Resenha - Escola Noturna - O Legado


Escola Noturna - O Legado
Autora: C.J Daugherty
Editora: Suma de Letras
Gênero: Literatura Estrangeira / Infanto Juvenil
Páginas: 296
Sinopse: Skoob

Avaliação: 


Por se tratar da resenha do segundo volume da série, fica totalmente inviável faze-la sem que eu largue alguns spoilers sobre os acontecimentos do primeiro livro, Escola Noturna (resenha aqui). Por isso, leiam por suas contas em risco tudo bem?!

Depois dos acontecimentos do último verão em Cimmeria, os alunos voltaram para suas casas e famílias nas férias. Ao voltar, Allie tenta se reaproximar de seus pais, mas o convívio continua difícil e frio, ainda mais considerando todas as descobertas que ela faz sobre a sua família. Na noite em que Allie resolve dar uma saída e encontrar alguns amigos, ao voltar para casa, Allie percebe que está sendo seguida.

Allie consegue se esconder e antes que fosse pega ela é socorrida por Raj Patel, pai de Rachel sua amiga em Cimmeria, e ex-aluno da Escola Noturna. A partir dessa noite fica obvio para Raj e Allie, que o grupo que a perseguiu tem um interesse especial por ela e que a pessoa por trás dessa perseguição é Nathaniel, líder do grupo que quer tomar e destruir Cimmeria e tudo aquilo que ela representa. Sob a segurança do lar do Sr. Patel e com a companhia de sua amiga mais próxima, Allie se sente enfim segura, mas logo as aulas retomariam e elas teriam que voltar às aulas.

Ao chegarem, Allie se depara com a nova realidade da escola. O incêndio que quase matou ela e seus amigos fez muitos estragos e abalou consideravelmente a bela estrutura de Cimmeria. Também, o simples fato de andar por aqueles corredores a faziam lembrar daquela noite trágica e dos terríveis acontecimentos que a assombram todos os dias. É difícil lidar com a falta de alguns colegas que desistiram, é difícil lidar com a sanidade de sua amiga Jo e é difícil aceitar a traição de Gabe.

Mesmo sob a proteção da Escola Noturna e do treinamento de Raj, os alunos continuam em perigo e envolvidos pelos mistérios que rondam Cimmeria. Allie continua recebendo o apoio de Carter, porém Sylvain resolve se redimir dos erros que cometeu no último verão e tudo o que quer é uma segunda chance. Para surpresa de muitos, Allie teve permissão de ingressar na Escola Noturna, isso ao invés de aproxima-la de algumas pessoas também a afasta de outras. Sem respostas, sem poder confiar em quase ninguém, Allie conta cada vez menos com a ajuda de seus amigos e para piorar ela está diretamente ligada com a maioria das coisas que vem acontecendo. O seu irmão desaparecido parece apoiar Nathaniel e sua poderosa avó Lucinda parece saber de muita coisa.

Depois da leitura do primeiro livro fiquei meio que frustrada, pouco me foi explicado mas relevei por se tratar do livro introdutório da série. Ao ler O Legado, lamento em dizer que li apenas mais do mesmo. Mesmo que eu tenha conseguido analisar melhor o que é a Escola Noturna, o que ela representa e até tenha sacado uma pequena crítica social aí, tudo fica em aberto. Nenhuma afirmação é conclusiva, é como se tudo no livro ficasse a deriva, dependendo apenas da interpretação do leitor.

Nós recebemos uma pequena dica, de qual seriam as motivações de Nathaniel, mas sinceramente, eu acredito que não seja só isso não, todo este conflito e todo este derramamento de sangue não seria apenas pelo motivo ínfimo que autora me deu nesse segundo livro. Espero sinceramente, que isso seja bem mais explorado. Afinal, o que Nathaniel prega? O que as pessoas que o seguem procuram? São os mesmos propósitos? Pelo que li, pareceu que não.

Sobre a protagonista, a narrativa continua sendo através dos olhos de Allie o que nos permite fazer uma análise muito maior sobre ela, e com certeza eu prefiro a Allie do primeiro livro. Aqui ela é muito mais submissa e manipulável e principalmente, continua imatura, se envolvendo em confusões que começam com um copo d'água e terminam como tempestades. Agora mais do que nunca Allie está envolvida em um triangulo amoroso e eu sou totalmente #teamcarter. Okay, ele me irritou um pouco neste livro, mas eu não consigo perdoar Sylvain. Pelo que percebi, em O Legado os papeis parecem ter se invertido entre estes dois personagens.

Os laços repentinos que se formam e se quebram que comentei na resenha passada continuam e ainda mais repentinos ainda, do nada brotou uma nova personagem chamada Zoe.  "Okay² Joice, estamos em uma escola enorme e isso é totalmente normal", então tudo bem, aceitei e para falar a verdade eu realmente gostei da Zoe, acho (tomara) que ela vai agregar muito à história e espero que ela seja bem mais explorada. Mas gente, depressão após termino de namoro aqui não existe viu?! Então preparem-se!

Sei lá, pensei em não concluir a série, mas pensando bem, agora que cheguei até aqui quero saber tudo, quero desvendar todos os mistérios que envolvem a Escola Noturna, Nathaniel, Lucinda...entre tantos outros. Afinal quem está falando a verdade para Allie? Em quem ela deve confiar? Isabelle ou Christopher, Carter ou Sylvain? Enfim, muitas e muitas perguntas. O jeito é esperar pelo próximo volume, pois se cheguei até aqui eu vou até o final. Por favor Daugherty, me surpreenda, você tem o queijo e faca na mão!



*Post neutro para o Top Comentarista

24 comentários :

  1. Oi Joi,

    Então eu ainda não li nada dessa série, mas sei que são 5 livros e espero que a editora lance todos para que você possa acompanhar e resenhar sobre esta série, e espero que em algum momento eu me empolgue para lê-la, rsr, depois de sua resenha eu fiquei meio receosa e vou esperar um pouco mais e os lançamentos dos próximos livros para decidir.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Ja tinha lido resenhas maravilhosas desse livro, assim como também li algumas como a sua.
    Confesso que fiquei desanimada com a Allie, ela não tem muito do que eu espero de uma protagonista, ainda não vou ler, vou esperar resenha completa da serie.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Heey!
    Eu até tinha gostado da premissa desse livro, mas pelo visto é bem ruim... Odeio protagonistas submissas e manipuláveis.
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  4. Oi Joi!!!
    O primeiro livro dessa série eu tinha até me interessado, mas agora lendo a sua resenha acho que ão gostaria tanto, pois apesar de não abandonar leituras tenho um sério problemas com personagens como você descreveu... aí acabo lendo forçado mesmo...
    Além do mais achei que essa série teria muito mais ação e suspense haha
    E você deu só duas xícaras, então nem sei se vou ler.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse livro parecia tão bom na prateleira e agora ficou bem mais ou menos.
    Acho que não vou ler não, porque se eu começar a ler o primeiro vou ter que ler tudo.
    E não quero ler esse livro "obrigada" como muitas outras pessoas.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Joi!
    Muito triste quando uma série não corresponde as nossas expectativas e ficamos 'a ver navios'...
    E o pior é que queremos continuar a ler os livros para poder dar uma oportunidade e ver se nossa curiosidade será saciada, ver os mistérios resolvidos... é o fim...
    “O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Eu até tinha achado a sinopse dos livros interessante, mas pelo visto não é tudo isso que eu imaginei. Fiquei desapontada agora, rsrs. Pode até ser que eu ainda leia, afinal, gosto é gosto né.. But, não vou me dedicar tão cedo a ler isso rsrs

    ResponderExcluir
  8. Eu li o primeiro volume e eu fiquei bem confusa com ele. Afinal não Vi o real objetivo da escola noturna, qd eu li a sinopse dele eu tava achando q seria algo sobrenatural e coisa mas... Como não amar o enjoado do Carter? >.<
    Não esqueço do que o Sylvian fez com ela, e até compreendo i triângulo amoroso mas MDS se ela ficar com o cara q quase.............. ela, vou ficar muito p*ta.
    Mas emfim eu também quero muito saber o que irá acontecer com a Lucinda e o irmão da allie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né Laisa???? você me entende tão bem!!!! eu deixei isso de fora da resenha, mas você sabe bem do que estou falando. Tipo WTF?! Afinal por que a autora colocou algo tão sério assim vinculado a um personagem que ela iria desenvolver mais no segundo livro. Achei o Ó! Tinha tantas "n" coisas para ela fazer para fazer o Sylvain pisar na bola com ela e continuar com a mesma timeline e ela escolhei o pior. Tenso....Beijos ♥

      Excluir
  9. Fico triste que não tenha gostado muito do livro, mas me interessei pela história, já tinha lido a outra resenha, gosto de histórias que envolvam escola, amor, ciúmes, enfim gostei, vai pra minha lista de leitura.Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  10. OI Joi..
    Quando não curto muito um livro fico pensando se continuo também a série. Fiz isso com toda sua, nem continuei. Mas continue lendo, quem sabe você goste mais do próximo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bom ainda não li nenhum livro da série Escola Noturna, mas acho super interessante a série, que pena que você se frustou pelas poucas explicações, adorei a resenha, e fiquei interessada e muito curiosa para ler os livros, pretendo ler mais futuramente.

    ResponderExcluir
  12. Ai, li as sinopses dos livros e fiquei muito animada, mas agora... Estou com receio de me decepcionar. Entretanto, ainda pretendo me desafiar para ler essa obra brevemente torcendo para que ela corresponda às minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  13. Mana, vai ser uma mentira que li toda a resenha porque não foi verdade e ainda me lembro da resenha do primeiro livro e depois de ver a nota e ler pelo menos quase toda a resenha desse segundo fiquei com mais certeza que não vou ler esses livros. E boa sorte pra você que tem muita força de vontade e ainda vai tentar terminar a serie.

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa! Não conhecia essa série, e não me enteressei pela história, odeio personagens que tem tendência a ser submissas e manipuláveis, isso Mr irrita num nível extremo. Com essa resenha, apenas comprovem isso, é horrível quando um livro não supre as nossas expectativas, e ler por obrigação ninguém merece! Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa! Não conhecia essa série, e não me enteressei pela história, odeio personagens que tem tendência a ser submissas e manipuláveis, isso Mr irrita num nível extremo. Com essa resenha, apenas comprovem isso, é horrível quando um livro não supre as nossas expectativas, e ler por obrigação ninguém merece! Bjos

    ResponderExcluir
  16. Oii xará rsrs. Não conhecia a série até pouco tempo e sinceramente não gostei,pelo que já vi nas resenhas acho que é uma história com conteúdo mas que o autor não sabe usar a seu favor. Gostei da resenha só não lerei o livro por que não me incentivou a ler :D

    ResponderExcluir
  17. Poxa que pena que o livro não foi o que você esperava, mas eu sou assim também, quando começo eu tenho que terminar. O jeito é esperar que os próximos melhorem. Odeio quando o autor tem uma boa história nas mãos e não sabem o que fazer.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sempre quis ler essa série da Escola Norturna, mas a sua nota me deu uma desanimada...
    E lembro que vc nao tinha gostado mto do primeiro livro mesmo, que nao deu mtos detalhes e tal.
    A sinopse que li do primeiro livro eu tinha gostado, pelo menos me interessou, mas to vendo que o livro nao esclarece nada e esse conflito e derramamento de sangue fica meio solto...
    Te entendo qdo fala q pensa em deixar de ler o ultimo livro, mas como vc disse, ja chegou até aqui, quem sabe o final seja aquele mega hiper bom!! Oremos!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não li a serie mas tinha visto a resenha do primeiro livro e tinha gostando mas vendo como o segundo livro se desenrola vi que não ia gostar ainda bem que li a resenha pois não gosto de abandonar leitura e ia acabar lendo arrasto !!

    ResponderExcluir
  20. Poxa... uma pena você não ter gostado tanto...
    Eu ainda não li nada da série e pra dizer a verdade não pretendo ler...
    Eu tenho tentado focar minhas leituras desse ano principalmente em livros únicos..ou com poucos livros a série..

    ResponderExcluir
  21. #Teamcarter sempre, Sylvain falso, Allie otária... Quando sai o 3 aqui no Brasil ?? Muito ansioso!

    Muito boa a resenha...

    ResponderExcluir
  22. #Teamcarter sempre, Sylvain falso, Allie otária... Quando sai o 3 aqui no Brasil ?? Muito ansioso!

    Muito boa a resenha...

    ResponderExcluir