Literatura Nacional - Vamos Conhecer?


Olá, tudo bem com você? 

Começo de ano trazendo esta coluna que adoro aqui para o blog não tem preço, hoje trago uma autora super atenciosa que me atendeu prontamente e tenho certeza que seu livro irá agradar a todos vocês, vamos conferir? 


Amor em Processo


Paola Conte leciona em uma escola infantil e, para o Dia da Profissão, precisa mostrar aos alunos a rotina de um advogado. Sua melhor amiga lhe apresenta à Samuel Navas, que aceita cooperar com o projeto. Trabalho à parte, a personalidade calada e misteriosa do colaborador a deixa intrigada até que, com a convivência, Sam não consegue mais disfarçar seu jeito meigo, apesar de ser tão direto e forte.Mas Paola tem namorado, ninguém mais ninguém menos que Fernando Andrade, atacante do Desportivo Paulista. Porém, o relacionamento está péssimo e não conta com a aprovação dos pais do rapaz. Sam, por outro lado, descobre que por trás da paixão em dar aulas, Paola esconde dúvidas e sonhos referentes à carreira e maternidade.Como se não fosse o bastante, um escândalo vem à tona e faz a vida da professora virar ao avesso. Para própria surpresa, tudo começa a fazer sentido e ela entende que o avesso é seu lado certo.

Conheça agora um pouco mais da autora de Amor em Processo:


 Nome: Alessandra Karoline Tavares

Idade: 20 anos

Cidade onde Mora: Campinas - SP

Como surgiu a ideia de escrever Amor em Processo? 
Eu gosto de criar histórias. Entre 2009 e 2012 escrevi quatro livros com três amigos diferentes. Era um passatempo, nos divertimos muito! Foi estimulante. Ano passado a história de "Amor em Processo" surgiu e ficou fervendo na minha cabeça. Eu tentei deixar para lá, pois nunca imaginei que ia conseguir escrever um livro para uma editora. Era algo mais sério do que eu havia feito com meus amigos. Mas chegou a um ponto onde não consegui continuar resistindo... dizem que não existe sofrimento maior do que guardar uma história não contada dentro de si. E o resultado me surpreendeu. A história falou muito ao meu coração.

Quanto tempo demorou para o livro ficar pronto? 
Escrevi o livro em um mês, pois na época tinha muito tempo livre e várias ideias. Foi uma delícia. Vivi a vida da Paola Conte quase 24h por dia. O segundo processo [paginação, escolha de capa e etc] levou mais alguns meses, mas a história já estava finalizada. 

O que o leitor pode esperar de Amor em Processo? 
Uma história moderna, onde a protagonista não tenta vencer apenas romanticamente, mas também profissionalmente. É um romance que causa uma tremenda reviravolta na vida da professora Paola Conte. Uma trama onde relacionamentos e escândalos movimentam a vida dos personagens. Ainda são abordados temas como: adoção, mudança de carreira, amizade verdadeira e fé.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? 
Eu  tenho uma grande admiração pela Robin Jones Gunn. Ela é autora da "Série Cris", uma história fantástica. Minha avó me deu a Série Cris no meu aniversário de 15 anos. No aniversário seguinte, ganhei a série "Cris e Ted: nos anos da faculdade" e no outro ano fui presentada pelo "Diário da Cris". Sendo assim, amadureci com a personagem e aprendi lições valiosíssimas. Também aprendi o que é "devorar um livro" com as obras da Robin.

Se "Amor em Processo" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria? (Para escutar as músicas só clicar nelas)


Você segue carreira apenas como escritora ou tem outra profissão? 
Estudo Teologia e quero ser professora!

Deixe uma mensagem para nossos leitores: 
Agradeço a todos que dedicaram um tempinho para ler sobre mim. Para aqueles que estão pensando em publicar um livro, digo: comece onde você está, use o que você tem, faça o que você pode.


Espero que tenham gostado de conhecer mais uma autora brasileira e aguardem resenhas !

Beijos

Até mais...



51 comentários :

  1. Maravilha amei o post e conhecer um pouco mas sobre Paola!
    adorei conhecer o livro dela, desejo sucesso
    bjo

    misturaseaventuras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andressa! Sucesso para você também c:
      Beijos

      Excluir
  2. "comece onde você está, use o que você tem, faça o que você pode." falou tudo, espero algum dia escrever um livro.
    Espero ver a resenha do livro, e ver o que você achou :)
    Uma dica de livro nacional: Mediador e o mistério da ceifa ( simplesmente adorei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se este é seu sonho, Lissandro, vá em frente e boa sorte!!!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Não conhecia a autora e nem o livro. Mas, adorei conhecer, o livro parece ser ótimo. Muito sucesso!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a premissa.
    A autora parece bem simpática.
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom que você gostou, Gladys! E obrigada c:
      Beijos

      Excluir
  5. Ahh que fofa!!! parabéns a ela por consegui publicar a obra, e estou feliz que autores brasileiros estão vindo com tudo, sempre histórias muito boas, adorei, beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!
    Bom saber que o blog apoia literatura nacional! Nós mesmas temos uma autora na equipe e conhecemos diversos que temos muita estima!
    Parabéns para a autora pela publicação e muito sucesso!

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bianca! Sucesso para o 'só mais um' :D

      Excluir
  7. Muito legal essa entrevista. Fiquei bem surpreso ao saber o tempo que ela levou para escrever a história. Apenas um mês?!?! Rápido demais. Todo os outros processos demoraram bem mais, hein?!?!
    No mais, parabenizo e desejo muito sucesso à Alessandra!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nardonio! Tudo de bom para você também c:

      Excluir
  8. Oiii..
    Nossa, tão novinha, e já começou escrevendo quatro livros com os amigos dela.
    Acho que a autora promete, pois já amei a sinopse.
    Sucesso pra ela.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou, Leticia! Muito obrigada :D

      Excluir
  9. Que autora meiga! Gostei dela!
    O que me instigou a ler o livro foi o fato dele tratar de adoção, amizade verdadeira e fé, temas que me interessam e muito.
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada, Dilza!
      Fico feliz em saber do seu interesse. Espero que possa ler AMOR EM PROCESSO e voltar para me contar o que achou :D Beijos!

      Excluir
  10. Não conhecia a autora! Legal valorizar a literatura nacional, com certeza existem muitas boas obras nacionais desconhecidas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo, Anna. O blog está de parabéns pela coluna. Realmente existem boas obras nacionais desconhecidas. Jovens talentos nos mais diversos gêneros!

      Excluir
  11. Que capa linda =). Que graça, 20 anos e já com uma obra. Foi bem pouco tempo de escrita do livro. Adorei a premissa de o que se esperar dele. Não ouvi nenhuma música da playlist. Mas por não fazer meu gênero musical mesmo. ótimo booktrailer.
    Beijo Alessandra e Andressa,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thay! Um grande abraço =)
      PS: Fico feliz por você ter gostado da capa e do book trailer!

      Excluir
  12. Olá, Andressa.

    Adorei essa coluna nova. Gosto muito de conhecer os autores nacionais. E a oportunidade de conhecer um pouco da Alessandra foi ótima. Adorei a dica para os novos leitores.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Paula!
      Dou outras dicas para novos autores (como eu) no meu blog. Temos que usar as ferramentas disponíveis e arriscar, não é? x)
      O poeta Carlos Drummond de Andrade publicou seu primeiro livro (tiragem de 500 exemplares) com dinheiro do próprio bolso.

      "Comece onde você está, use o que você tem, faça o que você pode!"

      Excluir
  13. Hey, Andressa!
    Hmmmmmmmmm, tá aí um post que chamou minha atenção cem por cento a partir do título. Sou uma brasileira que não gosta muito da literatura brasileira. Porém, os poucos livros que li, eu gostei. Só que demorei bastante para me acostumar com certos tipo de escrita de alguns autores. Principalmente no livro "Vidas secas" de Graciliano Ramos. Quase morri pra continuar a leitura. Lia os capítulos inicias mais de duas vezes para conseguir entender alguma coisa. Mas, depois que comecei a entender, não parei mais. Acho que os autores brasileiros pecam na escrita de certos livros por serem perfeccionistas demais, querendo expor ideias de forma complexa, palavras difíceis ou pouco conhecidas e etc. Isso acaba desgastando um pouco. Eu ficava a todo tempo com um dicionário do meu lado para pesquisar certas palavras, termos que nem usam mais... Ás vezes, a simplicidade dá um banho na complexidade! Mas, há exceções! Eu gostei da escrita da Paula Pimenta. Mas não muito por conta de uma personagem...
    Em fim, adorei demais o seu post e gostei de conhecer um pouco a Alessandra.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aguida! Que comentário interessante.
      Um texto é literário quando produz efeito estético. O autor emprega palavras bonitas para causar resultado emocional. Temos grandes exemplos de escritores brasileiros com este tipo de trabalho. Então fiquei temerosa em não considerarem o meu trabalho como 'Literatura'. Assim como você (aparentemente), eu gosto de linguagem simples, espontânea, próxima dos diálogos que tenho com amigos. No livro, usei gírias e vícios em momentos necessários. Acredito que quebrar as regras algumas vezes é benéfico!
      Um abraço!!!

      Excluir
  14. Oii,
    Que show esse espaço para a literatura nacional.
    Confesso que cada vez mais tem crescido espaço de literatura nacionais na minha estante. :)
    Tenho livros da Carina Rissi, Thalita Rebouças, Pedro Bandeira, Glaucia Santos e em breve da Alessandra Tavares. :)
    Gostei muito da sinopse e a trilha sonora está muito boa, tem até Beyonce. <3
    Bjs Tudo de Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma honra estar entre os autores da sua estante, Pri. Obrigada pelo carinho! Fico feliz em saber que gostou da playlist :P

      Excluir
  15. Adorei conhecer o livro e a autora. A sinopse me deixou bastante curiosa. O recadinho que ela deixou no final me pegou desprevenida. Estou em processo de escrita de vários livros (sim. Começo vários ao mesmo tempo hehe) e de finalização de um livro de contos. Meu maior medo? Não conseguir publicá-los.
    Acho muito bacana quando autores montam uma espécie de playlist para seu livro. Facilita ao leitor entender o que a autora estava pensando e sentindo no momento em que estava escrevendo.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lary, não tenha medo. Mesmo que de primeira venha um 'não', você não pode desistir. As histórias fazem você sentir-se realizada? Vá em frente. Alguém vai valorizar seu trabalho. Beijos e sucesso!

      Excluir
  16. Oi Andressa.
    Adorei conhecer esse livro e um pouquinho sobre a autora. A personagem Paola parece ser bem real, o que pra mim deixa tudo melhor. Gostaria muito de ler essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!
      É, sim, uma história tirada da vida diária de muitos jovens. Envolve problemas atuais, mostra os sentimentos, ações e reações do ser humano em várias situações que a vida lhe apresenta...
      Espero que possa ler "Amor em Processo" e voltar para me contar o que achou =) Beijos!

      Excluir
  17. Nossa eu ainda não conhecia a autora, amei a sinopse do livro e a capa é linda, adorei conhecer a Alessandra ela é uma fofa, espero ter a oportunidade de ler seu livro e ficarei aguardando resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, eu não conhecia a autora e o livro, mas gostei muito da capa e da .
    sinopse. Parece ser um livro interessante e com uma boa história de amor.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que legal!! Adorei!!
    Sempre gosto de conhecer livros nacionais, pois eu acho a literatura nacional pouco valorizada em nosso país.
    Gostei da entrevista e da proposta do livro.
    Espero poder lê-lo em breve.
    Nossa! Um mês apenas para escrever o livro?! Que rápida! =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Pri!
      haha, como eu disse, tinha muito tempo livre e um mar de ideias. Mas varia. Terminei outra história e nessa trabalhei três meses.
      Espero que possa ler e voltar para me contar o que achou!
      Um abraço :)

      Excluir
  20. Oi Dessa,
    Muito bacana a entrevista, gostei muito de conhecer a Alessandra e na verdade eu que tenho que agradecer, a mensagem é maravilhosa (embora não pense em escrever nada rsrs). O livro parece ser encantador, porque além de lutar pelo romance ela terá que lutar pela carreira *----*
    Muito sucesso.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lari! Que fofa você.
      Beijos! Tudo de bom :)

      Excluir
  21. Opa opa, Paola tem um pouquinho de Alessandra é? haha Eu fiquei bem curiosa com o livro da autora, não a conhecia ela é uma das primeiras publicadas pela Chiado né? Desejo a maior sorte do mundo pra ela. A entrevista ficou muito boa, adorei a seleção dela pra trilha sonora do livro.

    Suceso!

    PS: Lá vou eu ler os primeiros capítulos ♥

    Beijos,

    Amy - Macchiato



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paola é 50% Alessandra :P haha
      A Chiado é uma editora portuguesa fundada em 2007. É a maior de Portugal e desde o ano passado possui escritório na Av. Paulista =)
      Vários brasileiros fazem parte do grupo de autores da Chiado.
      Muito obrigada! Fico feliz em saber que gostou das músicas :)
      Depois me conta o que achou dos primeiros capítulos!
      Beijos!

      Excluir
  22. OI!!!!
    Achei bem legal o post falando sobre a autora e sua obra, principalmente pelo livro ser de romance haha
    Acredita que fui ver na estante e só tenho 1 livro nacional? Que vergonha haha
    Na minha próxima compra quero comprar só livros nacionais, incusive este talvez..
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! =)
      Fico feliz em saber que gostou da entrevista.
      Adquira, sim, livros nacionais. Você não vai se arrepender. Existem romances muito bons.
      Beijos! ;*

      Excluir
  23. Não conhecia nem o livro e nem a autora. Gostei de saber um pouquinho mais sobre ela, e já peguei os primeiros capítulos para ler. Desejo muito sucesso \o/
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    As leituras nacionais cada vez fazendo mais sucesso gostei muito do livro "Amor em Processo" e da entrevista com a Alessandra o que acaba fazendo a gente conhecer melhor nossos autores !!!

    ResponderExcluir
  25. Que grata surpresa tive hoje, achei que fosse ler mais uma premissa não muito inovadora, mas, o que posso dizer, fui totalmente surpreendia e adorei o enredo.
    O livro é de uma sensibilidade incrível, gostei dos personagens (mesmo sem um contato maior). Todos passam por dificuldades semelhantes, dúvidas quanto a carreira. Acho que me identifiquei com a personagem principal (mesmo com a disparidade de idades e a falta de romance =P).
    Estou surpresa com o quão rápido você escreveu o livro, ele deve ter realmente tocado seu coração, espero que toque o meu também, pois pretendo ler esse livro <3.
    Adorei te conhecer, pois você parece ser uma ótima pessoa, quero conhecer esse livro e pesquisarei sobre suas demais obras.
    Cada vez me sinto mais feliz com a literatura nacional, orgulhe-se, pois você faz parte dessa geração incrível de escritores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que gratificante ler isso! Não tenho palavras para agradecer!

      É, sim, um romance tirado da rotina de muitas pessoas. Acredito que será muito fácil você se identificar. Aliás, fico feliz pois isso já aconteceu!

      Por enquanto é meu único romance publicado mas estou trabalhando no spin-off de AMOR EM PROCESSO :D Realmente desejo que fale ao seu coração!

      Mais uma vez obrigada pelo carinho, querida! Espero atender às suas expectativas!

      Beijos <3

      Excluir