Resenha - Uma Loja em Paris

Uma loja em Paris
Uma Loja em Paris
Autor: Màxim Huerta
Editora: Editora Planeta - Selo Essência
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 256
Sinopse: Skoob

Avaliação:


Oi gente, tudo bem?

Estou aqui aqui novamente para falar de Paris! Não sei porque, mas a cidade está se fazendo presente nas minhas leituras desse mês e eu adoro pois, como vocês sabem, sou apaixonada por Paris.

Teresa perdeu os pais quando ainda era uma criança e foi criada por uma tia, irmã gêmea de sua mãe. Apesar de parecidas, as semelhanças se limitavam à aparência física. Tia Brigida era fria e severa, incapaz de um gesto de carinho direcionado à Teresa, apenas fazendo com que ela fosse educada nos padrões mais rígidos.

Teresa cresceu em um mundo cinza, sempre recebendo ordens do que vestir, o que fazer, o que dizer, como se comportar. Já adulta, não conseguia encontrar cor em nada que fazia. Simplesmente passava pela vida.

 Uma tabuleta chamou sua atenção enquanto passava em frente ao antiquário em Madri. Teresa ficou completamente hipnotizada pelo objeto que, como indicava nos dizeres, pertenceu à loja de Alice Humbert, em Paris.

Aquele objeto antigo a deixou intrigada. Quem seria Alice Humbert? Como era a sua loja, sua vida? Como era a Paris de 1920? Teresa não pôde mais se conter e mudou-se para Paris. Precisava conhecer tudo o que pudesse sobre Alice Humbert.

Querendo inserir-se na cultura francesa, Teresa compra o imóvel que pertenceu à Alice e estava fechado desde então e, ao descobrir diversas fotos no porão, Teresa começa a investigar a vida de Alice. A partir desse momento os capítulos passam a ser alternados, ora Teresa, ora Alice. Somos transportados para Paris dos anos 20 pelas palavras de Alice Humbert.

Alice não teve uma vida fácil e, conforme Teresa avança nas pesquisas nós ficamos sabendo um pouco mais do que aconteceu com ela naquela época. Teresa, cada vez mais mergulhada no passado, acaba descobrindo a si mesma e uma forma de adicionar cor em sua vida, antes tão sem graça.

A história é bonita. Gostei mais das partes contadas por Alice porque tem mais mistérios sobre sua vida a serem revelados. Eu realmente me senti transportada para o tempo e local pela escrita do autor o que me fez gostar demais do livro. Em algumas passagens não concordei com as atitudes de Alice e não acreditei que ela tinha tomado aquele rumo ou aquela decisão, mas o livro foi, para mim, uma leitura muito agradável.

Segundo o autor, os lugares citados no livro realmente existem. Para mim, esse foi o toque especial da história, misturar um pouco da realidade com a imaginação do autor. 

Recomendo a todos. Acompanhar Teresa e a descoberta de si mesma através da vida de outra pessoa em outro tempo foi maravilhoso e me deixou curiosa para conhecer outros títulos do autor. Vou procurar por mais de seus livros.

Espero que gostem! Eu adorei!

Com carinho,




35 comentários :

  1. Livros e Paris são sempre uma ótima combinação me hahaha esse titulo eu não conhecia, e você deu 4 xícaras pra ele. deve ser bom mesmo. Vou caça-lo.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Romances e ainda melhor por se passar em Paris nada mais perfeito , com sua resenha vi que se assemelha também à um drama , Mesmo com um passado um tanto desagradável Teresa demostra no decorrer da história uma forma de adicionar cor em sua vida, antes tão sem graça.... bastante interessante... vou com certeza adicioná-lo em minha lista... ^_~

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!!!
    Gorto muito de romance, éum dos meus gêneros favoritos.
    Gostou muito quando tem Paris como tema, mas acho que podiam variar um pouco né haha
    Tem uns trocentos livros com o tema Paris, e existem muitas outras cidades românticas e interessantes para se basear um romance.
    Gostei da parte da personagem descobrir sobre si por meio de outros...
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi! ^^
    Gosto muito de livros que fazem viagens ao passado. Tenho me deparado com vários desse tipo ultimamente. Em "A Evolução de Calpúrnia Tate" conheci os USA de 1899 e agora com "Voos e Sinos Misteriosos destinos" está sendo uma viagem no tempo em Londres. Gostaria de dar uma olhada no início do século em Paris também!! :D

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari, tudo bem?
    Adorei a premissa desse livro. Eu não sou tão chegada assim à Paris, rs. Mas adoro essas histórias de auto conhecimento, de voltar ao passado e tal. E parece que esse autor conseguiu misturar as duas! Então, mais que depressa vou adicionar esse livro a minha lista! *-*
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. apesar de eu adora livros de romance esse nao me interessou, gostei da resenha e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a resenha, a história deve mesmo ser muito bonita.
    Também adoro Paris mas não tem estado presente nas minhas leituras, quem sabe você está tão cercada assim de Paris por que talvez vá pra lá! rsrsrs

    BJOS.
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari também adoro Paris...Sua resenha me fez ficar bastante interessada neste livro. Já adicionei a minha lista rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari também adoro Paris...Sua resenha me fez ficar bastante interessada neste livro. Já adicionei a minha lista rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse tipo de leitura, é maravilhoso, reflexivo, e por muitas vezes tiramos lições p nossa vida, beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari...
    Eu fiquei com vontade de ler este livro,mas acabei solicitando outro.Assim como você adoro livro que se passam em Paris. E de tanto você falar, quando eu vejo um lançamento assim, eu lembro de você falando..Juro..rs
    Gostei de saber sobre a escrita, e sobre a personagem. Quem sabe eu leia em breve. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro, mas confesso que a premissa não me chamou muito a atenção.
    Achei legal o fato de a leitura nos transportar para Paris de outros tempos.
    Adorei sua resenha, é notável o quanto a leitura lhe agradou.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Achei incrível, é tão bom quando encontramos um livro que tem o poder de nos transportar no tempo, viver a historia.
    Fiquei curiosa pra ler e conhecer mais sobre Alice, como foi sua vida.
    Gostei da escrita, da forma como a autora intercala o tempo entre Teresa e Alice.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari, tudo bem?
    Não conhecia esse autor nem o livro, mas achei a premissa dele bem interessante. Acho que Paris é uma cidade apaixonante e as leituras que se passam lá são sempre encantadoras graças a magia da cidade.
    Fiquei muito interessada por essa história principalmente por a protagonista se redescobrir em Paris e conseguir melhorar a sua vida.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Não conhecia esse livro, mas gostei da proposta dele, e com tantos pontos ressaltados pretendo ler assim que possível.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Me interessei bastante pela trama do livro, acho que daria uma narrativa envolvente e capaz de nos ensinar muito sobre as nossas escolhas. Apesar de eu provavelmente odiar a tia rígida da protagonista, acredito que iria me identificar com a personagem e com sua história, iria torcer por ela.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu já tive a oportunidade de ir a Paris mas acabou que não fui! Estava na Alemanha, era só pegar um trem e ir...mas meu namorado detesta Paris! hahaha
    Não me senti atraída pelo o livro nesse primeiro momento, mas achei interessante, me lembrou um pouco "A garota que você deixou para trás" essa questão da viagem no tempo!

    Beijo

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Paris parece ser sempre um bom cenário para belas histórias.
    Também gosto quando misturam imaginação com realidade, principalmente quando a gente tem oportunidade de conhecer o local onde aquela história se passou, deve ser lindo chegar no local e ficar imaginando as cenas acontecendo, dá um toque especial.
    Gostei da história, parece ser bem legal, leve, que dá prazer em ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie Mari!
    Meu livro nunca chegou e estou triste por isso.
    Bom, não sei se leria o livro, mas acabei gostando um pouquinho e um dia pode ser que o leia

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Mari! Fiquei com vontade de ler esse livro desde o dia em que vi o lançamento. Como não ficar interessada em um que tem Paris logo no títulos, né? Acho bacana quando o autor usa lugares reais nas suas obras, dá uma sensação de que aquilo está acontecendo de verdade (pelo menos é o que acontece comigo). Que bom que você gostou da leitura. Eu pretendo fazê-la em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho vontade de conhecer Paris.. deve ser lindo.. eu ainda não tinha visto nenhuma resenha desse livro, gostei bastante.. e só pelo nome dessa dia dela parece que já não é boa pessoa.. rsrrsrs Eu gosto de livros que transportam o leitor para uma outra realidade, legal também que meio que é contado duas historias de duas épocas diferentes.

    ResponderExcluir
  23. Oi Mari, tudo bom?
    Você anda tão parisiense...rs. Apesar da sua resenha, não é uma história que despertou tanto a minha curiosidade. Parece ser uma história bonita e de redescobertas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Você gosta de Paris, hein!?

    Adorei a resenha! Mas não sei se leria, não me chamou muita atenção :/ Achei legal o fato do autor ter citado lugares que existem, dá um ar de estar visitando a cidade para o leitor, haha :3

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Isso que é gostar de Paris rs
    Sinceramente não me interessei muito pelo livro, provavelmente eu iria ficar curiosa com a vida da Alice mas isso não é o suficiente pra chamar minha atenção nesse caso.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari, tudo bem??
    Adorei a resenha... saber que as partes do livro que você leu dos lugares realmente existem deve ser um prato cheio... mesmo ainda depois de tanto tempo que tenha se passado... ficar imaginando como o local deve ser atualmente deve ser melhor ainda não??
    Bom não sei se leria o livro, mas eu gostei do enredo da história. Xero!

    ResponderExcluir
  27. Sempre acho incrível livros que misturam ficção e realidade, eu sempre procuro fotos dos lugares na net, pra conhecer mais, visualizar o que se tem no livro.
    Adoro livros onde os personagens crescem, se descobrem e evoluem no decorrer da escrita. Não é certeza se lerei, mas vou deixar na minha lista!

    ResponderExcluir
  28. Oi Mari,
    realmente, livros em Paris é a sua cara! rs
    Achei a premissa legal, e também achei legal o autor usar locais reais no livro. não é um livro que leria no momento, porque a lista ta grande, rs, mas quem sabe futuramente
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu não sou apaixonada por Paris, mas não posso negar que a cidade é um ótimo pano de findo pra histórias. Como disse anteriormente, adoro essa mistura de ficção e realidade. Gostei bastante da resenha ^^

    ResponderExcluir
  30. Oi Mari, tudo bem?

    Esse livro parece ter uma história encantadora. Gostei muito da premissa e me interessei em conhecer a jornada de Teresa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Livros que se passam em Paris são a cara da Mari huahuahua A história parece ser gostosa e bem encantadora. Gosto de livros que mostram essa autodescoberta. Engraçado porque, pela capa, eu passaria longe da leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  32. Amo histórias que se passam em Paris, e essa parece ser ótima. Fiquei curiosa para descobrir qual é o mistério que envolve essa Alice.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Mari!

    O que mais me chamou a atenção na sua resenha, é que o autor se baseou em lugares reais para compor o enredo, acho esse detalhe muito legal, pois temos ai referencias verdadeiras e o melhor, ele soube deixar o clima para que o leitor se sentisse realmente dentre da história, isto me deixou muito animada! Estou com Uma Loja em Paris na estante e será uma das minhas próximas leituras, estou torcendo para gostar tanto quanto você!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  34. Li algumas resenhas sobre esse livro por aí e vi que segundo o autor, os lugares citados no livro realmente existem e, foi um toque especial, misturar um pouco da realidade com a imaginação do autor. Adoro livros românticos e deliciosos, com finais felizes estilo sessão da tarde. E também amo livros que falam de Paris.
    Impossível não colocá-lo na lista de leituras.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir