Resenha - Escola Noturna

Escola Noturna
Autora: C.J Daugherty
Editora: Suma de Letras
Gênero: Literatura Estrangeira / Infanto Juvenil
Páginas: 336
Sinopse: Skoob

Avaliação: 


Depois de sua terceira prisão, Allie Sheridan, é mandada para o internato chamado Academia Cimmeria, uma escola rígida e cheia de regras, mas principalmente sombria e cheia de mistérios. Allie foi parar lá por ter mudado bruscamente sua personalidade, de menina certinha e estudiosa, para a garota rebelde e problemática, durante meses ela coleciona delitos e tudo como resultado do abandono repentino de seu irmão mais velho Christopher.

Cimmeria tem suas regras e algumas bem rígidas, mas apesar de tudo isso Allie parece se adaptar. O que a incomoda é o fato de todos os alunos serem de alguma maneira, especiais, vindos de famílias ricas e talentosas. Tudo que Allie e sua família nunca foram. Além disso, em meio as regras dessa nova escola, Allie é informada que não deveria frequentar certas instalações da escola. Estes lugares são organizados por alunos misteriosos e lá funciona a Escola Noturna e quebrar qualquer um desses limites podia acarretar em sua expulsão. 

Até o final do livro, pouco se sabe sobre a Escola Noturna e pela mínima informação acontece apenas no final do livro vou deixar de fora da resenha para evitar spoilers. Ninguém sabe o que ela é e os que sabem, fingem não saber, é extremamente proibido falar sobre. Durante toda a leitura vamos coletando dados e detalhes, pouco a pouco e muito lentamente. A leitura acabou sendo arrastada para mim, por que até metade do livro quase nada acontece, e os acontecimentos que acontecem não são explicados.

Os personagens secundários são bem presentes na trama e alguns bem desenvolvidos, mas a dualidade de alguns atrapalha, se é um ponto positivo eu ainda não sei, ao mesmo tempo que confiamos em um personagem cegamente em uma página, na próxima já não confiamos tanto. Sem falar na formação de alguns laços repentinos e daqueles que são quebrados da mesma forma. A verdade é que isso acaba deixando o leitor atento a qualquer detalhe.

Um ponto negativo foi o fato da autora ter forçado algumas cenas românticas onde não deveria existir, e isso me incomodou um pouco. Allie se vê envolvida por Sylvain e Carter e também tem seus colegas Jo, Jules, Rachel, Gabe e Lucas, todos com suas peculiaridades e segredos, é claro! Tudo isso faz com que o leitor e a própria Allie, não saiba em quem confiar, quem está contando a verdade? A onda de mistério e segredos que envolvem todos dentro de Cimmeria é sempre presente, ainda mais depois de uma série de fatos macabros acontecerem lá dentro, incluindo a morte de uma aluna e tudo mesmo que indiretamente acaba envolvendo Allie que pode estar em perigo.

Apesar da capa e o nome enganar um pouco, não estamos diante de mais um livro, ou melhor, de mais uma série sobrenatural. Pelo menos, não até agora pelo que me foi apresentado no primeiro livro. C.J Daugherty conseguiu criar uma boa história, com alguns fatos surpreendentes e nem um pouco clichês, mas apesar da trama correr para algo inteligente, ela pecou em sua narrativa e desenvolvimento, mesmo com uma ótima ideia acredito que tenha sido mal executada.

Escola Noturna é o primeiro livro de uma série de cinco livros, e provavelmente toda esta falta de desfechos seja por este motivo, sendo o primeiro apenas o livro introdutório para todo o enredo que deve se desenrolar a partir daqui. É um livro teen e por este motivo o livro não funcionou totalmente comigo, principalmente por eu não me identificar mais com a idade dos personagens. Como não sou de começar uma série e não terminar, pretendo dar continuidade à ela e espero realmente que a autora evolua mais nos próximos volumes, quero descobrir se toda esta falta de explicação realmente terá uma explicação.

Nos vemos na resenha de Escola Noturna - O Legado!


44 comentários :

  1. Oi, Joi! Tenho vontade de ler essa série, mas sua resenha me desanimou um pouco rs. Curto muito histórias com essa pegada de suspense e mistério, mas leitura arrastada me desanima demais. Talvez seja, como você mesmo disse, por ser o primeiro livro e tal. Vou aguardar sua resenha do próximo.

    ResponderExcluir
  2. Wow! 2 Estrelas D:
    Sério que a leitura e cansativa? Eu estava interessado em ler o livro, agr n sei :/ Qm sabe eu dou uma chance, rs. Beijos, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pela série, e tenho vontade de ler, mas como foi citado na resenha por ser um livro cansativo e uma história arrastada, sinceramente me desanimei um pouco kk, adoro histórias com mistério e segredos mas se a autora não explica e deixa o livro confuso, desanima a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Joi!
    Eu já tinha ouvido falar desses livros e lido algumas resenhas, mas também não funcionou comigo. Sei lá, o enredo simplesmente não me deixou com vontade de ler. E eu até gosto de mistério, mas deixar sem nenhuma explicação, mesmo tendo outros livros, já é demais. Enfim... Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida para ler o livro “Escola Noturna”, a série parece ser ótima, pelo menos pelo que li de algumas resenhas e das sinopses. Pela sinopse eu achei tão interessante a estória, tem aventura, algo de misterioso na escola.
    Ai, tb não gosto qdo forçam algumas cenas românticas, se não era pra ter tem q tirar mesmo, nada a ver isso de colocar casalzinho só pq as estórias geralmente tem.
    Mas eu jurava que era uma série sobrenatural super legal, sua nota me deixou meio desanimada... Tentarei ler, pq mta gente falou bem.

    ResponderExcluir
  6. A capa é linda! Bem, que pena que o livro não te agradou tanto, mas acho que deve ser e assim espero que essas respostas serão desvendadas ao longos dos outros livros, já que são tantos. Ficarei acompanhando as resenhas dos próximos.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou loucas pelas explicações Wis, isso é inegável. Bjs

      Excluir
  7. Confesso que não entendi nada do livro com sua resenha. Entendo que você poupou contar detalhes pra evitar spoilers mas acho que o fato de ser o primeiro livro de uma série, não justifica ter pouco desenvolvimento da história. Não fiquei interessada pra ler porque realmente não captei qual é a ideia da série, mas o nome e a capa são atrativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, dei poucos detalhes na resenha por justamente o enredo dar poucos detalhes, hahhaa até o final do livro não sabemos com certeza o que é a Escola Noturna. Te indico fazer a leitura dai você pode tirar tuas próprias conclusões e talvez entenda um pouco melhor a resenha! Beijos ^^

      Excluir
  8. Olá!
    Boa resenha, mas o livro parece que demora muito para mostrar algo sobre a Escola Noturna e não me interessou muito...
    Tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Achei que fosse um livro sobre o sobrenatural!
    Obrigada pela resenha!
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi!!!
    Já não criei expectativas pra ler esse livro logo após ter visto umas tres resenhas negativas.
    A premissa parece algo como Acampamento Shadow Falls, mas coo você disse não tem praticamnete nada de sobrenatural...
    Leitura desse gênero arrastada não dá né... ainda mais por ser um gênero que deveria ir despertando o interesse a cada página.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ainda estou confusa sobre essa série, então não sei se a leitura me agradaria ou não. Já vi muita gente falando bem, outros nem tanto... então estou dividida. Vou esperar mais um pouco, talvez lançarem os outros livros, para me decidir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Joi!
    Tinha uma expectativa tão boa com essa série, achei mesmo que havia algo de misterioso na escola e tal, mas lendo sua resenha, me pareceu apenas mais um enredo teen sem muita coisa.
    Fiquei bem dividida se daria chance a leitura ou não...
    “A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.”(Joseph Addison)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  13. Oi Joi,

    Também não gosto de começar uma série e acabar abandonando ela por isso penso muito antes de iniciá-la, a classificação regular me deixou com o pé atrás e por isso vou esperar um pouco até pra ver se a editora vai realmente continuar publicando os livros (odeio quando não dão continuidade), foram lançados 2 até momento né?!
    O fato do livro ser teen não me incomoda muito, pois já me apaixonei por sagas mesmo sendo para adolescentes e já me irritei também, depende muito do autor.
    Parabéns por sua resenha está ótima.

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lili, existem infantos juvenis que eu adoro, mas neste demorei para me envolver, vamos ver no próximo! Bjs

      Excluir
  14. Oi Joi..
    Eu não tenho muita vontade de ler o livro, e ainda mais começar uma série. Os pontos negativos afirmam minha decisão. Eu não gosto também de não dar continuidade a ma série, mas quando não gosto muito do primeiro livro, dependendo não consigo continuar.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Assim, eu entendo todos os pontos que você colocou na sua resenha e as respeito. Mas comigo aconteceu completamente diferente, fui fisgada pela escrita da autora de um jeito que Escola Noturna e Escola Noturna - O Legado foi uma surpresa boa nas minhas leituras desse ano, e mereceram destaque no blog. É uma pena que a C.J. não tenha conseguido encantar você, e também achei bem desnecessário o romance que ela coloca na obra, acho que ela acabou cedendo achando que um "romance vende" e pecou nessa parte. Mas no segundo livro o Romance é importante em alguns pontos, e mesmo eu o considerando secundário, ele ajuda os pontos primários da leitura no segundo livro. Espero que sua decepção não continue e que você se surpreenda como eu me surpreendi.

    E não, não tem nada de sobrenatural nessa série. Mas é bem misterioso.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! Fico muito feliz com seu comentário! Espero me surpreender sim com o próximo livro, eu nunca desisto de uma série, então estou confiante! Beijos

      Excluir
  16. Oi, Joi!
    Eu achei a proposta desse livro interessante, mas li várias resenhas negativas e justamente por causa da narrativa :/ como você disse, uma boa ideia que foi mal executada.
    O livro estava na minha lista de desejados, agora já não sei mais.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  17. Uma série de cinco livro é muito livro, realmente não rola no momento, mas gostei do aparente jogo psicológico contido na obra.

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi,
    venho acompanhando resenhas da série há cento tempo já.
    Porém ela não me desperta o interesse, ainda mais se tratando de tantos livros.
    Mesmo assim, adorei a sua resenha, super detalhada e esclarecedora. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Joi!!
    Eu tinha lido uma resenha sobre a série e tinha me empolgado a ponto de acrwcentar a minha wishlist, lendo a sua resenha agora fico na dúvida, pq p uma série ter 5 livros, o primeiro livro tem q m prender e agradar de tal forma q eu saia correndo d casa p comprar os outros, enfim, não sei agora se quero ler o livro ou não hahahahah =/
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  20. O próprio nome do livro é bem sugestivo, certo? rs'
    Este parece ser um livro sobre um clichê de mistério e sobrenatural adolescente e talvez eu também não gostasse dele.
    Gostei da resenha! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá Joi!
    Pensei que ia encontrar um livro aqui parecido com Fallen, mas ao invés de anjos, vampiros. Mas pela forma que você disse me pareceu não ser isso. Uma pena, pois eu amo vampiros, mas esta história não me cativou.
    Não gosto de coisas muito abertas. A autora deveria já ter inciado algo neste livro, para que os leitores leiam os próximos livros. Se eu lesse esse livro e não gostasse eu ficaria com um pé atrás nos outros.
    Mas irei acompanhar a próxima resenha e ver se o livro melhora.
    Beijinhos.

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
  22. Ficou meio pretty little liars, aquele mistério que não acaba nunca rsrsrs, eu gosto de livros juvenis, adolescentes gosto de ler tudo rsrsrs, com tanto que tenha um boa história e os personagens nos cativem, mas vendo a resenha percebo que é mais uma dessa obras que estão na moda de psudoterror, como vc mesma disse muito clichê. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oláá
    É um livro que para mim é bem misterioso, não se leria ou não, ainda tenho minha dúvidas, pois sempre escuto elogios e críticas, por enquanto não arriscaria, quem sabe mais para frente, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Fiquei desanimada o titulo e a capa são bem chamativos, mas e resenha me desanimou bastante e se não gostar do primeiro livro não leio a serie.
    Mas fazer o que gosto e gosto eu não gostei nem sipnose

    ResponderExcluir
  25. Já li este livro em PDF e estou esperando para ler o próximo *-* eu particularmente amei o livro! Achei a história muito parecida com a de Fallen por ter um triângulo amoroso, acontecimentos sobrenaturais etc, porém achei o livro meio confuso..

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    A capa desse livro me chamou muita atenção e pela sinopse parece um livro bom. Mas a sua resenha me intrigou um pouco haha Pq se o livro é arrastado e forçado também não irei gostar muito kk Mas irei dar uma chance. Parabéns pela resenha!
    Beijos, Nathália

    ResponderExcluir
  27. Oi Joi.
    Adoro um livro infantojuvenil, mas essa questão do enredo forçado e nada convincente são bem desanimadoras.
    E mesmo se tratando de um livro introdutório não acho justo todas as respostas serem seguradas para os próximos livros.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  28. Oi, Joi!
    Eu tô bem curiosa com esse livro por ele ser cheio de mistérios, mas não gostei do fato de ter um triângulo amoroso e também a metade do livro ser meio arrastada. Mesmo assim quero dar uma chance!
    Ótima resenha! Abraços!!

    ResponderExcluir
  29. A proposta do livro é um tanto inusitada e quase chegou a me deixar interessada, mas se a narrativa é como diz e exatamente pelo livro dar tantas poucas pistas ou praticamente nenhuma do que é a Escola Noturna, prefiro passar longe. Ao menos, até ter certeza que não é mais um romance teen sobrenatural e saber que há um possível triangulo me deixou com outro pé atrás. Sinceramente... Qual é a tara das pessoas por triângulos amorosos? Só eu me frustro com eles?
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi! Eu pretendo ler este livro em breve mas já fiquei assustada com tantas ressalvas, que pena que a autora tinha uma ideia boa e não soube trabalhar com ele, eu ainda lerei, mas com menos expectativas.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  31. Que pena que o livro não funcionou muito bem com você Joi, nas outras resenhas que eu li o povo saiu bem satisfeito. Mas sabe, eu gosto de ver uma opinião contrária assim, livros muito perfeitos, queridos por todos me deixam com um pé atrás. rs. Apesar disso, ainda gostaria de ler para ver se vou gostar da história ou não.
    beijos
    Pobre Leitora

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?

    Eu quero ler esta série, mas fiquei menos empolgada ao saber que a história é um pouco arrastada. Mais vou dar uma chance mesmo assim, pois quem sabe eu acabo gostando.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Joi, tudo bom?
    Jurava que era uma série sobrenatural. Achei a premissa interessante, mas também odeio quando o primeiro livro de uma série é introdutório demais. Mesmo com 5 livros, acho que o primeiro livro poderia ter mais desenvolvimento das tramas. Eu também dificilmente abandono uma série.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Mesmo sabendo que os primeiros volumes são sempre a base da série, acho que algumas poucas explicações deveriam rolar. Sem falar que a quantidade de personagens também não deva ser exorbitante, afinal, elas poderiam ir surgindo com o passar dos volumes. A impressão que me deu ao ler essa resenha é que a autora quis colocar logo tudo o que vai abordar na série inteira apenas nesse primeiro, pra depois começar a desenvolve-las. Acho que esse não é o caminho mais interessante. E espero que ela não tenha feito isso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. É uma pena que voce tenha dado apenas duas chicaras de chocolate quente e não tenha gostado muito, tenho visto algumas resenhas falando bem do livro e confesso que estou bem ansiosa para ler esse livro pois acho que irei gostar e é bem o genero que eu gosto.
    Acho essa capa linda e dá um ar de misterio para o livro

    ResponderExcluir
  36. Já li muitas resenhas desse livro e com ele ta aquele velha relação de amor e ódio entre alguns leitores e com sua resenha vejo que encontrei mais alguém que se desagradou com a narrativa então tenho a certeza que não vou ler esse livro até porque gosto de narrativas emocionantes e sem cenas forçadas de romantismo, tem escritores que adoram fazer isso e fico feliz que tenha dado dua opinião sincera em relação ao livro e vou confessar que a unica coisa que me chamou atenção em relação ao livro foi a capa.

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem? Eu tenho esse livro aqui na estante, mas não tinha tanta vontade assim de ler, mas fiquei curiosa. Acho que por ser um série longa as coisas vão se encaixando com o tempo mesmo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Olá Joi,

    Apesar dos meus vinte e poucos anos ainda me identifico com enredos teens, haha O único problema é começar mais uma série de livros... Preciso terminar as mais de dez que iniciei há um tempo.. #tenso!
    Espero que melhore no segundo para você.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  39. Não estava muito a fim de começar mais uma série de livros, mas confesso que a sinopse desse me cativou!

    ResponderExcluir
  40. Escola Noturna é um livro que eu tenho vontade de ler já há algum tempo. Consegui os dois primeiros volumes numa promoção, mas o tempo para iniciar a leitura ainda não chegou. O que mais me cativa, além das capas lindas, é o clima sobrenatural que permeia toda a trama, o que me deixa extremamente curiosa para desvendar os mistérios que envolvem a história e seus personagens.

    ResponderExcluir