[Resenha] O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio 
Autora: A.G. Howard
Editora: Novo Conceito
Gênero: Literatura Estrangeira / Fantasia
Páginas: 367
Sinopse: Skoob
Onde Comprar:  Saraiva

Avaliação:

Olá, tudo bem com você? 

Desde que soube dos lançamentos de outubro da “Novo Conceito” (haveria o livro "Por trás do Espelho"), tive vontade de ler “O Lado Mais Sombrio” - o primeiro volume dessa trilogia. Até tentei comprá-lo na bienal, mas por que não encontrei bom preço, recorri mais uma vez à maravilhosa Biblioteca de São Paulo. Se você ainda não a conhece,   Clique Aqui para conhecê-la pois vale muito a pena.

E por que estou dizendo que emprestei esse livro da biblioteca? - Porque não gostei tanto quanto achei que gostaria e fiquei feliz de ter  poupado meu dinheiro. 

O Lado Mais Sombrio é uma releitura de "Alice no País das Maravilhas". A leitura começa fluindo muito bem, o livro é narrado em primeira pessoa por Alyssa - uma adolescente bem diferente das meninas da idade: anda de skate, usa maquiagens fortes  e cabelos com alguns dreadlocks na cor azul. 

Ela nutre paixão secreta por Jeb, um amigo de infância, que está namorando no momento - o que deixa Alyssa com muita raiva. 

Alyssa é tataraneta da verdadeira Alice (a mesma de "O Pais das Maravilhas" de "Lewis Carroll") e enfrenta um desafio: as mulheres de sua família estão internadas em hospício. Todas são consideradas loucas, falam coisas sem sentindo e até tentam matar outras pessoas. 

A mãe de Alyssa faz parte da última geração viva internada em hospício. Alyssa mora com seu pai (que a faz visitar a mãe ao menos uma vez por semana) e começa a sentir-se ameaçada pois escuta plantas e insetos conversando com ela.

Em dia de muita chuva, Alyssa fica sozinha em casa após discutir com Jeb. A luz acaba, o espelho se quebra, Alyssa ouve vozes misteriosas e cai na famosa "toca do coelho"  (nesta releitura, é através do espelho que ela entra para o mundo mágico).

Até aqui, a leitura fluiu bem. No entanto, quando Alyssa entra no mundo maravilhoso, a narrativa se torna cansativa (capítulos longos) e, de tão lenta, tive vontade de pular alguns capítulos. 

As coisas que acontecem no livro são tão fantasiosas que fica difícil de imaginar tal situação. Mas, voltando ao "País das Maravilhas": em pensamento, Alyssa deseja entrar na toca do coelho com Jeb - seu verdadeiro amor. Assim, por ter pedido com o coração, o desejo é realizado e os dois enfrentarão todas as possíveis situações de aventura deste mundo. 

A lenda chamada Morfeu (uma espécie de " homem borboleta") diz que Alyssa precisa cumprir tarefas para acabar com a maldição da loucura da família. O engraçado é que  Morfeu é bem misterioso, não passa qualquer segurança e Alyssa acredita em tudo o que ele fala. 

Dentro do país das maravilhas, Jeb e Alyssa se envolvem e descobrem que se amam há muito tempo (apenas evitavam aproximação). Às vezes, Alyssa fica bem chapada e  faz coisas muito loucas como tentar agarrar Jeb de qualquer maneira. Ela também se sente  muito atraída por Morfeu, ou seja: como não bastasse toda a “viagem” da história, a autora traz ainda um triângulo amoroso.

Eu diria que a história é muito confusa, mas não deixa de ser um livro legal. Enfim:  só lendo mesmo para saber.

O que incomoda são as situações bem inusitadas no País das Maravilhas. A autora usa e abusa de artifícios para tirar Alyssa daquela situação bem irreal. Imaginem que   Alyssa chega a ter "asas" e consegue voar dentro do mundo mágico.

Como sempre, a “Novo Conceito” arrasa nas edições : a edição do livro é linda. Os capítulos se apresentam com desenhos de folhas (como se estivéssemos dentro de uma floresta) e  dão muito charme à leitura. Pena que a história é um pouco confusa... está ótimo o estado do livro que peguei na biblioteca.




Como já disse, trata-se de trilogia (o segundo livro acaba de ser lançado aqui no Brasil). Confiram a capa dos 2 próximos livros:

                                                                                                       


Apesar de trilogia, gostei muito do final do livro: final fechado  e que não deixa qualquer dúvida. Pelas capas dos próximos livros,  tudo indica que haverá romance com Morfeu e, no último, com Jeb. Vamos aguardar para conferir!

Beijos

Até mais...





19 comentários :

  1. Oi Andressa,
    Ganhei esse livro e li sem compromisso, mas eu A M E I cada página e a diagramação impecável da Novo Conceito (como sempre rsrs), é uma pena você não ter gostado tanto.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que a história é um pouco confusa, e não gostei desse "excesso de fantasia", tipo a menina ter asas.
    Mas mesmo assim acho que vale a pena a leitura.
    Boa resenha! Bjs, Andressa <3

    ResponderExcluir
  3. Hello, Andressa.

    A Carlinha do Paradise leu esse livro e simplesmente amou, com isso também li.
    Eu gostei bastante da história em si. Homens com piercings me seduz e Jeb conseguiu me deixar louca com ele. Morfeu eu gosto dele, mas sei lá. Ainda prefiro o Jeb.
    O livro depois que ela vai pro País das Maravilhas é bem viajado mesmo, mas não me incomodou esse fato. Acho as capas super lindas. <3
    A Novo Conceito arrasando nas diagramações. Já estou com o segundo aqui, mas ainda não tive tempo de ler. Você tem intenção de ler o próximo?

    Beijos. <3 o//

    ResponderExcluir
  4. Oi Dressa...
    As opiniões são divididas em relação a este livro. Confesso que o que mais me chama atenção nele é a capa, que é linda. Mas a sinopse já não é aquelas coisas.
    Uma boa ideia essa sua para polpar dinheiro. Aqui na minha cidade, a biblioteca não tem muitas opções.
    Acho que agora fiquei com menos vontade ainda de ler o livro, ainda mais que tem continuações.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Realmente desde a primeira vez que eu vi a capa já me apaixonei e disse que iria ler, mas até hoje não comprei... Me simpatizei bastante do Alyssa achei ela super fofa, e também achei criativa a forma da escrita da autora, mesmo sendo recontagem de Alice no País das maravilhas, não me enganei ao me apaixonar pela capa, os outros volumes tem capas maravilhosas também, e já já eles com certeza vão lançar o terceiro volume, e espero que seja tão legal para mim ler, afinal desde o lançamento gostei da capa e da sinopse. É a primeira resenha que vi da série, e realmente gostei.
    Beijos Andressa, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dressa, tudo bom?
    Apesar de gostar das capas dessa série e o cuidado da NC com a diagramação, essa trilogia não enche meus olhos. Fantasia está longe de ser meu gênero preferido e tenho certeza que iria achar a leitura um pouco chata. Enfim, talvez eu mude de ideia, mas por enquanto vou deixar a leitura de O Lado mais Sombrio para depois.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pena que não curtiu tanto o livro, Dressa. Ainda não li e mesmo sua crítica não sendo tão positiva ainda quero muito ler esse livro. Sou super apaixonada por Alice no País das Maravilhas, é tipo um dos meu livros preferidos (amo clássicos infantis... *-* ), então costumo gostar muito de releituras. Espero poder logo, pra ter um opinião formada.
    Abraços,
    Duda - Resenha da nossa primeira HQ

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei sem saber o que pensar sobre "O lado mais sombrio" quando a editora lançou. Achei que era um livro com muito potencial para ser interessante, mas também podia ser uma daquelas histórias desastrosas. Por isso decidi esperar para ler algumas resenhas antes de resolver ler ou não. Nem preciso dizer para qual das opções a sua me levou, né? ansiosa para ler <3

    ResponderExcluir
  9. Desde que foi lançado esse livro já me chamou a atenção!Quis comprar imediatamente.A edição é linda msm,a Novo Conceito anda caprichando ultimamente.
    Espero não me decepcionar com o livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Eu já li esse livro e simplesmente amei, é bem confuso mesmo e foi isso que me encantou, por que imagino que o país das maravilhas seja assim mesmo. Gostei muito das situações pela qual a personagem passou e caí de amores por Morfeu, ele simplesmente conquistou meu coração!
    Estou muito ansiosa para ler o próximo volume, mas me falta dinheiro ahah
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Estou doida pra ler esse livro, curto muito releituras de clássicos, pena que você não gostou, essa foi a primeira resenha mais negativa que vejo desse livro.

    ResponderExcluir
  12. As capas me chamaram muuuita atenção desde a primeira vez que eu vi.
    A sua resenha foi a primeira que li sobre, pois até então eu nem sabia do que se tratavam os livros.
    Como gosto de ler para ter uma opinião, esse entrou pra lista de espera hehe beijo!
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  13. Uma pena que não tenha gostado tanto do livro. Eu tenho apenas o volume este volume, que aliás ainda não o li.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dressa eu vi vc falando sobre esse livro e achei divertido o modo como vc o descreveu, ainda mais a personagem doidona kkkkk Mas ainda assim quero ler esse livro, que comprei pela capa acredita, eu e essa velha mania! Adorei a resenha dele viu mesmo com os pontos que vc não curtiu kkk
    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito fã desses estereótipo de menina (skate, maquiagem, cabelo diferente), acho muito forçado principalmente para um livro "viagem" como esse. Eu tinha vontade de ler essa trilogia, agora não tenho mais tanta certeza se quero ler, achei muito sem noção as coisas que você falou, até pro País das Maravilhas.

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia que era uma releitura de Alice no país das maravilhas, fiquei interessada, mas vou pegar emprestado, vai que eu não goste muito né.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei deveras fantasiosa a história, mas gosto dessa ideia de adapatações de clássicos. Vou dar uma chance e depois comento o que achei.
    Pena vcê não ter gostado tanto assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Nem me diga que tu não curtiu muito, porque eu comprei o livro na Bienal e agora fiquei preocupada. HAHAHAHA
    Mas vou ir na fé, vai que eu gosto!

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Também já fiz isso, Andressa. Fui à Biblioteca e li o livro Branca de Neve, acabou que a Geração me deu um exemplar depois, já que a resenha simplesmente bombou. Mas, nesse caso que você não gostou tanto do livro, deu sorte de não ter comprado, rs. Poupou seu dinheiro realmente.

    ResponderExcluir