Marcados
Autora: Caragh M. O'Brien
Editora: Gutenberg
Gênero: Literatura Estrangeira / Distopia
Páginas: 368
Sinopse: Skoob
Avaliação:
Olá, tudo bem com você?
Marcados é o primeiro livro que li para a #MLI2015 (Maratona de Inverno) no gênero Distopia, ele não estava na minha meta literária mas quando vi o tema e olhei na estante foi esse livro que mais me chamou a atenção, e como também foi um livro que ganhei por sinal foi de Amigo Secreto da Dani do blog Livros a Janela da Imaginação já consegui eliminar 2 metas da maratona com apenas um livro.
Marcados conta uma distopia que se passa no ano de 2400 e a protagonista da história é apenas uma jovem de 16 anos se chamada Gaia onde ela vive em uma sociedade que é dividida para os ricos que moram dentro da muralha que se chama Enclave e no caso de Gaia ela mora fora das muralhas mais precisamente no Setor Oeste 3.
Quem mora do lado de fora do Enclave não tem uma vida de muitas regalias a não ser que você sirva e ajude o governo que comanda o Enclave, e no caso de Gaia seus pais ajudam o Enclave, sua mãe é a parteira do Setor Oeste 3 e todos os três primeiros partos que ela realiza desde que o bebê seja saudável ela precisa entregar para o Enclave, lá ele se tornará uma pessoa com mais oportunidades e será adotado por uma família que lhe dará muito amor e melhores condições de vida.
Em troca disso a mãe de Gaia ganha comida, água e conforto para sua casa o que faz com que ela e seus pais tenham uma vida um pouco mais confortável do que a maioria.
Porém Gaia por já estar com 16 anos e longe da sua mãe ela acaba ajudando uma moça a ter um filho e como seria a primeira criança que Gaia faria o parto o certo é ela levar a criança para o Enclave, ela apenas segue as regras e tudo que aprendeu com sua mãe marca a criança com uma tinta e a entrega para o Enclave.
Porém ao voltar para sua casa ela descobre que sua mãe e seu pai foram presos pelo Enclave pois desrespeitaram a lei e agora Gaia se encontra sozinha sem saber o motivo pelo qual seus pais foram presos e sem saber o que fazer de sua vida.
Então Gaia tenta com ajuda de vizinhos e alguns amigos a entrar no Enclave sem ser percebida e tentar salvar os seus pais.
Porém dentro do Enclave é bem diferente do que Gaia sempre imaginou ela descobre muitas coisas inclusive que quem comanda o Enclave esconde um segredo da sociedade e começa a se questionar sobre a maneira de como sempre viveu a sua vida.
A leitura é feita em terceira pessoa, e os diálogos são feitos através de "aspas" o que me incomodou um pouco, as letras estão em bom tamanho, páginas amareladas porém contém capítulos muito grandes e a leitura se tornou monótona, por vários períodos eu tinha aquela sensação de que tinha lido muito e quando ia ver não tinha lido quase nada.
Além disso esse livro se trata de uma série e a editora não deu garantias de que vai continuar publicando os seus livros o que torna a leitura ainda mais desanimadora.
Apesar destes pontos negativos é uma distopia diferente e que eu gostei bastante, achei muito inteligente e adorei a ideia da autora, agora é torcer para que os outros livros sejam lançados no Brasil.
E descobrir se Gaia vai entender os códigos que sua mãe usava em seus partos e o impacto que isso terá na vida de muitas pessoas.
Beijos
Até mais!
Agora fiquei em dúvida se leria essa distopia. Ela parece ter um universo interessante e admito que fiquei curiosa sobre o que Gaia descobriria com o passar do tempo, mas essa de capítulos arrastados nem sempre funciona... Eu aceito começos assim, muitos livros que li tinham um começo parado e depois ficaram viciantes, alguns até são meus favoritos, mas uma coisa é o começo havendo a garantia que uma hora tudo vai se agilizar, outra é a situação deste.
ResponderExcluirPor enquanto não adicionarei Marcados a minha lista, ainda mais sem ter certeza se o resto da série será publicado no Brasil.
Apenas acompanharei as resenhas.
Abraços
Oi,
ResponderExcluirAcho q não leria, esse tema não me interessou muito, capítulos arrastados, aspas, duvida se haverá continuação.
Definitivamente não entrara na minha listinha.
Beijos.
Adorei a resenha, não conhecia este livro, mas achei a história bem diferente, pena os capítulos serem arrastados e pior ainda não saber se terá uma continuação, mas se a história termina meio com um final fechado ainda não precisaria de continuação mas pelo que entendi na resenha Gaia tem que descobrir códigos ainda, o que precisaria ler a continuação para saber o final, mas pretendo ler, me interessei demais pelo livro lendo a resenha.
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro e me pareceu interessante pelo que li em sua resenha, ainda assim eu não compraria agora, pois como você disse a editora não deu garantias de prosseguir com a série, o que eu acho extremamente desanimador, vai que eu gosto, fico sem saber o final? Não, prefiro esperar e ver se continuam lançando. ;)
ResponderExcluirOi Andressa.Não me animei com o livro,especialmente por se tratar de uma distopia.E a série sem uma possível continuação me deixou com duvidas.Como sempre, sua resenha está ótima.
ResponderExcluirBeijos.
www.livros-etudomais.com
Gostei da capa, da história sobre uma cidade dividida em duas sociedades, com segredos, gostei da Gaia, mas no momento não colocaria na minha lista de leitura, mas é um bom livro, a resenha está ótima.
ResponderExcluirNão conhecia essa distopia. Como sou fã do gênero, fiquei curiosíssima, e por ouvir vários comentários positivos e desde então me interessar por ele. Infelizmente não tenho livros da Gutenberg, mas vou ficar de olho pra comprar esse. Abçs!
ResponderExcluirOi Dressa..
ResponderExcluirEu não sei se tenho muita vontade de ler este livro, ainda mais não sabendo se a editora vai continuar a publicar os outros livros.
Não gosto também muito de diálogos em aspas, acho que é falta de costume.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oi, Andressa! Começar uma trilogia/série sem ter a garantia de que haverá a publicação dos próximos livros é meio desanimador, né? Apesar de não ter lido ainda, vou ficar torcendo para que a continuação seja lançada aqui no Brasil, afinal, adoro distopia e achei a premissa muito interessante.
ResponderExcluirOi Dessa!!!
ResponderExcluirJá conhecia esse livro, mas mesmo amando distopias essa não me agradou tanto, acho que pela sinopse que não me deixou empolgado.
O fato de diálos serem entre aspas nunca me incomodou, mas um pouco estranho e às vezes confunde.
Infelizmente detalhes pequenos como o modo dos diálogos e o tamanho dos capítulos realmente acabam interferindo na leitura.
Beijo.
Eu tenho gostado cada vez mais de distopias e tava achando o tema bem interessante, mas qnd vc disse q os capítulos são longos e a leitura ficou arrastada confesso que fiquei desanimada, ainda mais sem saber se terá continuação ou não por aqui. Prefiro aguardar. Não foi daqueles que me animou a colocar o nome na lista rs
ResponderExcluirPoxa fiquei super curiosa, dará um bom filme com certeza, espero q a autora continue, quero ler, beijos
ResponderExcluirAdorei! É uma distopia bem diferente das que estou acostumada a ler! Com certeza lerei. E que capa diva *.*
ResponderExcluirAdorei! É uma distopia bem diferente das que estou acostumada a ler! Com certeza lerei. E que capa diva *.*
ResponderExcluirAdorei! É uma distopia bem diferente das que estou acostumada a ler! Com certeza lerei. E que capa diva *.*
ResponderExcluiré bem diferente e só por isso eu já adorei... agora essa questão de ser uma série é preocupante, pois não é legal começar e não poder terminar..
ResponderExcluirdiálogos com aspas também me incomodam..eu fico meio perdida rsrsrsr
Oi Andressa! Amo distopias, mas essa me deixou um tanto confusa, juntando com os pontos negativos que você achou ( que estou de acordo ) eu não leria esse livro. O fato de ser uma série também não ajudou, não que eu não goste, mas desânimo um pouco qndo a quantidade de livros é muito grande, e se eu não gostar do primeiro é bem provável que também não goste do segundo. Enfim dessa vez o livro não entrou na minha wishlist, hahaha. Bjos
ResponderExcluirAndressa!
ResponderExcluirNa verdade o enredo da distopia é diferente das outras que já li ou que vejo por aí.
é intrigante e aguça a curiosidade, porque quero saber sobre essas regras e código do Enclave, por que os pais foram presos? Enfim, quero descobrir os mistérios do livro.
“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”(William Shakespeare)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participe no nosso Top Comentarista!
Oi, Andressa!
ResponderExcluirNão conhecia essa distopia, mas não me interessei muito pela história! Estou meio cansada de ler distopias em que a população é oprimida, dividida, espezinhada por um governo tirano, sabe?
Há alguns aspectos do livro que achei diferentes, como toda a coisa envolvendo os partos e tal, mas não sei se leria nesse momento!
Ahhhh, ultimamente eu tenho lido vários livros cujos diálogos são feitos com aspas! Detesto também! ¬¬*
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
Não conhecia esse livro, já tinha visto ele de relança mais não procurei ler a sinopse, mas foi saber sua opinião antes de me arriscar na leitura. Em geral fiquei com muita vontade de ler o livro mas o fato de capítulos muito grandes me deixa com o pé atras porque não sou muito fã de quando os escritores fazem isso parece só que eles encheram linguiça e não cheguei a lugar nenhum. Outro pontos dialogo com aspas odeio livros assim, qual o preconceito com o travessão ?
ResponderExcluirBem fora isso acho que leria o livro porque realmente gostei do enredo e boa sorte em cumprir a meta da maratona.
Oi, Dressa!
ResponderExcluirEu tô louca por esse livro, vi mais resenhas positivas do que negativas, e por distopia eu não ia perder!! Só não gostei dos capítulos serem muito grandes, é bem ruim mesmo.
Abraço!!
Oi Andressa!
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar nessa distopia. Confesso que estou um pouco farta desse gênero e até daria uma chance a essa nova série, contanto que ela me prendesse muito.
Beijo!
Eu adoro o gênero distopia, e fiquei extremamente curiosa com esse livro, ele parece ser cheio de segredos e enigmas a serem desvendados. O modo como o cenário foi construído, principalmente a divisão entre lado interno e externo, me lembrou muito o livro Puros, de Julianna Baggott. Gostei bastante da premissa, e apesar de ainda não conhecer a escrita da autora acho que a leitura valeria a pena.
ResponderExcluirNossa fiquei um pouco em dúvida se ler ou não.
ResponderExcluirPorque você marcou como muito bom e depois falou na resenha que é um livro meio cansativo. O livro "Marcados" parece ser um daqueles livros que tu tem que gostar de ler para ler ele, por não ser uma leitura que vá te encantando do começo ao fim. Mas se tivesse a oportunidade de ler ele, leria, mas acho que não o compraria, pois tenho outros na lista hahahaha.
Beijos ♥
Nossa fiquei um pouco em dúvida se ler ou não.
ResponderExcluirPorque você marcou como muito bom e depois falou na resenha que é um livro meio cansativo. O livro "Marcados" parece ser um daqueles livros que tu tem que gostar de ler para ler ele, por não ser uma leitura que vá te encantando do começo ao fim. Mas se tivesse a oportunidade de ler ele, leria, mas acho que não o compraria, pois tenho outros na lista hahahaha.
Beijos ♥
Fiquei curiosa em ler. Apesar de que é uma leitura meio lenta pelo que disse que eu não curto muito, gosto de coisas mais objetivas. Mas, gostei muito do que se trata a história que diferentemente de outra distopias essa tem um contexto diferente de anos bem mais a frente do que outros que já li. Não sei se lerei,mas apesar disso eu gostei da história acho que talvez goste. Me incomoda um pouco livro escrito com "aspas" mas acho que quando o livro realmente tem algo pra nos contar e mostrar isso fica em segundo plano. Adorei a resenha Andressa =)
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nem sabia do que se tratava este livro, mas pela capa tinha uma ideia diferente. Gostei da premissa, a história parece ser bem diferente de tudo o que eu já li e fiquei bem curiosa para entender tudo.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Olha..nao conhecia esse livro "Marcados". Presente é tão bom e sendo livros entao, amooo!
ResponderExcluirTo gostando mto de distopias, e cada vez mais vemos mais historias assim. Me interessei pela história de Gaia (nome bonito) e achei bem legal os rumos que a estoria tomou.
Também nao sou fã de diálogos feitos através de "aspas", acho q deixa tudo mto confuso no livro.
Uma pena que a Editora nao tenha dado certeza se vai continuar a publicar, nao entendo isso, ja devia ser regra publica tudoooo!
Não devo ler por agora, apesar de ter gostado do enredo, mas odeio qdo fica essa incerteza sobre os próximos livros.
uoww... Esse livro eu leria om certeza... esse sim está no meu gosto literário..
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirGosto muito de distopias e também achei esse tema bem diferente, a autora conseguiu criar um mundo totalmente novo,só que vou esperar pra ver se vão lançar a continuação !!!