Resenha - Minha Lista de Prioridades

Minha Lista de Prioridades
Autor: David Menasche
Editora: Paralela
Gênero: Literatura Estrangeira / Biografia
Páginas: 205
Sinopse:Skoob 
Onde Comprar: Saraiva
Avaliação: 


 Olá tudo bem com você? 

 Adoro livros que passem uma mensagem positiva na vida, que faça eu reclamar menos e perceber que não tenho problemas e sim que sou muito abençoada por tudo que tenho e esse livro mostra exatamente isso.

David Menasche é um professor do ensino médio que ama de paixão sua profissão, mas não pense que ele é apenas um professor que dá a aula e não se interessa por mais nada, Menasche como é mais conhecido se preocupa com cada aluno que passou em sua vida, ele ajuda todos os alunos a se tornarem melhores e o principal a ir atrás de  seus sonhos. 

David Menasche é quem narra em primeira pessoa o livro e a leitura flui tão fácil que nem percebemos quando termina, é tanta mensagem positiva que lemos que dá  vontade de conhecer o autor pessoalmente, ele conta sobre toda sua vida, quando conheceu sua esposa, quando começou a ter vários animais de estimação quando casado e como eram suas aulas. 

No final de cada capítulo tem depoimentos de quem já foi aluno de Menasche e claro alguns são muito comoventes pois o professor mudou realmente a vida de muitos alunos. 

Menasche descobre ter câncer no cérebro e pouco tempo de vida, os efeitos colaterais são fortes devido aos tratamentos que faz e mesmo assim ele nunca desiste da vida e de sua maior paixão que é dar aulas. 

Porém infelizmente ele acaba perdendo 80% da visão, e perde um pouco de sua memória, devido aos tratamentos que está fazendo seu casamento também já não vai muito bem e sem muitas alternativas é necessário abandonar a profissão pelo qual ele tanto amou fazer. 

A paixão que ele tem em dar aula é algo único, que ele consegue fazer com quem leia também sinta esse amor, e é uma pena muito grande ele ter que parar de dar aula, mas não pense que o livro é triste, te deixa para baixo, esse livro é escrito com muito bom humor e o professor nunca se mostra abatido sempre com sede de viver e aproveitar a vida ao máximo.

O professor então decide fazer uma viagem pelo mundo atrás de quem já foi seu aluno para saber como estão, como vivem e o principal: O  que mudou na vida deles em ter aula com ele.

O professor  queria saber que mudança ele conseguiu fazer na vida de seus alunos, e então os papéis se invertem e ele vira aluno novamente e aprende muitas coisas sobre a vida. 

Menasche então anuncia sua doença no facebook e diz estar viajando em busca dos seus alunos:
- Quem pode oferecer uma noite de hospedagem?
 E então depara com vários convites de seus ex-alunos oferecendo um lugar para ficar.

Poder conhecer um pouco da história de cada aluno me deixou muito feliz, percebi que os problemas enfrentados na adolescência eram muito comum e não me senti perdida, a lição de vida de cada pessoa é muito rica e faz refletir exatamente sobre o que queremos na vida. 

Porque só podemos fazer o que queremos quando sabemos que vamos morrer ? Não seria muito mais fácil aproveitar a vida agora e fazer o que realmente gostamos ? 

Se você está pensando em mudar algo em sua vida mas lhe falta coragem indico que leia esse livro, se sua vida está boa e não deseja chorar , indico que também leia esse livro, ele não nos faz chorar mas faz nos sentir agradecido por cada dia de vida e como realmente as vezes não somos gratos pelo que temos. 

Qual a sua lista de prioridades ? Porque não fazer agora e começar a dar prioridade para o que realmente importa? 

A edição do livro está simples, páginas amareladas, letras em bom tamanho só senti falta de saber como o professor Menasche está agora pois no livro só mostra o relato da viagem que ele fez, que foi algo que ela já tinha em mente fazer quando planejou viajar era é escrever um livro sobre essa lição.

Uma lição de vida, onde vemos o amor pela profissão, o amor pela vida e principalmente o amor ao próximo o quanto é gratificante você poder viver e saber que mudou a vida de algumas pessoas para melhor. 

Beijos 

Até mais... 



26 comentários :

  1. Parece ser aquele livro que todo mundo tem que ler,, pois me passa a sensação de que faz vc refletir mais..
    Fiquei bastante interessada!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    O livro parece ser muito bom, muito descontraído e lida com um assunto muito delicado mas de um modo sem ser cansativo ou que te faça sentir pena. Esse não é o tipo de livro que eu geralmente leio, mas gostei muito da história dele e acho que vale a pena ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha! Também aprecio muito livros que nos fazem ver a vida por um outro ângulo, e que nos ensina a dar mais valor a ela. Imaginei que fosse um livro depressivo, mas como você citou, o fato de ter humor nas palavras do personagem tornam a história mais leve e fácil de nos conquistar. Ele podia muito bem reclamar e se colocar pra baixo pelos acontecimentos drásticos que ocorreram com ele, mas não, ele ainda consegue tirar um lado bom da situação, pelo visto. Então porque não podemos fazer o mesmo, não é?

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Venha conferir o Especial de Halloween que tá rolando na Caverna! A resenha da vez é de "Boneca de Ossos".

    ResponderExcluir
  4. Não costumo ler mtas biografias,mas essa em especial me pareceu bem tocante.Me fez ter vontade de ler!E olha que em se tratando de biografias isso é raro!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Esse não é meu tipo de livro. Mas toda vez que vejo sobre alguém que saiu pra viajar e refletir na vida etc., me dá uma vontade de fazer o mesmo. O problema é a coragem pra deixar tudo de lado por um tempo e olhar pra dentro.
    Mas essa pergunta de "qual minha lista de prioridades" me deixou refletindo aqui hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Dessa =DD
    Aiin parece daqueles livros que precisarei de lencinhos do ladoo!!
    Parece muito inspirador tbm!
    Vou colocar ele na minha lista =DD
    Bjoos sua linda <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que história linda, o professor é uma figura tão importante na nossa vida e muita gente não lhe dá o devido valor, eu adoraria saber por onde anda minha primeira professora, aquela que me ensinou a ler, e imagino a emoção deste alunos ao encontrar o professor, especialmente por ele estar doente, deve ter sido um sentimento agridoce. Uma leitura com uma mensagem relevante, daquelas que sacodem o leitor, adorei a dica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    Gostei muito do livro, isso dele não se abater apesar da doença é incrível, uma verdadeira lição de vida.
    Gostaria muito de lê-lo, pois sou muito fã desses livros que te colocam pra cima ou te fazem refletir sobre a importância que você está dando a cada coisa ou pessoa na sua vida.
    Espero lê-lo um dia, fiquei bastante tocada.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha, adoro livros que nos fazem refletir sobre a vida e gostei muito do seu blog.
    Caso queira firmar parceria segue meu email
    weberton.moreira@hotmail.com
    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro deve nos passar uma grande lição de vida,não é mesmo?!
    Eu que reclamo de qualquer coisinha,compreendo só de ler a resenha,o quanto estou agindo errado.
    Gostaria de conhecer essa história emocionante.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dressa...
    Então acho que esse livro seria uma ótima leitura para mim agora, pois estou sem coragem para mudar algo na vida que quero muito..rs
    Adorei a resenha, o livro já está na lista.
    Deve ser uma lição de vida e tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Apesar de ter achado que o livro realmente traz uma linda lição de vida e nos faz refletir bastante. Eu adoro livros que nos deem essa reflexão, mas não acho que eu curtiria a leitura nesse livro. Não sei explicar o porquê, mas não me chamou a atenção. Ok, até chamou, mas a vontade de lê-lo não apareceu sabe? Acho que mais por não estar numa "vibe" pra lê-lo, quem sabe mais pra frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa o livro parece ótimo, que história linda, uma lição de vida, gosto muito de livro que passa uma mensagem positiva de vida, fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Andressa.

    Parece ser um daqueles livros que você começa a ler e nem vê a hora passando. Achei bem interessante esse livro, isso de um professor cuidadoso. Acho que o que falta hoje em dia são professores assim. Eu adoraria ter tido um professor tão atencioso quanto o David Menasche.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dressa, tudo bom?
    Realmente eu gostaria de ler esse livro, como você disse lá no grupo do whats. Adoro histórias que deixam uma lição no leitor e que fazem a gente pensar um pouco na vida. Tem professores que tornam nossa vida mais especial.
    Beijos!
    http://www.livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Dressa ..
    Não tinha dado nada para o livro, na verdade nem tinha me interessado por ele, mas mudei de idéia assim que comecei a ler a resenha. Em primeiro lugar quero ser professora, e acho que um bom professor sempre tenta ajudar os alunos, sendo em sala ou não. Em segundo porque tive a impressão que o David realmente nos passa toda a força de vontade dele pela leitura.. Sim, deve ter sido emocionante conhecer um pouco mais das histórias dos alunos que ele ajudou. O livro parece ser maravilhoso !
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Dressa, tudo bem??

    Nossa, gostei bastante da sua resenha e parece ser um livro muito emocionante e bonito. Gosto dessas biografias que são uma verdadeira lição de vida e superação... as vezes pensamos que nossa vida é difícil e que não temos isso ou aquilo, mas tem pessoas que realmente tem problemas e que não desistem nunca. Achei muito bonito esse amor que o professor tem pela sua profissão e esse amor pelo próximo, por saber dos seus alunos, de como eles aprenderam com ele, e também ele aprender com os seus alunos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi Dre, tudo bem?

    Ta ai um livro que eu não daria muita coisa. Mas a sua resenha me deixou com vontade de conferir a leitura. Nao sou a Paty, mas gosto de livros com professores.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostei muita da resenha Dressa, o livro parece ser excelente! Uma bela lição de vida pra todos nós percebemos como somos abençoados.

    ResponderExcluir
  20. Nossa nunca ouvi falar desse livro, mas gostei que fala de superação e nos faz repensar nossas atitudes e mostra que temos muito que aprender, eu por exemplo estou no caminho da aprendizagem para ter mais paciência e ser mais tolerante, e quando vejo relatos e livros com esse tema fico muito inspirada!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros que nos transmitem mensagens,e esse me lembrou um pouco aquele filme que sempre passa na sessão da tarde.Com certeza vou inclui-lo em minhas próximas leituras,deve ser uma sensação maravilhosa saber que você foi capaz de mudar a vida de muitas pessoas.E acho que eu também vou sentir falta de algo que fale sobre como o professor ficou apos sua viagem

    ResponderExcluir
  22. Fiquei emocionada só de ler sua resenha hehe
    Sempre achei a profissão de professor a mais incrível de todas, porque dá a base para todas as outras e ler algo assim, que mostra o quanto o professor é apaixonado e realmente se importa com seus alunos deve ser incrível.
    Fiquei bastante curiosa.
    Esse também é o tipo de livro que deve ser dado de presente, sem medo de errar, na minha opinião.
    Vai para a lista de desejados rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Achei a premissa desse livro incrível. O profissão de professor deveria ser a mais respeitada entre todas as outras. Mas, depois de lermos um livro como esses, percebemos que o que mais importa, é perceber o quão importante um professor pode ser na vida de uma pessoa. Fiquei muito curioso pra saber sobre esses reencontros entre o professor e seus alunos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros assim, que como vc disse, nos fazem pensar e ao invés de reclamar das coisas vida, agradecer por tudo que temos.
    Adorei a resenha e espero ler este livro em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Nossa, lendo sua resanha agora, parei pra pensar em minha lista de prioridades. Não percebia que tinha uma importante e muita vezes a deixava de lado. As vezes penso que não aproveito tudo que tenho e muitas vezes deixo de agradecer por muitas coisas.
    O livro parece do tipo que nos coloca para refletir bastante.
    Adorei a resenha.
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  26. As primeiras coisas que me instigaram foram o título e a capa. Após ler a resenha senti que essa livro nos dá aquela leveza pra viver de que tanto precisamos nos tempos turbulentos. A história de um professor como esse que se preocupa com os sonhos de seus alunos e os ensina a serem melhores, é tocante e nos faz pensar na vida, e se realmente estamos priorizando aquilo que nos faz bem. Amei e resenha, e o blog.

    ResponderExcluir