Resenha - Beleza Perdida


Beleza Perdida 
Autora: Amy Harmon
Editora: Verus 
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance/ Drama 
Páginas: 332
Sinopse: Skoob

Avaliação:



Olá, tudo bem com você?

Beleza Perdida foi um livro que criei altas expectativas pois amei a capa, e sua sinopse me chamou muito a atenção por envolver drama e romance, porém o livro não foi tão bom como eu esperava, pela primeira vez eu marquei vários quotes nos livros e não favoritei como podem ver abaixo:




A leitura de Beleza Perdida começa bem despretensiosa e eu diria que até um pouco confusa, a narrativa é feita em terceira pessoa e de uma maneira bem peculiar , confesso que não me agradou muito,  porém depois de algumas páginas e alguns acontecimentos a história engrenou e acabei gostando, confira agora minhas impressões sobre o livro.

Ambrose é um jovem estudante lindo de morrer,  todas as garotas são loucas por ele, ele é aquele cara que tem lábia, tem muitos amigos importantes e sempre por onde passa é notado.

Página 116
-Porque às vezes nos apaixonamos por um rosto, não pelo que está atrás dele.

Fern é uma garota tímida, ruiva, ama ler e sempre se sentiu encantada por Ambrose, mas por ser uma menina comum sem nenhum padrão de beleza que a destacasse das demais garotas ela nunca é percebida por seu grande amor.

Até que esse cenário muda ao saber que a melhor amiga de Fern agora está saindo com Ambrose, então Fern ao invés de ficar chateada pela amiga estar saindo com seu verdadeiro amor ela se alegra e pede para escrever algumas cartas de amor para Ambrose se passando por Rita que é uma garota linda e também sempre chama a atenção por onde passa.

Só que Ambrose além de lindo é muito inteligente, e ao sair com Rita percebe uma diferença na Rita quando fala pessoalmente e nas cartas parece ser outra pessoa, então ele acaba descobrindo a mentira entre as duas amigas e fica com uma certa raiva de Fern.

Os amigos de Ambrose sempre zoam ele por esse motivo e não sei a perseguição com essa brincadeira faz Ambrose ver Fern com outros olhos ou ele se sente atraído por ela de fato devido a conhecer ela através das cartas.

A narrativa feita em terceira pessoa não consegue passar a emoção que determinados momentos pede e isso me deixou um pouco apreensiva pois se tinha algo que eu esperava que este livro fosse ter era muita emoção.

Além desses dois personagens, devo confessar que quem mais me chamou a atenção nessa história é o primo da Fern , Bailey tem quase a mesma idade que ela e é um garoto lindo, ele sofre de uma doença que paralisa seus membros e ele não consegue se mover do pescoço para baixo, mas isso não é uma condição que faz ele ser um coitado ou algo do tipo, muito pelo contrário se havia alguém nessa história que merece todo o respeito é ele, adorei demais este personagem e sofri muito também!

Página 153
- Se Bailey tivesse nascido sem a distrofia, ele não seria o Bailey. O Bailey que é inteligente e sensível e parece entender tantas coisas que a gente não entende. Você poderia nem ter notado o Bailey se ele tivesse crescido saudável, lutando na equipe do pai, agindo como qualquer outro cara que você já conheceu. Boa parte da razão pela qual ele é tão especial é porque a vida o esculpiu dessa forma incrível... talvez não por fora mas por dentro.

O livro relata um período que vai de 2001 a 2006 e como Ambrose está no último ano escolar e justamente neste ano acontece os atentados terroristas nas torres gêmeas de Nova York ele resolve se alistar para o exercito ao invés de ir para a faculdade, ele acha que vai ter boas experiências se servir o exército e então acaba levando seus amigos juntos nesta missão que irá mudar totalmente a vida de todos eles.

Felizmente Ambrose sai vivo desta situação, porém seu beleza já não é mais a mesma, ele volta para sua cidade completamente desfigurado e com o psicológico muito abalado.

Página 140
As pessoas que gostavam dele continuavam gostando, o amor ou o afeto que tinham não mudaria só por causa de sua aparência. Poderia lhe trazer conforto saber que algumas coisas não haviam mudado.

Então ele encontra-se com Fern depois de um bom tempo e vê o quanto o tempo fez bem para ela, agora ela está muito mais bonita do que quando era mais jovem e ainda mais especial, Fern nunca deixou de amar Ambrose e tenta agora de todas as formas ajuda-lo a superar seus traumas.

A mensagem que o livro passa é o quanto a beleza exterior tem valor no mundo, e o quanto as pessoas que não são tão bonitas esteticamente são especiais em nossas vidas, Rita por exemplo amiga de Fern é linda de morrer porém acaba se casando com um cara também muito bonito mas muito feio de espirito onde o mesmo comete muita violência e falta de respeito com ela.

Página 179
- Talvez os porquês não sejam respondidos aqui. Não por não existirem respostas, mas porque a gente não ia entender se elas fossem ditas.

Até onde a beleza exterior pode ser importante na vida de uma pessoa? Só sei que amei demais a mensagem que o livro passa, os personagens me cativaram de uma certa forma mas achei que a história destacou muito mais Barley e Fern do que Ambrose que sofreu o acidente e tem o título do livro em sua referência, e como já disse anteriormente a narrativa não me conquistou se você for uma pessoa sem muita paciência pode acabar desistindo de ler o livro.

A edição está simples, letras em bom tamanho, páginas amareladas e temos alguns capítulos alternados com memórias do passado de todos os personagens e achei que essas passagens no passado foram desnecessárias e bem cansativas, fora que no começo esses capítulos apenas nos confundem.

Mas enfim é livro com uma mensagem linda mas que deveria ser melhor desenvolvido, se fosse narrado de outra forma acho que eu me emocionaria muito lendo o livro, mas todos os acontecimentos foram tão rápidos que nem compaixão ou dó eu consegui sentir lendo.

Se você gosta de boas mensagens e personagens secundários encantadores eu recomendo que leia Beleza Perdida!

Beijos

Até mais!




33 comentários :

  1. Olá!!!
    É chato quando o livro não corresponde às nossas expectativas, né?...
    Eu acho que a narrativa em terceira pessoa tem que ser muito bem escrita para passar as emoções desejadas, mas apesar disso essa parece ser uma boa leitura rsrs
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu me interessei por esse livro, e passa uma mensagem legal, não tinha lido a resenha ainda, mas adorei, que pena que o livro não correspondeu as suas expectativas é muito ruim quando isto acontece, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa...

    Assim, mesmo respeitando a sua opinião, afinal, nem todo mundo deve achar a mesma coisa sobre determinado livro. Fico muito triste que tenha se decepcionado em alguns momentos com a leitura, tem sido bastante dificil. Mas eu tive uma experiência completamente diferente quanto a leitura, me peguei muito cativada pela narrativa, pela história e pelo desenvolvimento pelo mesmo.

    Fiquei muito tocada com todos os acontecimentos e as consequências que esses acontecimentos trouxeram para a cidade deles. Eles parecem ser muito unidos e lutam pelo bem da comunidade. Mas como você disse, é um livro sobre a diferença entre beleza exterior e interior. E acredito que a Amy fez de forma peculiar e de forma muito linda.

    Mas enfim, só minha opinião.
    Ainda tem dois livros da autora que estão pra ser lançado pela Vêrus. Espero que algum outro dela lhe conquiste.

    ResponderExcluir
  4. O livro chamou minha atenção, mas achei que essa resenha estava cheia de spoiler amiga, o fato de vc ter dito que eles irem se alistar mudaria completamente a vida deles já tinha dado a entender q alguém morreria, mas dai vc disse q todos amigos dele morreram rsrsrs. Vou coloca-lo na minha lista, beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Apesar de parecer que contei demais esses fatores estão na sinopse não contei spoiler ;)

      Excluir
    2. Olá

      Apesar de parecer que contei demais esses fatores estão na sinopse não contei spoiler ;)

      Excluir
    3. Olá

      Apesar de parecer que contei demais esses fatores estão na sinopse não contei spoiler ;)

      Excluir
    4. Olá

      Apesar de parecer que contei demais esses fatores estão na sinopse não contei spoiler ;)

      Excluir
  5. Uma pena beleza perdida ter lhe decepcionado, estou muito curiosa sobre esse livro e agora me preocupei um pouco quanto a narrativa. Mas apesar disso, é uma leitura que acredito que irei gostar pela mensagem que passa e por seus personagens.
    Com sorte, o lerei em breve.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa! Esse lance de criar muita expectativa é complicado, né? Já aconteceu comigo várias vezes. Apesar de alguns poréns citados por você, o livro parece emocionante. Também concordo que a narrativa em terceira pessoa acaba tirando um pouco a emoção da trama, mas, pela história em si, os destaques citados em relação aos personagens secundários e a mensagem transmitida, ainda quero muito poder ler Beleza Perdida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dressa..
    Gosto da trama do livro, e da mensagem que ele passa.
    Mas quando as coisas acontecem muito rápido nunca consegue me conquistar por completo, tenho trauma com isso.
    Mas de qualquer forma eu leria, para tirar a prova.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Essa capa é maravilhosa, quero muito ler o livro e não vou deixar me afetar pela sua resenha um pouco negativa porque amo livros emocionantes e tocantes e pode ser que sua opinião sobre o livro não ter sido bem desenvolvido vá ser diferente da minha.

    ResponderExcluir
  9. A mensagem que o livro passa é muito valiosa hoje em dia e acho ótimo terem mais livros assim. Eu fiquei bem interessada na história aposto que eu adoraria. E falando em beleza (haha) a capa do livro é siplesmente linda demias.
    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  10. Lendo essa resenha, me lembrei na hora de "A Bela e a Fera". Acho que a mensagem que a autora quis passar é muito interessante, mas, confesso que esse tipo de trama não faz muito a minha cabeça, pois me parece ser dramático até demais. Então, esse eu passo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Mais um para a lista de desejos! Gostei da mensagem e quero ver como eles se relacionam. Eu fico imaginando os fatos que você fala na minha cabeça, é engraçado!
    Acho que irei ler!

    Beijinhos!
    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
  12. Olá sou Ester e tenho um blog de resenhas, você poderia dar uma olhada? http://fliponer.tumblr.com eu comecei a pouco tempo, mais quero fazer meu blog crescer, obrigada pela compreensão. Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Aí sim está uma história mais diferente que eu estava procurando! Amei o fato do livro trazer uma mensagem tão bonita sobre beleza e também trazer fatos reais da sociedade. Uma pena que a narrativa não tenha sido tão emocionante mas quem sabe funcione comigo.
    Amei a resenha! Abraço, Dressa!!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa,

    Apesar do livro não ter correspondido a todas as suas expectativas, você avaliou o livro como muito bom e destacou alguns pontos importantes do livro como, os personagens secundários e uma mensagem legal, assim acho que deve valer muito a pena a leitura :)
    Sua resenha tá ótima, gostei muito...

    ;)

    ResponderExcluir
  16. Quando soube que seria uma releitura de A Bela e a Fera animei mto a conhecer o livro, achei a capa tão triste, me senti com vontade de ler o livro e tentar ajudar os personagens!
    Surpreendi-me em saber que apesar do mocinho ser o bonito da estória, ele também é o inseguro. Já a mocinha é a determinada, com certeza quando ler vou me identificar mais com ela.
    Não conhecia a autora Amy Harmon, mas os elogios por esse livro dela realmente me motivaram a ler logo, quem sabe ele chega de surpresa em casa, hahaha... acho que não!

    ResponderExcluir
  17. Andressa!
    Gosto muito das releituras dos contos de fadas e aqui me parece que temos uma releitura de A Bela e a Fera que é um dos meus favoritos.
    Nunca fui muito de ligar para a aparÊncia, embora reconheça que infelizmente a sociedade é cruel em relação a isso. Acredito muito mais na personalidade e no que a pessoa tem de melhor de forma psicológica para nos passar...
    Por isso quero ler, acho interessante mesmo a mensagem passada no livro.
    Bom domingo!
    “Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  18. É uma pena que tenha momentos em que a leitura se torna confusa, mas mesmo assim eu quero dar uma chance e ver se eu gosto. Adorei essa capa, desde o lançamento que eu estou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  19. Oi Dessa!!
    Não é um dos meus gêneros preferidos, mas realmente me interessei por esse haha
    Acho interessante pois a autora consegue passar sua mensagem moral mas sem perder a história.
    Só fico meio decepcionado quando gosto mais dos personagens secundários haha na minha mente penso que a autora deveria ter posto eles como principais..
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. O livro não aparenta passar uma mensagem tão forte, não é? Beleza Perdida está na minha lista de desejados desde seu lançamento; quero muito lê-lo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Dessa, li resenhas super positivas desse livro e estou curiosa para lê-lo
    Isso da pessoa ir pra guerra e voltar diferente deve ser completamente "normal", né? Imagina as atrocidades que as pessoas lá presenciam... é horrível só de pensar. No filme Sniper americano acho que é bem retratado esse ponto.
    Enfim, parece um livro bem bonito e com mensagens bem importantes. Gosto disso.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  22. Eu peguei esse livro e comecei ler as duas primeiras paginas, mas fiquei com medo!! Sabe quando você espera muito de um livro e tem medo que esse livro não seja como você pensava, que nem você disse?
    Sua resenha ao mesmo tempo me animou como me deixou com mais medo ainda rsrsrs. Parabéns pela sinceridade.
    Resenha maravilhosa !! Beijos
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Achei que esse livro não tinha decepcionado ninguém mas acho que encontrei o elo perdido, nem sei o que sentir ao ler sia resenha porque tenho muita vontade de ler esse livro e so tenho visto bons comentários mas vou deixar pra ter uma opinião quando eu realmente ler esse livro. Valeu pela resenha bem sincera e acho que você soltou spoiler de mais ese vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      O livro não me decepcionou tanto afinal avaliei como muito bom a história abrange muitas coisas não dei spoiler tudo está na sinopse .

      Excluir
    2. Olá

      O livro não me decepcionou tanto afinal avaliei como muito bom a história abrange muitas coisas não dei spoiler tudo está na sinopse .

      Excluir
  24. Oi Andressa, tudo bem?

    Eu amei esse livro. Amei mesmo! Achei a história linda, muito tocante e com uma mensagem emocionante. O que eu chorei com esse livro não foi brincadeira kkkk

    beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Andressa!
    Narração peculiar, como? Fiquei admirada que, mesmo com essas ressalvas, você ainda deu quatro xícaras, rs. Já ouvi falar bastante desse livro e confesso que, mesmo sem ler muitas resenhas, fiquei com vontade de ler. Gosto desse ponto tão atual que o livro trata, sobre beleza exterior ser mais importante do que o caráter das pessoas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Andressa,

    Esse livro não me chamou a atenção e acho que foi por conta da capa. Pretendo dar uma chance a ele, afinal, já o tenho em versão física. Mas confesso que depois da sua resenha, ficou mais complicado rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
  27. Já li diversas resenhas positivas sobre o livro, e acredito que ele tem uma trama bastante interessante. Sou suspeita pra falar, porque simplesmente amo o conto de fadas intitulado A Bela e a Fera, e este livro foi muito inspirado nele, então lógico que eu adoraria conferir como ficou essa adaptação. Confesso que a rapidez com que os fatos acontecem também acaba interferindo muito nos meus sentimentos e julgamentos sobre os personagens e o livro em si, mas acho que mesmo assim vale dar uma chance a esse título.

    ResponderExcluir