Resenha - Fale!


Fale!
Autora: Laure Halse Anderson
Editora: Valentina
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama 
Páginas: 247
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você?

Depois de passar as minhas férias lendo muitos livros de parceria, resolvi ler algum livro que estava na estante parado a um tempo e dei a chance a Fale!, mas uma pena a leitura ter se tornado tão chata. Confira agora porque achei a leitura ruim.

Melinda uma adolescente que começa narrando seus dias na escola, não fala com ninguém desde o dia em que teve uma festa com a galera da escola e ela  resolveu ligar para a policia,  porém viram que ela tinha ligado e pensaram que ela só queria acabar com a festa, não se preocuparam em saber o que tinha acontecido com ela neste dia, então  depois deste fato ela se calou completamente e hoje é excluída da escola pois ninguém mais fala com ela.

Por Melinda quase não falar no livro a leitura  se torna chata, pois não temos diálogos, ela só transcreve o que seus colegas dizem em sala de aula, ou quando estão conversando no ônibus.

Até quando Melinda está em casa ela também não fala com seus pais e os mesmos nem percebem que houve uma mudança de comportamento dela depois da festa que ela foi,  devido ao trabalho do dia a dia os pais acham que ela esta igual.

Mas a verdade é que Melinda sofreu um abuso e se fechou, ela se sente culpada de certa forma e não condena seus amigos por pararem de falar com ela, pois ela acha que quem fez algo de errado foi ela e não a outra pessoa.

Ela acaba sofrendo muito quando vai a escola e então resolve faltar muitas vezes nas aulas, não consegue prestar atenção nas matérias, sofre bullying e é totalmente excluída das atividades escolares, porém ela consegue se sentir bem indo nas aulas de Artes pois de uma certa forma ela consegue expor o que sente nos desenhos.

Ela dá apelido aos professores, conta o que faz nos seus dias e até a página 150 o livro se tornou um marasmo pois não acontecia nada demais em seus dias, e ela nunca falava sobre o tipo de abuso que sofreu e eu só sabia do abuso porque li na sinopse, a autora poderia ter abordado melhor o tema que tinha em mente que por sinal é muito bom, porém metade do livro fala apenas de coisas banais , descrições de dias sem graça e pensamentos que não mudam a vida de Melinda.

Somente depois da página 150 é  que ela começa a falar mais o que aconteceu e que finalmente a leitura fluiu um pouco mais rápido, achei o tema bom, polêmico, forte porém a autora poderia ter usado uma narrativa mais fluida, achei a narrativa péssima e pensei em desistir da leitura mais de duas vezes.

O livro foi aclamado pela crítica, já tem um filme com ele gravado em 2004 com a Kristen Stewart no papel da Melinda que se chama o "O Silêncio de Melinda",  ainda não tive oportunidade de assistir mas creio ser melhor que o livro. Caso tenha interesse em assistir tem um trailer abaixo: 



                                 


A edição do livro está ótima, letras em bom tamanho, páginas amareladas, narrativa em primeira pessoa, no final do livro tem uma entrevista com a autora, e algumas perguntas sobre o livro para ser usado nas escolas. 

E enfim apesar de ter gostado do tema eu esperava muito mais da história, o livro apesar de envolver drama e um tema forte em nenhum momento me senti triste ou revoltada, eu esperava sentir alguma coisa com a leitura afinal abordar um tema de abuso sempre é forte mas infelizmente não teve, e talvez não teve porque a revelação do que segredo de Melinda foi feita escrita no papel em sala de aula e não deu a emoção e a carga de drama que eu esperava.

O livro mostra o quanto é importante falar sobre os sentimentos e induz a mais pessoas que sofreram a mesma coisa ou algo parecido a falar para poder ser ajudado, mas infelizmente apenas 10 páginas mostram esta mensagem, e por isso não gostei da leitura.
 
Beijos

Até mais... 



26 comentários :

  1. Oi Dessa!!!
    Nossa, que pena que você não gostou do livro, também tinha muita expectativa com ele, mas agora com a sua resenha parece ser meio chato mesmo...
    Por mim nem teria problema se a personagem não falasse e a história fosse muito interessante, mas parece que a história é lenta Hahaha
    Mesmo assim acho que ainda quero ler, porque também vi resenhas positivas, mas vou tirar minha propria conclusão né...
    Não sabia que tinha filme, e ainda é "velhinho" hein haha Vou ver o filme primeiro acho, ai depois compro livro pra comparar.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Morro de curiosidade para ler esse livro, gosto muito de temas desse tipo, espero ler em breve e gostar bastante, nem sabia que tinha filme mas com certeza vou assistir, muito legal a dica.
    Ótima resenha viu?

    Comenta lá ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/resenha-de-olhos-fechados-lavinia-rocha.html

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa! Nunca tinha ouvido falar.
    Compreendi porque achou a leitura "chata". O filme deve mostrar um outro ângulo, vou colocar na lista.
    Parabéns pela resenha sincera.
    Beijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira resenha negativa que leio desse livro. Não sei se foi proposital, mas acho que esse "marasmo" das 150 primeiras páginas, deve ter sido um paralelo com a vida que essa criatura levava. Enfim, pretendo ler em breve e ver se gosto da leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Olá Andressa!

    Como assim ela passa 150 páginas sem falar nada? :O Faz sentido, olhando a temática... Mas não consigo me imaginar lendo algum livro assim. Realmente, é desgastante. Acho que a autora não pensou sobre isso ao criar a obra!
    Sou apaixonada por temas polêmicos, mas quando eles conseguem me envolver. Quando não... É uma pena. Um desperdício. Sinto muito que este livro tenha sido assim :/ Já não tinha vontade de lê-lo... Agora, menos ainda.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, tudo bom?

    Eu tenho um pouco de receio com essa autora. Li Garotas de Vidro e por mais que meio mundo tenha curtido eu não gostei, por isso fico receoso com esse livro, ainda mais com tudo o que você disse sobre ele. Não fazia ideia que havia adaptação e nem que ela era tão antiga. Acho que só verei o filme mesmo. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha nossa, pelo que você disse, esse livro parece mesmo ser um fiasco. E nem digo que isso se deva a ela "passar 150 páginas sem falar nada", porque um livro bom não é necessariamente feito de diálogos - vide muitas obras por aí. Se ficou chato, foi porque o autor não fez mesmo um bom trabalho, ou pelo menos não o suficiente pra te cativar.
    Mas sabe o que mais me irritou nisso tudo? (Olha eu, nem li o livro e já estou irritada com ele hahaha) Foi isso aqui: "e ela nunca falava sobre o tipo de abuso que sofreu e eu só sabia do abuso porque li na sinopse" - Ou seja, a sinopse deu um spoiler do livro, é isso mesmo? Hahaha Que tosco.

    Enfim... Acabei ficando curiosa pra ler... Talvez eu pegue só pra fazer o teste das primeiras páginas, quem sabe.

    Te espero lá no meu blog! www.literasutra.com

    Um beijinho,
    Monalisa

    ResponderExcluir
  8. Olha esse livro foi muito bem comentado na Blogosfera, mas fiquei com um pouco de receio de compra-lo e não gostar, mas agora eu acabei de ver o trailer do filme e me chamou atenção, principalmente por conta da Kristen que eu adoro. Mas tipo, imagina o papel que ela faz de Melinda...karamba. Fiquei curiosa para assistir, porque não conhecia esse filme dela. Adorei saber.

    Parabéns pela sua resenha, mas eu ainda não me sinto preparada em ler.
    vamos ver...se eu ver o filme e gostar de toda a história eu ainda me arrisco.
    Mas enfim...

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Que pena que a leitura foi se tornando chata, eu ainda não li ao livro e devo dizer que já não sentia tanto interesse no livro, mas agora que eu não pretendo ler mesmo, o filme parece ser bom, pelo menos o trailer me agradou, quem sabe eu venha a assistir ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu acho a capa linda demais e pelo fato de ser da Valentina e de ter uma sinopse legal, eu estava com MUITA vontade de ler esse livro! Agora, com sua resenha, fiquei um tanto balançada. Não sei se ainda vou dar uma chance a essa leitura.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andressa.

    Outro dia li uma resenha que falava super bem desse livro e quando vi as suas duas canecas/xícaras ali eu meio que fiquei chocada. Mas entendo o que você fala que te desagradou, muita descrição e nada de diálogos as vezes também me entedia. Sabia do filme, mas nunca animei a assistir e agora acho que nem a leitura farei, quem sabe em um outro momento.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa,
    Nesse caso acho que o filme é melhor que o livro haha. Isso de não ter diálogos diminui muito meu ritmo de leitura, mesmo com um assunto tão polêmico quanto esse eu não me animaria de lê-lo, mas o filme eu pretendo assistir (mesmo detestando a Kristen Stewart O.o).
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Gente, não imaginava que esse livro era assim tão ruim *-* sempre tive curiosidade de lê-lo, mas agora desanimei um pouco. Não sabia que tinha um filme *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Para falar verdade é a primeira vez que vejo esse livro, mas já não tive uma boa impressão..
    Que pena que não gostou tanto.
    Ruim quando um livro decepciona.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Dessa
    Olha, sinceramente nunca tive interesse pelo livro. Tipo, a capa já não me inspirava muito atrativo sabe, mas as resenhas dividem opiniões claro. Não gosto de livros muito dramáticos sabe, e apear de ser um tema forte, não tenho vontade ler.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Caramba, Dessa. Não creio que não curtiu a narrativa. Bom, entendo seu ponto de vista. Porém, a leitura desse livro é muito realista e envolvente. Pelo menos, no meu caso foi. haha Experimente lê-lo daqui há alguns anos... talvez mude de ideia, ou não... :P já deu certo com outros livros que li... enfim, só uma dica. :)


    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  17. Oii Andressa, tudo bem??

    Nunca li esse livro e depois de agora nem pretendo ler mais haha. Eu não gosto muito desse tipo de gênero, prefiro mais os comuns: fantasia, distopia, romance, etc. Enfim, obrigado pela informação!

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hey, Andressa!
    Que pena que não gostou muito do livro. Eu gostei bastante da capa e acho que o filme possa ser melhor que o livro também (pelo que você descreveu). Adoro a Kristen!!!! Bom, quanto ao livro, eu daria uma chance. Sei que teve coisas que você não gostou, mas cada um é cada um. Talvez eu possa gostar bastante. Mas, a leitura não vai acontecer em um futuro muito próximo. Quero ler!

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Já é a segunda vez que digo num creio hoje! Caraca, vi esse livro em top de leitura do ano de algumas pessoas. Fiquei :O. Achei o título bem coerente com o conteúdo. Melinda parece uma personagem triste. E acho que a falta de diálogos realmente pode atrapalhar, ainda mais para quem gosta disso na leitura. Nessa parte de ela achar errado o que "ela" fez... tem gente assim na realidade também. Se sobrecarregam de culpa. Acho que o cotidiano dela deve ser chato, principalmente com a falta de algo principal. Já tinha visto este trailer, me marquei de assistir e esqueci. Por ser com Kristen, acho que o papel combinou com a atriz.
    Beijos Andressa =}
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é bem emocionante.
    Só li elogios!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Dressa, tudo bom?
    Já li muitas resenhas desse livro e a grande maioria elogia. É uma pena que a história tenha sido arrastada para você. Acredito que a falta de diálogo realmente deixe a trama mais enfadonha. Ele tem uma temática polêmica e que precisa ser debatida, mas pelo visto a história fica parada e só consegue discutir o tema realmente nas últimas páginas do livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, bom conhecer uma resenha negativa sobre o livro, já li várias positivas. É bom conhecer outro ponto de vista, mas ainda sim quero ler o livro. Não conhecia o filme, vou procurar.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  23. Que pena que a autora não soube lidar com o assunto, é um bom tema e que deve sempre ser tratado nos livros, tenho até uma ideia de como ela quis fazer as coisas mas acaba ficando meio chato você enrolar por 100 páginas mesmo. O filme parece ser melhor que o livro, apesar de eu não gostar da atriz.

    ResponderExcluir
  24. Já assisti o filme e nem sabia que tinha livro.
    Muito interessante!
    Que pena que o livro foi ruim para você.
    Eu gostei bastante do filme. Não é sensacional, mas é legal e dá pra se distrair.
    Recomendo o filme. Quem sabe, você goste.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Achei o tema do livro muito interessante ainda não tinha ouvido falar do livro nem do filme mas não gosto de livro muito quietas sem tantas ações principalmente pelo fato de não ter muitos diálogos !!!

    ResponderExcluir
  26. Eu assisti ao filme, gostei muito, tanto que já assisti mais de uma vez.
    Esse é um tema que costumo ler bastante, leio muito sobre traumas, mas não conhecia esse livro (até porque, acabei de ficar sabendo que "O silêncio de Melinda" foi baseado em um livro).
    Eu consigo entender a Melinda, seu silêncio. Talvez essa "falta de ação" tenha sido proposital...Esse tipo de coisa não flui, é ruim, cansa, te faz querer desistir, entende? A autora te fez sentir, pelo menos, 1% dos sentimentos da Melinda, mesmo de uma forma diferente, isso é incrível, não chato, na minha opinião.

    ResponderExcluir