Literatura Nacional, vamos conhecer?

Olá, tudo bem com você?

E hoje temos mais uma apresentação de uma autora nacional que anda fazendo muito sucesso com o seu livro "Alameda dos Pesadelos" e tenho o prazer de trazer aqui no blog para ter o devido sucesso que merece, vamos conhecer ?



Vívian era apenas uma mulher solitária, com uma vida normal, presa em sua rotina sem graça, até a noite em que presencia um acidente. A partir daí seu pesadelo começa; ela passa a ter visões de um homem que conheceu no passado e desejava nunca mais encontrar. E o pior: ele quer vingança.
Até que ponto um pesadelo é fruto da imaginação? Vívian descobre que o limite entre a alucinação e a realidade é tão pequeno que a loucura está a apenas um passo de distância e o pesadelo pode estar escondido na nossa mente, como um monstro à espreita, esperando sua chance de despertar. E para escapar do seu horror particular, Vívian precisará entender quais foram seus erros. E finalmente aceitar a própria culpa.

Confira agora um pequeno bate papo que tive com a autora Karen Alvares!


Nome : Karen Alvares

Idade: 28 anos

Cidade Onde Mora: Santos/SP

Como surgiu a ideia de escrever Alameda dos Pesadelos ?  
Há muitos anos, sonhei com uma das cenas, quando um personagem no livro leva um tiro e depois é transportado para um mundo distorcido e amedrontador, e não sabe se o que está vivendo é real ou fruto da imaginação. Foi apenas essa cena, mas acabei desenvolvendo uma história ao seu redor, que culminou nesse que foi meu primeiro romance.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta?  
Dez anos, se contarmos a partir da época que tive esse sonho. Uns dois anos depois comecei o primeiro rascunho da história, que então abandonei por anos, por motivos pessoais e profissionais. Retomei-o em 2012, quando terminei de escrevê-lo, finalmente. Em 2013 a Editora Cata-vento investiu na ideia, e em 2014, Alameda dos Pesadelos foi lançado.

O que o leitor pode esperar de Alameda dos Pesadelos?
Algumas cenas aterrorizantes, mas muito mais que isso. Na verdade, a maioria dos leitores relata que se emocionou profundamente com a história. O livro fala essencialmente de culpa, perdão e, finalmente, amor, e de como precisamos entender e aceitar os erros, sejam os dos outros como os nossos próprios, e superar a mágoa para seguir em frente e viver com plenitude.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever?  
Um só?! Impossível. Vou citar cinco, que são os preferidíssimos! Acho que o primeiro autor que realmente me tornei fã na minha vida de leitora foi Stephen King, que certamente influencia muito meu trabalho. Mas foi com a obra de J. K. Rowling que percebi que o que eu queria mesmo era escrever (na época, escrevia fanfics de Harry Potter). Atualmente, tenho dois autores que me identifico imensamente, por se inserirem em vários gêneros - como gosto de fazer, escrevendo desde romance e jovem-adulto até horror - e por tratarem as histórias com muita sensibilidade: Carlos Ruiz Zafón e John Boyne. No Brasil, meu autor preferido é certamente Mario Prata, que me inspira com a realidade brasileira, tão próxima de nós, e seu inegável humor e irreverência.

Se "Alameda dos Pesadelos" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria? 
Na verdade, Alameda dos Pesadelos tem sim uma trilha sonora! Há várias músicas e bandas citadas no livro, em especial, Legião Urbana e Blitz. Mas as cenas mais densas escrevi ao som da trilha sonora de Silent Hill, um dos meus games favoritos. A trilha completa sugerida pode ser ouvida no 8tracks: http://8tracks.com/karen-alvares/alameda-dos-pesadelos.

Você segue carreira apenas como escritora ou tem outra profissão? 
O mercado literário brasileiro é difícil, então, sim, eu sigo outra carreira para poder me manter. Sou professora de informática em uma escola e também dou aulas particulares, além de, no meio literário, trabalhar com revisão e leitura crítica de originais. Além disso, também sou blogueira no Por Essas Páginas. Gosto muito de todas essas atividades e acredito que elas enriquecem minha experiência como escritora, mas, claro, a pretensão é viver dos livros um dia.

Deixe uma mensagem para nossos leitores
Espero que se interessem pelo meu trabalho e, caso gostem da leitura, entrem em contato comigo para conversarmos! Estou, sempre que posso, disponível na rede, seja no Twitter (@karen_alvares) ou no Facebook (https://www.facebook.com/autorakarenalvares). Em 2015, vou lançar um livro jovem-adulto, Inverso, se quiserem conhecê-lo também, visitem meu blog para acompanhar esses e outros lançamentos: https://papelepalavras.wordpress.com/.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais da Karen e do seu livro e aguardem resenha em breve!
Beijos 
Até mais ... 

25 comentários :

  1. Oi Dessa!!!
    Realmente adorei o livro, pricipalmente por ela ter retirado a história baseada em um sonho.
    Gosto bastante desse tipo de livro que mistura o suspense, mistério e que dá medo hahaha
    A autora parece ser super simpática e ainda é fã de Stephen King e J.K haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dressa
    Parabéns pela parceria. O livro me chama muito a atenção (já não é a primeira vez que o vejo) e agora ainda mais, sabendo um pouco sobre seu processo de criação. Sonhar com algo e transformar em um livro pra mim é algo normal, tão normal que tenho papel e caneta ao lado da cama para poder anotar tudo assim que acordo hehe.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Que fofa a entrevista!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiiii, é como eu sempre digo : eu simplesmente amo entrevistas, porque isso mostra o carinho que o escritor(a) tem pelo seus leitores, e é isso o que eu vejo na maioria dos autores nacionais, I ♥ Livros Nacionais tenho uma coleção imensa, e esse livro também parece ser uma boa pedida,kkkk

    dá uma passadinha por lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista com a autora e o fato de que a ideia veio de um sonho. A capa do livro é bem sinistra - pelo menos para mim que sou muito medrosa. Mas sabe, sou daquele tipo de medrosa que procura por coisas de terror - livros, filmes, etc -, só para, depois, morrer de medo de noite XD A sinopse me deixou bem curiosa. Parece ser do tipo que deixa o leitor bem agoniado.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
  6. Adorei o fato da ideia base do livro ter sido de um sonho. E a autora é super fofa, adorei a entrevista. Só não gostei muito da capa do livro. Mas acho que combina com a história. Vou ler um dia ha, ha.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas eu vou gostar muito do livro!! Gostei muito da entrevista!Beijos, hehe! :)

    ResponderExcluir
  8. A sinopse do livro é muito boa, adoro histórias aterrorizantes. Nossos sonhos são ótimas fontes de inspiração, eu tenho uma amiga que sempre escreve os sonhos dela num caderninho, acho isso incrível, só não faço isso pois geralmente não tenho sonhos. Eu conheço o blog Por Essas Páginas, acho bem legal, de vez em quando dou uma passadinha por lá ;p
    Enfim, espero ler esse livro, que parece ser ótimo, e desejo todo o sucesso à autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, tudo bem? :)

    Fiquei curiosa! Mesmo não sendo o tipo de leitura que costumo ler, parece ser um livro um tanto quanto sombrio daqueles ótimos pra você sentir toda a tensão que envolve o personagem *-*

    A capa também combina perfeitamente com o tom que a história parece ter *-*

    Beijos! ;*
    ||Letras Eternas||

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Nossa, ela escreveu a história ao longo de 10 anos...muito tempo, mas fico feliz que ela tenha conseguido finalizar. Não é uma narrativa que me atrai muito, mas desejo todo o sucesso pra autora. Os autores que ela admira são ótimos, principalmente a JK e o Zafón.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    No início achei que o livro seria de suspense ou algo parecido, mas no decorrer da entrevista entendi que o livro parece ser muito mais que isso. Achei interessante a proposta do livro ter surgido de um sonho. É muito bom que os autores nacionais sejam valorizados, bem legal essa proposta do blog.

    ResponderExcluir
  12. Já vi muito esse livro em blogs,um dia ainda acabo me convencendo a querê-lo, mesmo não sendo a maior fã do gênero.
    A autora é uma fofa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Dressa..
    Nossa, que legal, ela mora aqui pertinho de mim.rs
    Gostei de conhecer ela.
    A sinopse do livro atraí muito, e leria sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, tudo bem?

    Quando eu li a sinopse deste livro pela primeira vez eu adorei. Gosto de livros assim e gostei ainda mais da autora agora que eu sei que ela é uma fofa.

    Acho uma pena o mercado literário nacional não ser suficiente para um autor se sustentar, mas ela é muita ativa, não sei como consegue fazer tantas coisas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Adorei conhecer a Karen melhor. Eu nunca li nada dela, mas tem algumas resenhas lá no blog, do Samuel, e ele sempre a elogia muito, como escritora e como pessoa.
    Não leio muitos livros de terror, mas achei legal conhecer melhor a construção de Alameda dos pesadelos, ainda mais por saber que foi uma história que levou uns 10 para realmente existir, rs
    Muito sucesso para a Karen
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie :)
    Muito legal a coluna pra conhecermos melhor os autores. Não conhecia esse livro, e embora não seja meu tipo de leitura muito sucesso a autora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu fico sempre muito feliz.. com esses posts.. pois a cada dia a literatura nacional ganha mais força.. a autora parece ser bem simpatica.. e seu livro parece ser muito bom.. tem um ar de suspense, terror.. não sei.. mas eu não queria encontrar meus pesadelos não.. rsrrsr

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto tanto de conhecer novos autores nacionais, acredito que aqui no nosso país ainda existam muitos livros incríveis esperando para serem descobertos.
    Gostei bastante da sinopse do livro da Karen, mas sou meio medrosa pra livro de terror kkk Vou aguardar tua resenha pra ver se ele é aterrorizante mesmo kkk

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  19. Adorei responder a essa entrevista, foi uma delícia! Obrigada, Andressa, pela oportunidade, e espero ansiosa por sua opinião do livro. <3

    Nossa, passei aqui hoje de novo e vi tantos comentários carinhosos. Obrigada, pessoal! Espero que um dia se aventurem a ler algum dos meus livros e depois venham falar comigo, como eu disse, tô sempre na rede para papear sobre livros!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Hummm, desconfio de que temos aqui um livro bem eletrizante.
    Parabéns à autora, desejo muito sucesso a ela com sua obra!!!

    Beijo, Van Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, mas já fiquei super curiosa com o enredo. Muito legal essa categoria viu, sempre bom conhecer mais da nossa literatura. Gosto quando o livro nos faz refletir sobre nossas ações. Muito sucesso a autora, beijos.
    Gabi, reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. ADORO CONHECER LIVROS NACIONAIS
    ACHEI MUITO INTERESSANTE DE COMO A HISTÓRIA SURGIU
    ADOREI A DICA

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que historia.

    É sempre bom ler um terror, mas é bom saber que vai muito além disso.
    Fala de coisas fortes como o medo, a culpa e o que a mente pode fazer com uma pessoa.
    As vezes está tudo na cabeça, mas o medo e culpa acaba dominando.

    Muito interessante.

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa!
    Essa autora está fazendo bastante sucesso mesmo, já vi comentários positivos do livro dela em alguns blogs. A ideia de escrever o livro surgiu de uma maneira diferente né?! Eu não conseguiria escrever um livro a partir de uma cena de um sonho. Gostei da trilha sonora do livro :).
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Muito legal que, a partir de um sonho, nasceu essa trama. Só a capa já dá pra imaginar o quão aterrorizante deve ser esse livro. E 10 anos desde o sonho até a publicação. Muito tempo, hein?!?! Praticamente uma vida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir