Resenha - A Fofa do Terceiro Andar


A Fofa do Terceiro Andar
Autora: Cleo Busatto
Editora: Galera Junior
Gênero: Infanto Juvenil
Páginas: 144
Sinopse: Skoob

Avaliação:

Olá, tudo bem com você?

A Fofa do Terceiro Andar é uma garota muito simpática que se chama Ana, ela é uma adolescente de 14 anos que narra seus dias na escola e como aguenta levar vários adjetivos nada positivo a cada dia que vai para a escola.

Ela sofre muito com os apelidos que ganha na escola referindo-se ao seu peso, Ana é gordinha e toda sua família também é, o que faz ela ser motivo de piadas na escola.

Então Ana decide comprar um caderno e expor todos os seus sentimentos, o legal é que a leitura fluiu de maneira bem rápida parecia que eu estava lendo um diário e a cada dia vamos acompanhando o crescimento de Ana.

Ana é muito comum ser vista sozinha não tem muitos amigos pois não se enquadra em nenhum grupo da escola, ela gosta de ficar em casa e gosta muito de ler então passa a maior parte do tempo dentro de casa.

Pág. 17
Enquanto as meninas da minha idade vão passear com as amigas no shopping, prefiro ficar em casa, lendo.
Os livros foram meus companheiros para todas as situações. Brigava com meu irmão, ia para o quarto ler. Discutia com a mãe, ia ler. Quando me sentia alegre, lia. Triste, lia.

Ela mora em um prédio e sempre se encontra no elevador com um menino da sua sala porém o menino quando está com os amigos faz questão de tirar sarro de Ana e é ele quem coloca o apelido de Fofa e por ela morar no terceiro andar daí o nome do livro.

Se você já sofreu de algum apelido na escola que te incomodava ou até mesmo colocou apelidos em alguém vai entender o que se passa na cabeça da pessoa que leva o apelido e o quanto isso pode influenciar na vida da pessoa.

Graças a Deus no caso da Ana a influência foi positiva após ela trocar de sala e conhecer Francisco um jovem que vive de uma maneira bem natural e consegue ver a beleza de Ana em outras coisas não só na sua aparência.

Francisco também gosta de ler, não gosta de colocar apelidos nas pessoas e de cara se dá super bem com Ana os dois desenvolvem uma linda amizade e que aos poucos vai se tornando amor.

Francisco ajuda Ana a gostar de si mesma, no começo do livro ela era muito insegura e vivia cabisbaixa pelos cantos, depois que conhece Francisco ela consegue ter sua auto estima de volta e até consegue emagrecer.

Pág 136
Quando olho para trás, percebo que caminhei um bocado. Eu me dou conta de que já carrego muitas histórias na minha mochilinha da vida. Umas tristes, outras alegres. Se tivéssemos uma bola de cristal para prever o futuro, a vida não seria tão encantadora e instigante. Quando nos entregamos ao imprevisível, a existência fica com cara de caixinha de surpresa.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Ana, as páginas são amareladas, letras estão em bom tamanho e os capítulos são curtos, o livro tem poucas páginas e é bem rápido de ler.

O período do livro vai desde Ana com 14 anos até completar 16 anos , achei o livro bem voltado para os adolescentes tem uma pegada de auto ajuda e por isso não me conquistou por completo mas com certeza se você conhece alguém nesta mesma faixa etária ou que esteja sofrendo por estar acima do peso é uma ótima dica de leitura.

Beijos

Até mais!




29 comentários :

  1. A Fofa do Terceiro Andar parece um livro leve e bem bonitinho, apesar da pega auto ajuda que mencionou na resenha.
    Fiquei curiosa quanto ao livro, histórias do tipo caem bem de vez em quando e achei essa capa uma graça.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amei a capa!
    Achei o livro uma fofura, pela sua resenha achei um livro legal,
    mas como você disse, bem adolescente, acho que por essa razão eu não leria.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Bom como você disse é um livro voltado pra adolescentes, e pelo que vi da sua resenha é um bom livro pra indicação e parece ter uma história fofa. Gostei do texto que você apresentou da Pág. 136: "Quando nos entregamos ao imprevisível, a existência fica com cara de caixinha de surpresa".

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Inicialmente eu tinha me interessado pela capa desse livro, e não tinha lido nenhuma resenha ainda, mas depois de ler essa, adorei o tema da história, e por ter romance me interessei, achei legal o amor ter mudado ela, dado mais autoestima a Ana, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  5. Para o publico juvenil eu acho um livro perfeito, pois antes de chegar a fase adulta são esses tipos de tema que ele devem ler e se aprofundar. Então, quem sabe um dia não leio? Apesar da minha lista de leitura está nas alturas kkk Abçs!!

    ResponderExcluir
  6. Parece super fofo!! Com certeza muitas meninas vão se identificar e, como vc disse, poderia servir de ajuda caso sofram tb com apelidos e tal, como a personagem. Não faço taaanta questão de ler pq não me atraiu, mas tb não tenho nada contra. Seria uma leitura tranquila e rapidinha, então quem sabe um dia?! rsrs

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa!!!
    Logo que vi essa capa já pensei ser um livro bem fofo mesmo, inclusive porque tem isso no titulo haha mas esse tipode capa me recorda de outros livros assim.
    Adoro livros com essa temática pois acho que nos faz refletir, mas como você disse que acho esse meio auto-ajuda não sei se pretendo ler...
    Pelo menos o livro é curtinho então posso dar uma chance pra tirar minhas conclusões.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  8. Gostei do livro, a capa é uma fofura, bom não sou mais adolescente, mas já passei pelas mesmas coisas que a Ana, pois sempre fui uma adolescente acima do peso, brigando com a balança, fazendo dietas e graças a Deus existem muitos Franciscos por ai, essa fase que Ana está passando é bem complicadinha, mas fico feliz que tenha encontrado seu caminho eo mais importante muito feliz.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andressa! Achei bem bacana a proposta do livro; acredito que sua leitura poderá acrescentar algo de muito positivo em quem passa por situações parecidas, como a vivida pela protagonista. A história parece ser fofa, leve, sensível e adorei conhece-la através da sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. OI Dressa...
    Primeira resenha que vejo desse livro. Gostei da proposta, mas não sei se me chamaria muita minha atenção, ainda mais você citando que tem uma pegada mais adolescente. Mas talvez se tivesse alguma oportunidade te leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Dressa, tudo bom?
    Que livro fofo e adorei a premissa adolescente da história. Esse tipo de história é simples, mas eu amo ler porque são rápidos e fofinhos. Achei o título original e a narrativa interessante porque fala sobre bullying com quem está acima do peso. Fiquei doida para ler. Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu super leria esse livro na minha adolescência, sofri muito bullying, sabe?! Agora acho que não curtiria, mas acredito sim que seja uma ótima leitura para quem sofre com isso! Adoro livros com capítulos curtos, a leitura flui muito melhor!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o livro ainda, mas fiquei encantada pela capa! O tema também me chamou bastante atenção, já sofri com o mesmo problema da protagonista e entendo o quanto é complicado passar por isso nessa fase de construção da nossa personalidade, que é a adolescência. Fiquei meio receosa de ler quando tu comentou que o livro tem uma pegada de auto-ajuda, mas mesmo assim acho que valeria a pena entender como a personagem lidou com os problemas e conseguiu superar a situação.

    ResponderExcluir
  14. Oi adorei a história parece ser bem bonitinha e fofinha, quando eu tiver oportunidade lerei ele ^^

    ResponderExcluir
  15. Que história fofinha <3 Acho que nos dias de hoje é necessário que haja livros mais voltados para esse universo da auto aceitação. O mais legal é que é para um público mais novo, né? Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dressa!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, por ser uma leitura rápida e acho que vai ser muito bom conhecer personagens que gostam tanto de ler. hahahah Uma pena esse toque de auto ajuda.
    Ótima resenha! Bjo <3

    ResponderExcluir
  17. Lendo sua resenha entendi o porque do três como nota literária parece ser um livro bem gostosinho e divertido de se ler acho que daria uma chance a leitura mas não irei correndo pra livraria para compra-lo até porque não tenho dinheiro mas também pelo fato que tenho outros ainda pra ler mas esse livro vai pra lista de desejados ^^

    ResponderExcluir
  18. parece ser um bom livro,mas pela sua resenha e também pela idade e fatos vivenciados pelos personagens parece ser mais voltado para um publico mais jovem.. Acredito que não iria me agradar tanto.

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa! Vi esse livro na Saraiva esses dias e me interesse por motivos de: capa, hahaha, eu adorei essa capa, achei ela muito linda mesmo. Agora com a sua resenha confesso que a história não me encantou tanto assim, enfim, não me bateu aquela curiosidade sabe?! O fato da Anã ser tão nova me incomodou um pouco, não pelos problemas que ela passa, mas com o romance que ela possivelmente vai viver com esse colega de classe. Mas parece ser um livro fofo apesar de tudo. Ótima resenha, Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa! Vi esse livro na Saraiva esses dias e me interesse por motivos de: capa, hahaha, eu adorei essa capa, achei ela muito linda mesmo. Agora com a sua resenha confesso que a história não me encantou tanto assim, enfim, não me bateu aquela curiosidade sabe?! O fato da Anã ser tão nova me incomodou um pouco, não pelos problemas que ela passa, mas com o romance que ela possivelmente vai viver com esse colega de classe. Mas parece ser um livro fofo apesar de tudo. Ótima resenha, Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Andressa!
    Acho bem bacana o artifício de escrever o livro através de diário, é que até hoje escrevo diários e me identifico muito.
    Pena que depois doa 14 anos o livro passa a ser bem adolescente e talvez por não estarmos mais nessa fase, a leitura pode se tornar um pouco 'chatinha'.
    Feliz dia do amigo!
    “O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  22. Awaain o livro parece ser exatamente o que o titulo diz: Fofo.
    Me encantei com a história e com Ana, apesar de que pela idade seja bem mamão com açúcar, mas com certeza vou ler para ver como as coisas se desenrolam, apesar de parecer ser um daqueles livros que conseguimos prever o que acontece no fim.
    A resenha ficou ótima e parece ser um ótimo livro para ler, beijos ♥

    ResponderExcluir
  23. Eu li A Fofa do Terceiro Andar e apesar de já ter passado (e muito!), da adolescência, amei. Não é uma leitura para adolescentes, mas sobre uma adolescente, e isto faz toda a diferença. Em pouco mais de 120 páginas a gente acompanha 3 anos da personagem e se torna cúmplice das suas transformações e que não são poucas. O livro é surpreendente. Em algum lugar a gente se identifica com a personagem e isto é bárbaro.

    ResponderExcluir
  24. Achei a capa super meiga *-*, apesar de não gostar de livros assim achei super fofo a capa e a sinopse retrata como é rsrs. Apesar de ser meio que auto ajuda se tiver a oportunidade irei ler sim.Gostei da temática de usar os gordinhos,não de uma forma tão pesada em que a pessoa fica mal mesmo. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    Eu fiquei bem indecisa quanto este livro. A resenha me fez sentir que o livro é bom, mas que não é meu estilo de leitura então estou dividida entre ler ou não. Li um livro esses dias que tratava sobre dramas adolescentes e não consegui me conectar com a história e fico com medo de isso acontecer novamente.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Quando vi a capa do livro eu tinha achado fofo, hehe...e achei q a Fofa do titulo se dava a meiguice da Ana, mas talvez a ideia seja fazer um duplo sentido ne?!
    Ate que na escola eu nao tinha apelidos, apesar de ter essa cara de chinesa, a galera sempre foi tranquila comigo.
    Tenho vários apelidos, mas ainda bem que nao levo a mal e até gosto! =)
    Ja estou com o livro para ler e notei mesmo que é mais voltado para o publico mais teen e pro abordar alguns assuntos dessa época de escola acho q é pra mostrar que tudo pode ser superado.
    Ainda vou ler, ta aqui na lista desse ano!

    ResponderExcluir
  27. Esse livro parece ser muitoooo bom... Gostei da resenha...
    Este livro entro para a minha booklist..

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Adorei o tema do livro espero ver um crescimento da Ana adoro quando no final vemos personagens mais forte e confiantes e o Francisco parece o tipo de personagem que te cativa !!!

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Achei bem lindinho o nome do livro :)
    E apesar do tema ser bem leve, acredito que irei gostar e que a maioria dos adolescentes deveriam ler, já que envolve o mundo deles e dá uma noção do quão é prejudicial apelidar as pessoas...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir