Literatura Nacional, Vamos Conhecer?


Olá, tudo bem com você? 

Hoje tenho o prazer de apresentar o livro : Central de Histórias


Lila e Klauss possuem, numa pequena sala, uma máquina capaz de transformar histórias de vida. Ela é o que sobrou de um passado de reinvenção do futuro: um computador da Central de Histórias que permitia o processamento de pedidos para inúmeras transformações. Após sua extinção decretada pelos governos, resta apenas o computador de Klauss e Lila, mantido nos fundos de uma livraria de modo clandestino. A existência desse computador, porém, compromete-se quando Saulo, um ajudante da livraria, começa a ter problemas cada vez mais sérios e vai procurar a ajuda de Dr. P., um médico muito adorado pelos três.


Conheça agora o bate papo que tive com o autor :

Nome
Claudinei Sevegnani

Idade 
26 anos

Cidade Onde Mora
Salvador - BA

Como surgiu a ideia de escrever " Central de Histórias" ? 
Uma noção muito vaga dessa história surgiu quando me deparei com a ideia da possibilidade do desaparecimento de uma segunda-feira. Foi a partir dessa ideia inicial - da inexistência de um dia que supostamente deveria existir - que comecei a pensar numa central de computadores, responsável pela transformação de histórias de vida. Essa central é como uma espécie de máquina dos desejos, mas que opera de um modo muito específico e supostamente controlável.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? 
Escrevi a história em alguns meses. Não sei precisar exatamente. Contando com revisões e revisitações – porque a gente sempre tem vontade de mudar alguma coisinha – talvez o tempo para a “finalização” tenha girado em torno de uns seis meses ou menos.

O que o leitor pode esperar de  "Central de Histórias" ?
Pra quem desejar se aventurar pela Central de Histórias, vai encontrar um pequeno universo de personagens que se deparam com situações de instabilidade geradas pelos mais variados desejos submetidos ao processamento da máquina. São relações que se dividem nos atritos, nos desejos em comum e naqueles desejos que se desviam de qualquer possibilidade de encontro. Há muito diálogo entre as personagens, há um tanto de embate e dúvida, há outro tanto de amizade... Eu acredito que Central de Histórias suscita uma série de questionamentos sobre as transformações que desejamos e sobre os meios para as suas realizações.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever?
Gosto muito dos livros de José Saramago, Douglas Adams, Virginia Woolf, Clarice Lispector, Gertrude Stein... De alguma maneira, as coisas se interconectam e me influenciam – cada uma a seu modo – em tudo ou quase tudo aquilo que faço, e escrever não é diferente. As autoras e autores me movimentam e me inspiram. Gosto sempre de estar lendo alguma coisa. São mundos que se descortinam.

Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão?
Central de Histórias é meu primeiro livro publicado por uma editora. Eu sou Mestre em Dança e Bacharel em Artes Cênicas e sou professor na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Mas a vontade de escrever sempre esteve presente desde a infância. Já fui premiado em concursos de redação, poemas, já publiquei independentemente e costumo escrever em blogs. Quase sempre estou escrevendo, é um desejo que me move. E gosto de publicar muitas coisas – seja pela internet, seja impresso – pois pra mim só faz sentido se eu puder mostrar aos outros o que estou fazendo. Escrever é, também, um ato de doação, de compartilhamento. Claro que existe uma centena de coisas que guardo pra mim, mas posso dizer que mais da metade daquilo que escrevo vai pro mundo de alguma maneira. E é claro que tudo o que a gente faz acaba gerando algum tipo de transformação, por menor que ela seja. E é isso o que também está na Central de Histórias, um mundo em que as ações geram transformações.

Deixe uma mensagem para nossos leitores
Espero que curtam Central de Histórias. Ler sempre é um bom jeito de fazer movimentar as ideias. O livro está disponível através do site da Chiado Editora (Portugal) e em breve estará disponível em livrarias do Brasil. Curtam a página facebook.com/livrocentraldehistorias para acompanhar as novidades!
Um abraço a todas e todos e até breve! =D 


O livro parece ser muito legal né ? Gostaram ? Se quiserem mais informação de como ter o livro Clique Aqui.
Agradeço ao Claudinei sua disponibilidade em aparecer aqui no blog e desejo muito sucesso em sua carreira !

Beijos 
Até mais! 

58 comentários :

  1. Eu que agradeço o espaço, Andressa! =D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Bom dia!
    Eu fico muito feliz quando vejo autores Brasileiros!
    O livro parece ser muito interessante!
    Sucesso Claudinei!
    Lindo Domingo à todos!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa!!!
    O livro parece ser muito interessante... adorei esse computador que transforma vidas kkk
    O autor é bem simpático, aparentemente, e ele ainda é Bacharel em Artes Cênicas, muito legal mesmo.
    Amei a capa do livro,simples e bonita.
    Já fiquei curioso pra saber os desejos incomuns que fazem à máquina.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa! Me pareceu muito interessante o livro. Essa ideia de uma máquina dos desejos é algo que parece incrível, mas, ao mesmo tempo, assustador... pois há vários tipos de desejos, né. E o que achei mais bacana na entrevista foi saber que a história também desperta, no leitor, diversos questionamentos. Fiquei mega curiosa e desejo muito sucesso ao Claudinei.

    ResponderExcluir
  6. Mal começo a ler e me deparo com "Desaparecimento de uma segunda-feira", então já estou amando o autor hahahahahaha. Fiquei curiosa com essa central de computadores capaz de mudar vidas hein, como assim?! Imagina poder mudar algo.. E o tanto de desejos à máquina... rsrs

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser incrível!
    É tão lindo ver esses autores nacionais que, a cada dia, me surpreendem mais com suas ideias inusitadas. Central de Histórias me encantou e eu vou adicioná-la na minha lista de leituras, sem dúvidas. Espero que o livro chegue logo às livrarias brasileiras para garantir o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Fico feliz com o comentário! Eu montei uma lojinha virtual com os exemplares que tenho. Então você pode adquirir por esse link http://centraldehistorias.tanlup.com/product/1055453/central-de-historias
      E se quiser, posso te mandar autografado! =D

      Abraços!

      Excluir
  8. Pessoal, pra quem tem skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/513152ED519662

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Que genial, super criativo, vou querer ler.
    Adorei a entrevista, bom conhecer novos autores. Muito sucesso pra ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. que legal, gostei de conhecer o livro e o autor, bem interessante o livro, ainda agora que to lendo bastante nacional.

    ResponderExcluir
  11. Livro bem interessante e eu adoro histórias que contém vários diálogos.O autor deve ser bem talentoso ja que ganhou vários prémios de redação e por poemas.E a capa desse livro está linda.

    ResponderExcluir
  12. Uau, que premissa interessante!!! Seria tão bom se fosse real, mas bem complicado também, porque a probabilidade de dar errado é bem grande rsrsrsrs
    Adorei a entrevista e fiquei bem empolgada em conhecer a história. Nossa, o Claudinei é de Salvador!!!! Adorei saber e vou querer ler com toda a certeza (quem sabe até num lançamento, com direito a autógrafo???)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá em Salvador, Lara? Se estiver, o livro tá disponível na livraria Boto cor de rosa, ali na Marquês de Caravelas! ;)
      E em breve deve rolar uma tarde ou noite de autógrafos por lá.

      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Dessa
    Não sei se o livro me atraiu muito, mas não descarto a possibilidade de ler.
    Você vê o quanto as ideias de cada autor para começar um livro é diferente né.
    Quem sabe vendo algumas resenhas eu me anime para ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Achei bem interessante a história do livro, bem diferente.
    Adorei o bate papo do blog com o autor, é sempre bom conhecer um pouco mais dos escritores da literatura brasileira e suas obras.

    ResponderExcluir
  15. De cara já gostei da capa, achei bem bonita.
    E a historia bem boa tb, parece ser algo mais leve e tal, mas que tem um misterio e tal...gostei!
    E a inspiração dele foi boa, sumir com a segunda feira..ahaha...quem nunca quis?!
    Sucesso ao Claudinei Sevegnani!!

    ResponderExcluir
  16. Feliz com mais um livro nacional!!!
    Interessante a história sobre o computador que realiza transformações, bem diferente, gostei da entrevista, parabéns e que venham outros livros!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dessa,
    Nossa imagina eu com um computador desses? Iria pirar!! Tirar segunda feira ou duplicar meus livros? Aii meu deus quero isso para mim. Mas como não é possível (ainda) me contento (muito) em ler o livro, adorei a história vou tentar comprar agora ou esperar chegar as livrarias.
    Outra coisa, que autor mais fofo, a foto dele que engraçada, adorei ♥ Eu já tinha amado o autor (por fazer teatro, escrever e outras coisas mais), até que cliquei lá para comprar o livro e descobri que vem com o autografo se o leitor quiser. Que isso gente? Que fofura!! ♥
    Beijinhos e desejo toda a sorte do mundo para ele (ou uma "maquina de sonhos" está ótimo também).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vick! Obrigado pelo carinho!
      Vou adorar fazer uma dedicatória pra você! =D =D

      Abraços!

      Excluir
  18. Hahahaha, adorei a premissa do livro e já quero uma máquina dessa pra mim! Achei a ideia muito original! Muito sucesso para o autor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha. Já que não dá pra ter a máquina, dá pra ter o livro:
      http://centraldehistorias.tanlup.com/product/1055453/central-de-historias

      =D =D

      Beijos!

      Excluir
  19. Oi Dessa!!!
    Amei e achei a história bem interessante.
    Fiquei imaginando os desejos que a máquina faz.Fiquei impressionada com a criatividade do autor.
    Imagina se essa maquina existisse de verdade,o tanto que seria legal mas também poderia trazer problemas, vai saber os desejos das pessoas.
    Beijos e sorte para o autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A máquina traz muita dor de cabeça, hehehe!
      Beijos e obrigado! =D

      Excluir
  20. Pelo que vejo, tudo que envolve a arte seja na forma da dança, teatro, escrita o autor está ligado. Isso mostra que tá no seu DNA e de que isso vai ser por toda a vida. :) Sobre a história do livro eu achei ela bem original, não lembro de ter visto por ai alguém com alguma ideia parecida e tal. Isso já é um ponto super positivo, originalidade. Te desejo tudo de bom Claudinei, você me parece ser uma pessoa que além de criativo é bem simpático. Boa sorte nessa jornada de escritor (que não é fácil eu sei) e espero ouvir mais sobre você na "blogosfera".

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, adoro me envolver com arte! Sempre muito bom. =D
      Obrigado pelos votos!

      Beijos.

      Excluir
  21. Oi, Andressa.
    O autor é bem diversificado hehe. Ainda não conhecia nem ele, nem o livro, mas me interessei. pela sinopse e pelo o que ele falou na entrevista, eu acho que iria gostar. A ideia do livro é bem diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aproveita! http://centraldehistorias.tanlup.com/product/1055453/central-de-historias

      Beijos! =D

      Excluir
  22. Adorei a premissa da história , uma máquina dessas quem n ia querer?, parece ser bem legal e já amei essa capa azul kkk

    ResponderExcluir
  23. Adorei a premissa da história , uma máquina dessas quem n ia querer?, parece ser bem legal e já amei essa capa azul kkk

    ResponderExcluir
  24. Adorei a premissa da história , uma máquina dessas quem n ia querer?, parece ser bem legal e já amei essa capa azul kkk

    ResponderExcluir
  25. Gostei bastante da sinopse do livro, assim como capa. A narrativa parece ser incrível, principalmente por girar em torno dessa máquina capaz de transformar histórias de vida. Já imagino as confusões que terá, e fiquei curiosa para descobrir mais.
    Não posso deixar de comentar que gostei muito também, de como surgiu a ideia de criar esse livro. Realmente, mas segundas-feiras não são fácies kk ;3
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muita confusão! =)
      Dá uma olhada: http://centraldehistorias.tanlup.com/product/1055453/central-de-historias

      Beijos!

      Excluir
  26. A sinopse do livro é muito boa, fiquei super curiosa pra saber mais desse mundo, a capa é lindíssima e o autor super gente boa.

    ResponderExcluir
  27. Caramba que capa linda, meu Deus. Eu nunca tinha ouvido falar do autor, nem desse livro, nem nada. Mas duvido que alguém não fique surpresa que cara, fiquei enamorada. E que legal a ideia desse livro, eu iria querer fazer vários desejos ha, ha.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  28. Que capa mais fofa, amei >.<
    Como a história do livro é bem diferente, parece ser bem legal e eu já fiquei curiosa para ler! haha
    Também adorei conhecer o autor!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carol! =D
      Fico feliz com o comentário!

      Beijos.

      Excluir
  29. Oi!
    Achei a historia muito criativa e interessante, a sinopse chama bastante atenção e quero ler a resenha para ver se realmente gosto do livro !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aproveita e entra no http://centraldehistorias.tanlup.com/product/1055453/central-de-historias

      =D =D

      Abraços!

      Excluir
  30. Andressa!
    A ideia é no mínimo sui generis...
    Não vi ainda nenhum enredo com essa temática e claro que chama a atenção.
    Desejo sucesso ao escritor.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  31. Gente.. Eu adorei a sinopse..e essa ideia..
    Eu acredito que o autor tenha conseguido criar algo fantástico... Eu não li mas queroo.

    E olha que bacana ele é da Bahia.. Talvez eu ate consiga um livro autografado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! =D
      Você pode conseguir um livro autografado por aqui: http://centraldehistorias.tanlup.com/product/1055453/central-de-historias

      Um abraço e obrigado pelo comentário!
      Claudinei.

      Excluir
  32. Oi Andressa,

    Que bacana, adorei o título, a sinopse e a capa deste livro! O autor parece super simpático, adorei a entrevista e fiquei curiosa para ler esta história. =)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir