Resenha - A Formatura

A Formatura
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Gênero: Literatura Estrangeira / Distopia
Páginas: 320
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você?

Confesso que estava com medo de ler o último livro da trilogia "O Teste" e acabar não gostando muito, tanto que comecei a ler sem muitas expectativas e acabou que não gostei tanto igual aos outros livros.

Cia agora que sabe como funciona a ação dos governantes para manter "O Teste" matando jovens inocentes e fazendo com que se descubra novos líderes, agora tem uma missão dada pela presidente Collindar de matar algumas pessoas para que "O Teste" possa acabar de vez.

Porém neste último livro da trilogia o desafio de Cia é matar, e ela acha que pode existir justiça sem matar ninguém, e então a leitura deste livro fica muito tempo nas divagações da Cia em tomar uma decisão se deve matar ou não as pessoas que a presidente lhe passou.

Claro que ela não tem como fazer tudo isto sozinha e então ela começa a selecionar algumas pessoas para lhe ajudar nesta tarefa o que ajuda muito a Cia no livro todo e neste não é diferente é sua intuição que sempre faz com ela acerte nas escolhas das pessoas que podem ajuda-la.

Tomas, Stacia, Will, Zeen Raffe e Enzo acabam sendo muito importantes para compor o time de Cia e toda as reviravoltas, porém apesar de Cia se mostrar bastante sensata em  muitos momentos se torna pensativa demais em relação a tudo.

Confesso que esperava mais ação neste último volume, o que teve nos dois primeiros volumes foi tanta ação que Cia mal tinha tempo para pensar em muitas coisas e já neste teve muitos capítulos longos o que me incomodou um pouco e seus pensamentos de matar ou não tais pessoas deixaram o livro sem muitos diálogos.

E achei toda a justificativa final do livro muito fraca para tanta matança no começo da série, acho que deveria seguir o mesmo ritmo dos dois primeiros livros e infelizmente este último volume não me agradou tanto igual aos dois primeiros.

O Teste ( resenha aqui) e Estudo Independente ( resenha aqui) foram dois livros muito bons, que tiveram ação, a leitura fluiu rápido e o final dos dois livros foram bem importantes para deixar o gancho para o próximo volume.

Mas um coisa que não entendi foi o nome deste livro, afinal eles não fazem nenhum tipo de Formatura, pelo contrário os estudos são até cancelados então porque será que escolheram este nome?

Se você gosta de distopias recomendo a leitura da série mas infelizmente o último livro deixou muito a desejar.

A edição esta muito boa, letras em bom tamanho, capítulos separados porém um pouco longos, páginas amarelas e a narrativa em primeira pessoa pela Cia, e desta vez não teve marcador do livro para destacar como nos outros volumes, uma pena porque tinha adorado isso.

A trilogia O Teste é boa, consegue passar uma mensagem legal nos dois primeiros livros mas infelizmente peca no final, os direitos já foram comprados para virar filme então em breve teremos mais novidades desta trilogia.

Beijos

Até mais...






34 comentários :

  1. Desde o lançamento de "O Teste" que tenho vontade de ler essa trilogia. Só acho uma pena que o final ficou a desejar. Creio que a autora tinha a faca e o queijo nas mãos pra fazer um final épico, mas acabou pecando nessas divagações da protagonista. O que os leitores sempre esperam em um desfecho é ação. Pelo que vi, faltou, e muito. Sem falar nos capítulos longos. Enfim, é uma pena que isso tenha acontecido, e o pior, não tem como reverter a situação.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Oi Dessa!!!!
    Os dois primeiros livros eu até gostei, tanto que tinha muita expectativa para o terceiro, mas como você disse eu também achei que ea poderia ter posta mais ação, mais mortes haha
    E o final me deixou meio bolado, porque achei, desculpe se for spoiler para alguem que nao leu, que a Cia iria virar presidente :/
    E demorei um pouco pra ler também porque os capítulos são mais longos e a Cia não sabe o que quer da vida hahaha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Puts, é tão ruim quando isso acontece, quando os livros anteriores são bons e o último nos decepciona "/ Eu não li nenhum da trilogia e nem vou ler mais...
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essa é provavelmente a trilogia na qual estou mais ansiosa para ler. Adorei a Cia e achei muito legal a distopia. Uma pena não ter tido tanta ação. E que também tenha deixado a desejar :\ Acho que ficou faltando algumas coisas que seriam as mais importantes no último livro.
    Bjs Andressa.
    leituras-insanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez visitando seu blog e achei muito legal sua resenha! Não conheço a série e pelo jeito nem vou começar mais pelo que você mencionou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito da série, mas não sabia sobre o que se tratava. Uma pena que o desfecho deixou a desejar. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quando você ta acostumado com ação e de repente tiram isso é ruim né. Uma pena justo o último livro ter sido inferior. Não comecei a ler essa trilogia ainda porque quero ler tudo na ordem e justamente este último livro é o que me falta.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dressa...
    Associei o nome Formatura, com ela mesma. Não imaginava que não tinha muito a ver.
    Eu até tenho vontade de ler essa série.
    É sempre bom terminar uma trilogia com uma sensação boa, pena que final não te agradou tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não tinha sentido muito interesse na trilogia, não sei bem, ela não tinha me emocionado, e até gosto bastante de distopias. Mas andei lendo muitas ultimamente e acabam parecendo todas iguais.
    Sua resenha me deu uma versão mais positiva sobre a trilogia em particular, talvez daqui um tempo eu a leia sim.
    Obrigada
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Hey.
    Lendo sua resenha, não gostei muito do livro da série. Nunca li nenhum livro, mas já li resenhas e gostei. Bom, eu leria a série, pois gosto do gênero. Quem sabe eu não tenha uma opinião diferente, né? Pode acontecer...


    abs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andressa!

    Eu já vi muitas resenhas dessa trilogia e tenho muita vontade de ler. Mas o que você disse do final fraco e de pouca ação me deixam com um pé atrás. Ultimamente as trilogias que eu tenho lido terminam tudo com um final decepcionante. Estou começando a passar longe daquelas que dizem que o final não é satisfatório :/

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Gostei da sua resenha que foi bem direta.
    Apesar de gostar de distopias, não me interessei muito pelo enredo desta trilogia.
    Mas, caso eu venha ler, darei uma opinião concreta aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Tenho curiosidade em ler essa trilogia. Afinal, eu amo distopias.
    Porém, considerando sua resenha um tanto negativa, acho que não vou curtir muito os livros.
    Além disso, eu ainda nem li Divergente (que é uma das minhas distopias favoritas, dentre as atuais).
    Sendo assim, eu passo.
    Que pena que a leitura não foi tão boa para você.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Que pena que esse terceiro livro não agradou tanto quanto os outros, mas é sempre assim um perigo o ultimo livro de série, eu ainda não li nenhum livro, mas pretendo ler assim que for possível, adorei saber a sua opinião.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom e vc?
    Ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas me pareceu bem interessante, bem diferente dos livros que costumo ler! Adorei bjos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Andressa!
    Eu não li a trilogia, mas quero muito ler. Foi a primeira resenha que leio revelando certa decepção com esse livro… Houve blogueiros que o acharam um ótimo desfecho. De qualquer modo, apesar da falta de ação, penso que vale a pena conhecer a trilogia – especialmente porque sou fã de distopias.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Andressa!
    Que pena...
    Eu ia começar a ler O Teste, mas agora já não sei mais...
    Sabe, às vezes acho que essas trilogias se prolongam e perdem o objetivo.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa tudo bem???

    Ai meu Deus fiquei com receio agora kkkk porque já tenho os dois primeiros livros... bom mais é uma pena que o ultimo não foi tão satisfatório para você... será que vai ser assim comigo também?? Espero que não rs. Bom como sabemos que cada cabeça de leitor pensa de uma forma vai que eu goste... mas se os dois primeiros livros são todos cheios de adrenalina e o ultimo que deveria ser mais não foi fica estranho mesmo... mas de qualquer forma quero ler... porque é distopia e eu amo esse tema... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oie.

    Desde que vi os livros da Trilogia O teste fiquei com um pe atrás com a leitura. Não curto muitos livros com longas divagações e acho que como a você isso também não me agradará durante a leitura. Isso do titulo do livro foi engraçado, como assim não tem formatura? Kkkkkkkk Muito sem noção. Mas ainda não desisti de dar uma chance a essa trilogia. Uma pena não ter vindo o marcardor é uma diferenciação das outras editoras que a Única fazia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Odeio quando os nomes não fazem muito sentido, agora fiquei preocupada em ler a trilogia inteira... só li o primeiro livro, vou tomar mais atenção :P




    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  21. Desde o lançamento de "O Teste" que tenho vontade de ler essa trilogia. Pena não ter sido o final desejado. Gosto de distopias, mesmo sabendo que você não gostou muito, ainda quero ler a série ^^

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  22. Oiee.
    Já faz tempo que estou querendo ler essa trilogia e não tive oportunidade ainda :(
    Mas vou comprar em breve.
    Poxa que pena que o último deixa a desejar...
    Eu sou apaixonada nas capas da trilogia *o*
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oiee.
    Sou doida para ler essa trilogia e espero gostar. Pena que peca no final e era o que seria muito melhor. Vou ler e espero achar bem melhor esse final. Que ótimo que vai virar filme

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  24. A autora acabou se perdendo nesse último livro, já li outras resenhas que apontaram o mesmo, é uma pena, pois tinha tudo para o desfecho ser sensacional. Até tenho curiosidade em ler a série, mas acho que vou deixar mais para frente, rs. Não sabia que terá filme, espero que seja bom.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Gosto muito de trilogia já tinha ouvido falar desse livro mas estava esperando lançarem todos os livro da trilogia, mas estou na duvida se leio agora, fiquei decepcionada com um livro que se construiu a historia tão bem e quando chega no ultimo livro acaba deixando a historia falha o ainda quero dar uma olhada no livro e as capas de toda a trilogia são lidas !!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Andressa, tudo bem?

    Tenho os dois primeiros livros da trilogia em casa, e o terceiro minha amiga irá me dar o último e, sinceramente, não sei o que esperar deles, pois vejo milhares de resenhas negativas e, em contrapartida, outras mil dizendo que é maravilhoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Dressa, tudo bom?
    Tivemos a mesma opinião em relação a esse livro. A narrativa foi mais arrastada enquanto eu esperava mais ação e aventura. A Cia é uma protagonista sensacional, mas nesse último livro ela estava mimizenta e chorona. Me decepcionei com a leitura porque é uma trilogia interessante, porém o último livro não conseguiu me cativar como os outros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Dessa,
    É uma pena que esse livro não tenha agradado tanto =( e olha que você começou a lê-lo sem expectativas. Fiquei intrigada, como assim não tem formatura?!? Não sou nenhuma amante de distopias, gosto de lê-las, mas não me vejo lendo essa trilogia.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  29. Esses são livros que estou interessada em ler, achei um enredo digno de leitura, mas agora estou meio em duvida, pois não gosto de livros que decepcionam bem no fim (quando deveriam dar o "xeque-mate" arrebatador).
    Ainda acho que vou ler, para ter minha própria opinião, mas agora vou com menos expectativas, pois assim já me preparo.

    ResponderExcluir
  30. Oi ^^
    Eu tenho um grande interesse por essa história, o que me desanima um pouco é saber que ela foi dividida em mais de um livro, então ou dou um jeito de comprar todos, ou vou ficar enrolando para começar a ler kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Dressa,

    Ai meu coração... eu gostei tanto do primeiro livro dessa série, agora fiquei receosa com o final dela. Não gosto de livros parados, e a sua resenha não é a primeira que leio que fala sobre quanto o último livro foi decepcionante.
    Quem leu esse livro pro blog foi a Beta, mais eu ainda quero terminar a leitura da série para tirar minhas próprios conclusões.

    Abraços quentinhos!

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  32. OI, Tudo bem?

    Eu não estou mais a fim de ler várias séries! hahahah E estou em uma fase completa de querer romances!
    Não vou acabar com a possibilidade de ler, mas no momento.. rs

    Beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Não vejo a hora de começar a ler essa trilogia. Parece ser muito boa, sem contar que estou numa onda super "distopia" hahah
    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  34. Olá Andressa!
    Eu tenho muita curiosidade em ler essa série.
    Tenho o livro O Teste, mas ainda não li.
    Pena a série ter ficado fraca no último livro. Isso desanima muito o leitor.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir