Resenha - As Batidas Perdidas do Coração

 As Batidas Perdidas do Coração
Autora: Bianca Briones
Editora: Verus
Gênero: Literatura Brasileira / New Adult 
Páginas: 406
Sinopse: Skoob
Avaliação:

 "A vida é muito mais que uma sucessão de fatos ao acaso. Quando você acha que nada mais pode acontecer, é exatamente aí que tudo muda."

Olá, tudo bem com você? 

Antes de começar a resenha deste livro maravilhoso eu preciso agradecer a minha amiga Patty do blog "Coração de Tinta" Ela que recomendou o livro falando muito bem e também me emprestou para ler, Patty muito obrigada!

Sabe aquele tipo de livro que você começa a ler e se identificar em muitas coisas? Quanto mais eu ia lendo mais eu sentia as mesmas coisas que a  personagem sentia em relação aos seus sentimentos, dúvidas e tristezas de se tomar uma decisão para sua vida, e claro o namoro entre ela e o Rafael lembrou muito coisas que já vivi na vida pessoal.

Foi assim que fiquei ao ler "As Batidas Perdidas do Coração", claro que não vivi da mesma forma tudo que a protagonista Viviane relatou mas com toda a  certeza sei muito bem o que é passar por aquilo de alguma forma. 

Página 33
É assustador como podemos potencializar e pensar que a nossa dor é a maior do mundo. Ela pode realmente ser a maior para nós, mas não é a única. Em qualquer lugar, existem pessoas sofrendo por perder alguém.

Viviane tem apenas 18 anos, passou os últimos tempos em um hospital cuidando de seu pai que sempre foi o melhor exemplo para ela de ser humano decente e infelizmente acabou morrendo devido a um câncer. O Pai de Viviane era daqueles que todos queríamos ter, incentivava, dava apoio e principalmente usava muitas frases de efeito e muitas dessas frases Viviane utilizava e ainda usa em sua vida e no seu dia a dia.

Página 19
Um dia após o outro. Um dia após o outro. Um dia após o outro.
É assim que a vida segue, enquanto você sofre, ri, chora, ama, perde. Ela não para.
Algo que aprendi ao longo desse último mês é que o tempo não é médico, ele é ilusionista. Nós não curamos conforme a vida passa, só nos iludimos achando que chegar aquele dia em que tudo será mais fácil. Então continuamos á procura do momento em que ficaremos bem, tendo a sensação de que estamos melhorando, quando na verdade só seguimos vivendo.

No mesmo hospital em que ela foi dar entrada na papelada para poder enterrar o seu pai ela se esbarra com Rafael um homem um pouco mais velho mas que já perdeu tanta gente de sua família que tem medo de se aproximar de qualquer pessoa e ela acabar morrendo só de estar ao seu lado.

Rafael perdeu o pai há alguns anos para um assalto, e agora precisou ir ao hospital reconhecer a perda de sua irmã e de seus tios.

Duas vidas com classes sociais diferentes mas que sofrem a dor de uma perda que para todo mundo se torna igual, Viviane e seu irmão Rodrigo começam a frequentar um grupo de terapia onde falam sobre suas perdas para melhorarem seus sentimentos em relação a vida, e no mesmo local eles conhecem Lucas primo do Rafael que perdeu seus pais em um acidente de carro.

Rafael vai buscar seu primo Lucas e acaba esbarrando em Viviane e sendo bem grosseiro com ela, os dois mal se olham depois disso, mas Lucas e Rodrigo viram amigos muito próximos um do outro.

Rafael então resolve pedir o contato de Viviane para se desculpar do mal entendido do dia em que se encontraram e desde então começam a conversar.

Rafael trabalha a noite como barman e eventualmente canta no bar quando surge alguma oportunidade, mora com Lucas seu primo e os dois acabam enfrentando juntos toda a dor de perder um familiar.

Viviane mora com seus avós e também com sua mãe que desde que descobriu a doença do marido se entregou para uma depressão profunda,  ela então une forças com seu irmão Rodrigo para se ajudarem a viver.

O desafio deste romance inusitado é que cada um dos dois seguiu um caminho diferente para escapar da dor de perder um parente. Viviane é centrada, quer seguir com a vida da melhor maneira possível e tenta proteger seu irmão da maneira que pode.

Já Rafael segue outro caminho, depois de tantas perdas familiares seu emocional está muito abalado e apesar de trabalhar e pagar as suas contas ele se entrega ao vício nas horas vagas, além de beber é viciado em cocaína.

Página 103
Ele tem gosto de coisa proibida, álcool e perigo.

Rafael não esconde seus vícios de Viviane e ela também não liga para isso, apenas pensa em viver o agora e curtir o quanto puder, acha que os dois podem se ajudar e se salvarem.

A edição do livro está simples, letras em bom tamanho, páginas amareladas e temos a narrativa feita em primeira pessoa, alternando os capítulos entre o Rafael e a Viviane, os capítulos são separados e curtos e foi uma leitura muito prazerosa, ao mesmo tempo que queria ler cada vez mais eu ficava com medo de acabar o livro e sentir falta de todos os conflitos e emoções desses personagens.

O livro aborda vários temas importantes, e principalmente mostra o que um verdadeiro amor é capaz de fazer, de aguentar e até mesmo suportar.

Página 364
- Eu achei que ia conseguir. Achei que poderia te salvar. Fui uma idiota. Não se salva quem não quer ser salvo. Meu amor por você se tornou um risco para as outras pessoas.

Como amar uma pessoa pode acabar prejudicando outras e como isso tudo pode ser apenas um degrau para se tornar cada dia mais forte para as adversidades da vida, eu tenho certeza que ao ler este livro você irá perder uma batida do seu coração e vai se emocionar e se encantar com esta história assim como aconteceu comigo.

Página 368
A vida nunca bate mais do podemos aguentar, e você é mais forte do que imagina.

 Teve alguns pontos da história que claro uma pessoa que é viciada poderia fazer diante da condição de vida que Viviane levava, mas a autora quis mostrar outras mensagens e isso me encantou e deixou a leitura um pouco mais leve e fluída.

Apesar da carga emocional que pode parecer que o livro carregue eu não cheguei a chorar e sim torcer para que tudo se acertasse com esse casal que enfrenta tantos desafios na vida para se manterem de pé.

Enfim simplesmente amei este livro e se tornou um dos melhores que já li este ano que está só começando.

Beijos

Até mais...


29 comentários :

  1. Ei Andressa, eu amei a sua resenha. Já vi comentários positivos e negativos sobre esse livro, mas é a primeira vez que paro para ler uma resenha dele. O livro parece ser muito interessante, e eu adoro quando a história alterna a narrativa entre dois personagens. Superar uma perda nunca é fácil, e tenho certeza que me sentiria um pouco parte da Viviane por isso. Agora eu realmente fiquei interessada no livro rs. Beijos
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa,
    Eu n sei como não li/não tenho este livro ainda!
    Cada resenha que leio me encanto mais!
    dá p ver que o livro é cheio de temas polêmicos que desestruturam o nosso coração, com certeza é uma leitura envolvente que vou amar!!
    Quero muitoo!!
    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem?

    Primeiro: seu blog é lindo, parabéns! Amei absolutamente tudo nele *-*

    Esse livro e Louca Por Você, são dois nacionais pelos quais estou mais do que curiosa! As autoras brasileiras estão arrasando né? :)

    O modo tão positivo como falou dele me deixou ainda mais curiosa pela história, com certeza vou querer vou conferir depois de uma resenha tão positiva *-*

    Beijos! ;*
    ||Letras Eternas||

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!!!
    Gostei bastante da sua resenha, porque já tinha visto várias outras resenhas positivas desse livro, mas nada que desse aquele "tchan" pra comprar ele hahah
    MAS VOCÊ CONSSEGUIU!!
    Na minha próxima compra vou pegar ele, porque é New Adult e ainda é nacional.
    E tem mais romance do que outras histórias que ficam focando na parte erótica (pelo menos foi o que me disseram haha)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dressa..
    Parece ser bem emocionante mesmo. Adoro livros com essa trama. Tenho vontade de ler este livro, embora não seja uma prioridade.
    Mas uma resenha quase sempre muda nossa opinião, gostei muito. Espero ler o livro em breve.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa!

    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro, parece ser bem interessante. Não é o tipo de leitura que eu gosto, mas, pela sua resenha, pude ver vários pontos positivos. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Essa história me chama bastante a atenção, ainda mais por ser literatura brasileira! Hehe

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas a história parece ser bem bonita. Gostei de saber que o casal não se apaixona a primeira vista. Adoro quando me identifico com um livro, com os personagens, é muito legal. Gostei da história, sempre me interesso por livros que mostram como as pessoas podem superar dificuldades juntas, principalmente quando se trata da perda de alguém que amamos. Adoraria ler esse livro.
    Eu vi no skoob, e parece que tem uma continuação, O Descompasso Infinito do Coração... Tomara que seja bom, apesar de parecer que As Batidas Perdidas do Coração é uma história com início, meio e fim, então não necessitaria de continuação.
    Não curti tanto a capa, achei só bonitinha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Acho que de todos as blogueiras que eu acompanho só faltava você fazer resenha desse livro Dressa, aee.
    Eu não o li ainda mas tenho vontade, apesar de ter um pé atrás com esses livros queridinhos por todo mundo, esse me parece ser bem legal, um romance de superação.

    ResponderExcluir
  10. Desde que lançou estou muito ansiosa pra ler esse livro.. até mesmo devido a isso tenho dado um tempo, estou deixando as coisas esfriarem para não ir com sede demais ao pote.. ele parecem ser um casal real.. cheio de medos, dúvidas, problemas.. que tentam tocar a vida da melhor forma possível..

    ResponderExcluir
  11. Oiee.

    Menina sua resenha esta simplesmente linda e eu doida para ler a obra desde quando o lançaram eu venho com essa mega curiosidade. Estou mesmo necessitada de uma leitura que eu ame, pois há muito não leio algo assim tão bom.
    Amo quando tem a visão de ambos os personagem na história!


    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa,

    Estou louca para ler este livro, mas ainda não consegui tê-lo em mãos... :/ O jeito é esperar. Não sabia que tinha tanto sobre perda e que os personagens se conheciam dessa forma. Já consigo visualizar a barra pela qual devam passar, mas também a mensagem linda que o livro deve delinear. E a autora parece tão simpática nas suas redes sociais... *-*
    Preciso ler. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei muito da resenha! Já tinha lido uma resenha do livro em outro blog e pareceu ser muito bom. Não me interesso muito pelo gênero new adult, mas esse parece ser muito legal. Bem interessante também por ser uma autora nacional, parece que cada vez mais e elas estão se destacando.

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem ??
    Quando vi que você fez a resenha deste livro, me subiu ate os pelinhos rs, O livro ele é arrebentador de emocional.
    Cheio de sentimentos muito intensos e ligados.
    Não minto que sofri um pouco com Rafael (na verdade eu sofri muito). Mas valeu apena cada letrinha que li deste livro. Ele me ensinou tantas coisas.
    Parabéns pela resenha que você fez, esta magnifica!
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Dessa... preciso ler logo esse livro rs... tenho a impressão de que só eu não li kkkkk. adorei saber que os personagens se apoiam um no outro apesar das diversidades... essa questão de perda pode ser destruidor... bom saber que vc gostou... me senti próxima do livro com a sua resenha... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa, tudo bom?
    Sua resenha só reforça minha vontade de conhecer essa história. Eu amo os livros do gênero e esse parece ter uma narrativa carregada de sentimentos. Tenho certeza que vou me emocionar com a narrativa e já estou com o livro na minha lista de leituras, pois ganhei no final do ano passado. Acho que nunca li uma resenha negativa dessa história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ei Dressa,
    Realmente, é impossível não nos envolvermos com um livro quando ele nos lembra uma situação pessoal. Eu também comprei esse livro por indicação da Patty, e preciso ler urgente, rs.
    Realmente parece ser muito bom, e os temas abordados são bem pesados, que bom que você curtiu a forma como a autora conduziu a história.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, tudo bem?

    As Batidas Perdidas do Coração parece ser um livro com uma história de amor profunda e emocionante e isso me tocou bastante. Já tinha lido algumas coisas sobre o livro, mas essa foi a minha primeira resenha. Gosto de livros assim, mas por enquanto estou fugindo de ressaca literária rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  19. Desde que li a primeira resenha desse livro já fiquei desejando!A premissa é maravilhosa!
    Mas como sempre acontece,eu comprei e ainda não li :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Sou bem curiosa pra ler esse livro principalmente porque só leio coisas boas sobre ele. E essa capa? Acho linda!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Andressa! Já li uma resenha desse livro, e, embora não tenha lido nenhum livro de literatura nacional ainda, a história parece interessante e gostaria de ler. Sua resenha reforçou minha vontade de conferir o que o livro traz. Beijos!

    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu li esse livro há pouco tempo e também fiquei encantada com a forma que a autora conseguiu retratar todos esses conflitos sem deixar a narrativa pesada demais.
    Também não chorei durante a leitura, mas confesso que fiquei muito tocada em algumas partes, sem falar que tive uma ressaca literária bem grande kkk
    Você soube que a autora vai lançar um livro com a história da Clara e do Bernardo? Eu não vejo a hora! haha

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  23. Coisa boa quando nos identificamos de alguma forma com a trama não é mesmo?!
    Este é um livro que pretendo ler este ano, a propaganda é forte e não vi ninguém falando mal dele desde que foi lançado. Gosto de livro cujos personagens são fortes e já passaram por muita coisa na vida e precisam seguir em frente, acho que é bem o caso deste livro.

    Beijo, Van Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Estou vendo muitos comentarem sobre esse livro que estou muito curioso para ler porque só o nome já chamou minha atenção e que bom que você adorou a leitura, eu não conheço a autora mas ela está recebendo ótimas críticas

    ResponderExcluir
  25. Amo esse livro.

    É um dos melhores que já li, com um mistura de romance e drama.
    Uma linda e comovente historia, não tem como não se emocionar com tudo que Viviane e Rafael já passaram e ainda vão.
    Ela tem uma força e coragem impressionante, o jeito como ela ama e continua acreditando no Rafael, luta por ele.

    Chega um hora que você quer saber como é o fim, mas não quer que acabe o livro. É uma narrativa tão forte e intensa que eu me emocionei muito.

    É muito sofrimento e amor sempre a prova.

    ResponderExcluir
  26. Oi Andressa!

    A história é bem comovente e interessante, gostei de conhecer mais sobre a Vivian e os demais personagens, vi que vários leitores adoraram a leitura desse livro e com a sua resenha, fiquei muito curiosa para conhecer, pois acredito que seja uma leitura fluida e bem envolvente. Enfim, espero ler logo.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Andressa!
    Nossa, que maravilhas de quotes são essas? Não importa nossa classe social, em alguma hora vamos nos deparar com perdas. Creio que vou gostar desse livro e, assim como você, torcer para que Viviane e Rafael consigam seguir juntos, superando as perdas. Ah, essa capa é lindona <3.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. É muito bom ver uma autora nacional mandando bem nesse gênero e não ficar devendo nada em relação aos autores estrangeiros, não é?!?! Acho legal essa tramas em que as pessoas buscam se unirem para juntas conseguirem superar seus problemas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. É uma leitura apaixonante que te envolve, que te empolga e te prende do começo ao fim com romance, ótima carga dramática e pitadas de humor.
    Fiquei com um gostinho de quero mais!!!
    Encantada com a escrita da Bianca Briones.

    ResponderExcluir