Resenha - A Playlist de Hayden

  
A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama 
Páginas: 288
Sinopse: Skoob

Avaliação:
Olá, tudo bem com você?

A Playlist de Hayden tem tudo que um livro precisa para me atrair, fala sobre suicídio um tema que adoro ler e ainda por cima tem uma playlist. #sqn

A leitura começa bastante curiosa pois quem narra a história em primeira pessoa é o Sam melhor amigo de Hayden que cometeu suicídio na casa de seu amigo, o que aconteceu com Hayden? Porque ele se matou? essas são as perguntas que ficam rondando nossa cabeça durante todo o decorrer da leitura.



Sam encontra um bilhete para escutar algumas músicas que Hayden escolheu e diz que ele vai entender ao escutar as músicas porém a playlist contém algumas músicas que Sam até gosta mas ele não consegue entender que mensagem Hayden gostaria de passar pois não gosta de todas as músicas que estão na playlist e muitas ele mal conhecia.

Um fato que me incomodou durante a leitura é que no começo de cada capítulo tem apenas o nome e a banda das músicas que estão na playlist e a playlist só aparece nessa hora, o foco do livro não é em nenhum momento mostrar o que a música pode estar passando de mensagem subliminar ou algo do tipo, acho que ao meu ver se tivesse ao menos um trecho de cada música para nos ambientar na história e saber que tipo de sentimento tal música representou para Hayden seria muito melhor.

Mas como o foco do livro é na vida de Sam depois que seu melhor amigo se matou, ele começa a narrar suas idas a escola, os jogos que ele jogava com Hayden e depois da morte seu amigo Sam passa praticamente todos os dias acordados não consegue mais dormir pensando em seu amigo grande parte de seu dia,  até que depois de alguns dias bem parecidos sua rotina muda ao conhecer uma menina chamada Astrid que tem os cabelos coloridos e um jeito bem diferente de se vestir ela tem um amigo gay que se chama Eric e tenta se aproximar de Sam para que ele consiga se abrir com ela.

Astrid conheceu Hayden e sabe de coisas que Sam nunca ficou sabendo os dois aos poucos vão se conhecendo se sentindo atraídos um pelo outro e juntos vão descobrir o que aconteceu na festa em que Hayden chegou bêbado e não quis mais continuar a viver.

O livro permeia com um mistério sobre o que aconteceu com Hayden e porque ele era tão amigo de Sam e não desabafou para ele coisas que estava sentindo e porque Astrid conhece um lado de Hayden que Sam nunca conheceu? 

A leitura é rápida, a narrativa é feita em primeira pessoa, as letras estão em ótimo tamanho os capítulos são curtos e separados, a edição do livro está simples com páginas amareladas e esse suspense instiga a ler o livro.

Porém o final do livro deixou a desejar, achei sem sentido e a mensagem  geral do livro, apesar de ser importante e atual por abordar todos os temas tabus como suicídio, bullying, homosexualismo, timidez, dentre outros fatores que são comuns na adolescência , senti falta de acabar o livro e sentir que ele deveria passar aquela lição que um livro desse porte deveria passar. Foi um livro que não me acrescentou nada demais e acho que se você deseja ler este livro não crie muitas expectativas como foi o meu caso.

Assim como outros livros do gênero achei que não teve muita inovação na história como um todo e infelizmente não foi um livro que me agradou muito, mas claro que para quem está na fase da adolescência, naquela fase que é muito comum ser tímido e ter vergonha de se enturmar com outras pessoas é um livro bem válido e por isso dou 3 xícaras de chocolate quente mas como disse anteriormente esperava ser surpreendida no final e não tive essa surpresa.

Beijos

Até mais!




21 comentários :

  1. não vejo a hora de ler este livro! deve ser maravilhoso <3
    amei sua resenha!
    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou muito curiosa para ler o livro, gosto muito dessa temática :D Fiquei chateada por saber que não tem trechos das músicas nos capítulos, também acho que isso deixaria o livro melhor. Adorei a resenha!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  3. Hello!
    Nossa, nao gostei muito desse livro não pelo que li na resenha.
    O tema suicídio nao me anima em nada e como vc mesmo deu aquela desanimada, nem vou ler.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da sinopse do livro, e lendo a sua resenha sobre a prova, fiquei bem animado. Me agradou total e já desejo!
    A história parece ter todos os elementos de um bom livro

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Lembro que quando lançou eu fiquei louca para ler esse livro, mas depois com o tempo acabei deixando para lá. Tenho lido algumas resenhas já, e confesso que já não me interesso mais por esse livro!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Estou tão curiosa para ler esse livro. Gosto desse tema de suicídio, de livros que nos transmite alguma mensagem. Lendo sua resenha, cheguei a ficar um pouco desanimada. Imaginei também, que a música teria um papel fundamental na história. Mas, mesmo assim, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa.
    Já vi resenhas desse livro em outros cinco blogs.
    Parece um livro muito bom. Aliando um pouco de música com literatura.
    A mistura de suicídio, bullying e mistério me deixou interessado.
    Bela dica.
    Já tinha anotado na lista de desejos.
    Gostaria de ler mais livros como esses resenhados por aqui.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  8. Desde quando vi o livro a capa e o título me chamou a atenção, estou louca para ler o livro. Gosto de livros que tratem de assuntos atuais, estou com grandes expectativas para o livro, mas depois de ler a resenha provavelmente não vou gostar tanto.

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Eu só li a prévia do livro por enquanto e já senti mesmo assim falta de um melhor desenvolvimento em relação as músicas. Mas ainda espero não acabar a leitura con a mesma sensação que você. Mas acho que meu exemplar esta vindo de jegue porque nunca chega kkk

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não tinha lido nada sobre o livro e não fiquei interessada.
    Mesmo com temas importantes para os jovens, não me chamou a atenção.
    Pela resenha, entendi que os assuntos abordados não fora tão bem aprofundados como deveriam.

    ResponderExcluir
  11. Poxa, é uma pena que você não tenha curtido tanto assim a leitura :(
    Desde que vi o lançamento, notei muitas semelhanças com Os 13 Porquês, que é um dos meus livros favoritos, mas pelo jeito esse não é tão inspirador.
    Não li o livro, mas concordo que deveria ter um trecho das músicas pro leitor entender melhor o que se passava na cabeça de Hayden.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dressa!
    Que pena que o livro não aproveitou o potencial que tinha e também não colocou trechos da playlist.
    Mesmo assim talvez um dia eu leia sem grandes expectativas. Talvez assim eu goste.
    Boa resenha! Abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Não vejo a hora de ter este livro em mãos para finalmente poder ler. Gostei muito da tua resenha e ainda estou na expectativa de não me decepcionar com a história.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Caramba, não vou mentir, agora concordo com você que seria legal ter um trecho da música correspondente em cada capítulo :/ Assim fica meio sem sentido mesmo :/

    Mas mesmo assim vou arriacar ler! Li a prova que a NC me enviou e gostei bastante, espero que o desfecho não me decepcione :/

    Bjs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  15. Já li outras resenhas a respeito, tão boas quanto.. Caso tenho oportunidade quero ler pra solidificar uma opinião..
    Então colocar na grande fila que já tem composta rsrs

    ResponderExcluir
  16. Li uma parte do livro, quando a Novo conceito estava enviando para os blogueiros que se inscreveram na parceria, mas nunca consegui terminar a leitura. Depois dos problemas da NC eles não enviaram.

    De qualquer forma, até onde eu tinha lido tinha sido uma experiência satisfatória mas não extraordinária. Acreditava que teria mais história, mais emoção. Também senti que precisava de trechos das músicas escolhidas, e que elas fizessem sentido com os momentos que o levaram ao suicídio. Mas sei lá.

    ResponderExcluir
  17. Geralmente gosto de tramas que trazem uma playlist, pois assim, passamos a ter mais sensações durante a leitura. Mas foi uma pena que a autora não colocou os trechos das músicas. Enfim, nem tudo é perfeito, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Andressa!
    Nossa! Achei que o livro era melhor.
    Como não recebi minha degustação e muito menos o livro, não pude ler.
    Achei interessante o amigo deixar uma playlist para que o outro descubra sobre sua morte através dele e achei que teria grande mistério... fiquei triste.
    “A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada.”(Epicuro)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, esse é um livro que eu tentei mas não consegui me interessar em ler, achei a capa linda, talvez se eu tiver a chance de le-lo eu consiga, mas por enquanto não pretendo procura-lo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Dressa, tudo bem? A sua resenha foi a primeira que eu li e não falou sobre o quanto o livro é perfeito, o que é bom, pois gosto de ver visões diferentes sobre a história. Enfim, tenho bastante vontade de ler a história e saber como a autora abordou o bullying e sobre quem realmente era o Hayden e o que o levou a se matar. Agora vou ler com um pouco menos de expectativa, mas espero me surpreender.

    Acho a ideia da playlist bem legal, mas como você disse, acho que teria sido mais proveitoso se tivessem colocado os trechos das músicas dos capítulos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Eu li o livro e adorei! Aquele tipo de livro que te deixa tão vidrado que você esquece que tem que prestar atenção na aula (risos). O texto traz sim algumas referências à música, bem sutis e a letra se procurada condiz muito com o capítulo.

    ResponderExcluir