Resenha - Por Lugares Incríveis


Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama 
Páginas: 335
Sinopse:  Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você? 

Por Lugares Incríveis conta a história de dois personagens com problemas pessoais diferentes mas uma vontade única.

A vontade de terminar com tudo e simplesmente morrer, é nesse cenário melancólico que somos apresentados a Violet Markey e Theodere Finch. 

Os dois se encontram no topo de uma torre na escola e ao perceberem que ambos decidem acabar com a vida os dois se abrem para um novo caminho e se salvam no primeiro momento.

Quando os dois descem da torre quem leva a fama é Violet que é uma garota super agradável e conhecida na escola. 

Finch é conhecido por se comportar de diversas maneiras diferentes e tem o apelido de "Aberração" por onde passa, apesar dos alunos saberem da vontade que Finch tem de se matar ninguém se envolve no assunto e acabam apenas aloprando ainda mais o garoto.

Violet pede para que Finch não comente com ninguém que ela também quis se matar,e então os dois acabam se tornando amigos e decidem fazer um trabalho de geografia em dupla para conhecerem a cidade em que moram, Indiana. 

Violet conta os dias para acabar a escola, e Finch pesquisa métodos de suicídio, os dois se falam por Facebook, e começam a se conhecer aos poucos. 

A narrativa é feita em primeira pessoa e os capítulos são intercalados entre Finch e Violet o que faz quem estiver lendo sentir na pele todos os sentimentos e pensamentos conflitantes que cada personagem vive. 

Violet perdeu sua irmã em um acidente de carro e se culpa muito por essa tragédia, Finch sofre com a ausência da mãe que depois que se separou de seu pai não é mais a mesma pessoa, e também não aguenta as grosserias de seu pai que já construiu uma nova família. 

Finch então depois de conhecer Violet se empenha em fazer de sua vida um lugar mais bonito de se viver, e Violet depois que conhece Finch acredita que é possível sorrir novamente e se libertar da culpa e dos traumas já vividos.

Página 145
E se a gente pudesse simplesmente cortar o ruim e ficar só com o bom? É isso que quero fazer com Violet - dar a ela só o bom, manter o ruim longe, para que o bom seja sempre tudo o que temos a nossa volta.

Porém existe uma diferença no comportamento nos dois personagens, Violet passa por momentos de tristeza depois da morte da sua irmã e se fecha em seu mundo não se permitindo ser feliz novamente, agora Finch permanece em um estado melancólico onde o comportamento auto destrutivo está sempre presente.

Apesar de saber o que Finch pensa sobre sua vida, e como deve encarar seus problemas Violet não consegue controlar o sentimento que ele despertou nela e o amor atinge essas duas pessoas.

Página 195
- Você merece coisa melhor. Não posso prometer que vou estar por perto, não porque não queira. É difícil explicar. Sou problemático. Estou despedaçado,e ninguém pode me consertar. Eu tentei. Ainda estou tentando. Não posso amar ninguém porque não é justo com quem me amar de volta. Nunca vou machucá-la, não como quero machucar Roamer, mas não posso prometer que não vou desmanchá-la, pedacinho por pedacinho, até você ficar em mil caquinhos, como eu. Você tem que saber no que está se metendo antes de se envolver.

A história traz um assunto muito atual que é o suicídio e dentro das pesquisas que Finch realiza para saber como outras pessoas se matam estão fatos verdadeiros para que sirvam de alerta para quem sofre do mesmo problema.

A cumplicidade dos dois foi algo que me encantou, fica impossível não se emocionar em muitas cenas e não desejar que tudo acabe bem no final.

Página 226
- Acabou o inverno, Finch, você me trouxe a primavera.

 Porém como ajudar uma pessoa melancólica se ela mesmo não se permite ser ajudada? A leitura vai te deixar com o coração apertado e a vontade de ajudar os dois personagens vai ser imensa.

Página 295
Nem sempre podemos enxergar o que os outros não querem que a gente veja. Principalmente quando se esforçam tanto para esconder. 

Mais que um trabalho escolar em dupla, Finch e Violet viajam para pontos turísticos da cidade de Indiana em busca de si mesmo, Em busca de novas experiências, em busca de uma direção para suas vidas, como se ajudarem e como fazer da vida um lugar melhor de se viver.

 Se você gosta de livros com uma abordagem clara sobre temas como o suicídio, se busca uma história que vai te deixar um pouco mais  melancólico esteja preparado, pois além disso será também inevitável impedir algumas lágrimas de cair.

Página 296
Que sentimento horrível deve ser amar uma pessoa e não ter como ajuda-la.

A edição do livro esta simples, os capítulos são curtos e separados, a leitura fluiu muito fácil porém demorei um pouco para concluir a leitura.

Não dei nota máxima porque achei o final previsível e aguardava outro desfecho para a história, mas com certeza é um livro que merece ser lido.

Beijos

Até mais!












28 comentários :

  1. Ai eu to louca por esse livro :( to ate em algumas promoções valendo ele, mas como sou azarada melhor ir juntando uma graninha pra fazer um "compraço" nas livrarias, porque quando compro livro ou compro de três pra cima ou não compro nenhum kkk

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei encantada com a sua resenha *-* Eu não conhecia o "Por Lugares Incríveis" e essa foi a primeira resenha que conferi do livro, fiquei completamente apaixonada pelo o que você descreveu e quero ter a mesma experiência de leitura! eu não li nada parecido, espero poder comprar logo o meu exemplar, porque definitivamente ele foi para na minha lista de desejados.

    *----------*

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso ler esse livro!
    Já vi vários comentários positivos em relação a ele, e minha vontade só cresce cada vez mais. Gosto de livros que tratam de temas fortes, que estão mais presentes ao nosso redor do que a gente imagina. Acho que a relação entre Finch e Violet tem tudo pra ser uma relação bonita, daquelas que conquistam nosso coração.
    Espero ler esse livro o mais breve possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Eu adoro essa capa, acho que foi a primeira coisa que mais me chamou atenção no livro.
    Já vi muitas resenhas e morro de vontade de ler para poder conhecer essa escrita e um pouco da história dos dois. Normalmente não sou fã de livros com enredo triste, mas acho que nos traz um ensinamento ótimo. Pena que o final foi previsivel :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dressa...
    Eu tenho vontade de me envolver nessa trama melancólica. O livro parece demais, e não tem como não ter vontade de ler.
    Será que vou chorar..rs
    Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa!!!
    Tô louco pra ler esse livro, só por todo mundo estar falando dele haha
    Quero muito ler um romance , e acho que esse é o que mais quero ler dentre esse genero.
    E adorei a noticia que já tem até filme confirmado... deve ser bom mesmo haha
    Acho lindo eles pegarem um tema desses (suicidio) e mostrar que um pode ajudar o outro a superar.
    EU Quero!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!
    Tô louca pra ler esse livro desde que anunciaram o lançamento com essa capa maravilhosa *--*
    Amo livros com temáticas pesadas assim, que tem a sensibilidade pra trabalhar as histórias como elas precisam. Por se tratar de um tema desses, não consigo esperar um final muito feliz, só um final que corresponda as expectativas.
    Quero ler LOGO porque ai minha curiosidade ASNFJKSAABGABOAU
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não vejo a hora de ler esse livro, só vejo comentários positivos sobre ele.
    É tipo de livro que mais gosto, pois fala de assuntos fortes e junto passam uma mensagem, reflexão.
    Pelo que o li parece ser uma historia linda, de se emocionar do começo ao fim.
    Ansiosa pra ler.
    Gostei muito da sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. eu ja li o livro e gostei muito, é bem melancólico isso é verdade mas mesmo assim conseguir ter empatia pelos personagens e gostar da historia

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia que o livro trataria de um assunto tão delicado quanto esse. Mas confesso que isso me deixou bastante curiosa com a leitura. Apesar de muitos livros tratarem sobre o tema, muito poucos o tem como foco principal. Além disso, achei linda a relação entre os dois protagonistas, e provavelmente vou me emocionar muito com a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Aumentou ainda mais a minha vontade de ler o livro. Fiquei interessada logo que vi o lançamento, porque a capa chamou muito a minha atenção. Já sei que vou precisar de lencinhos enquanto leio, mas faz parte, né? Creio que é ótimo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dressa, tudo bom?
    Eu estou louca para ler esse livro desde que soube que seria lançado. Estão falando muito bem do enredo dele, pena que não tive a oportunidade de encontrá-lo em nenhuma livraria por aqui. A capa do livro é simplesmente maravilhosa, e eu tô louca pra conhecer mais desse enredo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Li a sinopse e detestei pq achei tudo mórbido. Mas a resenha dá outra dimensão do que é a história, de como tudo muda qdo se tem alguém com quem conversar e dividir medos e dúvidas.
    Minha vó dizia "cabeça vazia, oficina do diabo" e acho que isso se encaixa na história.

    ResponderExcluir
  14. Ele claro está na minha lista enorme.. mas a grana está bem curtinha, vou demorar um século até conseguir comprar tudo o que eu quero...

    Eu curto muito o tema abordado no livro... nem sei explicar o motivo, mas sempre chama minha atenção.. mexe muito comigo.. a depender do desfecho eu acabo devastada... Uma leitura também para aprendizado acredito eu.. sempre consigo tirar alguma coisa importante.. não vejo a hora de conhecer esses dois trens desgovernados que percorrem caminhos diversos para entender, aceitar e solucionar seus medos..

    ResponderExcluir
  15. A primeira resenha que li desse livro foi no blog da Raquel ("Por Uma Boa Leitura"), e ela me convenceu MUITO. A sua resenha me deixou curiosa sobre o final... Você diz que ele é previsível, mas não acho que isso seja necessariamente um problema, desde que bem construído. Fiquei curiosa pra saber como é esse final aí! Hahaha
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro em breve! Uma amiga leu e me recomendou tanto que agora eu preciso conhecer essa história...rsrs.
    Gosto bastante da temática do livro, pois eu sempre me emociono com livros que tratam de bullying e família.
    Adorei saber que a cumplicidade entre os personagens te encantou! É mais um ponto positivo dessa leitura. Uma pena o final ser previsível...
    Espero ler em breve e gostar!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Dressa!
    Quero muito ler esse livro!
    Ele me encanta pela capa e a premissa é excelente.
    Espero em breve conhecer a história de Violet e Finch e a cumplicidade entre eles!
    Beijos

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro a capa desse livro! Acho tão criativa, mas não me interesso pela sinopse dele...posso até vir a ler um dia pois as resenhas são sempre positivas, mas nesse momento, tô fugindo de temáticas assim! rsssss

    Beijão

    Tamires
    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Dressa tudo bem, livros com esse assunto me atraem, aquele dia no grupo fiquei curiosa para saber o motivo do título e por que falaram sobre spolier e eu não nenhum kkkkk
    Os personagens são bem carregados nesse cenário triste! Doida pra ler!
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  20. Oi Dressa!
    To louca pra ler esse livro! Acho muito interessante o tema suicídio em livros, principalmente quando dois jovens assim se ajudam.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Como assim o livro trata sobre suicídeo? '-' Fiquei curioso e desanimei porque tenho quase certeza de que no final todo mundo morre '-'

    Li outra resenha em que a blogueira falou que chorou o livro todo e mais ainda com o final. Adorei sua resenha... mas agora tô em dúvida se leio ou não :/

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Sempre que leio uma resenha sobre esse livro, mais vontade de ler ele eu tenho.
    Depois dessa com certeza ele vai ser minha próxima compra!
    Adoro livros que abordam temáticas ousadas, comportamentos adolescentes.
    Além da primeira vez que vi a capa ter me chamado a atenção, teve um ponto a acrescentar pela sinopse, então ai veio as resenhas, sempre busco uma nova só pra me torturar por ainda não ter o livro em mãos! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Ei Dressa, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mas perdi o impacto da surpresa do final, por causa da conversa entre as meninas, no whats, rs.
    Eu gosto de livros com essa temática mais polêmica, e fiquei curiosa sobre as estatísticas e outras coisas que o Flinch possa ter descoberto nas suas pesquisas sobre suicídio.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu imaginava aquele final também. Até o fim eu tentava negar, mas foi aquilo mesmo. De qualquer forma, gostei muito da leitura e fiquei bem tocada com a história. Ultra Violeta Markante é mesmo muito marcante =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Dressa, tudo bom?
    Você sabe que eu amei esse livro e me emocionei com o Finch e a Violet. O suicídio é um tema que vem aparecendo bastante nos livros e precisa ser discutido para que as pessoas recebam ajuda. O que mais gostei foi a forma com que a autora narrou a trama e como ela criou personagens cativantes.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Andressa, tudo bem?

    Eu ainda não li este livro, mas as resenhas que li sobre ele sempre me encantam. Essa história parece ser muito emocionante e triste. Já me vejo chorando muito com este livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi minha linda...
    Li tantas resenhas sobre esse livro que fiquei imensamente curiosa pela leitura dele... parece-me uma história de superação, amor e relação familiar... mesmo não sendo o tipo de leitura a qual eu estou acostumada... acredito que será uma leitura enriquecedora e que me fará pensar e refletir... tenho gostado de alguns livros assim... a capa parece ser bem condizente com a história... é o uma pena o final não ter sido para você da forma que você esperava... xero!!

    ResponderExcluir
  28. confesso que o final desse livro me deixou um pouco assustada,não queria que acabasse desse jeito,mas fazer o que né?Ele fala da realidade da vida,é assim que as historias de depressão muitas vezes acabamhttp://brunadianaoficial.blogspot.com.br/2015/12/meu-novo-livro-foi-lancado.html

    ResponderExcluir