou publicando no meu site com uma frequência que comunico ao público leitor. Aviso por e-mail, pelo grupo e Fanpage.

A diferença de estilo de um livro que faço pro meu site aberto e um impresso é que na web a narrativa tem mais diálogos e descrições dos cenários. Além disso, é bem mais ágil e tem que fechar com alguma indagação, necessariamente, pra trazer o leitor outro dia pra continuar a leitura. É o estilo novela ou seriado.

Sendo assim, os livros virtuais já chegaram a ter de 300 a 400 páginas em média. Mas, o impresso tem cerca de 200. Ou seja, o físico é mais condensado e tem mais narrativas sobre o que se passa na cabeça dos personagens. É diferente, mas, em cada plataforma há uma delícia em acompanhar a estória. Nenhuma é melhor que a outra.

No livro-objeto, eu sei como vou começar e terminar. Posso no meio do caminho ter a percepção que devo fazer algum ajuste e sigo meu feeling. Porém, na internet, eu nunca sei com toda certeza como será daqui cinco capítulos. Tenho, sim, um planejamento dos acontecimentos macro. No entanto, nos grupos e fóruns, há discussões acaloradas entre leitores sobre o que deve acontecer com os personagens. Essas opiniões, claro, contribuem pra mudanças que faço nos roteiros. Há momentos em que procuro ler com mais imparcialidades, mas, é tão rico ler o feedback instantaneamente que tomo nota e muitas vezes, mudo o roteiro. É aí que personagens secundários podem até ganhar maior espaço. É uma escrita que conta com a colaboração do público pra o roteiro.

Eu passo uma angústia enorme quando produzo um inédito, porque não sei se vão gostar mais ou menos. Na web, depois de vinte minutos eu já começo a receber as opiniões detalhadas sobre o que gostaram e, principalmente, do que não gostaram, pois as leitoras são bastante francas. É preciso ter muito profissionalismo pra saber o que devo absorver ou não. O que devo acatar e respeitar. A veia jornalística é importante nesse momento, pois, temos um pouco deste "afastamento", não chamaria de imparcialidade, pois, ao escolher as palavras, já não somos imparciais.

Hoje, estou produzindo o 4 livro impresso e tenho vários disponíveis no meu site e wattpad para meus leitores curtirem.



 O que o leitor pode esperar de "A verdadeira Bela" ?
Pelo que as leitoras estão falando nos grupos, dizem que o livro é muito engraçado e ninguém consegue parar de ler quando começa. Muitas madrugadas foram "perdidas" rs. Realmente eu rio sozinha lembrando de partes bem divertidas sobre as peripécias da personagem. É um livro muito gostoso de ler e que dá uma vontade de quero mais! Os leitores podem esperar uma história envolvente e leve, cheia de trabalhadas da mocinha.


Qual seu autor ou autora favorito?

Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Machado de Assis me fazem pensar sobre como escrever é uma faculdade na qual ainda estou no jardim em relação a eles. Eles são o máximo da criação de uma persona, do mergulho na alma humana. Criar histórias é pra muitos, mas, escrever de forma inigualável é para os imortais...



Qual o lado bom e lado ruim de lançar um livro no Brasil?

O retorno econômico baixo, a falta de incentivos fiscais do governo para baratear a produção é o lado cruel.Se é difícil para o leitor comprar muitos livros com o custo Brasil, também é difícil para os autores produzirem e sustentarem seu trabalho. É preciso uma paixão sem medida pelo que se faz.

Se já é pedreira, ainda tem a competição externa. Vejo em muitos fóruns as pessoas dizerem que preferem as obras produzidas lá fora. E muito frequentemente me contam por e-mail que começaram a ler meus livros, achando que encontraram um livro traduzido e ficaram muito surpresas e satisfeitas de descobrirem que sou brasileira.

Eu procuro colocar cenas, cores, músicas, marcas, cheiros, tons brasileiros! Por que tudo que é bom tem que se passar em Nova Iorque?! Quero morrer levando minha língua a diante. Farei isso enquanto conseguir.





Se seu livro tivesse uma música para ser a trilha sonora qual musica escolheria?

 Por onde Andei - Nando Reis 


 
A música fala sobre uma busca de um pelo outro e penso nos dois se buscando em outras vidas. Na falta por causa da ausência que ele provoca viajando...


 Vi que no seu livro fala sobre alguns dilemas como beleza externa, bullying, redes sociais esses assuntos já foram um problema na sua vida real?
Não. Quando crio uma persona nova pra um livro, busco ler livros, ler matérias de jornais, ver filmes... Mas, todos me perguntam se já vivi. rs. Acho ótimo! Porque se deu até pra desconfiar que foi comigo, é porque ficou tão real. A única coisa que vivi dali foi que já visitei o prédio em que a personagem trabalha. Ajudou a descrever.



Deixe um recado para nossos leitores:

O recado que posso deixar é que a arte veio para quebrar o real chato, duro, burocrático. Então, leia nem que um parágrafo de poesia e ouça uma música. Troque dois Big MC por um livro. Não compre só roupas, queira idéias, pensamentos... E encontro você com minhas histórias. ;)


Acompanhe a autora nas redes sociais: 

site: limendi.com.br
e-mail: li@limendi.com.br
fanpage: facebook.com.br/limendi
grupo Fã-Clube: https://www.facebook.com/groups/faclubelimendi/
instagram: @autoralimendi
perfil da autora: http://www.facebook.com/escritorali.mendi
twitter: @limendi
Pintrest: pinterest.com/limendi/ 

Abaixo segue as capas dos livros digitais e você pode ler os livros no Wattpad (Clique Aqui ) ou fazer download em PDF no site da autora (Clique Aqui).

Se você quiser um "app" para facilitar a leitura seguem os links abaixo:




 E abaixo seguem os três livros físicos já lançados:




Espero que tenham gostado e aguardem resenha do livro!

Beijos

Até mais ...


25 comentários :

  1. Não conhecia nem o livro,nem a autora.
    Mas a premissa do livro me pareceu bem bacana e trata de um tema bem popular hj em dia,a baixa auto estima.Gostei de conhecer mais a autora.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, será um prazer te receber lá no meu grupo! Dá uma passadinha lá. Muitos livros free pra vc ler e se gostar depois comprar os meus impressos!
      https://www.facebook.com/groups/faclubelimendi/

      Excluir
  2. Olá!
    Não conhecia a autora e nem li nenhuma resenha de seus livros, acho lindo divulgar o trabalho dos autores nacionais, merecem todo apoio.
    As capas são lindas e amei a sinopse, vou procurar saber mais e se interessar, lerei com toda certeza (=
    Acho legal quando o altor coloca livros free, assim o leitor pode conhecer muito antes sua escrita, é uma boa forma de divulgação, vou ver os livros do site dela e curtir a fanpage ^^

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, será um prazer que você leia os livros no meu site. Olha, estão todos no wattpad e widbook, se curtir ler nessas plataformas!
      http://www.wattpad.com/user/LiMendi
      http://www.widbook.com/profile/li-mendi-8709

      Excluir
  3. Eu sou louca pra ler alguma coisa da Li Mendi, mas não quero ler em pdf. É muito ruim pra mim. rs Mas só vejo geral comentando super bem dos livros dela! Adorei a trilha sonora do livro. Essa música do Nando Reis é perfeita! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila! Olha que legal, vc pode ler no app. Tá tudinho lá no wattpad.
      http://www.wattpad.com/user/LiMendi
      http://www.widbook.com/profile/li-mendi-8709
      Melhorou?!

      Excluir
  4. Já li muitas meninas elogiando a Li Mendi.Infelismente ainda não li nada da autora,mas com tantas oportunidades mostradas,vou ler. ;)

    ResponderExcluir
  5. "Eu procuro colocar cenas, cores, músicas, marcas, cheiros, tons brasileiros! Por que tudo que é bom tem que se passar em Nova Iorque?!"

    Só por ela ter falado isso me ganhou, concordo plenamente com ela, o Brasil é tão rico em cultura, por que tudo que é bom tem que vim de fora?
    Já estou ansiosa para ler A Verdadeira Bela, vi algumas pessoas falando muito bem, e com essa trilha sonora do querido e inigualável Nando Reis só me fez querer mais ainda fazer essa leitura.
    Não sabia que ela já tinha tantos livros lançados assim, preciso conhecê-los.
    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  6. Oii :}
    Amo essa coluna .. Amo conhecer novos autores(as) brasileiros(as) <3
    Ainda não conhecia a Li, mas amei os conhecer os livros dela, e já estou louca pra ler .. Li, queria mesmo ser ótima em escrever assim como você, sempre gostei de redações, inventar histórias, mas não tenho essa imaginação toda, rs! Pra quem já gostava de escrever, ter um pai que é excelente em contar fábulas deve ter sido um incentivo e tanto !
    Infelizmente não leio ebooks porque me dão dor de cabeça, mas fiquei apaixonada pelas capas *.* E também fiquei louca pelos livros físicos, principalmente por A verdadeira Bela, parece ser um livro lindo !! Amei ;)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Ainda não conhecia o livro e nem a autora. Adorei a sinopse.
    Gostei de saber dos dilemas abordados no livro e que ele tem trechos engraçados.
    Gostaria de ler um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei muito da autora, achei ela uma pessoa incrível e adorei o fato dela querer levar o Brasil para os livros, pois penso igual a ela, nem tudo se passa em Nova Iorque e o Brasil tem tantos lugares lindos para se trabalhar.
    Amei a premissa do livro, vou ler com toda certeza, chamou minha atenção principalmente pelo fato de eu ter vivido algumas coisas que trata no livro.
    Todo sucesso do mundo para você Li, você merece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie.

    Já vi bastante divulgação do livro A verdadeira Bela no face e com isso fiquei bem interessada na história. Não sabia que a Li tinha mais livros lançados e gostei de saber. Adorei a entrevista dela e a música do Nando é perfeita.
    Muito sucesso para ela. Adorando conhecer mais dos autores nacionais. <3

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não conhecia o livro nem a autora. Adorei! Com certeza vai para lista.

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Já tinha visto algo sobre o livro em outro site e gostei muito.Estou cada vez mais impressionada com os talentosos escritores brasileiros.Com certeza vou ler o restante dos livros da Li.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dressam não conhecia a autora, mas o enredo da história chamou a minha atenção, sempre bom conhecer novidades da literatura nacional!
    Bjkas

    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de saber mais sobre essa autora, o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler, amei a escolha de música pra trilha sonora.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Adorei a entrevista e de saber um pouco mais sobre a autora.
    Achei muito bacana essa ideia dela, de lançar um pedaço do livro por vez, como se fosse uma série ou uma novela. Acho muito bacana ter que ficar acompanhando e ficar ansiosa para saber o que vai vir a seguir.
    Desejo sucesso à autora e que venham novos livros =)

    ResponderExcluir
  15. Oi, ainda não conhecia esta autora e nem seu livro. Foi bom conhecê-la um pouco e gostei da ideia que ela teve de lançar em pedaços o livro.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a escritora Li Mendi
    sinceramente adooorei conhece-la .... e tambem sua obra!
    Achei muuito interessante este livro! Gosto deste quadro
    pois assim facilitar a gente conhece um pouco mais sobre
    autores nacionais

    ResponderExcluir
  17. Assim como a autora, também adoro Machado. Adorei conhecer um pouquinho mais sobre a Li Mendi. Muito sucesso para ela

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a autora ainda e gostei muito de saber mais sobre as suas obras. A verdadeira Bela parece ser muito bom. Desejo muito sucesso a Li Mendi.

    ResponderExcluir
  19. Oii
    Já falei que adoro essa coluna??? acho que sempre kkkk
    Nunca li nada da autora, mas adoro conhecer gente nova e suas obras
    Vou estudar algumas e ver qual vou me arriscar hehehe
    Beijos

    Entrelinhas e Livros
    Facebook

    ResponderExcluir
  20. Oi Dressa, tudo bem? Tenho alguns PDFs da autora e quero muito ler. Gostei bastante da entrevista. Achei bem legal a resposta dela sobre esse projeto "Cada Casa um Caso" e sobre o feedback dos leitores, os fóruns e as discussões e como isso influencia na escrita de um novo caso, bem legal, e também a diferença entre eles e seus livros físicos. Gostei de saber. Achei a sinopse de "A Verdadeira Bela" muito boa e parece ser realmente um livro bem gostoso de ler e que ao mesmo tempo trás várias questões importantes. Gosto muito de quando nossos autores ambientam suas histórias em nosso próprio país... acho que já tem tanta história que se passa no exterior que não vejo necessidade de nossos livros se passarem também. Então eu acabo aproveitando muito mais um nacional quando ele é ambientado no Brasil.

    Adorei a entrevista!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Adorei a entrevista. A Li Mendi falou tudo e mais um pouco, hein?!?! kkkkkk
    Uma pena que ainda exista toda essa dificuldade em publicar um livro aqui no Brasil. Não só publicar, como comprar também. Não é menosprezando todo o processo de criação do livro, mas acho que o preço deles é um pouquinho salgado demais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. O enredo desse livro me chamou bastante atenção.
    A capa que não foi algo que gostei muito.
    A autora é muito simpática. Adorei conhecer mais um pouco sobre ela.
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir