Resenha - Os 13 Porquês

Os 13 Porquês 
Autor: Jay Asher 
Editora: Ática 
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama 
Páginas: 256
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você? 

Esse livro eu estava mega ansiosa para ler pois ao saber que falava sobre suicídio eu corri para comprar, porém esse livro foi super difícil de achar, andei por toda cidade, tentei trocar no skoob, até que uma semana antes do Natal o dono de uma livraria me avisou que tinha chegado e sai correndo para  buscar. 

Estava até com medo de ler, de tanta expectativa que eu tinha, porém dei um tempo, terminei o livro que já estava lendo e fui ler este. 

O livro tem uma narrativa muito fluída e fácil eu consegui terminar de ler o livro em apenas um dia, nele conhecemos Clay Jansen um menino adolescente que acaba de receber um pacote com 13 fitas cassetes, gravadas por Hannah uma menina que se matou a apenas 2 semanas e estudava na mesma sala que ele. 

A narrativa é intercalada com os pensamentos de Clay e de suas opiniões com as gravações de Hannah, e também a narrativa de Hannah, nas gravações vamos conhecendo as pessoas que de alguma forma acreditou nas fofocas que Hannah era alvo na escola, e também algumas pessoas que fizeram maldades com ela, ou até mesmo ajudaram ela de alguma forma. 

É um livro que passa uma mensagem muito importante para os adolescentes que sofrem calados, ela não conseguia dizer o que sentia, tentava ser amiga, mas algumas pessoas abusavam da sua boa vontade e mesmo que ela tenha gravado tudo isso nada foi suficiente para que Hannah mudasse de ideia. 

As gravações são bem tocantes, mas nenhum motivo foi o fator decisivo para que ela se matasse, Clay Jansen vai sofrendo e passando pelos lugares que Hannah passou e com tempo vamos descobrindo que Clay gostava de Hannah mas também não conseguia falar o que sentia por ela. 

O livro é um alerta para sempre falarmos o que sentimos, as vezes se falamos o que sentimos em nossos corações isso pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa e aliviar também o que está tentando falar.

A edição do livro está perfeita, tudo é temático com o tema , os capítulos são separados com imagens de pausa, stop, play e isso deu todo um charme a leitura como podem ver abaixo:




Além disso no final da leitura, temos 13 perguntas para o autor que responde como teve a ideia de escrever o livro e ele fala que foi em um museu que recebia um aparelho de som onde a pessoa narrava os quadros expostos. 

E nos agradecimentos ele enumera também 13 pessoas que foram inspirações para  ele escrever o livro :



O final do livro tem uma informação muito importante que pode ajudar a mudar a vida de Clay e de outra pessoa, eu gostei muito da leitura, mas achei as letras muito pequenas, e pelo fato de já saber que Hannah estava morta o livro não despertou tantas emoções como eu achei que sentiria. 

Mas com certeza é um ótimo livro, que merece ser lido por todos e que vale a pena também conhecer essa edição super caprichada que me deixou babando. 

Beijos 

Até mais...




26 comentários :

  1. Também esto curiosa pra ler esse livro por ele tratar do suicídio.
    A edição está mesmo super caprichada!
    Boa resenha! Um abraço, Dressa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, tudo bem?

    A resenhista do blog também resenhou esse livro e assim como você ela adorou. Eu quero ler, mas não é uma vontade avassaladora. Mas em 2015 é certeza que leio. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que você tenha gostado do livro Dessa, eu gostei muito dele na época que li, só achei alguns dos motivos que a Hannah fala sem sentido ou fracos demais, claro, eu não passei por essas coisas nem me matei e tal, mas mesmo assim achava fraquinho. Mas foi um livro muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Confesso que esperava bem mais ao ler o livro, mas isso não o tornou ruim, pelo contrário, é uma ótima leitura e super recomendo. Tive a mesma opinião que você e curti muito sua resenha, ficou ótima.
    Ótima dica de leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/12/tag-arvore-literaria.html

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive uma leve curiosidade por esse livro, ainda mais por ele tratar de um assunto pesado, mas que pelo jeito o autor sobre como retratar com mais leveza. Depois da sua resenha, eu preciso desse livro! Fiquei bem curiosa mesmo

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Já conhece os multi talentos? Vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa.

    Já li este livro e adorei. Gosto muito de livros que abordam o tema suicídio e acompanhar a narração da Hannah foi ótimo. Quero comprar ele em formato físico, mas realmente e difícil de achar. A diagramação parece muito linda.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  7. Vi o post sobre sua necessidade de ler, quando vi a classificação, fiquei meia tensa c.c. A leitura parece fluida mesmo, e também a sua expectativa ajudou o/ 256 páginas é uma media mais ou menos por dia. Queria conhecer a mensagem que ele passa. Ainda mais com o alerta, de expor nossos sentimentos, é realmente tocante. ficou bem legal o play e stop kkkk!. Adorei a mensagem da segunda imagem. Espero poder ler.
    Abraços Andressa,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andressaa!
    Eu teho bastante curiosidade para ler esse livro.
    Achei a ideia dele bastante original. Mas, seria melhor se nós não soubéssemos que a Hannah já estava morta. Ficaria melhor se essa informação fosse dada no final.
    Mas, mesmo assim o livro parece ser muito bom.
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa! Eu comecei a ler em e-book, mas queria mesmo o livro físico, a história e interessante e fico feliz em saber que você gostou, me anima a continuar, poie em formato digital eu leio muito devagar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga tinha me indicado esse livro, mas nunca tinha parado pra ler uma resenha dele, agora vejo que ela tinha razão, o livro é ótimo, achei tudo nesse livro interessante, até a capa, bem criativa.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, tudo bem? Adorei conhecer o seu blog.
    Sempre ouvi falarem muito desse livro, em especial em alguns grupos do facebook, mas tenho um pouco de receio de lê-lo, já que este tema costuma me deixar muito, mas muito triste, pois lembro de alguns fatos da minha vida. Acho que se não fosse por isso, já teria lido antes.

    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa,
    Tenho alguns amigos que me falaram que eu tinha que ler esse livro, mas nem sequer me disseram do que se tratava então não me empolguei, ou melhor, não tinha me empolgado =) apesar de ser difícil acredito que a leitura seja muito proveitosa e prazerosa, quero muito lê-lo e para ajudar tem essa diagramação diva <333
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. Dressa, sempre fiquei curiosa quanto a este livro, mas realmente saber que a menina já esta morta tira um pouco do climax acho eu, agora é entender o por que mesmo tudo isso aconteceu!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  14. OI, já tinham me indicado este livro antes, e eu mesma já li resenhas positivas dele, como esta sua. Espero poder ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. EU AMOOOOOOO ESSE LIVRO. ♥

    Eu não achei esse livro em lugar nenhum! Nem loja física, nem loja online! O jeito foi apelar pros downloads free da vida, hahahah.

    Já li, fiz resenha, só não publiquei no blog ainda porque... porque não sei. q

    E, cara, esse livro.... Puts, eu não consigo encontrar palavras suficiente pra descrever o quão PERFEITO ele é. O Jay é foda! E o final, que tem as 13 perguntas é bastante esclarecedor. Eu amo isso porque a gente descobre um pouco mais sobre o autor. ♥

    A sua resenha foi muito boa! Até ouso dizer que esse livro é leitura obrigatória! Hahahah.

    Beijinhos.
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
  16. Não é sempre que curto ler um drama, porém sempre ouvi falar muito bem dessa livro e por isso tenho curiosidade de ler.
    Achei muito bacana essa ideia de no final ter perguntas respondidas pelo autor.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha! A capa do livro é uma graça.
    Gosto dessa mensagem: exponha seus sentimentos.
    Li a resenha de Para Onde Ela Foi aqui no blog e vi que o livro passa essa mesma mensagem. E eu gosto disso! ^^
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Eu também tenho medo quando crio muita expectativa com um livro.
    O livro parece ter umas passagens legais e reflexivas.
    Gostei de todas as resenhas que vi até hoje com esse livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Hey, Andressa!
    PARA TUDO! ESSE LIVRO É MARAVILHOSO! Faz um tempo em que o li. Estava num momento beeeeeem deprê e super se encaixou com minha fase de vida. Claro que não pensava em me suicidar ou coisa do tipo, huiahuhauha. Só é tranquilizante ver que não somos os únicos a passarmos por problemas e esse livro foi um bom companheiro! Indico pra todos!!!!!

    Abs.

    ResponderExcluir
  20. Andressa, também sempre procuro por esse livro e não encontro! Espero ter a sorte que você teve e um dia tê-lo aqui. hehe A edição realmente ficou impecável, trazendo ao leitor a sensação de estar mesmo com uma fita cassete na mão, ao menos pelas fotos é o que eu pude perceber. Com relação à história, também curto temas assim e a mensagem que ele traz é super importante, pois falar o que se sente faz bem a nós mesmos e acaba um pouco com angústias que carregamos no peito. Gostei muito, muito mesmo da resenha e não vejo a hora de poder lê-lo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Ei Dressa,
    esse livro é mesmo a sua cara,rs. Lembro da sua felicidade quando o encontrou.
    Também tenho muita vontade de ler, e saber o que tem nas fitas da protagonista. O fato dela estar morta deve dar um pouco de desanimo mesmo, pois sempre torcemos por um final feliz, mesmo que às vezes ele não chegue.
    Li um livro essa semana, de uma garota em depressão que pensou em se matar, e realmente, ter alguém que se abra e fale seus sentimentos às vezes pode mesmo salvar uma vida.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito do livro 13 porquês, ele é triste e emocionante, mesmo sabendo como termina você quer poder mudar a história, eu queria que ela tivesse se escondido e fingido a morte, que fosse apenas uma lição aos envolvidos, eu queria que ela fosse mais forte e conseguisse falar o que sente. Só queria que a história não fosse tão triste, mas entendi a lição que ela quis passar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Andressa!
    Já conhecia o livro e ouvi muiiitos elogios sobre ele! Ainda não o li e confesso que não tenho vontade por não curtir o gênero! Mas uma coisa é certa a história é original e super bem bolada. Achei a capa e a diagramação muito condizentes com o tema e só não leria mesmo pq acho que ficaria meio depre depois...
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Gostei muito desse livro. Ouvi falar que agora vai ter uma série. Antes seria um filme. Tomara que façam uma boa adaptação, porque a obra é excelente.
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Parece um livro bom.Qual a faixa etária dele?

    ResponderExcluir