Resenha - Caixa de Pássaros


Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272 
Gênero: Literatura Estrangeira /Thriller Psicológico
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você? 

Quando saiu a sinopse do livro eu fiquei muito curiosa com a leitura mas ao mesmo tempo com certo receio de ler e ficar com medo, afinal o livro se encaixa no gênero "terror" e eu morro de medo de livros de terror.

Mas esse mês eu passei por um momento de bloqueio de leitura, não conseguia ler nada, acho que foi uma ressaca literária sabe, e em uma visita a livraria onde queria levar apenas um livro não conseguia largar mais esse da minha mão  e então levei dois livros. 

Logo que comecei a ler meu bloqueio de leitura passou e eu me vi viciada e curiosa com a leitura de "Caixa de Pássaros".

Malorie vive em uma casa a 4 anos com todas as portas e janelas fechadas e com cobertores presos na entrada de cada porta e janela para que não seja possível ver nada do lado de fora, além disso sempre que precisa sair de casa para pegar água ou procurar comida ela precisa sair de casa com os olhos vendados. 

Malorie tem dois filhos um garoto e uma menina e é exatamente assim que ela chama eles, de garoto e menina, as duas crianças tem apenas 4 anos de idade e nunca conheceram nada na vida, vivem apenas dentro de casa no escuro total, Malorie ensinou as duas crianças a ficarem com os olhos vendados e identificar barulhos e sensações apenas pela audição.

A narrativa é feita em terceira pessoa, os capítulos são curtos e intercalados com a vida atual de Malorie com seus filhos e o passado de como começou a notícia dessa epidemia que praticamente deixou todos os moradores neuróticos. 

No passado a noticia se espalhou pela TV e internet que algum surto estava fazendo o terror na cidade, quem olhasse para esse surto  ficava maluco, e tentava matar outras pessoas  e cometia suicídio, aos poucos várias pessoas foram morrendo e as poucas pessoas que ficaram vivas decidiram ficar dentro de casa e quando saísse sempre seria de olhos fechados.

A leitura é viciante, os capítulos curtos te faz querer ler mais e mais, e mesmo sendo um livro com gênero de Thriller Psicológico em nenhum momento senti medo ou apreensão, fiquei muito curiosa para saber o que era que as pessoas que já tinham morrido viam para o mundo todo ficar em alerta sem saber o que é.

Imagine a agonia que é ficar de olhos fechados sem saber o que esta ao seu redor e  não poder nem alimentar sua curiosidade de olhar alguma coisa pois senão você morre? 

Logo quando várias pessoas morrem,  inclusive a família de Malorie ela foge de sua casa e descobre um abrigo em outra cidade das pessoas que ainda estão vivas e ela dirige para outra cidade com os olhos vendados. 

Chegando na casa ela faz amizade com os outros moradores, Tom, Dom, Jules, Cheryl, Felix e o cachorro chamado Victor, todos começam a morar na mesma casa e tentam buscar alternativas para continuarem vivos, mas como confiar em pessoas que você nunca viu, e quando sai de casa pode voltar atingindo pela doença de querer matar mais pessoas ou se matar?

No momento presente Malorie abandona sua casa com seus filhos pois não tem mais como arrumar alimento e água e resolve viajar de barco tendo que remar muito e com os olhos vendados para outro lugar onde acha que existe uma vida normal sem estar de olhos vendados, e durante esse tempo em que ela rema ela enfrenta muitos medos, mas conta com a ajuda das crianças para identificar qualquer tipo de ameaça, afinal ela treinou eles para isso.

Com uma história de tirar o fôlego, Josh Malerman soube me  entreter e teve o dom de me deixar  aflita em vários acontecimentos, mas o que me fez dar apenas 3 xícaras de chocolate quente é que o final é muito previsível e não consegui gostar, achei que teve muito suspense para absolutamente nada no final, fora que algumas questões ficaram abertas.

A edição está ótima, páginas amareladas, letras em bom tamanho, capítulos curtos e separados, e cada começo de capítulo temos alguns galhos desenhados no topo da página como podem ver abaixo e o material da capa é muito gostoso de sentir.





Recomendo o livro, é um bom livro que vai te entreter e com certeza te deixar com a pulga atrás da orelha, o que será que tem no mundo se tirar a venda dos olhos? Se você gosta de livros de suspense e tensão pode apostar neste.

Mas não coloque suas expectativas lá em cima para não se decepcionar! O nome do livro é mais ligado a uma metáfora de você estar preso igual a um pássaro vivendo dentro de sua casa como se fosse uma caixa, e não é mencionado diretamente no livro mas me fez tirar essa conclusão com a leitura. 

Uma curiosidade sobre o autor é que ele é cantor e compositor da banda "High Strung" e o book trailer do livro te deixa ainda mais curioso pela leitura.






Beijos 

Até mais...




26 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ei Andressa, me apaixonei pela sinopse do livro. Como você, também morro de medo de livros e filmes de terror, mas a minha curiosidade sempre é maior kkkk Quero muito ler esse livro, e uma pena que o final não tenha sido tão satisfatório para você. Beijos
    Gabi, www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Eu estou morrendo de curiosidade pra ler esse livro desde que li a sinopse. Antes eu não dava nada pra ele, porque a capa não me chamou tanto a atenção, mas ai conheci e a história e ASNFKABAUOBGAO I NEED IT!
    Ele deve chegar pra mim essa semana, estou apenas aguardando ç_ç
    Finais tendem a ser problemáticos mesmo, mas ainda assim tô curiosa pra ler! Ótima resenha *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahh Dressa...
    Estou doida para ler este livro, ainda mais depois que vi o booktrailer na página da Intrínseca.
    Que pena que tem esse final previsível. Vou me lembrar de não criar tantas expectativas quando for ler...vou tentar pelo menos..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não gosto muito do gênero de suspense e terror. Mas o livro pareceu ser legal e estou disposta a ler, também achei interessante a ideia de se viver em um mundo e não poder vê-lo. Não tinha lido nada a respeito do livro antes. Gostei dos desenhos dos galhos nas folhas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, como está? :)

    Estou com uma vontade danada de ler esse livro! *-*

    Confesso que também sou medrosa para livros que dão impressão de terror (ainda mais depois do livro Os Três... nunca mais, cara, nunca mais '-' kkkk'), mas fiquei bem mais animada com o fato de você ter dito que a leitura não te deixou apreensiva em nenhum momento. A premissa é realmente inovadora o que me deixa curiosa... só o que me deixou com o pé atrás é o final previsível... quero saber do que se trata! *-*

    Beijos! ;*
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa!!!
    Me interessei nesse livro logo que lançou.
    Tinha visto a capa em ingles e deixei passar batido, ai quando a Intríseca lançou eu reconheci a capa e fui ler a sinopse e quero esse livro PRA ONTEM!!
    Acho que mistura muita coisa que eu gosto, principalmente Thriller.
    Não sabia que a edição do livro era tão bonita por dentro.
    Quero MUITO!!! haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oie,

    Eu já vi algumas resenhas deste livro e achei ele bem interessante. Não costumo ler livros de terror mas esse me interessou bastante pelo mistério dessa tal epidemia, acho que logo vou ler.

    BJOS!

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li um Thriller Psicológico, tenho muito medo desse 'universo', mas eu me interessei muito por esse, essa busca pelo mistério, esse jogo de vida, é tudo! É melhor não ficar com as expectativas lá em cima como você disse, até porque nem tudo é o que parece né?!! Beijos! :D

    ResponderExcluir
  10. Oii Andressa! O livro parece ser bom, mas mesmo assim eu fico meio apreensivo com a questão do ''terror''( morro de medo também rsrs ), mas pelo que você disse parece que é mais suspense mesmo...Enfim, acho que eu leria sim, principalmente para enfrentar meus medos! Rsrs!

    Indiquei você para responder uma tag no blog! Dá uma passadinha lá =)

    Abraços :-)

    Blog Coruja Por Livros / #Tag - 7 Coisas

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros que prendem minha atenção e são cheios de tensão e mistério. Fico louca para saber o que vai acontecer nas próximas páginas, por isso livros de suspense e policiais são uns dos meus favoritos.
    Viver num lugar onde você não pode ver nada deve ser perturbador, acho que eu não iria aguentar, já que tenho medo do desconhecido (não gosto de dizer que tenho medo do escuro, já que eu tenho medo do que pode estar escondido nele, e não do escuro em si). Estou doida para ler esse livro, mas não vou criar muitas expectativas, já que parece que o final é bem previsível, como você disse.
    Mesmo assim, espero gostar bastante do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que loucura essa sinopse! Não conhecia o livro e embora não seja muito o meu tipo de leitura fiquei curiosa pra saber como tudo acaba. O surto da doença é realmente verdade? No final ela tira a venda? Não consigo imaginar como deve ser fazer tudo apenas pelo tato, ou audição.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andressa! Nossa, apesar de não ser meu estilo de livro, parece muito instigante! Fiquei curiosa agora hahaha mas provavelmente, se eu ler, vou morrer de medo e abandonar a leitura. rs Adorei a resenha! Beijos

    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que livro!!!

    Já fiquei nervosa antes de ler, imagina depois.
    Apesar de saber que o final é previsível, quero ler e entender a historia.
    É difícil imaginar uma pessoa viver e fazer tudo no escuro, com os olhos vendados.

    ResponderExcluir
  15. Não estou fazendo compras de livros.. pelo menos por uns tempos.. mas confesso que estou com a mão coçando pra comprar esse.. eu estou morrendo de curiosidade, eu nunca li nada parecido então.. espero que a leitura me agrade,,,

    ResponderExcluir
  16. Pois é, eu estava lendo a resenha e tentando fazer a conexão com o título, graças a você acabei entendendo, hehe.
    Sabe eu achei mais para distopia do que para terror, não sei dizer se gostaria de ler, mas...Gosto da capa.

    Beijo, Vanessa Meiser
    Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  17. Essa capa é muito linda.
    Nossa já estava louco para ler esse livro.
    Agora com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda.
    Amo livros desse jeito com protagonistas corajosos .

    ResponderExcluir
  18. Depois que vi esse book trailer pela primeira vez fiquei louca querendo o livro, mas ao mesmo tempo como sou muito medrosa, não queria ler pra não ficar com medo! kkkk
    Vai me entender!
    Gostei de saber que vc é como eu que não sentiu medo na leitura, agora estou desejando ele de novo!
    A edição está linda e eu adoro quando os capítulos são curtos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Acho essa capa muito linda e curiosa, mas sempre tive um pouco de medo de ler esse livro hahaha
    Mas agora, já estou criando coragem de lê-lo hahaha já fiquei envolvida com a resenha, imagina com o livro :D

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa, tudo bem?

    Eu também passei por um bloqueio esse mês, tanto que li apenas 2 livros :(

    Eu acho que já vi algo sobre este livro, mas ainda não o conhecia. A história parece ser interessante, mas pode deixar que não vou criar muita expectativa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu simplesmente adoro livros do gênero terror/horror. Mas, pelo que vi, esse livro está mais para suspense psicológico mesmo. Só posso dizer que fiquei muito angustiado com esse tipo de vida que essas personagens levam. Viver trancafiado em casa e ainda quando sair ser com os olhos fechados é sufocante demais. Acho que tensão é o que não falta nesse livro. Quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Estou querendo muiiiiiito ler esse livro! Estava vendo até uma corrente onde quem lê o livro tira uma foto com uma venda nos olhos! Imagina a agonia de viver assim?!
    Eu adoro livros desse gênero!

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Elis,
    "Caixa de Pássaros" parece muito bom mesmo. E o autor do livro também, pra conseguir fazer capítulos entre passado e presente sem deixar o leitor perdido (pena que ele deixou algumas questões abertas e que o final foi previsível). Malorie parece se arriscar bastante, dirige até com os olhos vendados :o. Não sei se eu aguentaria de olhos fechados, fico imaginando o que será que causa esse surto...
    Book trailer bem tenso. Lindo esses galhos no topo da página, amei <3.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa,
    Adoreii a premissa deste livro desde que o vi pela primeira vez, estou mega curiosa p conhecer esta história, mesmo com o final prevísivel como vc diz, minha curiosidade só aumenta rsrs.

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Dressa, tudo bom?
    Está difícil te agradar mulher...rs. Brincadeira, eu confesso que adoro livros do gênero thriller psicológico e as resenhas desse livro me deixaram louca para começar a leitura. Por mais que o final seja previsível, acredito que a trama seja boa e instigante. É aquele livro que você compra só lendo a sinopse. Curiosa!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Achei esse livro simplesmente incrível, li duas vezes (olha que não costumo fazer isso). É uma leitura extremamente envolvente, com certeza é uma das minha leituras preferidas, pena que você só deu 3 xícaras :'(, mas mesmo assim gostei da resenha, beijos.

    Preguiça Literária

    ResponderExcluir