Resenha - Os Caminhos de Carla


Os Caminhos de Carla 
Autor: Neir Ilelis
Editora: LLelis
Gênero: Literatura Brasileira / Romance / Drama
Páginas: 212 
Sinopse: Skoob

Avaliação:


Olá, tudo bem com você? 

Esse livro recebi em parceria com o "Tudo em Pauta" e nunca nos meus pensamentos eu pensaria em ler um livro como este, primeiro que nunca tinha visto falar e segundo que normalmente sou atraída pela capa e essa não é nem pouco chamativa não é mesmo ?

Porém dando jus aquela frase "Não julgue um livro pela capa" eu me surpreendi muito com a leitura, mas devo confessar o tema de abuso e violência me perseguiu durante esse mês, ao total foram 3 livros com o mesmo tema, fiquei até receosa agora rsrs, mas mesmo lendo livros no mesmo gênero este detalhe não atrapalhou, afinal adoro livros com temas mais fortes.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Carla e os capítulos são intercalados entre o passado e o presente, o passado é que ela foi viajar com alguns amigos da escola para uma praia que ficava em uma ilha e depois desta viagem ela sofreu algum trauma que no presente ela resolve voltar a ilha para esclarecer alguns fatos e tentar se libertar deste sofrimento que a cada dia atinge mais seus sentimentos.

A narrativa fluida te deixa entrar na história de fato, e os acontecimentos são revelados no decorrer das páginas fazendo com que fiquemos curiosos para saber o que houve no passado de Carla, porém ao mesmo tempo apreensivo com suas atitudes. 

Carla resolve sair com as amigas quando chega na praia e acaba conhecendo Roger em um bar da ilha, ele canta na noite e acaba conquistando Carla aos poucos, que apesar de ingênua tenta sair dos encantos de Roger mas sem muito sucesso.

Acontece que Roger é casado e além de drogar Carla ele a leva para ser abusada por mais pessoas, o livro é forte, tenso e muitas vezes me deixou chocada com os acontecimentos narrado. 

Carla depois deste dia sem se lembrar de muitas coisas devido ao efeito da droga,  chega em casa completamente machucada e ao invés de receber o apoio de suas amigas é vista como uma manipuladora e vagabunda.

Ela volta para a casa dos seus pais sem o apoio de nenhum amigo, apenas Piera que volta com ela e tenta ajuda-la a enfrentar o seu trauma.

Ela começa a fazer terapia, passa por tratamento médico e não consegue dormir a noite como antes, ela lembra do dia do abuso que tinha um casal também com o Roger abusando dela e ela necessita saber quem foram aquelas pessoas que fizeram tanta maldade.

Então Carla vai em busca de informações, se encontra com Roger novamente e a partir daí ela precisa encarar os fatos e ser forte para conseguir saber tudo o que houve naquele dia que destruiu sua vida.

Carla se mostrou uma mulher muito forte, guerreira, e muito fácil de encontrar em muitas de nós mulheres brasileiras.

A edição está simples, páginas amareladas, capítulos curtos e separados e com toda certeza é um livro que te deixa angustiado de tanto sofrimento que Carla passa em sua vida. 

Adorei a leitura, mas o lugar não tinha nomes não sabia em que ilha ela estava ou cidade ela morava, tudo bem que isso não interfere na leitura mas eu me sentia mais distante dos personagens neste momento, em muitas horas parecia que eu estava assistindo aqueles filmes brasileiros que são filmados de forma independente que te prende desde o começo sabe. 

Não sei dizer exatamente o porque de não ter dado nota máxima, agora não me vem um motivo exato que tenha tornado a leitura ruim,  talvez seja apenas porque o livro não entrou para o meus preferidos mas com toda certeza conta uma bela história.

Se você gosta de drama, história fortes e claro superação, com toda certeza é um livro que merece ser lido mas esteja preparado para cenas fortes e chocantes.

Beijos 

Até mais...




21 comentários :

  1. Oi Dressa!
    Essa história parece bem forte e intensa. Como gosto de um bom drama, acredito que é uma leitura que irei gostar.
    Se tiver oportunidade, com certeza irei ler!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Dressa!!!
    Três livros com o mesmo tipo de trama... você é forte hein haha
    Eu também não conhecia esse livro, mas nem achei a capa tão feinha não...
    Não sei se pra você é muito importante mas eu mega me atrapalho quando os lugares não tem nome ou que não cite a cidade pois fico pensando: Perai, onde que ela tá mesmo? Hahaha
    Mesmo assim vou por esse livro na listinha dos nacionais pra próxima compra. Tô querendo ler mais livros nacionais... ao contrário de você eu li foi 3 fantasias seguidas haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Aguenta coração hen Dressa, ler 3 livros com esse tema num mês é tenso. O livro aliás parece ser bom, espero que a Carla tenha resolvido esse problema e superado o trauma.

    ResponderExcluir
  4. Oie Andressa
    eu não conhecia o livro, e concordo que a capa não é das mais chamativas. Mas eu amo um tema forte, que é o caso da história desse livro. E imagino as atrocidades que ela sofreu, e ainda ter que lidar com isso.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Bem pesado mesmo o conteúdo desse livro. Ser abusada já deve ser bem ruim e ainda não se lembrar. Eu acho que se estivesse no lugar da Carla não iria atrás pra descobrir o que realmente aconteceu. Se mostrou realmente muito forte. Tu leu 3 livros parecidos perto, quando eu fiz isso cheguei a ficar depressiva. Kkkk
    No momento eu não faria essa leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Andressa, a capa não é nada chamativa. Não sou muito fã de livros com essa pegada mais densa e chocante. Mas o que me chamou a atenção foi a força dessa personagem. Não sei qual é o desfecho do livro, mas adoraria ver uma espécie de vingança com as próprias mãos. Terei que ler pra saber o que aconteceu de fato.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Realmente a capa não chama nenhuma atenção, mas o velho ditado de não julgue o livro pela capa fala mais forte...como você disse kkkk Acredito que iria gostar e seria uma leitura proveitosa para minha pessoa, já que amo drama.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa.
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da história. Gosto bastante de histórias mais fortes e intensas. Estou me surpreendendo de maneira muito positiva com literatura nacional, então acredito que iria gostar desse.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Já cheguei a ler alguns dramas, porém nada comparado a história de Carla. Eu fiquei extremamente surpreendido quando li sua resenha pois não esperava muita coisa quando vi a capa. Adoraria poder dar uma futura chance a ele e tentar a leitura.
    Abraços
    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Livros assim deixam a gente meio paranoica, né? haha' Gosto muuito de histórias assim, drama é um dos meus gêneros favoritos. Não conhecia o livro, mas se o julgasse pela capa, não o leria...haha' Sua resenha me deixou curiosa, porém eu não o leria agora.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa,
    Realmente, pela capa eu não leria, aliás, acho que quase ninguém leria O.o
    Não curto histórias tão densas assim =(
    É bacana parar e analisar temas polêmicos, mas a questão do abuso eu prefiro não ler, acabo ficando meio "surtada" O.o, acho muito forte a escrita, mas para quem gosta parece ser uma boa leitura.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Hey
    Temas de abusos estão em alta... Gostei do livro, mas não sei se eu leria. Eu fico agoniada com essa situação de abuso/estupro e fico MUITO nervosa! Com muita raiva! Não dá pra entender porque isso existe. Deve ser uma tristeza muito grande. Só que não sei se eu leria esse livro, por ele ser muito forte. Eu não sei se eu iria conseguir ler :( Mas... Tudo pode acontecer. Que bom que você gostou da leitura.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Acho tão bacana quando o livro surpreende. Realmente, não é um livro que causa boa impressão pela capa, mas pelo visto, o conteúdo... vale a decepção a primeira vista... muito bom!




    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  14. Gosto de livros dramáticos, se fosse pela capa eu também não escolheria, mas gostei do que o livro trás. 3 livros seguidos sobre o mesmo tema é complicado ein, pode ser por isso que você não tenha gostado tanto
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  15. Ooi Andressa!
    Nossa, parece ser um livro meio chocante, não é o que estou procurando no momento mas parece ser interessante e mais pra frente talvez eu leia rs.
    Te indiquei numa tag no meu blog: http://littledreeamer.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html
    Adoro aqui, beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Também costumo jugar o livro pela capa e já errei feio mas e sempre legal quando tenho surpresas positivas gostei muito do livro e bom um mistério na leitura e fiquei curiosa com o passado de Carla!!

    ResponderExcluir
  17. Oii
    É verdade, não podemos julgar pela capa.
    Adoro personagens fortes e gostei muito da descrição do livro.
    Esta vendo, pelo menos o livro surpreendeu.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, eu ainda não conhecia o livro, mas ele parece ser muito bom, gostei da premissa da historia, porém por enquanto não pretendo ler o livro, mas para frente pretendo ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  19. Também adoro leituras mais fortes.
    Porém, confesso que só a leitura da sua resenha me deixou chocada, mas, curiosa também.
    Além disso, que amo capítulos alternados entre passado e presente.
    Se eu tiver oportunidade, com certeza, lerei Os Caminhos de Carla.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. A capa realmente não é muito chamativa, mas nunca fui de fazer concepções apenas pela capa.
    Gosto de ler livros do gênero, já li muitos, mas não conhecia esse. Ele é diferente do habitual desse assunto, então acho que merece que eu pesquise mais sobre ele.
    Pretendo ler, mas acho que demorará um pouquinho ( a lista está grande ><).

    ResponderExcluir
  21. Oi Dressa, tudo bom?
    O tema desse livro é bem forte e fiquei interessada na leitura. Gosto de livros que mostrem a superação do personagem e fico imaginando o quanto a protagonista sofreu com seu trauma. É uma leitura densa, mas que me deixou curiosa para conhecer a trama.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir