Literatura Nacional, Vamos Conhecer?


Olá, tudo bem com você?

Hoje vamos conhecer o livro Anti-Herói do autor Renato Ribeiro vamos conhecer ?




O anti-herói é uma novela mensal que irá ser publicada em
doze volumes, como esse que você acabou de ler. Diferente
de toda história de heróis, nesse enredo temos alguém que
quer destruir todos os heróis que um dia ele amou. Porém, esse ato
não o torna um vilão, pois ele tem motivos claros para cumprir essa
missão, que é salvar o sistema que está claramente corrompido por
aqueles que estão no poder. Mas como um humano pode matar
um ser tão superior como um herói? O que a população vai achar
disso? O que acontecerá se ele falhar? Essas são perguntas que serão
respondidas no decorrer desta história.


Confira agora o bate-papo com o autor Renato Ribeiro e conheça mais detalhes da série:


Nome
Renato Ribeiro

Idade
25 anos

Cidade Onde Mora
Santa Maria- Distrito Federal

Como surgiu a ideia de escrever "Anti-Herói"  ? 
A ideia do Anti-Herói veio de uns três anos atrás, quando numa conversa com amigos nos indagamos sobre como um humano comum poderia derrotar um super-herói. No caso, queríamos algo realista e bem fora do padrão "Batman" da coisa. Depois de algum tempo, e terminado de escrever um outro livro chamado "Em Jogo", eu me vi livre e pronto para iniciar o Anti-Herói. Mas ao planejar os capítulos eu pensei "O que heróis fariam na realidade? Lutariam pela justiça para sempre ou buscariam poder e controle?", e dessa forma eu criei essa ditadura imposta pelos heróis e a revolta de Jonathan, que era um grande fã, mas que acabou se revoltando mais e mais com o que acontecia no Brasil. O mais legal em escrever essa história é colocar o dilema de ter um Brasil de primeiro mundo, mas dominado por uma ditadura.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta?
Eu sempre planejo cada capítulo tópico por tópico antes de escrever. Como é uma série mensal, posso dizer que terminará em novembro, completando os 12 volumes. Levo uma semana para escrever um volume de 70 páginas, já com revisão e copidesque. Minha noiva faz as máscaras e artes do site, que muda todo mês, garantindo que todo dia 15 saia um novo volume.
Quantos volumes terão já que se trata de uma série mensal? 
Serão 12 volumes. Mas farei também um volume extra que tratará de outros assuntos que o livro em si não aborda. Porém esse demorará um pouco mais, pois será bem maior.

O que o leitor pode esperar de  "Anti-Herói" ?
Surpresa, indignação, revolta. Nunca repito fórmulas, ou seja, em cada um dos 12 volumes o leitor terá um enredo completamente diferente. Se o primeiro teve ação, o segundo é romance. Se no terceiro viu-se suspense, no quarto é tragédia. Não é uma leitura básica, é reflexão! O livro tem palavrões, ações muito violentas e isso o torna pesado, mas a realidade é pesada e ter heróis no mundo não mudaria isso. Por isso eu garanto, você nunca viu nada como o Anti-Herói antes.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? 
Meu maior sonho é poder escrever no nível da maior figura viva da escrita literária, Stephen King. Ele não é apenas mais um escritor, é um exemplo para qualquer um que ame essa arte. Sua escrita é profunda e dita suas sensações de uma forma que te faz sentir o que a personagem passa no decorrer do enredo. Porém o que mais me deixa impressionado é o fato de ele não escrever apenas um estilo literário, pois mesmo que seu foco seja o terror, é extremamente habilidoso com o romance, drama e a tragédia. Stephen King é a prova viva que um autor deve se aventurar em vários modos de escrita e aprender com isso, e eu, como seu leitor, quero trazer essa característica para minha arte.

Se  "Anti-Herói" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria?
Essa pergunta é interessante, pois o site tinha músicas que mudavam de acordo com os heróis. Já coloquei O Calibre, do Os Paralamas do Sucesso e The Scientist, do Coldplay. Mas nenhuma vai retratar essa obra tão bem quanto "Behind the Mask" de Anarchy Club.





Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão?
É muito difícil seguir a carreira de escritor no Brasil. O fato é que os próprios brasileiros têm enorme preconceito com o que é produzido aqui. Além de escritor, sou professor de português, e adoro dar aulas.

Deixe uma mensagem para nossos leitores
 "Campeões não usam drogas!". Brincadeira! Eu quero convidar todos a dar uma oportunidade para a saga do Anti-Herói, pois não irão se arrepender. Eu sei que é meio chato ler no computador, apesar de todo mundo passar o dia lendo no pc através do facebook, mas eu garanto que não é viagem perdida. Um livro lido é sempre um agregador de conhecimento, pois além de aprender sobre uma história, ou sobre o autor, o leitor aprende sobre ele mesmo ao se colocar na visão do personagem. Essa experiência só pode ser vivida através dos livros!


Quem se interessou pelo livro pode acessar o site do autor Clique Aqui! e confira, já existe três volumes lançados e achei o livro muito interessante e inteligente!

Agradeço o autor Renato Ribeiro por disponibilizar seu tempo para aparecer aqui no blog e desejo muito sucesso.

Beijos

Até mais! 



20 comentários :

  1. Oi Andressa! Acho muito importante esse apoio à literatura nacional, tanto que esse ano me comprometi a falar mais sobre isso lá no blog. Achei legal essa proposta de Anti-Herói ser publicada mensalmente e desejo sucesso ao autor!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer sobre o autor. Achei a ideia do livro muito interessante, e gostei de ser uma série mensal. Realmente é muito difícil ser escritor no Brasil, o brasileiro tem mania de achar que o que é criado aqui não é tão valioso quanto o que vem de fora.
    Sucesso ao autor :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, não conhecia o autor. É bom conhecer outros autores, tem tanta coisa boa e que as vezes a gente não vê.
    Achei a historia muito interessante, diferente e isso é bom.
    Gosto de autores que criam e fazem algo diferente.
    Ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!!!
    Adorei a premissa do livro haha desbancar aqueles heróis famosos.
    Sempre fico curioso pra saber quais os motivos do personagem, com esse não é diferente.
    Também quero saber quais os heróis que ele gostava tanto, então acho que vou ter que ler né haha
    O escritor está certo em dizer que tem muitos brasileiros que criticam a própria literatura.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. hum gostei, achei o livro interessante, ultimamente eu estou preferindo livros nacionais e tal, gostei desse, e adorei a entrevista e conhecer um pouco sobre o autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dressa...
    Cada dia vejo autores mais jovens e isso é ótimo! Gostei de conhecer o autor e o livro, com certeza um anti-herói, e a historia deve bem diferente, fiquei curiosa.
    Ele tem jeito que gosta do Stephen King mesmo..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa coluna! É tão legal conhecer autores nacionais! E ele é novo, tem todo um futuro pela frente! Desejo muito sucesso, Renato!

    Beijo

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando você nos apresenta novos autores assim, é muito bom para quem gosta de literatura nacional <3 achei super bacana a ideia dele e desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Achei a ideia do livro muito interessante, e também achei legal
    conhecer mais sobre o autor,Realmente é muito difícil ser escritor no Brasil, com o terrível fato dos próprios brasileiros acharem que o que é produzido no Brasil "não presta" um enorme preconceito com o que é produzido aqui, muitas raridades e preciosidades saem do fornos literários do brasil, e ao Autor Renato Ribeiro desejo Sucesso,muito sucesso... ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gostei,achei o livro bem interessante, não tinha ouvido falar desse autor.. Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Poxa me surpreendi com a ideia do livro, super adulto e inovador, fiquei interessada sim, vou dar uma olhada, boa sorte p esse autor, beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Renato Ribeito, tive o grande prazer de conhecê-lo pessoalmente. E algo eu posso afirmar, nenhuma publicação mensal de sua série será igual a outra. Esse escritor e crítico literário está atrás de invocação. Acompanho sua série e estou adorando tê-la em meu Kindle. As capas são lindas e a escrita estimulante.
    Desejo muito sucesso ao autor e aguardo um incrível desfecho!

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante a premissa do livro. Achei a ideia central original e inusitada, com certeza iria me prender na leitura para saber o final desse enredo. Acredito que seja um pouco complicado acompanhar as doze partes da história, mas também acho que valeria a pena a tentativa.

    ResponderExcluir
  14. Achei a premissa do livro bem bacana. Parece ser o tipo de leitura que prende até o final. Acho super válida os blogs sempre apresentarem aos leitores os autores brasileiros, porque há vários espalhados pelo nosso país e com histórias ótimas para serem contatas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o autor.. e achei bem interessante tanto sua proposta do livro como também os lançamentos mensais.. bom que o leitor mantém um ritmo e não espera muito tempo pela continuação... Eu li a sinopse e fiquei com a pergunta na cabeça, como um simples humano acaba com um herói..??

    ResponderExcluir
  16. Que legal a ideia da série *-*

    Apesar da sinopse não ter me chamado muita atencão, o título, mesmo sendo tão simples, eu achei super chamativo *-*

    Adorei o bate papo com o autor! Talvez eu leia os volumes :3

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Interessante a ideia do autor mas to fugindo de séries muito longas, ainda mais pra ler no computador :/ Mas desejo sucesso.
    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a ideia do livro! Anti-heróis sempre dão ótimas histórias, fazem coisas erradas por uma boa causa!
    Vou baixar o primeiro volume e dar uma lida pra ver se gosto, só assim comprarei os outros!
    Gostei dos heróis do livro serem pessoas tão importantes na política do país, isso dá um toque maravilhoso para quem mora aqui!

    ResponderExcluir
  19. Até achei a premissa interessante, mas 12 volumes achei demais ainda mais em e-books... desculpa, mas não vai rola, não!

    ResponderExcluir