Resenha - Brilhantes


Brilhantes
Autor: Marcus Sakey
Editora: Galera Record
Gênero: Literatura Estrangeira / Distopia 
Páginas: 474
Skoob: Skoob

Avaliação: 

Oie, tudo bom?


Esse livro tinha vários fatores que poderiam fazer com que a leitura se tornasse ruim, mas a trama acabou me surpreendendo positivamente. Vamos conferir a resenha de Brilhantes?

A história começa em 1980, quando descobriram que algumas crianças eram superdotadas, mas que não eram apenas inteligentes, e sim pessoas com determinados poderes que as tornavam especiais. Elas receberam o nome de brilhantes, mas passaram a ser vistas com desconfiança pela população que tinha receio do que esses "anormais" poderiam fazer com a população. Com receio do que podia acontecer, foram criadas academias em que os brilhantes são controlados e colocados uns contra os outros.

Nosso protagonista, Nick Cooper, é um brilhante que trabalha para uma agência governamental que caça superdotados terroristas. Ele é considerado um traidor entre os brilhantes, mas acredita que não esteja fazendo nada de errado porque está perseguindo pessoas que matam inocentes. Seu principal alvo no momento é John Smith, um terrorista que cometeu um dos principais atos terroristas do país e matou quase 100 pessoas friamente. Por causa dos ataques de John Smith, os EUA estão à beira de uma guerra civil de grandes proporções.

"Smith era tudo o que Cooper combateu a vida inteira. Não apenas um assassino, nem mesmo um terrorista; um furacão em forma humana. Um tsunami, um terremoto, um atirador de elite em uma escola ou uma bomba caseira em um reservatório de água. Um homem que não acreditava em nada além de que estava essencialmente certo, que matava não porque isso tornaria o mundo melhor, mas porque Smith lutava para tornar o mundo mais parecido com ele."

Brilhantes é aquele tipo de livro que começa como uma chama e termina a história como uma grande fogueira, alta e intensa. A história é interessante e diferente de qualquer coisa que eu tenha lido. Os dons dos superdotados podem parecer com X-men, mas não tem nada a ver com o universo dos super heróis. Cada superdotado tem uma habilidade aguçada que os torna especiais e diferentes.


É muito bacana a forma com que o autor trabalhou o medo que os humanos tem desses dons que os brilhantes possuem. É incrível como nos sentimos ameaçados por algo que é melhor que a gente, mesmo que seja uma minoria. É o caso deles, pois os brilhantes representam uma parcela minoritária da população. Claro que nem todos os brilhantes são bonzinhos, mas eles são vistos sempre com receio pelos humanos normais e ocorre uma espécie de segregação.

Nick Cooper é um protagonista que no inicio não me conquistou e torcia o nariz quando ele aparecia. Acredito que eu também achava que ele era um traidor da sua "espécie". No decorrer da narrativa eu fui entendo o papel dele na trama e como ele é um homem forte e determinado. Cooper passa por muitas adversidades ao longo da história que poderiam facilmente desanimar uma pessoa, mas apenas em um momento do livro ele ficou desmotivado. 

Brilhantes é dividido em três grandes partes e o autor Marcus Sakey conseguiu criar uma trama repleta de suspense e viradas incríveis. Lá no fundo, eu imaginava o que seria revelado, mas o autor conseguiu criar uma grande expectativa ao longo da leitura. Eu sabia que algo estava errado e fiquei tentando encaixar as informações que foram dadas em cada capítulo e que história surpreendente ele criou. Fiquei chocada e feliz com algumas coisas que o autor fez porque foram acontecimentos impactantes que tornaram a leitura ficasse ainda melhor.

O único ponto negativo do livro, e que me fez tirar uma xícara, é que os diálogos são confusos. Vou explicar, em alguns momentos eu me perdia e não sabia quem tinha dito o que na história. Isso é ruim porque fez com que eu relesse algumas linhas para compreender quem tinha dito tal frase.

O livro também fala sobre teoria da conspiração (MUITO INTERESSANTE) e terrorismo. Aliás, é possível fazer uma analogia com nossa sociedade atual. Ele conseguiu criar uma narrativa intensa e inteligente, com uma fluidez que consegue te prender na leitura.

Recomendo muito para todos que gostam de livros de suspense, ficção científica e aventura. Preparem-se para muitas mortes, segredos e perseguições.

Beijos!

40 comentários :

  1. Nossa!!! fiquei sem folego com essa resenha rsrs, já estou curiosa pra ler, deve dar um ótimo filme rsrs, beijos

    angelimcosmeticos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha está ótima e me deixou com ainda mais vontade de ler Brilhantes. Adoro tramas do tipo, pois elas sempre tem algo que irá nos pegar de surpresa. Suspense, aventura e ação é uma combinação perfeita.
    Apenas me preocupo um pouco quanto aos diálogos confusos, mas nada que me faça desistir da leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa quero muito ler esse livro, e a capa me chamou muito a atenção por que ta linda.
    Adoro histórias que envolvem poderes, super inteligência e essas coisas e ainda mais que tenha ação. Fiquei mais ansiosa ainda para ler esse livro, já adicionei em minha lista de leitura.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline! Estou super ansiosa para ler esse livro. A premissa é muito interessante e, saber que o autor conseguiu desenvolver tão bem toda a história, despertar no leitor esse sentimento de surpresa e ainda construir uma trama inteligente com altas doses de tensão, só aumenta a minha vontade de conhecer a obra. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Me lembrou X-Men mesmo alguns pontos, mas fiquei feliz de vc logo dizer q nao tem haver com o universo dos super heróis.
    Gostei de ter aventura, segredos, deve ser eletrizante mesmo,
    já fiquei aqui louquinha pra ler, queria poder ler vários livros ao mesmo tempo,
    mas não consigo, mas esse eu espero começar em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!!!
    Suspense, distopia e ficção-científica?
    Adivinha quem vai por na lista kkkk
    Sabe que distopias é um dos meus gêneros preferidos, até hoje não li uma que não tenha gostado.
    Muitas pessoas acabam comparando, infelizmente, as distopias umas com as outras, apesar de que mesmo que elas tenham um clima familiar sempre há algo novo ou algo a mais.
    Só espero que essa série não tenha muitos volumes senão não dá kkk
    Os "brilhantes" me lembraram um pouco de A Rainha Vermelha, mas como te disse é só uma familiaridade, não uma comparação.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha, nem pisquei, rsrsr, gostei dos personagens, da história, gosto muito desses assuntos que falam sobre pessoas com dons especiais, a capa está bonita, diferente, fiquei com muita vontade de ler, obrigada pela dica.Beijos..

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline...
    Lendo assim me pareceu mesmo algo parecido com X-men, mas até gostei de saber que não tem muito a ver. Prefiro assim.
    Não gosto quando algumas passagens no livro são confusas, esse negócio de voltar e reler a parte me irrita.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hello!
    Acabei de ler a resenha no Coração de Tinta e o livro me interessei demais.. A sua resenha so veio pra aumentar a minha vontade de ler.
    Pensei nisso tb, de mutantes e tal... Eu entendi q eles sao a evolução humana... Como o tempo so vai ter brilhantes na Terra.
    Sobre o ponto negativo, eu tb odeiooo qdo tenho q reler um trecho pq ficou mal escrito ou confuso demais... Acho q quebra a leitura ne?
    Mas sera um livro q vou ler com certeza!
    Tb quero me surpreender positivamente!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline!
    Li a resenha e fiquei bem interessada na história de Brilhantes ainda mais por ter superpoderes. Já estou louca para comprar.Sobre ter trechos confusos, odeio quando eu não sei qual personagem está falando
    Mas mesmo assim vou por esse livro na minha lista.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Gente, esse livro parece ser ótimo mesmo!! A história parece ser bem envolvente, uma pena que os diálogos são um pouco confusos, mas mesmo assim ele já entrou para minha listinha! haha
    A capa também é muito linda, adorei!

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline! Eu curti o livro, meu único porém foi que não me conectei com o Cooper, mas a história em si é muito boa, cheia de ação e reviravoltas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante você fazer essa comparação do ritmo da trama com um fogo que começa com uma chama e depois vira uma fogueira. Achei isso legal, além do seu apontamento de que nós seres humanos temos medo de quem é melhor. Se muitos tem medo de seres "normais" imagine com alguém de super poderes realmente? Por isso acho super compreensível os humanos se sentirem ameaçados no livro. Só acho uma pena que o livro tenha essas pequenas falhas nos diálogos que acabaram fazendo com que perdesse uum ponto na sua avaliação, mais enfim, acho que isso é o de menos e que não tira o brilhantismo do livro. :)

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline.
    Eu já tinha ficado interessada nesse livro quando vi ele nos lançamentos. Mas agora lendo a sua resenha eu me interessei mais ainda. Adoro livros que tenham alguma coisa com superpoderes e fiquei super curiosa com o enredo. Assim que der eu vou ler.

    ResponderExcluir
  17. Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro! Apesar de trazer diálogos confusos. A história parece ser muito interessante! Me lembrou os X-man! E nos faz refletir sobre a sociedade e a questão de aceitação das diferenças! Acredito que nós(seres humanos) apesar de sermos tão diferentes ainda não aceitamos bem as diferenças que possuímos. Quero muito poder fazer essa leitura e aguardo os próximos livros da saga! ;)

    ResponderExcluir
  18. sempre gostei de conhecer livros novos e autores diferentes, adoro esse genero de livro que é maravilhoso, leio sempre e nunca me canso e coo adoro um bom suspense esse livro já entra para os meus desejados.

    ResponderExcluir
  19. Quero ler!! Do jeito que vc descreveu parece muito intenso e eu gosto muito de suspense. Adorei o final citado com mortes, segredos e perseguição. Deve ser daqueles livros que vc acha uma coisa e depois vê que não é bem assim.. Gosto disso!

    ResponderExcluir
  20. Já tinha visto esse livro em diversos sites, principalmente de venda, mas como a capa não me chamou a atenção, não interessei em saber mais, agora depois dessa resenha percebo o meu erro. Eu amo livros com pessoas com superpoderes, acho essa temática incrível, e ainda tem suspense! Adorei!!
    Com certeza esse livro promete ser muito bom e sei que irei gostar.
    Bjs Aline!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa!! Não conhecia o livro e apesar de estar evitando "séries de livros" como este parece ser, fiquei mega empolgada para ler este. Foi um dos melhores livros que vi da minha listinha até agora, esse vai para o topo da lista! Vou ler com toda a certeza, já fiquei amando o livro só com essa resenha maravilhosa! ♥
    Beijinhos! ♥

    ResponderExcluir
  22. Eu estou muito curiosa com esse livro! Olhando por alto não parece ser uma história muito original, mas gostei da comparação com X-men (meus heróis preferidos - se bem que o Homem Aranha bate de frente...). E essa capa <3

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  23. Estou louca ´para ler esse livro. Amo distopias, e esse sei que vai me surpreender muitíssimo. Gosto bastante de conhecer o mundo que cada autor criou em seu livro, e o mundo de Sakey parece ser muito bom. Com certeza vou ler. Bjus.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou suspeita pra comentar livros desse gênero meio misto... Adoro eles. Cada um tem algo de bom. E gostei do personagem principal ser um garoto( parece q é sina, todo livro q leio a personagem principal é uma garota,e pra mim sempre todas elas tem a mesma 'voz'.) apenas não entendi o que VC quis dizer a respeito dos poderes (?) deles, mas já q VC deu 4 xícaras, vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  25. Aline!
    Desejo demais a leitura desse livro.
    Tem tudo que gosto, poderes, teoria da conspiração, terrorismo e ficção científica, tudo que adoro em um livro.
    Já está aqui anotadinho para ir em busca.
    Uma semaninha mais que abençoada!
    “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”(Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  26. Essa é a terceira resenha que leio sobre esse livros e todos foi positivos e sempre falando muito bem sobre ele. O que mais me interessou foi que os personagens tem super poderes e que eles meio que lembrar os ex-men deve ser bem legal esse livro

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Com certeza preciso ler esse livro...curto demais suspense e o assunto de algo especial e diferente, já me atraiu de cara.
    Eu estava vendo um seriado, mais ou menos nesse aspecto, mas os produtores desistiram na 2ª temporada, acredito que não teve público, putz, fiquei cheia de perguntas, kkkk
    Adoro assuntos que envolvem os sentimentos reais...
    Nossa e sobre vc falar de ter que reler para poder entender algumas falas, isso é cruel...ainda bem que vc curtiu a história se não acaba desistindo da leitura né?
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  28. Oii!! Primeiramente eu adorei essa capa, já ouvi muita gente falando que não gostou, mas amei, haha, voltando pra premissa do livro eu também gostei bastante, bem diferente das coisas que eu tenho lido ultimamente. Como voce disse na resenha já ouvi muitas comparações com os X-Man, o que achei bem legal! O fato de ter temas são atuais porem poucos falados hoje também ganhou pontos comigo, enfim, quero muitoo ler esse livro, hahaha, bjos.

    ResponderExcluir
  29. Logo no começo eu pensei m em poderes estilos X-Men mas depois você disse que não era assim ai fiquei curiosa sobre esses poderes deles. Achei uma historia diferente, eu pelo menos, nunca li nada do tipo e achei uma distopia diferente. Adorei a capa, achei simples e bem bonita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Eu achei a trama deste livro bastante interessante, esses seres brilhantes... com poderes e sentidos aguçados... só isso já faz o livro legal...

    Muito bom saber q usando de artifícios já utilizados por outros autores, o autor tenha conseguido criar um livro tão bom. Uma pena ter alguns trechos meio confusos..

    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  31. Uau! Já tinha lido algumas colocações sobre o livro, mas caramba... Jamais imaginei que fosse ser tão incrível assim. Estou super curiosa e a sua resenha só serviu para me deixar ainda mais instigada. Entrou para a lista de desejados por dois principais motivos: a) fala de super dotados e b) a história contém superdotados terroristas. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  32. Ah acabei de ler essa resenha no seu blog ha, ha. E como disse lá. Fiquei muito curiosa por essa trama. Quero saber como que ele vai ter essa coragem de trair os "irmãos" porque embora ele não ache, é errado sim. Rum kskskksks só não curti muito essa capa.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  33. Fiquei em dúvida se quero ou não ler esse livro. Gosto muito de suspense e adoraria ler um livro que aborde teoria da conspiração, mas não curto muito distopias, sempre acabo deixando de mão. Espero mudar de ideia.

    ResponderExcluir
  34. Eu amei a resenha, de verdade. O livro é original e instigante, mas eu acho que o ponto negativo que você citou (sobre os diálogos) me fez desistir de ler. Acredite, eu já sou confusa o bastante, portanto, somente por esse simples motivo o livro não irá entrar na minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Eu amei a resenha, de verdade. O livro é original e instigante, mas eu acho que o ponto negativo que você citou (sobre os diálogos) me fez desistir de ler. Acredite, eu já sou confusa o bastante, portanto, somente por esse simples motivo o livro não irá entrar na minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  37. Esse livro está sendo bem comentado e quando li a sinopse gostei muito dessa primeira impressão. Gosto demais de histórias de ficção científica, quanto mais quando há poderes sobre-humanos envolvidos. Adorei saber que a leitura é bem atraente e cheia de reviravoltas e suspense, isso me atrai muito e fiquei ainda mais tentada a ler. A questão dos diálogos confusos me deixou um pouquinho receosa, mas ainda quero ler para tirar minhas próprias conclusões, já que os pontos positivos me deixaram bastante animada.

    ResponderExcluir
  38. Uau que livro maravilhoso.Eu não sabia do que se tratava então não tinha dado bola pra ele até o presente momento.E é tão bom quando o autor nos surprende,e são jogadas essas bombas bem no meio da leitura.Fiquei curiosa pra conhecer mais sobre os Brilhantes e como Nick foi parar na posição em que está atualmente.

    ResponderExcluir
  39. Impossível ler essa resenha e não ter lembrado de X-men. Quero ler esse livro desde quando vi a editora divulgando e de inicio, nem sabia do que se tratava e depois de ler a sinopse, pensei "preciso desse livro AGORA". Na resenha, você falou sobre assuntos que o livro aborda e fiquei mais interessada ainda pra ler, espero conseguir comprar o quanto antes.

    ResponderExcluir
  40. Oi!
    A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa e ao começar a ler a resenha não me decepcionei, achei a historia criativa com esse mundo cheio de tramas e teoria da conspiração criada pelo autor, e adorei saber que temos muitas cenas de ação e suspense o que para mim da mais movimento ao livro, só não gostei muito dos diálogos confusos é muito chata quando não sabemos direito que está falando, mas vou dar uma chance ao livro !!!

    ResponderExcluir