Resenha - Elanor & Park

Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 328
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você? 

Esse foi mais um livro muito comentado esse ano e que milhares de pessoas elogiaram porém na minha opinião não foi tão perfeito. 

O livro é narrado em terceira pessoa, com capítulos separados entre Eleanor que é uma garota de 16 anos, um pouco acima do peso, se veste de maneira estranha e tem um cabelo muito volumoso e ruivo. 

E Park que também tem a mesma idade, é coreano , bem mais bonito que Eleanor e tem uma família muito legal .

Os dois acabam se conhecendo no ônibus a caminho da escola, quando Eleanor entra no ônibus não vê nenhum lugar para se sentar e acaba sentando ao lado de Park , o convívio entre eles acontece de maneira bem tímida, pois os dois tem vergonha de falar. 

Park sempre está escutando músicas e lendo gibis, e Eleanor acaba tentando ler os gibis junto com Park, até que ele percebe que ela está lendo junto com ele e começa a emprestar os gibis do qual coleciona para ela e também sua fitas com músicas da época, afinal o livro se passa no ano de 1986. 

Surge daí um interesse de ambos os lados e a aproximação dos dois fica um bom tempo apenas entre mãos dadas e olhares curiosos. 

O que achei muito meigo, puro e fofo demais para a idade deles e isso me incomodou um pouco. 

Eleanor tem coragem de brigar por coisas fúteis e motivos irrelevantes, mas não tem coragem de contar o que ocorre na sua casa, e isso achei bem chato, pois parecia que Elanor não confiava plenamente em Park. 

Park tem uma família bem unida que acaba conhecendo o padrasto de Eleanor e tentando fazer com que ela fique mais tempo na casa de Park para não encarar a fúria dele, Eleanor tem mais 4 irmãos e vive uma vida bem difícil , em sua casa onde não tem roupas novas, não pode contar muito com a higiene e os banhos tem que ser bem rápidos pois o banheiro não tem porta, tem que mentir para sua mãe sobre estar namorando e sempre que pode fica longe de casa para não encarar seu padrasto malvado que sempre faz questão de humilha-la.

A leitura é bem fluída, acabei gostando muito dos dois protagonistas, mas o final eu fiquei com aquele ponto de interrogação gigantesco na cabeça, tipo como assim terminou o livro ? 

Apesar de ter um casal fora dos padrões e que são tímidos, falar sobre as diferenças entre eles e o amor que nasce nessas diferenças,  e gostar muito do casal.


Achei o relacionamento dos dois protagonistas um relacionamento de crianças e não de adolescentes, e o final não me agradou, acho que muitas pessoas não entenderam também o final do livro porque pelos comentários que vi muitas pessoas aguardam um segundo volume coisa que até o momento não sei se terá, mas o filme de acordo com o site da revista Capricho já foi comprado os direitos e em 2015 começam as gravações.
Página 311
Se você mesma não pode salvar a própria vida, vale a pena alguém salvar?
Não existem príncipes encantados, pensou ela.
Não existem finais felizes.
Ela olhou para Park, dentro dos olhos verdes dele.
Você salvou a minha vida. Ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente só por certo tempo. Mas salvou a minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para Sempre.

É um livro bem romântico do tipo água com açúcar e um final totalmente inesperado e corrido, acho que a autora não quis entrar no mérito de todos já deduzirem o que poderia acontecer no final e optou por um final inconclusivo.

A edição do livro é ótima, páginas amareladas, letras em bom tamanho e apesar do livro ser alternado com capítulos entre Eleanor e Park a narrativa é feita em terceira pessoa.

Se você busca uma leitura rápida e gosta de romances meigos esse livro vai te agradar! 

Esse foi o quinto livro lido na Maratona de Férias! 

Beijos 

Até mais...




24 comentários :

  1. Oi Dressa, tudo bom?
    Você sabe que eu me apaixonei por esse livro né? Foi uma das melhores leituras de 2014. Acho que o romance tem toda essa fofura porque o casal está na década de 80, quando os adolescentes não eram tão abertos como hoje. Além disso, os dois são tímidos e achei isso super fofo na leitura.
    Eu torci muito para o casal e mesmo com o esse final, a leitura me agradou muito. Acredito que a autora quis mostrar que nem sempre os amores são perfeitos, mas que o verdadeiro sentimento permanece.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Realmente ouvi vários elogios sobre esse livro, mas até hoje não consegui colocar ele na frente na minha lista de leituras rs Gostei da interação deles ser meiga e fofa... Não sabia que existia um final inconclusivo isso é meio chato... Mas ainda quero ler o livro :)
    E as fã arts do livro são simplesmente lindas!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Dre, tudo bem?

    Não achei o relacionamento infantil não. Acho que era o primeiro relacionamento de ambos e eles nao sabiam exatamente como fazer. Do tipo: nossa, mas como vc vai se interessar por uma gordinha ruiva? Ou "nossa, um nerd asiático, sério que vc gosta de mim"? A autora quis passar inocencia, pelo menos foi assim que eu interpretei.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. O que mais me instiga a ler é ver como é a vida da Eleanor, que parece ser bem difícil!
    Tomara que tenha uma continuação, né?
    Muito boa a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Ainda não li o livro, que coisa kkkk mas é um dos que quero e já tenho na estante, o fato de você ter falado que o final é incompleto, me desanimou um pouco mais ainda tenho grandes expectativas.
    Ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/12/resenha-perdao-leonard-peacock-matthew.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa.

    Já comprei esse livro e ainda não li. Tenho muita curiosidade a respeito do relacionamento dos dois. Espero aproveitar mais a leitura que você. Gosto muito de romances. Adorei as imagens que você colocou no post, assim quando for ler já tenho uma imagem criada de Eleonor e Park em minha mente.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Foi confirmado filme?? Eita, isso definitivamente não vai ficar muito legal. E bom, de fato o relacionamento deles não é aquela coisa toda bem desenvolvida e madura, mas eles tinham muitas diferenças entre si, então mesmo que fosse algo mais infantil, ao menos eles se sentiam felizes com aquilo. E quanto ao final, acho que a intenção da autora foi a mesma que ela quis passar durante o livro inteiro. Nada é perfeito, e por mais que a gente queira que as coisas sejam de uma determinada forma, não é sempre que vai ser assim, então achei o final até que bem realista e compreensível, por mais que eu também preferisse que fosse de outro jeito

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu não li muitas resenhas do livro e nem sabia dele o.O... Irei pesquisar mais rs.
    Acho que romances água com açúcar é mais para um final de tarde e quando está cansada de muita "ação" rs.

    Beijos e ótima opinião =D

    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andressa. Li o livro e também não achei tudo o que comentaram. Achei uma história bonita, gostei dos protagonistas e o final foi a parte que mais me emocionou, mesmo tendo sido corrido e também esperava um totalmente diferente. Uma continuação não seria mal e ficou um "gancho" pra isso. Tomara que a autora tenha isso planejado! ^^ hehe

    ResponderExcluir
  11. Dressa, são tantas opiniões diferentes né?! Uns amam outros nem tanto, não tem jeito...terei que ler para tirar minhas próprias conclusões hehehe

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Uma pena não ter sido "aquela coisa" pra tu, eu ainda não li ainda sabe :p. Que fofinho *-*, o modo que ela lê sem ele perceber. Sabe Dressa, eu ainda acredito que há pessoas meigas e fofas como eles, é raro, mas existem. Hoje em dia ainda, que é tudo direto e sem vergonha, não que seja ruim, cada um tem seu modo de ser e se expressar a alguém que gosta. A vida dela é difícil mesmo, com o drama familiar que ocorre na casa dela. Ela é muito meiga e forte também, por viver de um modo ruim, tanto com as pessoas em sua volta, como em saúde. Não gosto de romances água com açúcar, prefiro os hots rsrs. Mas é uma pena não ter curtido tanto e nem o final. Espero gostar do lançamento e ir ao cinema com o filme. Achei chato o relacionamento deles ser retratado como infantil, eu fiquei na dúvida de ler, mas quero ainda assim, mesmo tendo preferências para outros tipos de romances.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. O livro que eu mais ouvi falar esse ano, sem sombra de dúvidas é Eleanor & Park, minha amiga me indicou esse livro, mas ainda nem tive tempo de lê-lo, achei a historia deles linda, parece ser daqueles romances bem agua com açúcar, e foi isso que me deixou mais interessada, vou lê-lo assim que tiver tempo, com certeza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Esse livro fou bem comentado mesmo. Eu tinha vontade de ler, mas ainda não sei se vou ler. Muitas pessoas não gostaram mesmo tanto assim, algumas coisas foram confusas. Ainda não vi nenhuma resenha de alguém que tenha gostado 100%.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro *--* Estou louca para ler ! Sua resenha me deixou muito curiosa para ler,apesar de você achar que o final não agradou,acho que pela historia e pela curiosidade eu vou ler .
    Amei a resenha ><
    Beijos
    ✺⇢Cantinho da Bruna⇠✺
    ✺⇢@cantinhodabruna⇠✺



    ResponderExcluir
  16. Você é a primeira pessoa que eu vejo que não favoritou esse livro Dessa, achei interessante seu ponto de vista. Ainda tenho vontade de ler a história mas pelo que eu já sei, não acho que vá ficar legal num filme.

    ResponderExcluir
  17. Ouço muitoooooo falar desse livro.
    Acho essa capa uma gracinha e estou com vontade de ler.
    Apesar de ser uma história bem batida: A menina feia e excluída, que sofre bullying......... Ou seja, mais do mesmo.
    Enfim, mesmo assim, gostaria de ler, e a resenha me deu ainda mais vontade.
    Gosto de ler romances fofos e puros de vez em quando.
    Adoro narrativas alternadas, MAS, detesto narrativas em terceira pessoa. =(
    Ainda assim, está na minha lista para 2015. =)

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro, curto muito um romance água com açúcar e esse parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  19. Já li muita coisa positiva deste livro, mas não me interessou tanto por ele, ainda que não descarte uma leitura futura
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  20. Oi Dessa,
    Um livro água com açúcar <333 tão minha cara rsrs, quero muito lê-lo embora você tenha achado na leitura o romance muito infantil espero gostar e não o lerei com as expectativas altas.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  21. Esse livro tá tão amor <3 <3
    Que pena que você não gostou tanto quanto imaginou que fosse gostar.
    Eu não achei o romance fofo demais para a ideia não, principalmente se formos analisar a época que ele se passa.
    Em 1986 as coisas eram bem diferentes de hoje em dia em termos de relacionamento entre adolescentes.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  22. Hey, Andressa!
    Pelo ano em que se passa a história do livro, é compreensível a atitude dos dois em relação ao amor. Eu, particularmente, prefiro romances assim, desde que sejam bem desenvolvido. Lerei o livro! Obrigada pela resenha!

    Abs

    ResponderExcluir
  23. Ah como eu amei esse livro e sou suspeita para fazer qualquer comentário negativo, mas concordo com você em relação ao final e espero que tenha continuação, pois fiquei com uma interrogação estampada na minha cara. Estou ansiosa pelo filme e espero que consigam fazer ficar pelo menos parecido. Achar atores parecidos vai ser um desafio.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Já faz tempo que quero muito ler esse livro - está justamente na minha lista pra quando eu quiser um romance meigo e rápido. É uma pena saber que a autora errou na hora de caracterizar o comportamento de adolescentes - mas isso é bastante comum em vários livros; é difícil acertar o tom quando se escreve sobre essa faixa etária.
    Achei LINDAS as fan arts que você postou. :D
    www.blogsemserifa.com

    ResponderExcluir