Resenha - A Arte de Ouvir o Coração

A arte de ouvir o coração
Autor:  Jan Philipp Sendker
Editora: Paralela
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 256
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você? 

Dezembro está começando super bem para mim, minha primeira leitura e já posso dizer que li mais um livro lindo que fala do amor puro e sincero, da maneira como ele deve realmente ser. 

Confesso que o começo do livro é um pouco confuso, no primeiro momento somos apresentados a Julia uma moça que teve um pai muito bom mas que abandonou toda a família sem deixar nenhuma notícia para onde iria. 

Julia recebe algumas coisas que pertenciam a seu pai e vê uma carta endereçada para Mi Mi na Birmânia, então ela decide abandonar tudo em sua vida e ir atrás de noticias de seu pai. 

Chegando ao país bem diferente ela é abordada por uma pessoa que sabe tudo sobre ela e sobre o seu pai, U Ba sabe muito da história de seu pai com Mi Mi e então começa a contar toda a história dos dois desde de seu nascimento até os dias de hoje. 

Os capítulos são alternados entre o presente narrado em primeira pessoa pela Julia, e narrado em terceira pessoa por U Ba contando todo o passado dessas duas pessoas. 

A mãe de Julia ficou muito amargurada com o pai que abandonou sem dar nenhum tipo de satisfação e Julia também fica muito triste sem saber nenhuma noticia, logo já se pensa que ele sempre tinha uma amante e foi viver com ela. 

Mas nesse livro somos apresentados a uma nova cultura, onde todos do país da Birmânia acreditam em previsões astrológicas e seguem a risca tudo o que precisa ser feito conforme as previsões, e então em um passado não muito distante somos apresentado a Mya Mya que deu a luz a Tin Win em um dia de sábado no mês de Dezembro e para eles pessoas que nascem nesse dia são amaldiçoadas, Mya Mya não consegue sentir nenhum tipo de amor por seu filho, logo não tem mais leite e acha que  é  a maldição de seu filho, então juntamente com seu marido os dois consultam um astrólogo e confirmam a vida de Tin Win não será nada fácil muitas coisas ruins irão acontecer. 

Mya Mya acaba ficando viúva depois de um tempo e decide abandonar Tin Win a própria sorte, o menino quase morre de fome e fica por uma semana esperando a sua mãe voltar e ela nunca mais voltaria. 

Por um milagre aparece Su Kyi que lhe dá todo o amor que ele merece, então depois de um tempo Tin Win acorda em uma manhã e não consegue mais enxergar nada, fica completamente cego, o que para ele ainda jovem poderia ser uma desgraça conforme o astrólogo previu em sua vida, não poderia se tornar uma benção maior. 

Tin Win consegue identificar os mais diversos sons , consegue escutar o bater de asas de uma borboleta, consegue definir até as nuvens do céu, e o melhor ele consegue entender e escutar os batimentos cardíacos de todas as pessoas. 

Su Kyi então leva Tin Win para estudar em um mosteiro onde o mestre também é cego e Tin Win aprende tudo,  a fazer contas, a ler em braile e se torna um aluno exemplar, e depois que entra nesse mosteiro tudo de bom acontece em sua vida, e ele conhece Mi Mi. 

Mi Mi tem uma deficiência nas pernas o que a impede de andar normalmente, ela consegue fazer as coisas se rastejando ou subindo nas costas ou no colo de alguém, então Mimi se torna os olhos que Tin Win não tem, e Tin Win se torna as pernas de Mi Mi. 

Os dois acabam se apaixonando da maneira mais linda que existe na vida, é um amor palpável, aquele que sabemos que é verdadeiro, um amor sem cobranças que apenas existe para amar e ser amado aproveitando sempre os bons momentos. 

O livro passa mensagens lindas, que é impossível não se sentir tocado com tantas coisas maravilhosas que existem entre o amor dessas duas pessoas. 

Se você não conhecia esse livro, tenho o prazer de apresentar, um dos melhores livros que já li na vida e que vale a pena ser lido por mais pessoas. 

Passa uma mensagem linda de como vemos as coisas, o quanto somos deslumbrados pelas coisas que vemos sendo o que mais importa não podem ser vistos a olhos nu. 

Página 99
"A  essência verdadeira das coisas é invisível aos olhos." Um longo silêncio e então:
"Nossos órgãos sensoriais adoram nos enganar, e os olhos são os que mais enganam. Dependemos muito deles. Acreditamos que vemos o mundo ao nosso redor e, ainda sim, só vemos a superfície. Devemos aprender a verdadeira natureza das coisas, sua substância, e os olhos costumam atrapalhar mais do que ajudar nesse aspecto. Eles nos distraem. Adoramos ser deslumbrados. Uma pessoa que depende demais dos olhos deixa de lado todos os outros sentidos... e estou falando mais do que a audição ou o olfato. Falo do órgão dentro de nós para o qual não temos um nome para dar.

Que este livro consiga fazer você sentir a voz do coração da pessoa amada, e que lhe toque na alma assim como me tocou. 

Beijos 

Até mais... 



26 comentários :

  1. Que fofo esse livro Andressa :3 Começar o Dezembro com muito amor!! A busca pelo pai...A Julia deve ser muito forte, ela está voltando no passado. Um livro com muitas coisas para refletir.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que esse livro vai me tocar assim como te tocou. Parece ter mesmo uma história linda e com muitas lições.
    Amei a resenha! Bjs, Andressa <3

    ResponderExcluir
  3. Você sempre trás uns livros lindos que eu não vejo em lugar nenhum mias Dressa. Fico encantada com as resenhas. Parece ser um livro muito bonito mesmo e fiquei curiosa sobre como a história de Mi Mi e Tin Win pode ter a ver com o pai de Julia.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não conhecia esse livro, adorei a dica pois gosto de livros assim, com mensagens de vida. Valeu a dica!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  5. Que bom que seu dezembro começou bem, o meu também já com Não conte á ninguém ♥.
    Julia me deixou meia confusa, quais os motivos dela pra essa razão ? Quero saber quem é essa pessoa .-.
    Tin é mesmo o coitado amaldiçoado. Gostei do amor que nasce entre os dois. A quote é realmente envolvente.
    Pelo jeito da história, se parece com contos e histórias japonesas, mas vi que o autor não é, mas me lembrou por causa da profundidade nos sentimentos e palavras, que quase apenas eles conseguem expressar.
    Beijos Andressa,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Nossa o livro parece ser ótimo mesmo, super emocionante, amo ler histórias que passam lindas mensagens. fiquei doida pra ler, já foi pra lista.

    ResponderExcluir
  7. ei Dressa, o livro parece ser bonito, mas senti que realmente é um pouco confuso. A começar pelos nomes dos personagens, rs. Acho que eu ia ficar perdidinha, até conseguir separar todo mundo, kkkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dressa..
    Este é um dos livros que queria ver resenhado aqui, quando você pediu para escolhermos.
    Histórias de amores assim, como não gostar. Ah suspirei com a resenha. Diante de tantas elogios, já quero muito ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas já estou super interessada. Amo romance e melhor ainda quando ao final do livro tiramos algo bom dele.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha lido esse livro, confesso que fiquei um pouco confusa, mas me deixou super curiosa pra ler, a história parece ser linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoooooro esse tipo de livro, Andressa.
    Aliás, li um recentemente que segue a mesma linha e é de uma autora brasileira:
    Histórias que podem mudar sua vida ♥
    É muito lindo!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  12. A história do livro parece ser linda!
    Adoro esses tipos de romances, que nos passam mensagens para a vida toda.
    Saber que tem uma cultura diferente só aguça ainda mais minha curiosidade, é sempre bom conhecer coisas novas.
    Já estáindo para a minha lista de desejados.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  13. Olá, Andressa.

    De olhar a capa desse livro eu não compraria ele nunquinha na minha vida. Não curto ler sinopses, mas a sua resenha me deixou bem curiosa com a leitura. Gosto de livros que me fazem refletir sobre as coisas. Quote mais linda essa que tu utilizou no post.
    E obrigado por me fazer enxergar além da capa. >.<

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    No início da resenha, quando cita que a narração do livro é dada no passado e presente, me fez lembrar de "Se eu ficar". Achei a história bem interessante e envolvente. Acho que vou ter mais um livro na minha lista...
    Beijos e abs

    ResponderExcluir
  15. Oi Dre!!! Eu sabia que você ia gostar, por isso fiquei insistindo para você ler!! rsss!! Esse livro é um dos meus favoritos e tocou o meu coração de uma forma que nunca mais esqueci a leitura!! Fico feliz que a minha indicação tenha tocado o seu coração também!! Amei ver resenha dele por aqui e as cinco xícaras!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Fiquei confusa com os nomes dos personagens, mas consegui entender o enredo da história só que não entendi muito bem como esse personagens se encaixam... Parece duas histórias dentro de uma...
    Gostei do quote e acho que deve realmente passar uma mensagem muito linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Dressa, tudo bom?
    Fiquei um pouco confusa com a narrativa do livro e com a interação dos personagens. Mas acredito que lendo o livro eu me situaria melhor. Você sabe que eu gosto de histórias que passam boas mensagens e fiquei interessada nesse livro por causa disso.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Dessa,
    Parece ser muito linda a mensagem, mas como você mesma apontou é muito confuso, acho que é porque inda não o li. Espero poder lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser daqueles que mesmo você não querendo ele toca o coração e ti faz refletir, um livro com uma mensagem muito linda, Julia tem muita coragem
    *-*

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia este livro. Achei a capa bem feia, vou confessar. O enredo parece ser interessante.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  21. Logo de cara eu já gostei da capa e depois ao ler a resenha e descobri a história fiquei muito interessada em ler este livro. Eu gosto de histórias assim que de alguma forma me tocam.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Como diria minha professora de inclusiva, algumas pessoas que não veem, as vezes enxergam mais do que aquelas que tem os dois olhos em boas condições.Acabei me lembrando disso ao ler suas citações ao final da postagem.
    Acho que já andei comentando que não ando com muita confiança em dramas, mas sempre que um aparece pelos blogs da vida, acabo anotando o nome. Este é caso.
    Adorei a questão de abordar o tema do amor puro, por que hoje em dia fica difícil discernir o amor verdadeiro dos outros sentimentos, e nisso uma boa literatura sempre vem acrescentar.
    Adorei a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Poxa, não conhecia esse livro e confesso que ele não me chamaria a atenção pela capa e título.
    Lendo a sua resenha me surpreendi, a história parece ser muito bonita.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Andressa.
    Achei muito bonita a história, deve ser surpreendente mesmo. É muito bom ler algo que emocione e que transmita mensagens de amor. No momento não é o tipo de leitura que gostaria de fazer, mas futuramente com certeza gostaria de conhecer e me surpreender com essa história.

    ResponderExcluir
  25. Oi Dressa tbm fiquei confusa acho que no momento passaria a leitura, mesmo assim achei legal ler sua resenha e entender bem o que se passa no enredo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  26. A-M-E-I !!!
    Nunca tinha visto esse livro. Que capa linda!!
    Sua resenha me deixou louca de vontade de ler.
    Adoro histórias palpáveis de amor. Me encantam.
    "A essência verdadeira das coisas é invisível aos olhos." Que lindo!!
    Vou ler, com certeza!

    ResponderExcluir