Resenha - Eu Fico Loko


Eu Fico Loko
Autora: Christian Figueiredo
Editora: Novo Conceito
Gênero: Literatura Nacional / Autobiografia
Páginas: 160
Sinopse: Skoob

Avaliação: 


Oie, tudo bom?

Quando eu fiquei sabendo que a Novo Conceito iria lançar esse livro, falei com a Andressa que eu poderia resenhá-lo porque já conhecia o Christian através do Youtube. Para quem não sabe, o Christian Figueiredo, autor desse livro, é um dos vloggers mais famosos do Youtube e seu canal (Eu Fico Loko) possui mais de 1 milhão e meio de assinantes. Nesse canal ele faz paródias, comentários e outros tipos de vídeos irônicos e engraçados sobre vários assuntos.

Bom, eu li diversos comentários negativos sobre o livro de várias pessoas que nem chegaram a ler. Eu comecei a leitura tentando não levar nenhum tipo de preconceito sobre o autor, pois devo julgar uma leitura apenas depois de ter realizado ela e não antes disso.


Eu Fico Loko é uma autobiografia composta por vários textos em que o Christian fala sobre assuntos diversos, principalmente relacionados a adolescência. Nesse período, ele não era tão popular e conta como foi beijar pela primeira vez, as festas, a primeira paixão, a perda da virgindade e outras situações divertidas ou constrangedoras dessa época da vida. Muitos desses assuntos já foram abordados por ele no seu canal.

É um livro mais voltado ao público adolescente e podemos perceber isso pela linguagem usada pelo autor. A narrativa funciona como uma conversa com aquele irmão mais velho que te conta suas experiências. Esse é um dos pontos positivos do livro, pois a obra consegue atingir em cheio o seu público-alvo porque interage com os adolescentes e eles vão facilmente se identificar com as situações relatadas.

Quem acompanha o canal do Christian percebe que ele é um cara extrovertido, mas nem sempre foi assim. Ele relata que nunca gostou de sair de casa e muitas vezes fazia isso como uma forma de se enturmar com a galera. Acho que essa foi a mensagem mais importante do livro, pois quando temos essa idade sempre queremos fazer o que todo mundo faz e isso nem sempre é o ideal. Precisamos ser mais originais e não "seguir a corrente". Claro que é difícil pensar assim quando se tem 14, 15 e 16 anos, mas achei interessante falar disso porque a quantidade de adolescentes que o acompanham e escutam o que ele fala é enorme.

A diagramação do livro é um dos destaques, pois a Novo Conceito fez um trabalho bem bacana. Inseriu fontes diferentes, desenhos, ilustrações e fotos da vida do Christian e isso deixou a leitura mais dinâmica e interessante. Ainda possui um espaço no final para que o leitor comece a escrever sua própria história.


Assim que Eu Fico Loko foi lançado, choveram críticas falando que ele não era um escritor e que era perda de tempo. Mas, para mim as pessoas foram extremas demais sobre esse lançamento e muitos o julgaram por ser um vlogger. Uma das informações que ouvi antes da leitura, foi que ele citava uma cena de beijo com uma garota bêbada que indicava uma tentativa de estupro. Mas, durante esse relato, ele fala que acabou beijando uma menina que estava bêbada na festa e não necessariamente que ela foi abusada ou algo do tipo. Essa foi a visão que tive e não entendi o motivo de tanto bafafá.

O Christian está em turnê pelo Brasil e já deu para perceber que ele tem um público enorme que está comprando esse livro como se fosse água no deserto. Não estou dizendo que é uma narrativa excepcional, mas foi feita para um público específico e cumpre seu papel de entreter esse nicho literário.

É um livro de fácil compreensão, com uma escrita simples, dinâmica, divertida e leve. Não é uma leitura para minha idade, porém me trouxe algumas recordações da minha adolescência. Está longe de ser o pior livro nacional da história. É uma leitura indicada não só para adolescentes, mas também para quem acompanha o canal do Christian Figueiredo.

  Beijos!

23 comentários :

  1. Não conhecia, gostei do livro. Achei legal o fato dele falar de momento na nossa vida um pouco confuso, cheio de pensamentos, sentimentos e conflitos.
    A forma do livro também é interessante, mostrando os dialogos entre os jovens.

    ResponderExcluir
  2. ja vo o canal dele e é otimo, o livro parece ser melhor ainda, cheio de recordaçoes, acho q todo mundo quer escrever um livro assim ^^


    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline, tudo bem?
    Eu achei super interessante, uma editora como a Novo Conceito dar chance para ele e para o Rafael. Porque, claro que eles tem milhões de inscritos no canal, mas nem todos esses inscritos comprariam o livro. Então, imagino que esse nicho não seja tão grande assim. Poucas pessoas que não acompanhavam o canal, comprariam o livro.
    Mas, o livro parece ser bem divertido, bem dinâmico. Um prato cheio para os fãs. E a diagramação parece incrível.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou fã do Chris! Acompanho o cara há alguns meses e admiro o talento que ele tem. Não sei como é a escrita dele, mas acho ridículo alguém julgar a obra sem ao menos tê-la lido por completo

    Adorei a resenha! Mas mesmo que fosse negativa, eu ainda o leria, porque ele é um dos que está no topo da lista \o/

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline...
    Confesso que pena sinopse o livro não me atrairia. Mas vejo resenhas positivas por aí. Mas acho que por conta desse negócio da idade, não é uma leitura que me atraiu logo de cara.
    Mas de certa forma, parece ser uma leitura divertida.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi alguns vídeos no canal dele, mas não sei se o livro me interessaria, talvez seja porque já me sinto meio velha pra livros mais voltados pro publico adolescente,

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!!!
    Não acompanho o vlog do Christian, mas já vi alguns vídeos.
    A sinopse em si não me chama muito a atenção, porque não sou do tipo que gosta de biografias ou livros nesse estilo.
    Pelo menos o livro tá lindo!! Confesso que a edição tá bem legal por dentro, cheio de fotos e várias tipografias...
    Vou começar a acompanhar mais o vlog, ai quem sabe eu não compre o livro haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. pra mim, nem da pra ler porque nao gosto de biografias e afins, prefiro livro livro que conte uma historia ficticia e tal

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline. Tenho que confessar que acho o livro meio "idiota" mesmo sem ter lido. Já vi uns vídeos do rapaz e não curti, então imagino o que tenha no livro e sei que não curtiria também. A NC fez uma coisa bonita na diagramação mesmo, embora eu ache meio exagerado.
    Bom, não leria esse livro mas que bom pra ele esse sucesso todo.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de livros tipo biografias ou algo assim, então não sei se faz meu estilo esse gênero. porem parece ser legal e tudo mais, eu adoro esses youtubers. mas não é o tipo de livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  11. Vi esse livro mas não tenho nenhuma vontade de lê-lo. Não conheço o vlogger, não sou muito de acompanhar canais no youtube, por isso não me interesso por uma biografia dele, fora que eu não curto muito esse gênero. Não curto muito livros adolescentes desse tipo, então esse tipo de leitura eu passo.
    A capa está muito bonita, e a diagramação também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Me pareceu ser um livro divertido de se ler pela resenha, mas não é realmente meu estilo de leitura...

    ResponderExcluir
  13. Acho que virou modinha lançar livros de canais do youtube kkk
    Não lerei, porém a capa é muito linda e eu gosto de alguns vídeos do canal dele.
    Se isso continuar, eu queria que a Kéfera lançasse um livro, eu lerei sem nem pensar kkk

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não tinha conhecimento desse autor até o lançamento desse livro. Vi um vídeo de uma tarde de autógrafos dele e, sinceramente, senti vergonha alheia dos micos que as fãs estavam pagando na fila quilométrica. Enfim, não foi um livro que me chamou a atenção, mas, como não sou o público alvo mesmo, tanto faz.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Não faço ideia de quem seja ele, e curto leitura adolescente, eu não me importa com essa coisa de idade se o livro é bom, pode ser até infantil eu leio rsrsrs, vou ver o canal dele e tirar minha conclusões a respeito, conhecer antes de criticar esse é o segredo. Beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse não é o tipo de livro que me agrada, mas não creio que está sendo um sucesso, porque já vi muita gente falando dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o autor e biografias ou autobiografias não são o meu gênero favorito, mas a diagramação tá bem legal com fotos, desenhos e carinhas e isso conta muito a favor.

    ResponderExcluir
  18. Olá Aline! Eu não conhecia o autor, e nem o livro. Não gosto muito de autobiografia, só se eu for muito fã da pessoa citada, que não é o caso. A diagramação está linda mesmo, parabéns a NC.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não curto biografias! E também é muito adolescente...passei da idade! hahaha
    Mas tomara que o público dele goste!

    Beijo

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline.
    Confesso que esse livro não me atraiu...
    Realmente a diagramação está linda.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Gostei do livro , ainda não conhecia e achei legal o fato dele falar de momento na nossa vida,pensamentos, sentimentos e conflitos.
    gostei da didática do livro , mostrando os diálogos entre os jovens.
    ~_^

    ResponderExcluir
  22. Confesso que eu meio que não curto muito esse tipo de literatura auto biográfica que tenta servir como uma espécie de manual de como ser bem sucedido nas relações. Pelo menos foi essa a impressão que o livro me passou logo de cara. Mas não vou jugá-lo por isso, acho a tentativa de escrita do menino muito válida, e querendo ou não, acaba sendo uma leitura bastante descontraída e com a qual conseguimos nos identificar.

    ResponderExcluir
  23. Eu geralmente acho que livros em sua maioria não tem idade de leitura, mas acredito que no momento não é meu foco ler livros como esse.. se não me engano é o primeiro trabalho do autor.. parece ser um bom livro, que está tendo uma grande aceitação por parte dos leitores, em sua maioria adolescentes.. mas também tem sido fonte de críticas.. acredito que isso não vai fazer com que o livro seja menos importante.. logo o tema trabalhado já costuma gerar esses tipos de questionamentos.. acredito que num futuro próximo vou estar fazendo a leitura do mesmo.

    ResponderExcluir