Resenha - Elena: A filha da princesa

Elena: A Filha da Princesa
Elena: A filha da princesa
Autora: Marina Carvalho
Editora: Galera Record
Gênero: Literatura Nacional / Romance Juvenil
Páginas: 322
Sinopse: Skoob
Avaliação: 
Oi gente, tudo bem?

Fiquei muito animada quando soube que Simplesmente Ana e De Repente, Ana iriam ganhar uma continuação. Quando li os dois primeiros, gostei bastante da forma de escrita da Marina Carvalho e me envolvi com a história da princesa Ana, por isso, estava muito curiosa para ler Elena.

Como o título sugere, dessa vez acompanhamos a vida de Elena, fruto do casamento entre Ana e Alex. A autora nos apresenta algumas passagens rápidas da infância e pré-adolescência de Elena, mas o foco está no início de sua vida adulta, aos 19 anos.

Elena é uma jovem decidida, bonita, que tranca a faculdade de Letras para participar do grupo Universitários sem fronteiras, onde segue para a Nigéria a fim de levar um pouco da literatura para crianças. Uma emergência faz com que Elena precise deixar o grupo mais cedo e retornar para Perla.

Com o casamento de uma das filhas da Tia Marieva (lembram dela?), o retorno de Luka ao castelo foi inevitável. Apesar de ele estar distante da família e de Perla há anos, rebelde, estilo bad boy que não se importa com a opinião dos outros, o amor por sua irmã o fez engolir um pouco o orgulho e comparecer às festividades. Ana não contava que uma paixão adolescente pelo primo pudesse retornar em um piscar de olhos. Luka não contava que a prima infantil e sem graça se transformasse em uma mulher linda que tirou o seu sono.

O livro é narrado em primeira pessoa, capítulos alternados, por Elena e Luka e eu gosto bastante de livros assim porque conhecemos os dois lados da história. Marina conseguiu diferenciar bem as personalidades durante a escrita.

Todos os personagens queridos dos livros anteriores são mencionados: Ana, Alex tia Marieva e as filhas, as meninas do Lar Irmã Celeste, o rei, Irina, Karenina e todos os demais! Deu para matar um pouco a saudade de cada um deles.

Mas, apesar de o livro englobar os mesmos personagens e o mesmo país, a autora inovou em sua forma de escrever. Com diálogos mais diretos, sem medo de citar palavras mais fortes quando a personalidade do narrador ou a situação exigia. O romance entre Elena e Luka em nada se assemelha ao de Ana e Alex, Marina narra cenas mais quentes aproximando um pouco do estilo New Adult.

Por mais que eu tenha sentido o amadurecimento na história e na escrita da autora, o livro de Elena não me cativou tanto quanto o de Ana. A história é boa, mas eu demorei um pouco mais para finalizar o livro do que eu estou acostumada com outros livros com o mesmo número de páginas e mesma temática.

Achei que a história manteve o mesmo ritmo do início ao fim. Claro que Marina inseriu alguns acontecimentos marcantes e foi ótimo acompanhar Luka enfrentando os seus monstros interiores, mas achei que alguns episódios poderiam ter sido um pouco mais aproveitados, como o movimento pela transformação da monarquia em república, ou o retorno de Markus, o pai de Luka que fez tanto mal à família real no passado.

Um início de triângulo amoroso fez menção de aparecer, mas não passou de algumas páginas. Achei que Dimitri desapareceu da história assim como entrou, sem deixar marcas.

Apesar disso, indico a leitura. Gosto de séries porque é ótimo retornar para o ambiente dos livros que tanto gostamos. Alex, vale frisar, continua um fofo e mostrou ser um pai firme e preocupado com o bem estar de Elena.

Continuo fã da autora e espero ansiosa por novas histórias!

Alguém já leu Elena?

Com carinho,


32 comentários :

  1. Olá Mari!
    Eu nunca li nenhum livro dessa série, mas me pareceu interessante. Eu achei que Luka fosse uma mulher até eu entender que era um homem heheheh.
    Acho que vou ler, não é algo que tenha me cativado muito, mas também não posso dizer que não gostei.
    Até a próxima!

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse, mas já li os dois primeiros! Essa série seguiu o mesmo rumo de A Seleção. Começou com a mãe e depois passou a contar a história da filha, mas A Herdeira eu não gostei então fico um pouco com medo dessas coisas. Apesar disso estou com boas esperanças sobre Elena, lerei em breve!

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi mana!!
    Olha eu não consegui ler os primeiros livros da escritora, simplesmente achei a escrita fraca e não consegui me envolver o bastante tanto que ate dei meu livro pra minha prima kkk Mas eu tenho a curiosidade de ler o da filha dela e se eu for ler esse livro vai ser só ele sem os outros ... quem sabe eu acabo não gostando ?! :) Ótima resenha e fico feliz que gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas já vi falar diversas vezes de Simplesmente Ana. Parece uma história interessante e como adoro livros com um pouco de romance, o desenrolar da história de Elena e Luka me deixou curiosa. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. A semelhança dessa serie com the selection é inegável, pareceu que eu tava lendo uma resenha sobre the heir *estranho*. A capa é muito bonita, nunca ouvi falar dos livros anteriores que contam a história da mãe da Elena e posso ter ficado com vontade de procurar depois de ler a resenha. Ela me parece ser uma personagem forte e decidida, disposta a ajudar os outros em primeiro lugar e isso é cativante. Realmente, quero ler sim!!

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Ainda não li Elena, mas eu quero muito conhecer esse livro.
    Na época do seu lançamento achei a capa linda e ao saber que é literatura nacional, aí que animei mais de ler.
    Também gosto de capítulos alternados para gente conhecer melhor a cabeça dos personagens, a gente nao fica com a visao subjetiva de um só, ne?!
    Apesar dos pontos fracos, ainda quero mto conhecer essa estória.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!!!
    Não li nenhum dos livros da Marina, mas tenho muito interesse pois gosto desse gênero.
    Mas acho que me interesse só pela duologia principal mesmo... não tive tanta curiosidade nesse spin-off.
    Vou ler os primeiros livros e se eu gostar muito leio este.
    A capa é lindíssima hahaha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari! Ainda não li nada da autora, mas estou muito curiosa para conhecer essa série. Essa capa é linda!! Saber que a personagem é decidida e de personalidade forte me agradou bastante, não tenho paciência com mimimi kkk. Gosto de capítulos alternados também, acho que deixa a leitura mais dinâmica. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,
    Já li os livros de Ana e quero muito ler Elena, por motivos que você citou, os primeiros livros e os personagens são cativantes e quero saber mais um pouquinho da história deles, além de que livros com capítulos alternados também me encantam, já que não precisamos ficar imaginando o que o outro personagem estaria pensando, seja ele o mocinho ou a mocinha.

    :)

    ResponderExcluir
  10. Hello Mari!

    Ainda não li as obras da Marina Carvalho mas, vou ler com toda certeza! Os dois primeiros estão na lista de próximas compras, haha
    Todas as capas são lindíssimas, né.

    beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari! Eu não curti o primeiro livro da autora e no momento não pretendo ler os demais, lendo sua resenha confesso que fiquei mais desanimada, afinal você que curtiu os anteriores não achou este lá estas coisas, imagina eu?

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li os primeiros da serie, mas essa capa me comprou, também fiquei curiosa pra ver a história, queria te dizer que já comprei 5 livros por causa das suas resenhas e não me arrependei, inclusive esta chegando mais 2 que encomendei na saraiva, obrigada pelas dicas, beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mari!
    Eu vi algumas resenhas desse livro, mas não conheço a série muito bem. Acho que não faz muito meu estilo, não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari
    Eu também gosto de capítulos alternados entre os personagens. Eu ainda não li o primeiro livro, mas tenho curiosidade. Mesmo com alguns pontos negativos, leria ele pelos pontos positivos que citou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari, pelo que entendi teremos continuação? Eu tenho o primeiro livro aqui da série e não consegui tempo para ler ainda. Espero fazer em breve! Como eu adoro livros que envolvam monarquia sei que vou adorar =D

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mari.
    Eu li Simplesmente Ana e me apaixonei pela história. Tiro o chapéu para a escrita maravilhosa de Marina. Palmas, palmas. De Repente, Ana e Elena estão na minha lista. Mal posso esperar para ver o Alex como pai. Tenho certeza que vai me arrancar suspiros, rs. Mesmo com as suas observações, pretendo ler o livro. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu não li nenhum livro da autora, mas quero ler esse, esta na minha lista desde a primeira vez que vi sobre ele, é só uma pena que a autora não se focou muito tempo no triangulo amoroso, eu adoro quando tem isso em uma história.

    ResponderExcluir
  18. Mari!
    gostei também dos dois primeiros livros e fiquei um pouco triste por saber que essa continuação é apenas uma leitura morna.
    E fiquei triste também porque a autora mudou de editora, era mais fácil conseguir os livros da NC...
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  19. Fiquei bem perdida sobre as menções aos personagens pois não li os outros livros. Mas vou dar uma conferida em resenhas deles, pois a premissa lembra muito Diário da Princesa.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada dessa autora e esse me chamou atenção logo que vi o lançamento, mas como parece que é melhor ler os anteriores, vou acabar demorando um pouco para chegar nesse. Essa capa é linda demais. Está na minha listinha!

    ResponderExcluir
  21. Irei ler De Repente Ana, antes de pegar Elena: A Filha da Princesa, que deve estar chegando em breve, e espero não me decepcionar. Eu soube que teria cenas mais quentes que Simplesmente Ana, e acredito que isso tenha me empolgado um pouco, pois adoro livros quentes. Espero que me agrade.

    É uma pena que ele não tenha conquistado você completamente, mas que também não o tenha detestado, quer dizer que há esperança.
    Enfim, beijinhos.

    ResponderExcluir
  22. Ai meu Deus! Estou com uma vontade imensa de ler os livros da Marina, mas ainda, infelizmente, não tive oportunidade.
    Embora o livro tenha os pontos negativos citados, eu quero muito lê-lo, por conta de todo encanto oferecido pela série.
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li a continuação de Simplesmente Ana então ler Elena a filha da princesa vai ficar para depois. Espero gostar da leitura mesmo com as ressalvas que você fez.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia essa série, mas acho que estou ficando apaixonada, e bem o livro que gosto de ler e continuações de romance são sempre bem vindas e esse não parece ser monótono, pois fala de outros personagens incluindo os antigos
    Entrou para a minha lista de desejados não só esse, mas os que vieram antes também

    ResponderExcluir
  25. Oi, Mari!
    Não esperava esse toque mais quente da história, e que pena que esse livro não ficou tão bom quanto os primeiros. Mesmo assim tenho vontade de ler!
    Boa resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  26. Não li nenhum livro anterior a este, mas pretendo ler ao menos o primeiro, embora eu admita que este não me empolgou muito. Possuo um relacionamento conturbado com séries e nem sempre me animam, mas acredito que verei até o fim pelo menos o relacionamento de Ana e Alex, o de Elena já não garanto de fato.

    ResponderExcluir
  27. Oi Mari!
    Tenho muita vontade de ler Simplesmente Ana e De Repente Ana, e quando vi esse terceiro livro sendo lançado eu só consegui pensar em quão atrasada estou com isso rsrs que pena que o livro de Elena não foi tão bom pra você quanto o de Ana, mas acho isso até que normal.
    A capa é uma coisa muito linda *-*
    beijos
    Pobre Leitora

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li os dois primeiros volumes com Ana como a protagonistas, e também ainda não conheço a escrita da Marina, mas tenho bastante vontade. Assim como você, também gosto quando a narrativa é dividida por mais de uma personagem, e gosto quando isso acontece desde o primeiro volume de uma série. No mais, é legal voltar a uma história que tanto nos cativou, e melhor ainda é perceber o amadurecimento na escrita do autor também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Só li Simplesmente Ana e amei! A escrita da Marina é muito boa, divertida e proveitosa. Não vejo a hora de ler De Repente Ana e Elena <3

    ResponderExcluir
  30. Já ouvi muitos elogios à escrita da autora e tenho muita curiosidade em ler os livros da duologia Simplesmente Ana. Achei a capa desse terceiro volume extremamente bonita, cheia de detalhes e com cores que combinam perfeitamente. Gostei também da ideia de contar a história da filha da personagem que os leitores já conhecem, é bem parecido com o que aconteceu na série A Seleção, e eu acho válida essa continuação, apesar de romance não ser um gênero com o qual tenho muito contato.

    ResponderExcluir
  31. olá...
    finalizei o livro hoje e concordo com você sobre o amadurecimento da autora, neste livro ela foi bem mais "expressiva", mas em algumas partes deixou a desejar, esperava um pouco mais sobre o Dimitri, acho que poderia até acontecer uns encontros entre ele, Elena, Lukka e até o insuportável do ex Nico... Também não gostei da parte em que Lukka não consegue se reconciliar com a mãe, já que o livro é uma fantasia a autora poderia ter sido mais 'boazinha' nesta parte. Mas como nos anteriores esse livro me envolveu fácil e espero que assim como em "simplesmente Ana" tenha continuação!!
    bjus

    ResponderExcluir
  32. Oi
    Eu simplesmente amei os dois primeiros livros, ainda não li esse, pois assim como foi mencionado antes, li os livros de "a seleção" que foram maravilhosos, e depois li a herdeira e ME DECEPCIONEI MUITO!!!! Mas vou tentar. Porem estou entrando em uma nova saga que é "Trono de vidro" de Sarah J. Maas dizem que é muito bom tbm.

    ResponderExcluir