Resenha - Desaparecida

Desaparecida 
Autora: Catherine McKenzie
Editora: Leya 
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 320 
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você? 

Sabe aquele livro em que você não deposita muitas expectativas? Pega o livro para ler e, se for bom, fica? Pois neste, nem deu tempo de pensar: comecei a ler e não parei mais. 

Emma é uma mulher de 34 anos que perde a mãe para uma doença e recebe de herança uma viagem para a África. Conhecer a África sempre foi o sonho da mãe e, não entendendo muito bem por que a mãe deixara uma passagem de avião para a África, Emma decide  realizar o sonho da mãe. 

Emma é advogada e trabalha há muitos anos para uma empresa na qual está prestes a se tornar sócia. Assim, os gerentes não recomendam a viagem por agora, sob pena de adiar o momento da sociedade.

No entanto, Emma viaja apesar da carreira e, o que  levaria apenas 1 mês para retornar, leva 6 meses: acontece um furacão na África, várias pessoas morrem e outras tantas ficam desaparecidas; Emma não consegue qualquer contato por estar em uma cidade no interior da África, completamente sem sinal de telefone.

O engraçado é que após 6 meses, ao retornar à vida normal,  descobre que nada está como antes, principalmente sua casa: já existe outro morador!

Sem saber para onde ir (é Natal, todos os conhecidos estão viajando, a empresa está fechada), o então morador do apartamento, Dominic, deixa Emma permanecer no edifício enquanto tenta resolver sua vida. 

A história é narrada por Emma, em primeira pessoa. É uma leitura muito leve. Confesso que a narrativa da autora levou-me a pensar que a história seria mais reflexão do que chick-lit.

Emma percebe que todos os conhecidos achavam que ela havia morrido: o ex-namorado já namora outra pessoa e o escritório na empresa já está ocupado por outra funcionária. 

Aos poucos, Emma tenta colocar sua vida em ordem, mas coisas acabam acontecendo. Ela e Dominic ficam mais próximos. Pelo fato de também sofrer de uma desilusão amorosa, ele toma atitudes muito imaturas na minha opinião. Não foi um personagem que conseguiu me encantar. 

O livro também não consegue mostrar o que Emma aprendeu em sua viagem: em nenhum momento relata como é a África. A leitura foi feita em e-book e não encontrei erros de digitação. Não há notas de  rodapé e os capítulos são curtos e separados, facilitando bastante a leitura. 

Embora eu esperasse um pouco mais do livro, a leitura foi divertida, leve. Rendeu bons momentos com cara de "sessão da tarde". O final é romântico e terminei de ler com sorriso no rosto!

Beijos 

Até mais...



28 comentários :

  1. Oi Andressa, que linda resenha, deu vontade de ler o livro. Pena que ele não é perfeito né?! Quero ler se tiver oportunidade!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-maluca-por-voce-geracaobooks.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa,
    Gostei muito da sua resenha!
    Ainda não conhecia esse livro, mas a ideia pareceu bastante interessante. Só não sei como as pessoas, simplesmente, puderam supor que Emma havia morrido, enfim, acho que isso deve ter um fundamento e vou procurar saber mais sobre o livro para ler e, então, poder expor minha opinião!
    Beijos e parabéns pela resenha :D
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    A capa chama muita atenção, assim como o enredo do livro. Mas parece que a autora não conseguiu fazer uma história tão boa quanto poderia ter feito né? É uma pena, pois eu gostaria de lê-lo se não fosse isso. Mas que bom que deu pra passar o tempo :)
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ei Dressa, tudo bem?
    Eu também tinha outra visão do livro, pensei que seria mais reflexivo, mas aí vi a própria editora reforçando a parte do chick lit, rs. Mesmo assim, parece que o livro é ainda mais leve do que eu imaginei, e adorei isso, porque estou precisando de leituras assim, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Desaparecida é um livro bem falado por aí.
    Pela sua resenha, o livro é um pouco diferente do que pensava. Mas ainda pretendo ler um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros românticos. Mas dá um frio na barriga em pensar num final e ser outro. Mas enfim, os livros são cheios de surpresas.

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro em e-book, mas ainda não li.
    Mas agora lendo sua resenha,fiquei motivada a lê-lo.
    Gosto de livros levinhos. ;)

    ResponderExcluir
  8. Eita, que doidera Oo engraçado como certos livros prendem tanto umas pessoas, e outras parecem que o que mais querem é distância, né? haha. Gostei da sua resenha, mas achei muitos pontos estranhos. Primeiro a capa, e depois a história sem pé nem cabeça. Como diabos a mulher fica só 6 meses desaparecida e namorado ja arranja outra, e ainda pegam o apartamento dela? Gente, não é assim na velocidade da luz que as coisas acontecem Oo sei lá, tudo aí pareceu bem forçado, até mesmo essa viagem só pra que tudo virasse de cabeça pra baixo

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Começo de Tudo" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse e mesmo depois de ficar sabendo dos pontos negativos apontados na resenha continuo querendo muito conferi essa história.

    ResponderExcluir
  10. Olha quando eu vi esse livro sendo lançado eu fiquei bastante interessada não só pela capa que me chamou atenção, mas também pela sinopse que atraiu ainda mais. Ai tipo, vim aqui correndo ver sua resenha, porque ainda não tinha lido nenhum, por isso acabei me decepcionando um pouco por conta dos pontos negativos. É muito chato mesmo a gente ler uma história e que não te passa absolutamente nada. Ou melhor, que a personagem não te passa nenhum tipo de sentimento ou aprendizado. Eu gosto disso. Mas pelo jeito eu acho que o livro nào vai me agradar muito, apesar que n irei julgar sem antes de ler, até porque eu posso acabar me surpreendendo como tantos outros leitores que podem ver uma resenha como a sua e pegar o livro pra ler e gostar...enfim...depende de cada um mesmo né? Mas eu gostei de tudo que vc falou e quem sabe qualquer dia eu compre ele, mas agora eu n vou pegar ele na saraiva não. Vou esperar um pouco =]

    Se cuida amiga e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da premissa e anotei aqui para ler futuramente. Preciso fazer leituras diferentes e que me prendam mais rsrs
    Adorei essa indicação :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dressa, tudo bom?
    Eu já tinha lido a resenha da Dani desse livro e gostei bastante da proposta. Eu só fiquei com o pé atrás, pois me pareceu que a narrativa não explica os propósitos da mãe da Emma. Acredito que isso seria importante no livro. Bom, de qualquer forma a premissa chamou minha atenção e espero ler em breve.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei bastante da capa desse livro logo quando eu o vi nos lançamentos e fui procurar saber mais dele. Porém fiquei um pouco decepcionada pois só li comentários dizendo que ele era meio fraco e talz, mas que bom que você gostou. Não sei se o lerei, quem sabe mais pra frente.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dressa tudo bem, facil de ler esse livro né, apesar desses pontos sinalizados por vc e que tbm me deixou em dúvida, a narrativa do livro é bem legal!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Eu tbm esperava,depois de tudo o que vc disse que ela passou,que a história fosse um pouco mias reflexiva.Mas por mim tudo bem,adoro um chick-lit kkkk
    A capa já tinha me ganhado,mas depois da resenha é claro que vou querer ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Vi a capa do livro e pensei que seria outro gênero não um chick-lit.
    Parece ser um livro leve e divertido, acho que algo mais para passar o tempo.
    Não sei se o leria agora, mas vou deixar a dica anotada.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Já li diversas resenhas desse livro e só positivas, ele parece ser uma leitura bem leve mesmo, que você pega só pra curtir aquele romance sem muitas "cobranças". Quero muito lê-lo, mas estou deixando minhas expectativas baixas pq tendo a me decepcionar, mas acho que com esse livro não irei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Inicialmente eu pensei que fosse algo mais reflexivo também e nem pensei que era algo mais jovial. Achava que a protagonista tinha uns 20 e poucos anos no máximo. Gostei do enredo. Apesar de não ser o que imaginava. Sempre é bom esse clima de sessão da tarde de vez em quando. haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Este foi outro livro que me despertou interesse quando o conheci na Bienal. O enredo diferente não passou em branco e agora que as resenhas estão saindo, vejo que realmente vale uma leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Olá!!

    Já ouvi falar sobre este livro, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda e estava meio sem saber sobre o que se tratava a história. Mas pelo que li achei bem legal e interessante.
    Ainda mais por ser uma leitura leve. As vezes é bom ler livros assim que não precisamos refletir muito sobre o assunto e algo bem sessão da tarde é bom demais.
    Eu adoro =)

    ResponderExcluir
  21. adorei a resenha! vai pra lista! a capa é linda também :)

    http://meuvicioemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Andressa.

    Também estou com esse ebook pra leitura, mas estou enrolando um pouco. Li algumas referentes a ele e algumas pessoas curtiram e outras pessoas nem tanto. Acho que quando assim temos mesmo que ler e assim decidir por nos mesmo.
    Que desejo mais louco da mãe dela hein? Mas as vezes temos que realmente mudar o fluxo de nossa vida e essa foi a chance da Emma.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oii Dressa :}
    Fiquei encantada pela capa do livro, realmente é bem delicada e linda, e foi assim que me apaixonei por ele, rs ! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas to louca pra comprar .. Fiquei bem curiosa pra saber o que vai acontecer entre a Emma e o Dominic (que nome lindo, rsrs)! Engraçado, eu achei que o principal do livro era o que a Emma aprendeu nessa viagem e o porque da mãe dela querer que ela faça essa viagem .. Fiquei realmente encantada com o livro e não vejo a hora de fazer a leitura *.*
    Bj, bj :*

    ResponderExcluir
  24. Oiee
    Estou precisando de um livro assim,leve e descompromissado.Ele me chamou atenção principalmente pela capa e quando li a sinopse achei bem voltado pro chick-lit.Quero saber como Emma vai reorganizar sua vida e como se desenvolve essa paixão entre Dominic e ela.

    ResponderExcluir
  25. Oi Dre, tudo bem?

    Os livros da Leya não costumam me chamar a atenção. Mas ate que esse parece ser interessante. Romance na medida que eu curto. Quem sabe eu não de uma chance?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oii
    Tenho visto esse livro em diversas redes sociais e essa capa sempre me chamava a atenção, mas nunca tive vontade de ler.
    Mas agora sua resenha, fez isso por mim hahah
    Fiquei super curiosa.
    Vai para minha lista de próximas leituras rs
    Beijos

    Entrelinhas e Livros
    Facebook

    ResponderExcluir
  27. Olá, Andressa! Quando li a sinopse desse livro, imaginei que ele tinha uma pegada bem mais dramática. Afinal, a vida da protagonista não poderia está mais de ponta a cabeça do que está. Me surpreendi ao saber que ele é um chick lit. Mesmo assim, como é bem leve e estilo Sessão da Tarde, pretendo lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Oi Dressa, tudo bem? Estou vendo várias resenhas desse livro e estou ficando com vontade de ler. Parece ser um livro interessante, e acho que a abordagem dele não é o que aconteceu no período dela na África, e sim depois que ela voltou a cidade dela, essa tentativa de recomeçar. Ela parece ser uma personagem bem interessante e pena que o Dominic não conseguiu te encantar.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir