Com Carinho, Lucy B. Parker: MeninaxSuperstar
Autor:Robin Palmer
Editora: Leya
Gênero: Literatura Estrangeira / Infanto Juvenil
Páginas: 224
Oie, tudo bom?
Com carinho, Lucy B. Parker: Menina x Superstar é um infanto-juvenil que conta a história da Lucy, uma garota de 12 anos que está passando por uma fase difícil. Ela teve um sério acidente com seu cabelo e por isso teve que cortá-lo. Com vergonha da maçaroca que seu cabelo virou, ela agora só anda com bonés e boinas. Além disso, no início da 7º série, suas amigas Rachel e Missy pararam de falar com ela sem nenhum motivo. Agora, Lucy tem que andar com a tagarela Marissa e quase todos os dias ela chora no banheiro do colégio.
Como se tudo já não estivesse bem complicado, ela passa por uma situação constrangedora por causa da superstar adolescente Laurel Moses e logo depois descobre que sua mãe começou a namorar o pai da Laurel. Situação cada vez mais complicada, não?
Eu imaginava que esse livro teria uma pegada mais juvenil, mas a narrativa é bem mais infantil do que eu esperava. Me irritei muito com a chatice da Lucy no início do livro porque tudo que ela fazia era reclamar. Além disso, para mim ela tinha preocupações bem bobinhas para uma menina da sua idade e me senti um pouco perdida nos "problemas" da protagonista.
O livro fala superficialmente sobre bullying, mas a autora não se aprofundou no assunto. O que acontece com a Lucy na escola, infelizmente, é algo comum nas instituições educacionais. Xingar e falar mal de uma pessoa são coisas que podem parecer comuns, mas que machucam a criança e o adolescente. Aliás, Lucy começou a perceber que ninguém era 100% feliz, incluindo a famosa Laurel.
"Talvez a Laurel não fosse tão arrogante quanto eu pensava. Talvez fosse apenas tímida ou não tivesse facilidade para fazer amigos, porque quando você tirava a parte de grande estrela ela era apenas...solitária."
Um diferencial da história é que a Lucy envia e-mails para uma psicóloga famosa da TV, em busca de ajuda para lidar com as situações que ela passa. Mesmo com uma proposta interessante, esses e-mails acabaram sem uma função mais eficaz na história.
O que achei curioso no livro é que o sonho da Lucy era menstruar porque para ela seria um rito de passagem. Ela era tão fissurada nisso que até tinha um caderno para anotar quais meninas da turma já tinham tido sua menarca. Achei isso diferente, pois tenho a impressão que as meninas dessa idade não ficam tão empolgadas para esse momento. Eu, pelo menos, não fiquei nem um pouco ansiosa...rs.
É aquele tipo de leitura que vai agradar os leitores mais jovens por ter uma premissa inocente e infantil. A escrita é dinâmica e as 150 páginas são lidas facilmente em algumas horas. É uma história leve, engraçada e sem grandes pretensões, mas que poderia ter sido mais trabalhada para conquistar todos os públicos.
Beijos!
Beijos!
O livros é bem bobo né
ResponderExcluireu sei que cada pessoa tem um sonho na vida, mas esse foi o mais sem graça que já vi, mesmo sendo um livro infantil, pois hoje em dia as crianças sonham alto, querem ser médicas, modelos, artistas essas coisas.
Não me interessei pelo livro, acredito que não vale a pena :/
Mil beijocas
⋙ ♥ Blog Livros com café ♥
O livro não me interessou, achei a capa até bonitinha. Mas, a história não me chamou atenção e não curti esse lance da protagonista viver reclamando.
ResponderExcluirOii Aline,
ResponderExcluirPela sua resenha já deu para perceber que não é meu estilo de livro, pelo fato da narrativa ser mais infantil.. Eu achei a capa muito fofa!!
Beijos Mila
Daily of Books
Hello!!!
ResponderExcluirGosto de alguns livros infanto-juvenil, mas por esse nao me interessei. Mas achei a capa bem fofa!! Adoro esse tipo de desenho.
E que sonho é esse da Lucy de ficar naqueles dias?? hahaha... mal sabe ela.
Bjus
Acredito que o livro funcione apenas para os públicos mais jovens, mas ainda assim o bullying poderia ser mais trabalhado, né? Afinal esse é um dos assuntos que devem ser tratados o quanto antes!
ResponderExcluirEu também não fiquei NADA empolgada com minha menarca hahah aliás, chorei horrores porque não queria "ser mocinha".
Beijos,
Duas Leitoras
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro antes da resenha e não me interessei.
Pelo que entendi, o livro poderia tratar de assuntos importantes como bullying, porém não houve um aprofundamento desses assuntos.
A resenha ficou ótima!
Livros infantis?! Não, obrigada!
ResponderExcluirTenho muitos livros que quero ler ,então melhor dar espaço a eles ..
Não leria esse ..
Oi, Aline!
ResponderExcluirQue pena que a histórica tenha ficado tão infantil, e, nossa, a Lucy tem muitos problemas e preocupações à toa pra uma menina da idade dela, hein?
Enfim, não fiquei com vontade de ler por esses motivos.
Boa resenha! Bjos <3
Oi, gosto de ler livros infanto-juvenis mas com certeza não gostaria desse. Parece ser fútil, pois a protagonista se preocupa com coisas que não é necessário.
ResponderExcluirOi, estou escrevendo um livro, e postando os capítulos no meu blog, é um livro teen, e gostaria muito de saber a opinião de vocês, visitem: http://segredosdab.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOi Aline
ResponderExcluirAchei a história até legal, mas não sei se leria. Mas achei diferente também a personagem querer mestruar logo, eu nunca desejei isso rs
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oi Flor,
ResponderExcluirSomos duas, nunca esperei e fiquei com raiva do mundo dois meses (duas menstruações) porque isso estava acontecendo comigo. Eu acreditava que era castigo divino por ter começado a menstruar cedo (fui a primeira entre minhas amigas).
O livro parece ser bem bobinho, o que é ruim pois tinha uma pegada legal. Que pena.
Olá
ResponderExcluirAcho que realmente é um livro bem jovem/infantil, não acho que a leitura vá me agradar, mas é meio estranho essa fissura da personagem.
É um livro um pouco bobo eu acho.
Abraços
Gabriela Vidal
www.estantedepapel.com
Participe dos nossos sorteios!
Bem, pela protagonista ser muito jovem, já imaginava que as situaçõs também iria seguir essa linha. Mesmo assim, acho que a autora deveria desenvolver um pouco mais a temática do bullying. Ao ler essa resenha, percebi que esse livro não ê para mim.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Aline
ResponderExcluirAchei o livro bem bobinho, né?
Realmente, primeira vez que vejo uma adolescente querendo menstruar...kkk Geralmente nós queremos é prolongar esse momento.
“A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada.”(Epicuro)
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Eu gostei da capa, e adoro livros infanto-juvenis, mas eu acho que esse eu não irei gostar por a narrativa ser infantil demais.
ResponderExcluirAahh! Não lerei porque é muito feminino, e odeio livros com narrativas infantis '~'
ResponderExcluirQuase ri quando vocé falou que o sonho da Lucy era menstruar, haushauahsh.
Bjs!
Leitura Silenciosa | Blog | FanPage
Oi Aline, tudo bem? Bem, acho que pela idade da protagonista eu esperaria algo assim mesmo... nessa idade as nossas preocupações são mesmo meio bobas e tudo o mais... e é inevitável que as vezes a gente ache um pouco irritante os mimimi da personagem.
ResponderExcluirAchei bem curioso o desejo da Lucy de menstruar, e é realmente bem difícil as adolescentes nessa idade ter esse sonho... hauhsusa. Quanto a parte do bullying acho que deveria ter sido melhor explorada pelo que você disse, inclusive sobre as cartas, elas poderiam ter tido um papel mais importante.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Eu tenho 19 anos e as vezes gosto de me entregar a esse tipo de leitura. Ameeei o livro, apesar da história "boba" é muito fácil nos afeiçoarmos a pequena Lucy e querer descobrir qual será o fim de sua história. Na verdade, acessei esse post em uma procura pra uma continuação, achei o final um pouco vago e esperava poder continuar leitura de suas aventuras.
ResponderExcluirOi.Eu comprei o livro e ainda não li. Achei interessante, e, apesar de eu ter 37 anos não tem nada a ver. Dou 10!
ResponderExcluir