Resenha - O Jogo das Perguntas


O Jogo das Perguntas
Autor: Gregory Stock
Editora: Sextante
Gênero: Literatura Estrangeira /  Relações Interpessoais
Páginas: 155
Sinopse: Skoob

Avaliação:


Olá, tudo bem com você?

O que será que um livro cheio de perguntas pode fazer por você?  Talvez só de falar que é um livro de perguntas você vai  torcer o nariz, ou vai falar que é auto ajuda, ou só de ver o nome do livro nem a resenha vai querer ler.

Mas confesso que se há alguns anos atrás eu não tivesse lido um texto do autor Daniel Carvalho Luz - Insigth II eu também teria esses pensamentos que citei acima.

E uma das coisas que o texto dizia era sobre este livro este livro de perguntas em uma outra edição:

O livro “The Book of the Questions” (O livro das perguntas), do Dr. Gregory Stock, inclui quase 275 perguntas penetrantes que nos fazem sair de nossa casca. Você se descobre incapaz de esconder ou evitar a inquietação.

E isso me deixou com aquela "pulga atrás da orelha" , e fiquei morrendo de curiosidade de saber quais perguntas eram essas e porque eu sairia da casca, depois de tentar achar este livro em inúmeros lugares e nunca ter achado, quando vi que seria lançado aqui no Brasil fui logo atrás e não é que ao ler o livro eu realmente comecei a pensar de maneira diferente?

E o principal a questionar certos valores e percepções que eu tinha de algumas coisas e que hoje penso totalmente diferente.

Então nada melhor do que mostrar quais perguntas me fizeram sair da casca e pensar de outra forma já que o livro é recheado de perguntas filosóficas.












Se milhares de crianças o considerassem um modelo e se espelhassem em sua conduta e em suas escolhas de vida, em que medida você mudaria o próprio comportamento?E se apenas os seus filhos prestassem atenção no que você faz e fossem influenciados pelas suas atitudes? 

Essa pergunta eu fiz para minha mãe e ela disse que se fosse para milhares de crianças ela mudaria quase tudo no seu comportamento, porém quando questionei sobre apenas os filhos ela não respondeu rsrs acho que percebeu uma ironia na pergunta e realmente é algo a se pensar não é mesmo afinal o comportamento influência até mesmo quem convive junto.





Essa pergunta me atormenta pois é algo bem pessoal e até hoje não sei o que fazer!
 Você acredita em fantasmas ou em espíritos? Aceitaria passar uma noite em uma casa afastada de tudo e supostamente mal-assombrada?

Eu acredito em fantasmas e nunca que iria ficar em uma casa mal assombrada, mas claro que o fato só de perguntar se acredito em fantasmas a primeira resposta seria não. e isso que é o interessante do livro você responde a primeira pergunta de um jeito e quando é questionado com outra pergunta você para e pensa sobre o que respondeu e no que acredita.





Acho que todo mundo já deve ter parado para pensar no que faria se soubesse que iria morrer mas nunca tomamos uma atitude para isso e com essa pergunta ela te faz ver a vida de outra forma e tentar aproveitar o máximo que ela permite.
 Você come carne? Seria capaz de ir a um abatedouro e matar uma vaca ?
Essa não preciso nem falar sobre, pois sou vegetariana então ...  responda você rsrs




O que você sente com mais frequência: gratidão ou inveja ? Pelo que se sente mais agradecido?
Com que frequência você expressa gratidão pela vida?



Está ai outras perguntas questionadoras, e essas são apenas algumas das 291 questões que o livro todo tem, o livro é super rápido de ler, as letras e a diagramação estão ótimas como podem ver nas fotos e indico este livro para todos.

Principalmente se deseja mudar algo em sua vida, ou até mesmo discutir alguns assuntos com amigos e familiares, eu fiz diversas perguntas do livro para amigos e também debati com a minha mãe e foi uma sensação maravilhosa poder fazer as pessoas se questionarem sobre suas atitudes.

Claro que o livro não tem certo e errado e muito menos as respostas, isso quem define é o leitor e com certeza vale a pena você responder algumas delas mesmo que mentalmente.

E assim como comecei a resenha falando do livro Insigth II - do autor Daniel Carvalho Luz termino a resenha com outra frase extraída de seu texto :

Sócrates era considerado sábio não porque soubesse todas as respostas certas, mas porque sabia fazer as perguntas certas.
Perguntas - as perguntas certas - podem ser penetrantes, conduzindo a respostas reveladoras. Elas podem expor motivos ocultos bem como capacitar-nos a enfrentar a verdade que não havíamos admitido nem para nós mesmos.


Beijos

Até mais!




29 comentários :

  1. Olá Andressa!
    Achei bem interessante as perguntas. Bateu até uma vontade de possuir o livro e sair perguntando todo mundo kkkk
    Realmente fiquei muito curiosa, pois as perguntas abordam temas interessantes, e muitas vezes polêmicos. Eu mesma não saberia como responder a pergunta de número 13. Você conseguiu?

    Beijinhos!

    http://cantinhogeeks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Achei interessante a proposta do livro. Fiquei com vontade de ler e adorei essa degustação que você ofereceu no post. Do que você selecionou, acho que a pergunta 215 é a que me levaria mais tempo pensando. As outras consegui responder enquanto lia o pots. Claro que dá pra pensar mais sobre elas, principalmente se for conversando com outra pessoa, mas aí pode até ser que eu não seja totalmente sincera para não ofender ou não assustar ninguém. Esse é um livro para partilhar, mas também para ler individualmente.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas já quero!
    Gente, que perguntas interessantes. Gosto muito de livros que me façam refletir, e não tem maneira mais direta de fazer você pensar em algo se não for com uma pergunta intrigante como essas. Essa questão 200 é uma questão que eu tento levar pra vida, sempre que vou fazer algo, ou deixar de fazer, penso se vou me arrepender no futuro, e porque eu não tenho coragem de fazer coisas que faria se soubesse que só tinha mais algum tempo de vida.
    Adorei conhecer esse livro, fiquei bem curiosa, e espero comprar algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A proposta do livro é ótima, né? Ficar fazendo perguntas tanto para si mesmo quanto para as pessoas que já conhece. É uma forma de estreitar os laços. E conhecer mais a si mesmo e aos outros, claro. Foi para a minha listinha, porque fiquei curiosa para saber quais são as outras perguntas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro é bem diferente do que estou acostumada, nunca tinha visto um livro só de perguntas, mas me interessei por ele. Pois gosto de livros que permitem uma reflexão sobre a vida, sobre nós mesmos e sobre nossa sociedade. As perguntas do livro são bem interessantes e nos fazem pensar.

    ResponderExcluir
  6. Oiee , nunca vi um livro igual esse , mais confesso que nao me interessei muito , eu acho que isso deixa a leitura meio tensa , um livro cheio de perguntas , mais assim , se eu ganhasse eu leria , mais se fosse pra comprar nao ! mais as perguntas nos fazem pensar bastante !

    ResponderExcluir
  7. Olá ♥
    Eu já sou MUITO questionadora. Me pergunto sobre tudo, e cada pergunta mais doida que outra! Então acho que O Jogo das Perguntas se encaixaria SUPER bem em mim hahahaha. Vou adicionar na minha lista de livros do Skoob!

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  8. OI! Já tinha visto algumas resenhas desse livro, e assim como você muitos ficaram pensativos com a resposta. Respondendo a algumas: Eu não ficaria por dinheiro, eu não aguentaria a pressão de saber que me vendi. Sobre a outra: Eu acho que não vivo como eu queria que vivesse, perco muitas oportunidades por medo e orgulho.

    ResponderExcluir
  9. Andressa!
    Que livro, viu?
    Gosto demais quando os livros nos fazem questionar nossas premissas e que bom que somos mutáveis e podemos filosofar sobre as questões e trazer novas opções de pensamentos e ações.
    Pelo visto são perguntas bem elaboradas e nos colocam em determinadas enrascadas...
    Bom demais.
    Boa Semana!
    “A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos.”(Thomas Hardy)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, já tinha visto comentários desse livro, agora com a sua resenha deu para entender melhor como funciona!!
    Achei a proposta do livro bem interessante e divertida, quero adquirir o meu!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa!!!
    Adorei o livro, bem engraçado haha
    Tem umas perguntas bem estranhas, mas acho que é bom pra variar a leitura.
    Adoro esses livros interativos, mas nunca tinha visto desse jeito.
    Tem umas perguntas aí que nem sei se teriam respostas haha
    Vou por esse livro na listinha!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dressa!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante!
    Cada pergunta que você colocou na resenha, me causou uma reflexão, imagina lendo o livro? Gostei bastante!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Dressa...
    O livro realmente é bem diferente e eu ainda o desconhecia.
    Gostei muito e deve ser super interessante ler..e só essas fotos já me fizeram pensar muito nessas perguntas...rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse é o tipo de livro que penetra na mente das pessoas. É realmente muito peculiar e as perguntas são muito íntimas, creio que eu enlouqueceria só de saber dessas perguntas, sou muito sentimental!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Eu tinha visto o livro por ai mas agora realmente o desejo depois de ler sua resenha e ver algumas perguntas que ele trás, muito interessante mesmo, da ate pra refletir sozinho e não só ficar sem assunto, nossa, adorei haha com certeza vou corer atrás de tê-lo.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa, tudo bem?
    Vi esse livro entre os lançamentos da Sextante recentemente e achei ele bem diferente! Essa é a primeira resenha que leio dele e gostei bastante de conhecer e entender melhor sobre o que se trata esse livro.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu simplesmente amei esse livro, nunca tinha visto um livro assim e achei muito legal mesmo. É bom a gente se questionar e mudar alguns pontos de vista, faz muito bem.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    É realmente uma proposta bem inovadora e diferente que esse livro traz, com certeza vou adorar me questionar e debater algumas perguntas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Oi Dressa tudo bem, quero muito ler esse livro, fiquei bem pensativa a respeito de algumas perguntas do livro, elas são engraçadas e tbm reflexivas portanto leria com certeza!
    Ps. Amei os marcadores que vc colocou no livro.
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  20. Oi, Andressa!
    Nossa, que livro bacana! Eu ainda não conhecia, mas gostei muito do que ele propõe.
    E realmente, algumas perguntas nos deixam sem ação e nos força a parar e pensar ou repensar algumas questões da nossa vida. Gostei mesmo da dica.
    Vou tentar encontra-lo também.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  21. Ei Dressa,
    adorei a ideia do livro, e também gostei muito das perguntas que você mostrou, e das explicações sobre como algumas delas mexeu com você.
    As perguntas são bem profundas, e nos fazem refletir. acho que esse é um livro que eu leria bem devagar, algumas páginas por vez
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Andressa.

    Se não tivesse lido a sua resenha passaria longe desse livro, mas depois de tudo que foi apresentado aqui eu fiquei bem curiosa com esse livro. As perguntas que colocou no post são bem legais e quero conhecer as outras.
    Eu tenho medo de fantasmas. kkk' Nunca que dormiria. Como carne as vezes, mas matar uma vaca. Nunca.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  23. Oi Dressa, tudo bom?
    Que livro interessante....realmente as perguntas fazem a gente pensar muito e são cheias de peguinhas. Fiquei refletindo sobre a pergunta do marido tetraplégico porque é uma situação que você não planeja na sua vida. Fiquei com vontade de ler esse livro para pensar um pouco nessas perguntas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Dressa :3
    A de oq eu faria se soubesse q o cara iria se suicidar, pelo simples fato de eu terminar com ele me deixou intrigada '-' não iria querer q a pessoa morresse, mas ficar numa relação em q eu n expresso mais vontade própria tbm n me agradaria, e eu com certeza me sentiria culpada se a pessoa se matasse por eu ter tomado minha decisão x_x uooou
    Tenho q comprar esse livro!

    ResponderExcluir
  25. Oiee.

    Nossa que livro diferente. Adorei as perguntas mesmo que algumas pareçam meio doidas rs.
    Fiquei curiosa

    Beijos Fê :*
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Dre!! Esse livro me intriga! Não conhecia quais perguntas ele trazia e gostei de vc mostrar algumas pra gente. São perguntas que as vezes nos deixam um pouco desconfortáveis mas nos fazem parar para pensar. Acho que todos deveriam ler!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Nossa, o livro tem umas perguntas bem 'um tapa na cara' , algumas não saberia o que responder. Eu não iria até lá matar uma vaca, por exemplo, apenas de não curtir muito carne vermelha.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  28. Realmente, Andressa! Minha primeira reação ao ver o título do livro foi "deve ser um livro chato", mas depois de ler alguns questionamentos que você colocou nesse post, passei a vê-lo com outros olhos. Creio eu que esse é um tipo de livro que não deve ser lido rápido. Ele deve ser lido em doses homeopáticas, e cada uma dessas perguntas merece uma reflexão mais aprofundada. Enfim, se tiver oportunidade, dou uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Oi Andressa, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro O Jogo das Perguntas, mas achei muuuito interessante. Quero um pra mim. Fiquei bem interessada em responder tudo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir